Samsung LE40A616 / *LE40A656 - Review Detalhada com Imagens.

MK24ever

Power Member
Olá pessoal, como tinha *prometido, aqui está uma análise detalhada à Samsung LE40A616, note-se que adicionei a LE40A656 no título do tópico porque estes dois modelos são muitissimos parecidos, segundo o que consegui apurar as unicas diferenças entre estes modelos é que o LE40A656 ter mais uma entrada HDMI e contraste de 50.000 ao invés de 30.000 (isto deve-se ao acabamento do painel (brilhante em vez de semi-mate).

Irei usar bastantes fotografias nesta análise e tentarei ser bastante concreto, quem já me conhece sabe que não é meu costume abreviar nada.

Antes de mais informo que o modelo completo desta TV em particular é o LE40A616A3FXXC, foi comprada na ***** de Leiria numa super promoção (€579) e o preço médio de mercado na data deste post varia de €800 a €950, podem contudo haver sitios onde é mais barata ou mais cara que estes valores.

Notem bem: As fotos apresentadas foram tiradas com uma máquina digital profissional, CONTUDO devo lembrar que nunca devem usar as fotos tiradas à imagem dos LCD como uma referência de cor, luminosidade ou definição, pois aspectos como a exposição, abertura, perfis de cor, focagem, velocidades de obturação, sensibilidade ISO entre outros aspectos nunca permitirão dar uma idéia concreta da verdadeira imagem apresentada na altura do registo fotográfico, usem as fotos como uma referência ou ilustração aos comentários.

Comecemos.

DESIGN


A empresa Koreana Samsung nos ultimos tempos tém vindo a surpreender o mercado com o design arrojado e atraente que tém usado nos seus productos, e esta TV não é excepção, adoptando um estilo particular de montagem a TV usa o "estilo" Cristal Design, isto consiste numa cobertura transparente por cima da cor da moldura em volta de toda a TV não se vendo nenhum pegamento e com um acabamento perfeito, as costas são igualmente brilhantes.
Mas vejamos as fotos e respectiva descrição.


TV-com-pouco-flash.jpg


* Frente da TV, é visivel o Aro transparente que cobre a moldura a brilhar nos cantos da TV.




Canto-Cristal.jpg


* Pormenor do aro que dá o nome de *Cristal Design a esta série de LCDs da Samsung.




TV-Costas.jpg


* Pormenor das costas, a foto foi tirada de perfil por falta de espaço, o pó infelizmente é particularmente visível em fotos.




PeTV.jpg


* Pormenor do Logo e suporte da base, neste modelo não existe nenhum ornamento luminoso por baixo do logo como noutros modelos da Samsung, eu prefiro assim mas pode haver quem goste disso.




Base-TV.jpg


* Base da TV que já vem montada de fábrica, pode contudo ser removida para aplicar o LCD em uma parede, a tampa para tapar o buraco que fica quando é retirada a base é fornecida com o LCD.



botoes.jpg


* Outro pormenor de design que adorei neste LCD foram os botões de controlo na TV, ao invés dos tradicionais botões salientes em cima da TV ou nos lados que são por norma sempre horriveis de usar e esteticamente desagradáveis, a Samsung optou por incorporar botões praticamente invisíveis e sensiveis ao toque do dedo como acontece com a PS3 ou um iPhone, os botões estão localizado no canto inferior direito, na frente da TV e são praticamente invisiveis não perturbando assim o aspecto limpo da TV, os botões respondem muito bem ao toque e emitem um som quando pressionados para facilitar a percepção de se ter pressionado no botão ou não, nas séries 7 o 8 e 9 o sistema é igual, sendo que nalguns casos os botões ficam retro-iluminados quando pressionados, foi bastante dificil fotografar estes botões mas lá consegui, o ponto brilhante por cima do botão "ON/Off" é de um LED vermelho que indica o estado da TV (ligada, desligada e recepção do sinal IR do comando).

Veredicto pessoal sobre o Design: Vocês viram as imagens e as descrições, penso que isso vale mais daquilo que eu possa dizer, pessoalmente axo este LCD dos mais bonitos e "sexys" no mercado, felizmente este modelo em particular não tém o acabamento "Rose Black Cristal" encontrado em modelos da mesma série pois não gosto do aspecto vermelho da moldura desses modelos :p.


IMAGEM

Agora é que isto começa a sério, a imagem, como falei em cima, eu tirar fotos de pouco vale por isso não corresponderá nunca ao que é assistido ao vivo, mas mesmo assim deixo umas fotos e breves descrições. A TV possui um contraste dinâmico de 30.000:1, tem um painel de 10Bit e HDMI 1.3, é Full HD e não apresenta qualquer "banding" nas cores sendo que dentro da mesma cor, as variações para tons mais escuros ou claros é imperceptível.

TV-sem-flash.jpg


* A imagem em cima foi tirada com flash para compensar o brilho do ecrã, e isso muda bastante todo o aspecto da imagem como poderão verificar na imagem em baixo.





TV-sem-flash-nenhum.jpg


* A compensação de exposição da máquina fotográfica digital alterou a imagem totalmente, desde o brilho à temperatura de cor, contudo penso que mesmo assim e apesar da impossibilidade de captar a imagem com a qualidade real, se consegue perceber que o LCD produz uma imagem muito boa.



HDLUXHD.jpg


* Foto tirada atravéz do sinal MEO num canal de Alta definição, excelente reprodução de cores e pormenores, pena nem todos os canais serem como este da foto...



SD-RTP2A.jpg


* Imagem tirada a partir do MEO na RTP2 em SD, descrição mais pormenorizada na opinião pessoal, digo já contudo que os tons de pele e os pretos são muito correctos e a imagem muito agradável, felizmente na altura que tirei esta foto não se notava muita compressão na imagem caractristica de um canal por IPTV.



SD-RTP2B.jpg

* Mais uma imagem tirada na mesma altura da de cima, dá para perceber os pretos muito profundas sem perca de detalhe nas sombras, pena a foto não fazer justiça ao real...



Veredicto pessoal sobre a Imagem: Felizmente é com o mesmo espirito de contentamento que falo da imagem deste LCD como falei do Design, cores ricas e vibrantes tanto em SD como HD e Full HD, mas separemos as águas.

Contraste: O Contraste de 30.000:1 não é propriamente um valor de espantar, pois existem LCDs com muitissimo mais e os Plasmas nisto são os reis e senhores, mas isso significa que a imagem não seja boa? Eu pessoalmente depois de ver Plasmas e LCDs com maiores níves de contraste lado a lado com a LE40A616 cheguei a uma rápida conclusão, os valores de contraste têm diferenças gigantes no papel mas pequenas na realidade, o que não significa que um Plasma ou um LCD topo de gama não tenha pretos mais pretos e brancos mais brancos, mas para mim o contraste deste LCD chega-me perfeitamente, as cores são ricas e vibrantes, cheias de "pujança", os jogos apresentam tanto contraste e cores tão ricas que quase faz doer os olhos, mas note-se também que 30:000 de contraste já é um valor bastante bom, lá vai o tempo dos contastes de 3.000:1 e 5.000:1, 30:000:1 chega-me a mim e chegará a 90% das pessoas que não vivam obcecadas por isso.

Tempo de resposta: Este LCD tém um tempo de resposta bastante bom (6ms), e isso junto aos 100Hz cria uma imagem perfeitamente fuida, sem arrastamento nenhum de cores ou pretos e sem sinais de judder (imagem aos saltinhos), neste aspecto nem me vou esticar mais em pormenores, pois como não noto problema nenhum, ou melhor, não noto diferença desta TV para o meu CRT Sony 100Hz penso que isso diz tudo, os fanáticos por este aspecto do TR que se esfolem com isto.
CONTUDO os 100Hz podem ser uma faca de dois gumes, pois em cenas muito rápidas cria ghosts à imagem e artefactos, felizmente pode-se regular em 3 níveis (baixo, médio, alto) ou desligar-se totalmente, portanto fica ao gosto de cada um.

Apresentação de Sinal SD: Tenho visto muitos LCDs e na grande maioria a qualidade da imagem a partir de fontes SD (antena, DVD, Cabo, Satélite) é bastante má, portanto foi com algum receio que liguei pela primeira vez o MEO a este LCD, mas felizmente os meus receios não se concretizaram, a TV faz um excelente trabalho a reproduzir sinais SD, ao contrário do que tenho visto em outros LCDs (incluindo outros modelos Samsung e LG's principalmente) a imagém não é "aldrabada" para preencher todos os 1920x1080 pixéis, existe sim um upscale real à imagem que preserva imenso detalhe a nível de definição e cor, não chega a ser um upscale com a qualidade que uma PS3 faz a um DVD por exemplo mas é o suficiente para se poder estar a ver TV a 1.5 metros sem nos apercebermos de percas de detalhe ou filtros de processamento, o que é visivel algumas vezes é os artefactos de compressão criados pela forma como os servidores de TV por IP ou mesmo Satélite e Cabo comprimem a imagem para poupar largura de banda, mas isso já é um problema não relacionado com a TV, só o facto de ela ser Full HD e ter um tamanho superior a TV's SD é que torna isso tudo mais evidente, portanto se fizer a mudança de um CRT para um LCD de grandes dimensões é natural passar a aperceber-se melhor dessa compressão na imagem.


Apresentação de sinal em HF/Full HD: Em poucas palavras, pois nada há a criticar, a qualidade em HD e em Full HD deste LCD é espantosa, definição excelente, cores impressionantes, os Blurays ficam espantosos nesta TV e reproduz os 24p com uma perfeição impressionate graças a uma tecnologia de 120Hz presente nesta série de LCDs, é daquelas coisas que só visto, nada a assinalar como negativo pois ainda não encontrei nada, jogar Wipeout HD a 1080p 60fps tornou-se um festim para o sentido visual com esta TV!


INPUTS:


A Samsung LE40A616 possui mais ou menos tudo o que seria de se esperar num LCD moderno, mas como devem estar cansados de ler vejamos antes por imagens aquilo que esta TV nos oferece em termos de ligações.


ImputsBack.jpg


* Na Parte traseira podemos contar como podem ver, com:

- Ligação de vídeo por componentes
- Entrada PC que como podem ver está a ser usada
- Entrada Audio Jack 3 1/2 que está também a ser usada para levar o som do PC ao LCD
- 2 Ligações SCART com smartlink
- Uma entrada Stéreo que pode ser usada também como porta de entrada do audio do PC
- 2 Ligações HDMI rev. 1.3 (a mais actual)
- Saída de audio óptica para ligação a amplificador ou descodificador, fui informado que serve também de "bridge" (ponte) de audio que entre na TV por HDMI.
- Entrada de Antena como não podia deixar de ser
- Saídas Stereo que estão a ser usadas para ligar a umas colunas externas
- Ligação "service" para manutenção especializada.


Imputs-Side.jpg



* Na parte lateral temos:

- Uma porta "comon interface" que serve para pelo pouco que sei, ser usada em alguns países para desbloquear canais bloqueados entre outras utilidades. (Na foto mal se vê porque ficou cortada em cima, parece uma porta PCM-CIA de um laptop).
- Uma terceira porta HDMI rev 1.3
- Uma ligação USB que é usada para actualizações de Firmware e pode ser usada com a função "Wiselink" que permite reproduzir ficheiros de imagem digitais e musica MP3 através de um menu dedicado para esse efeito (util para quem quer fazer da TV uma moldura digital ou simplesmente ouvir as musicas favoritas)
- Uma entrada S-Video
- Uma entrada por video composto com ligação audio Stereo
- Uma saída Jack 3 1/2 para auscultadores.

Veredicto pessoal sobre os imputs: Os HDMI serem da rev. 1.3 é um ponto francamente positivo, o LCD liga muito bem com o PC indo até resoluções de 1920x1080 sem problemas por "DVI-HDMI" ou cabo VGA de qualidade e ainda possui muitas entradas analógicas que podem sempre dar jeito, o numero de portas HDMI podia contudo ser um pouco maior, pois com PS3, MEO e... mais nada ainda me sobra uma, mas se tivesse uma X360 já não sobrava nenhuma, e se precisasse de mais alguma já precisava de andar a ligar e desligar cabos, felizmente um amplificador moderno contornava este problema, mas não os dão e eu não sou rico.
Basicamante para a TV que é, ao preço que custa, esta quantidade de ligações é muito boa e completa, só mesmo mais uma ou duas portas HDMI é que podia vir a dar jeito.


SOM

Não há fotos que nos valha para "mostrar" o som do LE40A616 e.... ainda bem que não, pois o som deste LCD é francamente mau, e eu como estava habituado a um CRT de 70Kg Sony Trinitron com BBE e swoofer incorporado fiquei chocado com o sonzito que este LCD manda, pelo que ouvi falar isto é uma doença crónica de todos os LCD, mas mesmo assim não deixa de ser uma pena o som ser tão fraco, tem falta de "graves" e umas colunas mais potentes, o SRS dá uma boa ajuda a disfarçar o som mais grave, mas mesmo assim é insuficiente, felizmente este é um problema fácil de contornar, desliga-se as colunas da TV pelo menu, liga-se uma aparelhagem ou um Home Cinema, um Amplificador ou descodificador e problema totalmente resolvido, eu tenho umas colunas de um sistema 5.1 ligadas e resolvi o problema do som envergonhado de origem...

Veredicto pessoal sobre o som: Pouco potente, não reproduz sons graves decentemente e o facto de que depois de desligarmos o som das colunas da TV não podemos controlar o volume pelo comando foi desapontante.

MENUS E INTERFACE

A LE40A616 possui menus relativamente simples de usar e bastante completos, tirei algumas fotos de alguns menus para poder explicar e mostrar melhor aos interessados o nível de personalização e ajustes que se podem fazer.


MenuImagem.jpg


* Esta é a janela que aparece quando se clica na tecla de "menu" do comando ou no botão da TV, está dividido em 6 categorias principais que mostrarei a seguir.




MenuImagemCU.jpg


* Pormenor da janela de Menu categoria "imagem" com algumas opções básicas e modos disponíveis.





MenuImagemSCU.jpg


* Foto só para mostrar o tamanho original das fotos digitais e para terem uma ídeia do tamanho da redução, pode-se também ver o nível de definição dos menus.






Opimagem.jpg


* Opções mais detalhadas da imagem onde se pode activar e desactivar algumas opções de imagem e processamento da TV.




DefDetalhadas.jpg


* Imagem das definições detalhadas da imagem onde é possível ajustar imensos pormenores da imagem e assim poderem ter a imagem que mais lhes agrade.




Som.jpg


* Menu do som onde se pode escolher alguns filtros como o "SRS" , defenir o equalizador a gosto e desligar ou ligar o som das colunas da TV entre outras opções.




Menuconfigurar.jpg


* Pormenor da Categoria "configurar", como podem ver aqui podem escolher um dos modos entretenimento pre-ajustado e definir outras opções básicas, a categoria "Antena" não mostrarei pois não tenho antena ligada e o menu não activa sem antena, mas é aquilo que se espera, basicamente um menu para pesquizar e ordernar os canais recebidos por antena.




Imputs.jpg


* Categoria de "Imputs" onde podemos escolher a fonte do sinal que pretendemos ou aceder ao wiselink bem como outras opções visiveis na imagem.





TFT.jpg


* Menu da categoria "DTV" ou TDT como lhe quiserem chamar, mas como não temos Televisão Digital Terrestre de pouco ou nada serve, nem sei se este modelo será compatível com a norma que a ANACOM terá escolhido, mas isso pouco interessa devido a opções baratas e ao tempo que Portugal leva a implementar seja o que for...


Veredicto pessoal sobre os menus e interface: Os menus são simples e fáceis de usar como já mencionei, existem imensas possibilidade e o facto de que a TV memoriza os ajustes de imagem independentemente para cada IMPUT é uma SUPER mais valia pois podemos mudar de imputs sem ter de ajustar a cada vez a imagem, o design dos menus em si é razoável mas não perfeito, felizmente com as actualizações de firmware tém-se vindo a assistir a melhorias nesse aspecto, um ponto positivo é o facto dos menus serem instantaneos, não há o minimo de loadings ou tempos de espera, quando uma pessoa se habitua é como escrever um SMS num tmv, nem é preciso olhar.


COMANDO


Pois é, uma coisa que quase ninguém fala mas que se anda sempre à procura e tanta importância tém na minha opinião.
E no caso da LE40A616/LE40A656 era obrigatório falar pois o comando desta TV é um autêntico luxo, vejam-se as imagens:



Comandogeral.jpg


* O comando tem este aspecto fantástico, os botões são grandes, bem legiveis e muito práticos, é sinceramente o comando mais espectacular que já vi a vir com uma TV, mas o melhor está ainda para vir...





Comando-perfil.jpg


* O comando visto de perfil, encaixa na mão melhor que uma luva, peso bem destribuido, um autêntico mimo do conforto.






Comando-Iluminado-todo.jpg


* Ah pois, esta beleza tem retro-iluminação sendo que é muito prático para usar quando se tem o quarto/sala às escuras, possui um botão para acender ou acende ao premir de qualquer botão, as pilhas duram muito tempo, tém-me impressionado.





Comando-IluminadoCU.jpg


* Pormenor dos butões iluminados e das funções de alguns botões.




Comando-Iluminado.jpg


* Mais um pormenor do comando iluminado, um autêntico espanto de comando, faz justiça à TV que comanda.








Veredicto FINAL: Um espanto de TV, mais quando só dei €579 por ela, mas vale os €800 e €900 que pedem por ela em muitos sitios, a qualidade de imagem é fantástica para um LCD deste preço e nesta gama, o painel de 10bit e as ligações HDMI 1.3 garantém-lhe um futuro longo e o design fantástico não deixará ninguém indiferente quando o tiver instalado na sala, os jogos das consolas da nova-geração não poderão parecer muito melhor daquilo que esta TV é capaz de fazer pois fica tudo com uma qualidade impressionante, os sinais SD também são tratados com um bom processador de imagem e ficará admirado por ver uma transmissão SD com uma qualidade tão boa numa TV tão grande e de tanta resolução, o som é o calcanhar de aquiles desta TV mas não deixe isso desmotiva-lo pois facilmente resolve esse problemazito. Excelente imagem, excelente Design, boa interface, versátil a nível de ligações e bom preço, não há o que enganar, altamente recomendado!! Isto inclui o LE40A656 também.


Aspectos positivos:
- Design fasntástico
- Qualidade de imagem em SD muito boa
- Qualidade de imagem HD e Full HD fantástica
- Sem arrastamento e judder visivel
- Ligação USB permite actualizar TV e reproduzir fotos e musica
- Controlo Remoto de grande qualidade e retro-iluminado.
- Relação Qualidade/preço

Aspectos Negativos:
- Som Fraco e incapaz de reproduzir graves decentemente
- Ligeiro Bleeding e clouding (visivel em condições de escuridão absoluta)
- Mudar entre os imputs podia ser mais prático e rápido


LINK OFICIAL AO SITE MAIS COMPLETO SOBRE ESTE LCD

ACTUALIZAÇÕES DE FIRMWARE

MANUAL

Tópico by: MK24ever

nota: Como são 3 da manhã poderá haver alguma coisa incompleta, irei editando consoante for preciso.


 
Última edição:
Muito boa a review , parabéns.
Parabéns também pela televisão, eu cá já ando fisgado nela à muito, mas ainda não a fui buscar por falta de €€.. cof... tempo :)
Pessoalmente também não gosto do acabamento em vermelho/rosa que se vê noutros modelos da mesma série (vê lá que eu nem sabia que havia em preto... mais um ponto a favor).
Enfim acho que disseste tudo o que havia para dizer, só eu é que não encontro destas promoções!!
Um abraço
 
Gostei muito, óptima review... E ainda me deixa mais triste de não ter apanhado nenhum a esse preço... /= e a minha caminhada em busca do LCD continua... mas já faltou mais... (=
 
Alguem sabe onde existe alguma promoção da LE40A656? So sei que na ***** está a 900€+portes. Existe alguma promoção melhor?
 
Como ja disse noutro post existe a LE40A656 em Coimbra no retail park de Eiras na loja San Luis a 890€. Mesmo sendo um preco parecido ao da ***** penso ser preferivel comprar numa loja fisica. Se está em Coimbra penso que tambem estará noutras pelo pais fora.
 
Exelente review MK24ever e muito bom trabalho, eu pessoalmente comprei a LE40A656 e amanha devo a receber, espero ficar contente com ela.
 
Exelente review MK24ever e muito bom trabalho, eu pessoalmente comprei a LE40A656 e amanha devo a receber, espero ficar contente com ela.

Obrigado, e espero que tenhas sorte com a TV, penso que vais ficar satisfeito :p

Eu de qualquer forma fiz uma garantia de 5 anos já que comprei a TV tão barata, assim é meia década de descanso. :009:
 
MK24ever no seu melhor, excelente Review, focando todos os aspectos e pormenores. Eu tenho a LE40A656 e estou muito satisfeito, so me falta calibrar com as melhores definições ( ando a procura no AVFORUMS dos melhores settings ) para o MEO e PS3, pois este ultimo updade mexeu um pouco nas definições nao gostei e fiz reset aos settings. De qualquer maneira parabens pela Review.
 
MK24ever no seu melhor, excelente Review, focando todos os aspectos e pormenores. Eu tenho a LE40A656 e estou muito satisfeito, so me falta calibrar com as melhores definições ( ando a procura no AVFORUMS dos melhores settings ) para o MEO e PS3, pois este ultimo updade mexeu um pouco nas definições nao gostei e fiz reset aos settings. De qualquer maneira parabens pela Review.

Lol, não digas isso que ainda hoje levei com uma infracção aqui na Zwame por andar a vender jogos "novos", não tarda sou banido :p
 
Boa review, como já tinha dito antes pelo valor em questão torna-se numa excelente aquisição face às specs q apresenta...

Deixo-te só umas sugestões, acho q no título do tópico devias referir só LE40A616, já q para todos os efeitos é esse o modelo e o LCD a que estás a fazer a review, quanto aos INPUTS ou corriges ou talvez devas alterar para LIGAÇÕES... ;)

Embora ache a review boa, acho q tem fotos a mais do design e menus do LCD e fotos a menos, em vários canais (SD/HD) e outras fontes como PS3, Blu-Ray e PC, mas podes sempre acrescentar mais tarde... ;)
 
Boa review, como já tinha dito antes pelo valor em questão torna-se numa excelente aquisição face às specs q apresenta...

Deixo-te só umas sugestões, acho q no título do tópico devias referir só LE40A616, já q para todos os efeitos é esse o modelo e o LCD a que estás a fazer a review, quanto aos INPUTS ou corriges ou talvez devas alterar para LIGAÇÕES... ;)

Embora ache a review boa, acho q tem fotos a mais do design e menus do LCD e fotos a menos, em vários canais (SD/HD) e outras fontes como PS3, Blu-Ray e PC, mas podes sempre acrescentar mais tarde... ;)

Hmmm pois, acho que tenho para aí mais umas misturadas de Inglês com Português, é o que dá passarmos mais tempo e sites estrangeiros que em nacionais :p

Das fotos não justifica por mais da imagem com Bluray ou PC ou seja o que for, como disse, mas fotos não conseguém representar a imagem fielmente devido a imensos factores, se não vejamos, vamos analizar a imagem de um LCD usando outro? (O monitor do PC?), não faz sentido para mim.
 
Das fotos não justifica por mais da imagem com Bluray ou PC ou seja o que for, como disse, mas fotos não conseguém representar a imagem fielmente devido a imensos factores, se não vejamos, vamos analizar a imagem de um LCD usando outro? (O monitor do PC?), não faz sentido para mim.

Então mas por aí n tinhas posto foto nenhuma, ou só algumas é q são adulteradas pelo monitor q cada um tem em casa? :p

Fazes como te parecer melhor, afinal de contas a review é tua, mas o q disseste n faz grande sentido e muito menos serve de desculpa, embora saiba da dificuldade q é tirar uma boa foto quando se trata de reproduzir qualidade de imagem...

Mas como disse antes, excelente compra e boa review. ;)
 
o grande problemas nestas tv são sem duvida, o acumular do po...
mas isso é problema de todas as tv's empelhadas, parece que atrai o pó....

alaho
 
Back
Topo