[HDTV] Samsung - Linha QLED's 2021 - Q60A, Q70A, Q80A, QN85A, QN95A, etc.

É uma boa TV, sem dúvida, mas preço demasiado alto tendo em conta o que oled de qualidade custa e oferece!

Os criticos dizem que esta é o oled killer, e pelos testes que fiz não falha mesmo, e pelo que vi os ultimos oled da lg deixam muito a desejar em termos de luminosidade, o pessoal fala que aquilo é demasiado escuro, e eu nos testes em cenas escuras consigo detalhes que nas oled nao consigo
 
Boas
Eu comprei uma de 55 em Agosto com oferta da sound bar q600a e uso a issencialmente para jogar com a xbox series x e não pàro de me surpreender, antes tinha a Sony xe9005 também de 55 agora está no meu quarto.
Posso dizer com toda a certeza que quem a comprar não se vai arrepender.
É cara! sim mas vale a pena.
 
Já agora uma informação, esta tv vem com alguns problemas que foram resolvidos em parte com o último Firmware, mas continuam a ter problemas que têm a haver com o hdmi 2.1 mas parece que a Samsung está a trabalhar num novo Firmware que deve sair muito em breve e que vai resolver isso.
 
Quais as diferenças entre o modelo QN90A e o modelo QN95A?
Senão estou errado a qn95 tem todas as portas hdmi 2.1, enquanto a qn90 apenas uma, se tem mais diferenças nao sei, mas para mim é o que me poderá fazer escolher a qn95 em relação a qualquer outra qled.

Neste momento esta a 1500€ na W, acham que baixa mais por volta do blackfriday?
 
Já agora uma informação, esta tv vem com alguns problemas que foram resolvidos em parte com o último Firmware, mas continuam a ter problemas que têm a haver com o hdmi 2.1 mas parece que a Samsung está a trabalhar num novo Firmware que deve sair muito em breve e que vai resolver isso.

Eu tive esse problema, e fiquei desilidido porque o pessoal dizia que mesmo com o update de firmware do HDMI a coisa mantinha-se igual, o que é certo é que fiz reclamação na samsung e o técnico veio ca a casa e instalou o firmware novo via usb, ate ver não tenho mais problemas..
 
Comprei ontem a QN90A, de 55". Se tudo correr bem será entregue amanhã. Estive até à última hora indeciso entre esta e a Sony X90J, que era bem mais barata. Mas achei a Sony com pouco brilho, com imagem algo desfocada.. Espero não me arrepender.

Do que estive a ler as diferenças são mínimas. A QN95 tem a connect box e mais entradas HDMI 2.1, no entanto eu só vou dar uso a uma. De resto não me parece que as diferenças em termos de imagem sejam suficientes para justificar a diferença de cerca de 300€ entre elas.
 
Já perdi a esperança de ser painel VA. Depois de se ter falado no assunto fui investigar e confirma-se que na Europa este modelo tem painel IPS. Estou frustrado.
Recomendam fazer devolução? Pagar 1200€ por uma TV IPS parece-me um péssimo negócio. Pensava mesmo que tinha painel igual ao da QN95A que vi várias vezes na loja e adorei..
 
Tenho estado a ver este tema de VA vs IPS nas mini led 2021 e parece existir uma forma mais fácil de ver o tipo de painel.
A partir da etiqueta na traseira da TV (aparentemente também na caixa exterior), em vez do menu de serviço.

A primeira letra a seguir a Version No: terá a seguinte correspondência

A = AUO (VA Panel)
B = BOE (ADS/IPS panel)
C = CSOT (VA Panel)
F = Samsung (VA Panel)


Não tenho acesso a nenhuma. Se alguém puder verificar seria ótimo.

Obrigado


Exemplo QN90A 55 (QA Africa?) com painel IPS

QN90-A-label-europe.jpg


Samsung-panels-2021.jpg
 
Tenho estado a ver este tema de VA vs IPS nas mini led 2021 e parece existir uma forma mais fácil de ver o tipo de painel.
A partir da etiqueta na traseira da TV (aparentemente também na caixa exterior), em vez do menu de serviço.

A primeira letra a seguir a Version No: terá a seguinte correspondência

A = AUO (VA Panel)
B = BOE (ADS/IPS panel)
C = CSOT (VA Panel)
F = Samsung (VA Panel)


Não tenho acesso a nenhuma. Se alguém puder verificar seria ótimo.

Obrigado


Exemplo QN90A 55 (QA Africa?) com painel IPS

QN90-A-label-europe.jpg


Samsung-panels-2021.jpg

Segue uma foto da minha

 
Segue uma foto da minha


Muito interessante, obrigado.
A tua é uma QN95A onde não há dúvida que tem painel VA.
O interessante é que a seguir a Version No, as duas letras antes do 02 foram omitidas.
Se isto acontece nas TVs aqui vendidas, então a única hipótese de verificação é mesmo o menu de serviço :(
 
Já recebi a QN90A de 55”. Como posso verificar qual o tipo de painel? Confirmo que na etiqueta não tem as letras a seguir à versão.

Só no menu de serviço.

No primeiro tab Option existe um campo Option: onde encontras uma string seguida de ,…,…,NONE
A string deve começar por 55, no teu caso, seguido duma letra. Precisas dessa letra para saber o fabricante / tipo do painel.
 
Última edição:
Como faço para aceder ao menu de serviço com este comando tão minimalista que nem números tem? Há outra forma de ter a certeza do tipo de painel?
Se carregar com o dedo no ecrã sinto faz aquele efeito de mancha dos painéis VA, mas só sinto isso quando a imagem esta escura.
 
Como faço para aceder ao menu de serviço com este comando tão minimalista que nem números tem? Há outra forma de ter a certeza do tipo de painel?
Se carregar com o dedo no ecrã sinto faz aquele efeito de mancha dos painéis VA, mas só sinto isso quando a imagem esta escura.
Nao deve ser muito diferente da q85r do meu irmão logo deduzo que carregas no botão home (a casa) e depois tens la a roda dentada das definicoes e depois é procurar alguma opcao do genero "sobre a minha tv" ou algo assim...
 
Como faço para aceder ao menu de serviço com este comando tão minimalista que nem números tem? Há outra forma de ter a certeza do tipo de painel?
Se carregar com o dedo no ecrã sinto faz aquele efeito de mancha dos painéis VA, mas só sinto isso quando a imagem esta escura.
Neste vídeo o gajo faz alguns testes para ver se é ips ou VA ( a partir dos 5min) , agora se são fidedignos já não sei. 😅


Eu tinha na minha lista para comprar no próximo mês a 90A ou a 95A, mas está visto que é melhor focar-me ou na 95A ou então nas Sony x90j ou x95j. Não me apetece jogar na lotaria dos painéis da 90A. 🙈
 
Back
Topo