[HDTV] Samsung - Linha QLED's 2021 - Q60A, Q70A, Q80A, QN85A, QN95A, etc.

Como faço para aceder ao menu de serviço com este comando tão minimalista que nem números tem? Há outra forma de ter a certeza do tipo de painel?
Se carregar com o dedo no ecrã sinto faz aquele efeito de mancha dos painéis VA, mas só sinto isso quando a imagem esta escura.

Não consegues, se tiveres uma samsung em casa com aquele comando completo consegues com ele, foi assim que fiz
 
De facto é um pouco frustrante encontrar informação quanto a alguns modelos da Samsung. É uma treta que a Samsung faça este tipo de praticas que em nada abonam a favor da confiança do cliente em relação a marca e pelos vistos a Hisense que ir pelo mesmo caminho pais anda a fornecer paineis VA para os states e depois um consumidor europeu ve as reviews maravilhosas do modelos USA e vai todo contente comprar o seu maravilhoso painel VA e chega a casa e descobre que lhe saiu um ips na rifa.

Ainda agora estava no avsforum e parece que de facto em italia tambem a qn90a de 55" é ips e a 65" na australia também é ips.

https://www.avsforum.com/threads/20...-owners-thread-no-price-talk.3188064/page-230

No entanto ao ver aqui:

https://www.flatpanelshd.com/samsung_qn90a_qled_2021.php

Indica ips.

Mas ao ver aqui que a designação é mesmo, qn90aat:

https://www.displayspecifications.com/en/model/f15524b5

Ja mostra VA.

Até a Rtings é induzida em erro pela Samsung:

 
Última edição:
Só no menu de serviço.

No primeiro tab Option existe um campo Option: onde encontras uma string seguida de ,…,…,NONE
A string deve começar por 55, no teu caso, seguido duma letra. Precisas dessa letra para saber o fabricante / tipo do painel.
Já conseguir aceder.
A referência que aparece é 55B1AU9TA. Segundo a informação que postaste é mesmo IPS pois tem a letra B. Mas depois tem o AU, que não sei o que significa.

No entanto a minha é mesmo o modelo QN90AAT, que segundo o site colocado no post acima já tem painel VA.

Enfim, isto é uma treta.
 
Última edição:
Já conseguir aceder.
A referência que aparece é 55B1AU9TA. Segundo a informação que postaste é mesmo IPS pois tem a letra B. Mas depois tem o AU, que não sei o que significa.

No entanto a minha é mesmo o modelo QN90AAT, que segundo o site colocado no post acima já tem painel VA.

Enfim, isto é uma treta.

Os códigos aqui são diferentes mas sim. Pelo que me lembro B será BOE IPS.
Mais logo envio a descodificação dos vários campos.
A confusão vem do facto de a QN90A americana ser diferente da europeia e muitos sites e reviews não fazerem essa distinção.
 
Já conseguir aceder.
A referência que aparece é 55B1AU9TA. Segundo a informação que postaste é mesmo IPS pois tem a letra B. Mas depois tem o AU, que não sei o que significa.

No entanto a minha é mesmo o modelo QN90AAT, que segundo o site colocado no post acima já tem painel VA.

Enfim, isto é uma treta.
A nivel de qualidade é muito má? Fica muito aquém daquilo que viste na qn95a em loja?

Blooming, dse?

Ja que a tens aí e se tiveres pachorra dá o teu feedback pf. :)
 
A nivel de qualidade é muito má? Fica muito aquém daquilo que viste na qn95a em loja?

Blooming, dse?

Ja que a tens aí e se tiveres pachorra dá o teu feedback pf. :)
Ainda não tive disponibilidade para testar em condições, nem a calibrei sequer. Mas assim que consiga posso fazer todos os testes que quiserem.

Primeiras impressões:

A imagem não me impressionou, mas também não esperava que o fizesse. Tenho uma oled na sala (só não comprei outra porque o uso que lhe vou dar é mesmo propício a burn-in), e tinha noção que ia ficar sempre aquém, então com a calibração de fábrica ainda pior. Mas meti uns vídeos no YouTube e assim à primeira vista não notei grande diferença de qualidade de imagem para a QN95A que vi em loja. Gosto de coisas minimalistas, mas o comando pareceu-me um exagero.
O ecrã tem muito brilho, e as cores muito vivas (gosto disto), algo característico das tvs Samsung.

Para ser honesto, para o uso que vou dar à TV, ser um painel IPS não é o fim do mundo. Mas estava indeciso entre a X90J e esta, e dei mais 250€ a pensar que estava a comprar o melhor painel da Samsung, e que justificava o preço (paguei 1200€) pois segundo o rtings era o melhor LCD para jogar (principal finalidade da tv), só superado pelas Oleds da LG. Se se confirmar que é um painel IPS é uma desilusão, e não sei se não é melhor trocar pela x90 e meter 250€ ao bolso.

Vou aguardar que o user @Las Vegas confirme o que significam as letras.
 
Já conseguir aceder.
A referência que aparece é 55B1AU9TA. Segundo a informação que postaste é mesmo IPS pois tem a letra B. Mas depois tem o AU, que não sei o que significa.

No entanto a minha é mesmo o modelo QN90AAT, que segundo o site colocado no post acima já tem painel VA.

Enfim, isto é uma treta.

O teu painel é BOE / ADS (conforme tabela que publiquei anteriormente para variantes Samsung mini led 2021)

Option : 55B1AU9TA,....,....,NONE

55B1AU9TA

55 = Size in inches
B = vendor / Manufacturer / onde:-

A = Samsung Display
D = CMO (Chimei Innolux / Chilin /)
L = AUO (AU Optronics)
R = AUO (AU Optronics)
I = CPT (Chunghwa Picture Tube)
P = CMI (Chimei Innolux)
H = Sharp Display
S = Sharp / (Samsung China) = CSOT (TCL)
B = Beijing Optoelectronics BOE

1 = Panel frequency onde:-

6 = 50 (60Hz)
1 = 100 (120Hz)
2 = 200 (240Hz)

U = Panel Finish onde:-

U = Ultraclear
A = Antiglare

U = Panel resolution onde:-

U = UHD
F = Full HD
H = HD


9 for 9 series
8 for 8 series
7 for 7 series
0 for 6 series.

T = Panel Type (ainda não encontrei descodificação para esta posição mas a QN90A americana e europeia são ambas T)

Q =
T =
V =
W =
X =
Y =

A= Samsung Model Year onde:-

A= 2021

J = 2015
K = 2016
 
Última edição:
Ainda não tive disponibilidade para testar em condições, nem a calibrei sequer. Mas assim que consiga posso fazer todos os testes que quiserem.

Primeiras impressões:

A imagem não me impressionou, mas também não esperava que o fizesse. Tenho uma oled na sala (só não comprei outra porque o uso que lhe vou dar é mesmo propício a burn-in), e tinha noção que ia ficar sempre aquém, então com a calibração de fábrica ainda pior. Mas meti uns vídeos no YouTube e assim à primeira vista não notei grande diferença de qualidade de imagem para a QN95A que vi em loja. Gosto de coisas minimalistas, mas o comando pareceu-me um exagero.
O ecrã tem muito brilho, e as cores muito vivas (gosto disto), algo característico das tvs Samsung.

Para ser honesto, para o uso que vou dar à TV, ser um painel IPS não é o fim do mundo. Mas estava indeciso entre a X90J e esta, e dei mais 250€ a pensar que estava a comprar o melhor painel da Samsung, e que justificava o preço (paguei 1200€) pois segundo o rtings era o melhor LCD para jogar (principal finalidade da tv), só superado pelas Oleds da LG. Se se confirmar que é um painel IPS é uma desilusão, e não sei se não é melhor trocar pela x90 e meter 250€ ao bolso.

Vou aguardar que o user @Las Vegas confirme o que significam as letras.
Das mais 300 paus e recebes 2 comandos na qn95a. :D

Agora fora de tangas, obrigado pelo teu feedback. :)
Mesmo que nao fiques com ela vai partilhando a experiencia pf. :)

Nao deve ser assim tao má pois mesmo a 85 em loja é bastante impressionante mas obviamente se querias uma lebre nao te vais contentar com gato (a nao ser que seja mesmo um gato especial de corrida e que te agrade mesmo muito).
 
Das mais 300 paus e recebes 2 comandos na qn95a. :D

Agora fora de tangas, obrigado pelo teu feedback. :)
Mesmo que nao fiques com ela vai partilhando a experiencia pf. :)

Nao deve ser assim tao má pois mesmo a 85 em loja é bastante impressionante mas obviamente se querias uma lebre nao te vais contentar com gato (a nao ser que seja mesmo um gato especial de corrida e que te agrade mesmo muito).

Era bom essa dos dois comandos... pelo menos eu so tive direito a 1 e ja é bem bom 😁
 
Boas pessoal, uma pergunta muito rápida .
A store das Samsung TV tem apps de IPTV ?
Cumps e espero no estar a infringir a lei [emoji23][emoji23]
 
a qn90a de 50 polgadas será VA?
Tendo em conta o que se tem falado por aqui, a probabilidade de sair uma com painel VA na Europa é muito baixa. O mais certo é ser IPS.

Edit:

Estive a ver agora aquela tabela do avsforuns e afinal até é capaz de ser VA. Mas convém confirmar, não sei se já alguém daqui comprou uma de 50".

afbeelding_2021-06-16_120758-png.3144946
 
Última edição:
Back
Topo