1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Samsung may be eyeing up AMD

Discussão em 'Novidades Hardware PC' iniciada por Kursk_crash, 22 de Julho de 2007. (Respostas: 23; Visualizações: 2048)

  1. Kursk_crash

    Kursk_crash Banido

    Samsung may be eyeing up AMD



    Atenção.. nem rumores são ao certo..são mais suposições!!!! ler com EXTREMA moderação
     
  2. blastarr

    blastarr Power Member

    Rumores do The Inq, e aínda por cima já com mais de uma semana...

    A Samsung também está em situação financeira menos "cor-de-rosa" do que é costume, com os preços cada vez mais baixos da DRAM e da memória Flash a estragar as contas da divisão de semiconductores. Duvido que se fossem meter numa empresa que perde 600 milhões de dólares a cada 3 meses já de há um ano para cá...
     
  3. Scarecrow

    Scarecrow Power Member

    Tinha lido este comment na dailytech há uns dias:

    quote:
    If AMD goes under, who else is going to have the cash to go up against Intel?

    Samsung...they have far more cash than Intel, and they are kicking Intel's butt in the rest of the semiconductor space. Adding AMD would make them the number one powerhouse by a large margin.

    Claro que são só teorias.. mas dá que pensar :)

    Cumps
     
  4. Kursk_crash

    Kursk_crash Banido

    a Samsumg ou a IBM..

    são as duas únicas com poderio para poder comprar uma possível defunta AMD..

    ou será que a Nvidia ia puxar um coelho da cartola..são só suposições, mas estes três poderiam facilmente comprar a AMD..

    bom a IBM, ou Nvidia poderiam ter problemas com a aquisição, dado que têm negócios já nessa área..

    o único "clean" buyer seria mesmo a Samsumg.. tem fábricas próprias, investigação em processos de fabrico, dimensão... etc..

    dá mesmo que pensar.
     
  5. blastarr

    blastarr Power Member

    As únicas ?
    E que tal a Texas Instruments ? Tem mais know-how em processos de fabrico avançados do que a Samsung, mais dinheiro em caixa, e até tem um quartel general próximo (Dallas) de uma das "bases" da AMD, que fica em Austin..., Texas.
     
  6. Kursk_crash

    Kursk_crash Banido

    Exacto.. vamos lá fazer aqui um exercício simples aritmético.

    Não é que seja URUBU mas.. em caso de maus lençóis pra amd, quem teria interesse/dimensão para comprar a corporação..isto pondo de fora os "equity groups"

    vamos lá portanto fazer uma lista..mais nomes poderão ser adicionados:

    IBM
    NVIDIA
    SAMSUMG
    TEXAS INSTRUMENTS
    DELL / HP


    quem mais ?
     
  7. ajax

    ajax Banido


    NVIDIA ? cofff, cofff.

    Que tal coisas mais razoáveis como a Microsoft, a Google, etc, etc? Por outro lado a AMD não se encontra moribunda, bem pelo contrário. No último semestre, apesar de não ter produtos que concorram com os Core da Intel, conseguiu ganhar market share. Qualquer coisa como 1 a 3%. Ainda continuam a ter o melhor CPU para servidores e vem por aí o Barcelona que melhorará a margem de lucro dos 33% actuais para os 40% e mais. Também é aquela que vai mais avançada no lançamento do novo paradigma para a arquitectura de PCs, que na AMD é designada por Fusion.

    Há outros pormenores em jogo como os 1 a 5 bilhões de dólares que poderá receber da Intel por concorrência desleal desta há uns anos e a renegociação das licenças cruzadas entre a empresas com vista à desblindagem a uma possível compra da AMD por outra empresa. Convém também não esquecer, que 80% das acções da AMD pertencem a "instituições financeiras".
     
    Última edição: 22 de Julho de 2007
  8. blastarr

    blastarr Power Member

    A Nvidia tem capacidade financeira mais do que suficiente para adquirir a AMD/ATI neste momento (pode facilmente financiar a aquisição, dividindo em partes iguais por dinheiro e stock options).

    Mas seria um erro.
    Há a "bagagem" de ter de administrar e equipar fábricas de semiconductores caríssimas, não poder escolher novos parceiros para essas tarefas, um "head-count" muito maior e overlapping de funções -algo que a AMD se esqueceu de ter em conta quando comprou a ATI-, dívidas acumuladas da empresa, etc.

    Continuo a achar que a Via/S3 seria um alvo muito mais apetecível para a Nvidia, sobretudo agora que estão em processo de "downsizing".
     
  9. Koncaman

    Koncaman Utilizador Saloio

    Qual é o interesse que a Via tem para a nVidia?
     
  10. blastarr

    blastarr Power Member

    Patentes-chave do DirectX, nomeadamente a tecnologia S3TC (que a Microsoft adoptou oficialmente como DXTC e DXTn), form-factor's ITX e, sobretudo, a equipa de design da Cyrix, que tem uma licença para fazer processadores com arquitectura x86 (embora a licença para usar o Bus da Intel esteja, como a AMD fez há anos, para ser descontinuada).
    A Via tem aínda negócios menores como designer de controladores IEEE1394, Ethernet, Som, etc.


    O facto de adquirir uma licença x86 permitir-lhes-ía, por exemplo, desenvolver um chip x86 sobre um bus completamente diferente, como a AMD fez, primeiro com o EV6 da HP/Compaq/DEC (Alpha), e depois com o Hypertransport.
    Aliás, a Nvidia, como membro fundador do consórcio Hypertransport, até já tem muitos produtos a usar este último protocolo, inclusivé nos chipsets para processadores Intel.
     
    Última edição: 22 de Julho de 2007
  11. ptzs

    ptzs Power Member

    Com o dolar a descer as empresas americanas estão em saldos, não me admirava que alguem pegasse na AMD.
     
  12. JPgod

    JPgod Moderador
    Staff Member

    Se a nvidia absorver a VIA, será que teremos um 3º player de cpus x86 no mercado?

    Seria muito interessante uma luta a 3 daqui uns 2-3 anos:004:

    AMD/ATI vs NVIDIA vs INTEL, em 3 frentes principais (CPU-GPU-CHIPSET, incluindo os fusion) e ainda boards/plataformas completas,cpus/gpu para PDA's e telelés, e afins.

    Ambas as empresas podiam começar a investir em memórias também. O mercado é praticamente controlado apenas pela Sansung...
    Se a nvidia é membro fundador do consósio HT, porque iria lançar CPU's com bus diferentes? Fazia um socket proprietário e ligava tudo por HT...
     
  13. blastarr

    blastarr Power Member

    Foi o que a AMD já fez com os socket 754, 940, 939, AM2, LGA 1207, S1, AM2+ e AM3. :p

    Aliás, é o que a Nvidia faz hoje em dia, e que lhe permite misturar a gosto northbridges e soutrhbridges entre chipsets para AMD e para Intel.
    Só não tem aínda o socket mecânico, estão soldados directamente à motherboard, como é óbvio.
    A ATI não faz isso porque a ligação entre northbridge e southbridge (quer em AMD, quer em Intel) é feita por PCI-Express x4, não por Hypertransport..
     
  14. JPgod

    JPgod Moderador
    Staff Member

    Pode parecer muitos sockets, mas AM2, AM2+ e AM3 é o mesmo encaixe, só muda o HT e memória.

    S1 é socket de portáteis, tal como os 479 em INTEL (e ainda várias variantes:'()

    940 e 1207 é servers...

    Sobre os chipsets da nvidia, tenho idéia que o SB600 é usado quer em AMD, quer em INTEL...

    A nvidia, sim, pode misturar chipsets, é pena nunca terem lançado uma board com um um SLI x16, sendo que o northbridge era a versão com gráficos integrados:002: Não era "só" pegar no south do 680i/a e juntar um northbridge com gráficos integrados :D
     
  15. blastarr

    blastarr Power Member

    Guess what:
    - i945P/PL/M e i945G/GV/GM -> Same thing
    - P35 e G33/G35 -> Same thing
    - P965 e G965 -Same thing

    A Intel limita-se a desactivar o IGP nas versões de alta performance dos chipsets. Estar a desenhar um chip com IGP e outro separado sem essa função seria demasiado caro e pouco práctico, atendendo a que os custos de produção são quase iguais.
    A Nvidia não faz nada que qualquer outro fabricante não faça também há muito.
     
  16. Koncaman

    Koncaman Utilizador Saloio

    comprar a via por uma licença X86? será que as licenças X86 custam mais caro que a VIA?
    e a nVidia tem vindo a dar alguns indicios de que esta interessada em algo mais que apenas GPUs... e acho que não precisa da VIA para avançar para os CPUs, acho.

    sim porque a equipa de design da cyrix não tem feito grande coisa nos ultimos anos, como tu proprio disseste na thread onde foi anunciada a retirada da VIa do mercado dos chipsets.
     
    Última edição: 22 de Julho de 2007
  17. blastarr

    blastarr Power Member

    O problema é que as licenças x86 foram concedidas pela Intel entre os anos 70 e 80, pois na altura essa arquitectura não era dominante e eles precisavam de a popularizar, para além de ter uma "second tier source" de chips que afastasse as autoridades que regulam a concorrência no mercado.
    Havia potenciais inimigos como os Zilog, os Motorola 68k e 88k, MIPS, PowerPC, VAX, etc.


    Hoje em dia está tudo diferente. A estratégia da Intel é "x86 everywhere". Daí ter vendido a divisão que fabricava chips ARM à Marvell para se concentrar em x86, inclusivé nos gráficos (projecto "Larrabee") e no mercado handheld. Eles sabem que ter um chip x86 num telemóvel lhes abriria o caminho para enormes lucros, pois a esmagadora maioria do software existente corre nessa plataforma e apenas depois é portado ocasionalmente para outras arquitecturas.


    Ou seja, quem quiser uma licença x86 agora, directamente da Intel, pode tirar o cavalinho da chuva que eles não querem mais concorrentes. A única hipótese é negociar com quem já tenha uma (AMD, IBM, Via/Cyrix, National Semiconductor, etc).
    E a equipa de design da Cyrix seria razoavelmente irrelevante.

    O "prémio" é a licença x86, cujas instruções podem depois ser facilmente traduzidas on-the-fly para uma arquitectura subjacente mais poderosa (olhem como, desde o Pentium original, todas as CPU's para PC usam cores RISC nativos, onde as instruções x86 são traduzidas em tempo real para instruções mais simples e fáceis de processar num core RISC).
    Aliás, existe um quote do próprio Jen-Hsun Huang (ele próprio um antigo designer de CPU's na AMD, durante os anos 80) sobre esta matéria:

    Notem como ele definiu claramente "discrete CPU", e não "CPU" (que pode ser um híbrido de GPU+CPU).
     
    Última edição: 22 de Julho de 2007
  18. JPgod

    JPgod Moderador
    Staff Member

    Ou seja, o P965 é capaz de fazer de GPU8|

    Mas acaba por ser um desperdício de transístores...

    Só tenho pena nunca ter aparecido boards com G965 high-end. O GPU integrado seria um "bónus" interessante. podia servir como desenrasque em caso de "acidente" com a gráfica dedicada, upgrade faseado (compra-se board, cpu e ram apenas, e com o tempo uma gráfica), podia servir para fazer cálculos de física ou mesmo suporte a gráfica principal,do género, em ambiente 2D, o IGP seria activado e a gráfica principal "desligada", apenas iria fazer bypass do sinal. Seria um enorme alívio em consumos, visto que estas 8800 e afins mesmo em 2D chupam imenso powa.

    O mais próximo de uma board com gráficos integrado high-end foi esta ASUS P5B-V DH deluxe:

    [​IMG]

    Infelizmente nem sei se chegou a ser comercializada, ca em PT nunca vi nem uma a venda ou alguém a utilizar.
     
    Última edição: 23 de Julho de 2007
  19. DJS

    DJS Power Member


    INTEL ?? :x2:
     
  20. Scarecrow

    Scarecrow Power Member

    Acho que não seria possível.. pelas leis anti-monopólio nos USA (antitrust ou lá o que é)

    Cumps
     

Partilhar esta Página