1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Samsung N210 + Ubuntu 10.04 - Problemas wireless + brightness

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - GNU/Linux & *nix' iniciada por ThatsMe, 8 de Setembro de 2010. (Respostas: 11; Visualizações: 1746)

1. Boas.

Instalei ontem o Linux 10.04 neste netbook, e tudo corria bem excepto o facto de não conseguir controlar o brilho nem ligar o wireless. Ora, estive horas a pesquisar pela net, em foruns do ubuntu, blogs, etc e segui vários procedimentos sem sucesso. O máximo que consegui fazer, pelos vistos, foi estragar de alguma forma a instalação. Hoje de manha instalei de novo, e desta vez vim cá procurar por ajuda.

Anyone?

2. APLinhares

APLinhares OpenSource Moderator
    Staff Member

Aqui instalaram o ubuntu no n210.
    Para o wireless, tens aqui outro guia.
    Qq dúvida diz.

3. Através do 1º tutorial consegui fazer com que o brilho e todos os outros FN funcionassem com a notificação no ecrã. Daí está resolvido, mas ainda assim o wireless não funciona, não estou a entender. Fiz tudo o que manda o 2º tutorial, mas mal faço o make dá-me logo um erro 2 e acaba por não resolver nada.. Já tinha encontrado este tutorial ontem, mas não tinha resolvido nada tal como hoje. E um netbook sem wireless = trash :x

Já agora, para fazer funcionar o multitouch do touchpad é necessário criar um script e colocar no startup do computador, mas não sei como o fazer, pode dar-me uma ajuda a faze-lo sff? O script está em baixo:

#!/bin/bash
    # enable multitouch
    sleep 5
    synclient VertTwoFingerScroll=1
    synclient HorizTwoFingerScroll=1
    synclient EmulateTwoFingerMinW=5
    synclient EmulateTwoFingerMinZ=48

4. APLinhares

APLinhares OpenSource Moderator
    Staff Member

Mas usaste a última versão, conforme diz o comentário?
    E instalaste o linux-headers correcto e build-essential ?

Senão, a alternativa passa por usar o driver para windows + ndiswrapper conforme aqui.

5. Xehoz

Xehoz Power Member

Linux on my Samsung. Um forum especializado em Linux+Samsung e em particular netbooks da Samsung. Não tenho um Samsung por isso nunca o consultei mais a fundo... mas tenho lido por aí que é extremamente útil para quem os tem.

6. Xehoz

Xehoz Power Member

É preferível configurares isso no Xorg. Mas suponho que esse método funciona. O commando 'synclient <expressão>=x' permite determinar para essa sessão quais as opções. Eu, tendo isso configurado no Xorg, só o utilizo quando necessito de afinar alguma coisa, pois o efeito é imediato.

Para correr scripts ao iniciar o Ubuntu (pois pode depender da distribuição) segue o que está aqui. Feito isso, só tens de fazer como referem no final desse link, adicionar a essa lista o que queres correr. No teu caso seria /<caminho>/<ficheiro>. Por exemplo, adicionarias sh /home/user/multitouch.sh (presumo que já tenhas tornado esse script executável).

Para touchpad multitouch também tens estes comandos particularmente interessantes:

Também tens um que te permite, com movimentos circulares, imitar o funcionamento da roda de um ipod. Já experimentei mas acho que não tem grande fiabilidade de resposta. Ainda por cima faz o mesmo que o VertTwoFingerScroll

Outras opções que te podem interessar:

Com estes commandos, um tap nos cantos superiores esquerdo e direito do touchpad equivale a um toque no botão do meio (2). Para os cantos inferiores mudas para LB e RB e para outros botões 1 (esq), 2 (meio), 3 (dir).

Para mais informações sobre o que podes adicionar ao Xorg ou como opções do synclient podes utilizar man synaptics.

Se quiseres um exemplo de uma configuração do xorg para o synaptics (atenção que há parâmetros que variam com o hardware, tal como o device ou os edges):
    EDIT: Já que estás nisso, isto talvez também te interesse (eu, pelo menos, desespero enquanto não configuro isto a primeira vez) :)

syndaemon -t -k -i 2 & Desactiva os cliques e scroll (permite movimento) no touchpad (-t ) enquanto escreves, durante dois segundos (-i 2), mas admite modifier keys + click (-k), como por exemplo ctrl+clique esquerdo. Há mais uma ou outra opção man syndaemon.

Última edição: 8 de Setembro de 2010
  7. Sim, fiz tudo igualzinho.

Essa alternativa que apresentaste é para Realtek e aqui no portátil tenho informação que é Broadcom STA. É suposto usar o driver realtek?

VER EDIT.

Estive a pesquisar nesse forum e não encontro resolução para o meu problema. Está lá um user a expor o mesmo problema, mas não obteve resposta..

VER EDIT

Agradeço imenso todas as dias e irei testar todas a ver quais me interessam, mas creio que o grande problema inicial está no quote que fiz. Sou completamente iniciado nisto, agora que tenho o netbook a ver se atino com o Linux que bem precisarei. Estive a pesquisar, mas creio que será extremamente simples indicarem como o fazer. Peço desculpa, mas não nascemos ensinados :P

EDIT2: Alto que algo me escapou em tudo o que escreveste.. Não reparei no link de como criar o script, soz. Já deixo feedback.

EDIT: Qual não é o meu espanto, o driver wireless começou a dar de um momento para o outro :| Parece que este problema está resolvido..

8. Não sei bem o que se está a passar, mas estou com uns problemas a criar o script. Na consola faço sudo vi /etc/init.d/local e aí começa a edição do ficheiro, mas não me deixa escrever o # sequer. Não estou a entender..

EDIT
    Depois de muitas tentativas/erro lá consegui criar o ficheiro, mas não sei como sair do editor agora.. Pensei que fosse ctrl c mas pelos vistos não...

9. Xehoz

Xehoz Power Member

Podes usar o nano em vez do vi. Os atalhos aparecem-te no ecrã.

10. Ora, com o nano consegui à primeira. Executei o resto dos comandos, reiniciei e não resultou em nada. Funciona o scroll mas é o normal apenas, o de dois dedos não funciona.

Coloquei isto incialmente para experimentar.

Código:
    #!/bin/bash
    # enable multitouch
    sleep 5
    synclient VertTwoFingerScroll=1
    synclient HorizTwoFingerScroll=1
    synclient EmulateTwoFingerMinW=5
    synclient EmulateTwoFingerMinZ=48
    Não deveria dar?

11. Xehoz

Xehoz Power Member

Para executar manualmente o script (pelo menos para testares) escreves 1. chmod +x <nome do script> (para tornar executável - basta fazê-lo uma vez) 2. sh <nome do script>.

12. Eu não gosto muito de Samsung por isso nunca o consultei mais a fundo. Tenho visto por aí que é extremamente útil mas para mim não serve, uma coisa eles tem de bom, o atendimento Samsung é rápido e eficaz. ;)

Partilhar esta Página