Samsung N210 + Ubuntu 10.04 - Problemas wireless + brightness

ThatsMe

Portugal@Home Member
Boas.

Instalei ontem o Linux 10.04 neste netbook, e tudo corria bem excepto o facto de não conseguir controlar o brilho nem ligar o wireless. Ora, estive horas a pesquisar pela net, em foruns do ubuntu, blogs, etc e segui vários procedimentos sem sucesso. O máximo que consegui fazer, pelos vistos, foi estragar de alguma forma a instalação. Hoje de manha instalei de novo, e desta vez vim cá procurar por ajuda.

Anyone?
 
Através do 1º tutorial consegui fazer com que o brilho e todos os outros FN funcionassem com a notificação no ecrã. Daí está resolvido, mas ainda assim o wireless não funciona, não estou a entender. Fiz tudo o que manda o 2º tutorial, mas mal faço o make dá-me logo um erro 2 e acaba por não resolver nada.. Já tinha encontrado este tutorial ontem, mas não tinha resolvido nada tal como hoje. E um netbook sem wireless = trash :x

Já agora, para fazer funcionar o multitouch do touchpad é necessário criar um script e colocar no startup do computador, mas não sei como o fazer, pode dar-me uma ajuda a faze-lo sff? O script está em baixo:

#!/bin/bash
# enable multitouch
sleep 5
synclient VertTwoFingerScroll=1
synclient HorizTwoFingerScroll=1
synclient EmulateTwoFingerMinW=5
synclient EmulateTwoFingerMinZ=48
 
Mas usaste a última versão, conforme diz o comentário?
E instalaste o linux-headers correcto e build-essential ?

Senão, a alternativa passa por usar o driver para windows + ndiswrapper conforme aqui.
 
Linux on my Samsung. Um forum especializado em Linux+Samsung e em particular netbooks da Samsung. Não tenho um Samsung por isso nunca o consultei mais a fundo... mas tenho lido por aí que é extremamente útil para quem os tem.
 
Já agora, para fazer funcionar o multitouch do touchpad é necessário criar um script e colocar no startup do computador, mas não sei como o fazer, pode dar-me uma ajuda a faze-lo sff? O script está em baixo:

#!/bin/bash
# enable multitouch
sleep 5
synclient VertTwoFingerScroll=1
synclient HorizTwoFingerScroll=1
synclient EmulateTwoFingerMinW=5
synclient EmulateTwoFingerMinZ=48

É preferível configurares isso no Xorg. Mas suponho que esse método funciona. O commando 'synclient <expressão>=x' permite determinar para essa sessão quais as opções. Eu, tendo isso configurado no Xorg, só o utilizo quando necessito de afinar alguma coisa, pois o efeito é imediato.

Para correr scripts ao iniciar o Ubuntu (pois pode depender da distribuição) segue o que está aqui. Feito isso, só tens de fazer como referem no final desse link, adicionar a essa lista o que queres correr. No teu caso seria /<caminho>/<ficheiro>. Por exemplo, adicionarias sh /home/user/multitouch.sh (presumo que já tenhas tornado esse script executável).

Para touchpad multitouch também tens estes comandos particularmente interessantes:

Option "TapButton1" "integer"
Which mouse button is reported on a non-corner one-finger tap. Set to 0 to disable. Property: "Synaptics Tap Action"

Option "TapButton2" "integer"
Which mouse button is reported on a non-corner two-finger tap. Set to 0 to disable. Property: "Synaptics Tap Action"

Option "TapButton3" "integer"
Which mouse button is reported on a non-corner three-finger tap. Set to 0 to disable. Property: "Synaptics Tap Action"

Também tens um que te permite, com movimentos circulares, imitar o funcionamento da roda de um ipod. Já experimentei mas acho que não tem grande fiabilidade de resposta. Ainda por cima faz o mesmo que o VertTwoFingerScroll

Outras opções que te podem interessar:

Option "LTCornerButton" "2"
Option "RTCornerButton" "2"

Com estes commandos, um tap nos cantos superiores esquerdo e direito do touchpad equivale a um toque no botão do meio (2). Para os cantos inferiores mudas para LB e RB e para outros botões 1 (esq), 2 (meio), 3 (dir).

Para mais informações sobre o que podes adicionar ao Xorg ou como opções do synclient podes utilizar man synaptics.

Se quiseres um exemplo de uma configuração do xorg para o synaptics (atenção que há parâmetros que variam com o hardware, tal como o device ou os edges):
Section "InputClass"
Identifier "Touchpad"
Driver "synaptics"
MatchIsTouchpad "on"
Option "Device" "/dev/input/mouse0"
Option "Protocol" "auto-dev"
Option "SHMConfig" "on"
Option "LeftEdge" "130"
Option "RightEdge" "840"
Option "TopEdge" "130"
Option "BottomEdge" "640"
Option "VertEdgeScroll" "on"
Option "HorizEdgeScroll" "on"
Option "CornerCoasting" "on"
Option "CoastingSpeed" "0.30"
Option "VertTwoFingerScroll" "on"
Option "HorizTwoFingerScroll" "on"
Option "CircularScrolling" "off"
Option "CricularTrigger" "0"
Option "TapButton1" "1"
Option "TapButton2" "2"
Option "TapButton3" "3"
Option "LTCornerButton" "2"
Option "RTCornerButton" "2"
EndSection

EDIT: Já que estás nisso, isto talvez também te interesse (eu, pelo menos, desespero enquanto não configuro isto a primeira vez) :)

syndaemon -t -k -i 2 & Desactiva os cliques e scroll (permite movimento) no touchpad (-t ) enquanto escreves, durante dois segundos (-i 2), mas admite modifier keys + click (-k), como por exemplo ctrl+clique esquerdo. Há mais uma ou outra opção man syndaemon.
 
Última edição:
Mas usaste a última versão, conforme diz o comentário?
E instalaste o linux-headers correcto e build-essential ?

Senão, a alternativa passa por usar o driver para windows + ndiswrapper conforme aqui.

Sim, fiz tudo igualzinho.

Essa alternativa que apresentaste é para Realtek e aqui no portátil tenho informação que é Broadcom STA. É suposto usar o driver realtek?

VER EDIT.

Linux on my Samsung. Um forum especializado em Linux+Samsung e em particular netbooks da Samsung. Não tenho um Samsung por isso nunca o consultei mais a fundo... mas tenho lido por aí que é extremamente útil para quem os tem.

Estive a pesquisar nesse forum e não encontro resolução para o meu problema. Está lá um user a expor o mesmo problema, mas não obteve resposta..

VER EDIT

(presumo que já tenhas tornado esse script executável).

Agradeço imenso todas as dias e irei testar todas a ver quais me interessam, mas creio que o grande problema inicial está no quote que fiz. Sou completamente iniciado nisto, agora que tenho o netbook a ver se atino com o Linux que bem precisarei. Estive a pesquisar, mas creio que será extremamente simples indicarem como o fazer. Peço desculpa, mas não nascemos ensinados :P


EDIT2: Alto que algo me escapou em tudo o que escreveste.. Não reparei no link de como criar o script, soz. Já deixo feedback.


EDIT: Qual não é o meu espanto, o driver wireless começou a dar de um momento para o outro :| Parece que este problema está resolvido..
 
Última edição:
Não sei bem o que se está a passar, mas estou com uns problemas a criar o script. Na consola faço sudo vi /etc/init.d/local e aí começa a edição do ficheiro, mas não me deixa escrever o # sequer. Não estou a entender..

EDIT
Depois de muitas tentativas/erro lá consegui criar o ficheiro, mas não sei como sair do editor agora.. Pensei que fosse ctrl c mas pelos vistos não...
 
Última edição:
Ora, com o nano consegui à primeira. Executei o resto dos comandos, reiniciei e não resultou em nada. Funciona o scroll mas é o normal apenas, o de dois dedos não funciona.

Coloquei isto incialmente para experimentar.

Código:
#!/bin/bash
# enable multitouch
sleep 5
synclient VertTwoFingerScroll=1
synclient HorizTwoFingerScroll=1
synclient EmulateTwoFingerMinW=5
synclient EmulateTwoFingerMinZ=48

Não deveria dar?
 
Para executar manualmente o script (pelo menos para testares) escreves 1. chmod +x <nome do script> (para tornar executável - basta fazê-lo uma vez) 2. sh <nome do script>.
 
Última edição:
Eu não gosto muito de Samsung por isso nunca o consultei mais a fundo. Tenho visto por aí que é extremamente útil mas para mim não serve, uma coisa eles tem de bom, o atendimento Samsung é rápido e eficaz. ;)
 
Back
Topo