Periférico Samsung New PVA Monitors

MrRCS

Power Member
Of the complete newcomers, first we have Samsung's latest Touch of Color (ToC) 16:9 'Lavender' range. Available in sizes between 20in (1,600 x 900) and 23in (Full HD), these are quite similar to previous ToC TNs in terms of specifications.

However, as far as design is concerned their aggressively-angled "gem-cut" styling is a dramatic departure from the soft curves and rounded angles of previous Samsung ranges. These sharp lines are complemented by "sunset" colours incorporated in the bezel and a new red-backlit touch control system.


The highlight of the show though was Samsung's new Navy range. Anyone who knows their monitors will tell you that TN technology, with its poor viewing angles and colour reproduction, simply isn't good enough for image manipulation - and even entertainment is markedly better on monitors using superior PVA or IPS panels.

If you're this discerning, the Navy range is for you. The 20in (1,600 x 900) F2080 and 23in (1,920 x 1,080) F2380 deliver brand-new cPVA panels offering true 178-degree viewing angles and a stunning native contrast ratio of 3,000:1 (150,000:1 Dynamic), all while using a mere 45W (for the larger F2380).

Professional quality is not just limited to the panel either, with an industrial-looking chassis that feels incredibly solid yet remains quite slim, sporting a narrow 15mm bezel and only 2.7cm at its sides. It also offers VESA wall mounting.


Connectivity comes in the form of twin DVI-Ds and a single VGA input, and the weighty aluminium stand doesn't disappoint either with 130mm of height adjustment, generous tilt and swivel, and of course pivot. Adjustments were perfectly smooth, and both Navys looked and felt like premium products.

Best of all, the pricing is anything but premium, with the F2080 coming in at a low MSRP of £199.99 and its bigger Full HD sibling at an even more tantalising £259.99. Colour us impressed.

trustedreviews.com

Review (Google translate)
 
Última edição:
10868-p2250nartrready.jpg

10868-f2080fronttrready.jpg
 
300 e tal € para o modelo full HD até não é mal, visto ser PVA.

Agora 1600x900 que não tá com nada... preferia de longe um 16:10 1680x1050.

Mas espero que os PVA e IPS arranquem em massa de vez.
 
A resolução é que me deixa de pé atrás :\

Não podiam fazer um 215TW mas com um painel dos novos e mantendo as boas caracteristicas do 215? Isso é que era de valor :D
 
A resolução é que me deixa de pé atrás :\

Não podiam fazer um 215TW mas com um painel dos novos e mantendo as boas caracteristicas do 215? Isso é que era de valor :D

por muito melhor que sejam, resolução é daquelas coisas que nunca volta-se para tráz :002:

sair de 1680x1050 para 1600x900 é um retrocesso :D
 
O F2380 agrada-me bastante, vamos lá ver quanto vai custar na PT land.

Andava mesmo à procura de um monitor non-TN 23/24" em conta. :)
 
Mais uma opção para as minhas compras de Julho LoL Mas não sei se salte já para Full HD... "rebenta" com a gráfica em jogos. Ainda que em video e desktop seja uma mais valia!
 
É, eu no meu painel TN basta estar "mais baixo" na cadeira que noto os cantos escuros, isto sem falar nas cores...


Atençao que tambem depende do monitor em questao.. um monitor de 80 euros nao vai ser tao bom como um de 500... eu por exemplo no meu T260HD TV consigo ver bem quando estou mais abaixo.. ;) mas tambem nao nado a ver tv no chão nem no telhado.. portanto é na boa ma friends;) ahahaxD
 
Mais uma opção para as minhas compras de Julho LoL Mas não sei se salte já para Full HD... "rebenta" com a gráfica em jogos. Ainda que em video e desktop seja uma mais valia!

olha que não... não "rebenta" com a gráfica coisa nenhuma. Eu tinha um 16:10 de 22" (1680X1050) e mudei para um 16:9 de 24" (1920X1080) e a diferença é muito pouca em FPS (com os mesmos settings de qualidade) na minha HD4870. praticamente nem notei a diferença.
 
Atençao que tambem depende do monitor em questao.. um monitor de 80 euros nao vai ser tao bom como um de 500... eu por exemplo no meu T260HD TV consigo ver bem quando estou mais abaixo.. ;) mas tambem nao nado a ver tv no chão nem no telhado.. portanto é na boa ma friends;) ahahaxD

Compare o "fantástico" 260HD com um 215TW (modelo com uns anitos....) e depois diz-me qqcoisa...
 
Compare o "fantástico" 260HD com um 215TW (modelo com uns anitos....) e depois diz-me qqcoisa...

Pois, isso é tudo muito bonito, só não te ponhas a comparar o screen lag e o input lag do 215TW, porque levas uma tareia de praticamente qualquer outro monitor no mercado, sejam eles TN, P/MVA ou IPS.

Já agora, o meu é um LG L245WP-BN de segunda revisão, mas se quiseres podes comparar aqui com um de primeira revisão, que mesmo assim não envergonha o modelo em nada.

Contudo dou-te a razão numa questão.
Tudos os TN são autêntico lixo comparado aos nossos monitores.
 
Pois, isso é tudo muito bonito, só não te ponhas a comparar o screen lag e o input lag do 215TW, porque levas uma tareia de praticamente qualquer outro monitor no mercado, sejam eles TN, P/MVA ou IPS.

Já agora, o meu é um LG L245WP-BN de segunda revisão, mas se quiseres podes comparar aqui com um de primeira revisão, que mesmo assim não envergonha o modelo em nada.

Contudo dou-te a razão numa questão.
Tudos os TN são autêntico lixo comparado aos nossos monitores.
Não me parece que as diferenças de input lag do 215T vs o LG de que falas sejam significativas para o tipo de público alvo do 215T. De facto, eu fico mais preocupado com o facto de o gamut do painel do LG ser (não-tão-)ligeiramente diferente do sRGB e os ângulos de visão também piores (o facto de estarem marcados 178/178 nos 2 casos não significa que consigam manter o mesmo contraste ao longo do espectro!) do que com input lag no Samsung.

Ontopic - estou curioso em relação a estes painéis cPVA. E o ar industrial do monitor marcou pontos comigo. Alguma ideia em relação a quando estarão disponíveis?
 
Eu tenho um "velhinho" HP 2335 que tem painel S-IPS e realmente tem qualidade superior a um TFT recente com painel TN, uma vergonha :P

Mas sou capaz de o vender em breve visto só o usar praticamente para navegar e ficar com um mais fraquito.

Cumps
 
depende da tua sensibilidade... mais do que as cores, a mim irrita-me profundamente o bleeding dos monitores novos... por causa disso ainda não larguei o meu sony hx73...
 
Pois... para mim foi tarde a encomenda de um monitor para o local de trabalho, um TN de 24" foi efectuada sem grandes pesquisas... só depois de estar orçamentado e adjudicado um SyncMaster 2494HS...é que realmente tomei conhecimento das diferentes tecnologias de painéis TN, S-IPS, PVA e MVA...etc... Um bom site para aprender

http://www.tftcentral.co.uk/articles/panel_technologies.htm

Estava intrigado com algumas soluções apresentadas em alguns foruns sobre fotografia... e toca a ler mais e mais....
Estando limitado a +/- 200€ ... foi uma escolha apressada não havendo hipoteses para agora a alterar. Dependendo da coisa sou capaz de manter o meu CRT Syncmaster 955MB.

Sinceramente os tempos de resposta entre todas estas técnologias tão importantes para os "gamers" são praticamente todos abaixo dos 10ms gray to gray...impercetivel portanto (Tb jogo ocasionalmente).. Se soubesse o que sei hoje tinha optado por reduzir em algum do material adquirido e apostar num NEC Dell ou Eizo.. quem sabe. Ficará para uma próxima opurtunidade... infelizmente o consumidor anda a comer gato por lebre, TN é barato de produzir, usa apenas 6 bit de cor, é rapido, usa "ditherings" e outros "tweeks" para abranger uma maior gama de cores...

http://www.tftcentral.co.uk/articles/6bit_8bit.htm

Os modelos com qualidade de cor fidedigna (8bit para cima) são Caros e raros no mercado nacional. E quem não olha para a tecnologia do painel acaba se arrependendo, pois os brilhos resoluções e milisegundos não são tudo num monitor. Apesar de este Samsung ter uma resolução de apenas 1600x900 aposto que deve manter muito monitor com resoluções identicas à distancia em termos de qualidade de imagem, de qualquer maneira é bom ver esta marca a apostar neste painel a um preço acessivel.
 
Back
Topo