[HDTV] Samsung Q90R

Rumor
Parece que alguns modelos da Samsung de 2019 (apenas QLEDs) vão ganhar o HDMI 2.1.
Parece que a porta já lá está, mas não estava habilitada, pois a Samsung não tinha acordo com a marca proprietária do HDMI 2.1
Vamos ver o que por aí vem nos próximos dias.
A minha Q80R chega no sábado.
Depois faço uma mini review.
 
Estou a pensar comprar a qled 90 T que acham desta tv?

Segundo tenho visto e lido é um downgrade da q90r do ano passado. O site rtings (não consigo copiar o link no tlm) diz
Q90T is Samsung's flagship TV for their 2020 lineup of 4k QLED TVs. Since Samsung has shifted their lineup, this is a replacement of the Samsung Q80/Q80R QLED and not the Samsung Q90/Q90R QLED. There's a Q95T that's closer to the Q90R, as it still has the One Connect Box, but it's only available in Europ

Pelo preço se calhar compensa olhar para o modelo do ano passado o q90r ou mesmo o q80r. Isto para não olhar para um OLED mesmo de gama de entradaqentrada, que em salas escuras destrói qualquer Qled.
Eu fui para o Qled porque a minha sala é muito clara e têm muitos reflexos.
 
Segundo tenho visto e lido é um downgrade da q90r do ano passado. O site rtings (não consigo copiar o link no tlm) diz


Pelo preço se calhar compensa olhar para o modelo do ano passado o q90r ou mesmo o q80r. Isto para não olhar para um OLED mesmo de gama de entradaqentrada, que em salas escuras destrói qualquer Qled.
Eu fui para o Qled porque a minha sala é muito clara e têm muitos reflexos.

Havia uma qled 90r na worten d almada senao estou em erro. Ela tava a 1799.99. Tive quase para a levar. Foi ha poucos dias. E sim mais vale comprar essa q a aldrabice deste ano
 
Como prometido aqui fica uma mini review à q80r que recebi ontem.

A instalação, montagem e configuração foi bastante fácil (uns 20m).
Reconheceu logo a PS4 e a box.
No entanto, nas primeiras imagens deqde TV que vimos não ficámos propriamente impressionados.
A primeira imagem foi de um canal de TV em SD por antena - a imagem não sendo das piores que vimos, estava esbatida e com cores um pouco estranhas. Liguei a PS4 e também não fiquei muito impressionado com a imagem e o detalhe.
Fui à net e em 5m ajustei uns poucos settings na imagem e modo jogo.
Com a TV calibrada só posso dizer que, ao colocar vários filmes do YouTube em 4k e HDR, em minha casa ficou tudo de queixo caído.
As cores, o detalhe, o contraste e até o som.
Verdadeiramente brutal.
O tamanho de 65" revelou ser ideal para o tamanho da sala - em altas resoluçoes não se percebem píxeis nem mesmo em cima da TV.
Em jogos vi o God of War ganhar outra dimensão. O Battlefront 2 é uma explosão de cor e detalhes.
O comando é muito simples mas muito intuitivo.
Outro ponto que gostei foi o upscaling que é muito bom desde os 720p.

Pontos negativos - pois não há TVs perfeitas, apenas umas melhores que outras em certos aspectos.
Esprava mais da camada anti reflexo, mas não há milagres quando se tem 3 pontos de luz a entrar na sala - janela de lado e de frente com o sol a bater direto no ecrã ao fim da tarde. Em cenas claras ainda disfarça bem, mas em cenas escuras... Nada a fazer exceto colocar uns cortinados. Atenção que, neste aspecto, é um enorme upgrade ao plasma que tinha, que era um autêntico espelho, mas estava à espera de um pouco mais. Na loja ao lado de outras TVs era de longe o melhor sistema anti reflexo.
Por outro lado, em cenas escuras, as legendas parecem escurecer um pouco quando a cena escurece. Li que isso deve-se às dimming zones. Neste aspecto também esperava uma maior uniformidade no tom das legendas.
Deixo a questão dos tons escuros para o fim.
Para um Qled são absolutamente fantásticos. Só não cosidero perfeitos pois neste aspecto os ecrãs OLED ganham de goleada. Os tons escuros,num ecrã OLED, por exemplo um céu estrelado, estão mesmo num patamar de qualidade bastantes furos acima deste QLED.
No entanto, tirando os OLEDs desta equação, esta TV deve ter os melhores tons escuros que vi numa sala às escuras.

Em suma, pela relação qualidade preço, estou bastante satisfeito com a aquisição e recomendo a quem não possa/queira ir para um OLED.
 
Para quem quiser QLED os modelos de 2019 podem ser uma boa opção com uma boa promoção de fim de stock, ainda para mais agora depois de ver aquilo que a Samsung anda a fazer com os modelos QLED de 2020 em que tresandam a downgrade por todos os lados. :neutral:
 
Como prometido aqui fica uma mini review à q80r que recebi ontem.

A instalação, montagem e configuração foi bastante fácil (uns 20m).
Reconheceu logo a PS4 e a box.
No entanto, nas primeiras imagens deqde TV que vimos não ficámos propriamente impressionados.
A primeira imagem foi de um canal de TV em SD por antena - a imagem não sendo das piores que vimos, estava esbatida e com cores um pouco estranhas. Liguei a PS4 e também não fiquei muito impressionado com a imagem e o detalhe.
Fui à net e em 5m ajustei uns poucos settings na imagem e modo jogo.
Com a TV calibrada só posso dizer que, ao colocar vários filmes do YouTube em 4k e HDR, em minha casa ficou tudo de queixo caído.
As cores, o detalhe, o contraste e até o som.
Verdadeiramente brutal.
O tamanho de 65" revelou ser ideal para o tamanho da sala - em altas resoluçoes não se percebem píxeis nem mesmo em cima da TV.
Em jogos vi o God of War ganhar outra dimensão. O Battlefront 2 é uma explosão de cor e detalhes.
O comando é muito simples mas muito intuitivo.
Outro ponto que gostei foi o upscaling que é muito bom desde os 720p.

Pontos negativos - pois não há TVs perfeitas, apenas umas melhores que outras em certos aspectos.
Esprava mais da camada anti reflexo, mas não há milagres quando se tem 3 pontos de luz a entrar na sala - janela de lado e de frente com o sol a bater direto no ecrã ao fim da tarde. Em cenas claras ainda disfarça bem, mas em cenas escuras... Nada a fazer exceto colocar uns cortinados. Atenção que, neste aspecto, é um enorme upgrade ao plasma que tinha, que era um autêntico espelho, mas estava à espera de um pouco mais. Na loja ao lado de outras TVs era de longe o melhor sistema anti reflexo.
Por outro lado, em cenas escuras, as legendas parecem escurecer um pouco quando a cena escurece. Li que isso deve-se às dimming zones. Neste aspecto também esperava uma maior uniformidade no tom das legendas.
Deixo a questão dos tons escuros para o fim.
Para um Qled são absolutamente fantásticos. Só não cosidero perfeitos pois neste aspecto os ecrãs OLED ganham de goleada. Os tons escuros,num ecrã OLED, por exemplo um céu estrelado, estão mesmo num patamar de qualidade bastantes furos acima deste QLED.
No entanto, tirando os OLEDs desta equação, esta TV deve ter os melhores tons escuros que vi numa sala às escuras.

Em suma, pela relação qualidade preço, estou bastante satisfeito com a aquisição e recomendo a quem não possa/queira ir para um OLED.
A cena das legendas e a IA d tv que baixa os brilho das legendas para n criar blooming. Alias se tiveres uma parte das legendas em fundo preto e outro cm cores ele vai escurer apenas as legendas q se encontram em fundo preto
 
As TVs da Samsung deste ano tiveram downgrade,mas noutras coisas também foi um upgrade, são boas tvs e a qled q95 t acho uma grande TV que para mim e digo outra vez para mim já rivaliza com as oleds,eu tenho uma OLED a C7 e sinceramente neste momento era essa TV que comprava a q 95 t,não tem burn in,coisa já tenho na OLED c7,gosto de jogar e sinceramente as oleds são muito boas em quase tudo mas tem um problema grave que se chama burn in.Ulpianos obrigado pela review.
 
Como prometido aqui fica uma mini review à q80r que recebi ontem.

A instalação, montagem e configuração foi bastante fácil (uns 20m).
Reconheceu logo a PS4 e a box.
No entanto, nas primeiras imagens deqde TV que vimos não ficámos propriamente impressionados.
A primeira imagem foi de um canal de TV em SD por antena - a imagem não sendo das piores que vimos, estava esbatida e com cores um pouco estranhas. Liguei a PS4 e também não fiquei muito impressionado com a imagem e o detalhe.
Fui à net e em 5m ajustei uns poucos settings na imagem e modo jogo.
Com a TV calibrada só posso dizer que, ao colocar vários filmes do YouTube em 4k e HDR, em minha casa ficou tudo de queixo caído.
As cores, o detalhe, o contraste e até o som.
Verdadeiramente brutal.
O tamanho de 65" revelou ser ideal para o tamanho da sala - em altas resoluçoes não se percebem píxeis nem mesmo em cima da TV.
Em jogos vi o God of War ganhar outra dimensão. O Battlefront 2 é uma explosão de cor e detalhes.
O comando é muito simples mas muito intuitivo.
Outro ponto que gostei foi o upscaling que é muito bom desde os 720p.

Pontos negativos - pois não há TVs perfeitas, apenas umas melhores que outras em certos aspectos.
Esprava mais da camada anti reflexo, mas não há milagres quando se tem 3 pontos de luz a entrar na sala - janela de lado e de frente com o sol a bater direto no ecrã ao fim da tarde. Em cenas claras ainda disfarça bem, mas em cenas escuras... Nada a fazer exceto colocar uns cortinados. Atenção que, neste aspecto, é um enorme upgrade ao plasma que tinha, que era um autêntico espelho, mas estava à espera de um pouco mais. Na loja ao lado de outras TVs era de longe o melhor sistema anti reflexo.
Por outro lado, em cenas escuras, as legendas parecem escurecer um pouco quando a cena escurece. Li que isso deve-se às dimming zones. Neste aspecto também esperava uma maior uniformidade no tom das legendas.
Deixo a questão dos tons escuros para o fim.
Para um Qled são absolutamente fantásticos. Só não cosidero perfeitos pois neste aspecto os ecrãs OLED ganham de goleada. Os tons escuros,num ecrã OLED, por exemplo um céu estrelado, estão mesmo num patamar de qualidade bastantes furos acima deste QLED.
No entanto, tirando os OLEDs desta equação, esta TV deve ter os melhores tons escuros que vi numa sala às escuras.

Em suma, pela relação qualidade preço, estou bastante satisfeito com a aquisição e recomendo a quem não possa/queira ir para um OLED.

Também fui buscar uma este fim de semana e na PS4, com o HDR activado, parece que foi um salto para a PS5!

Se a fonte for boa, a imagem é excelente, se a fonte for má dá para activar ali umas opções de processamento que funcionam, mas eu desliguei-as porque parecia que faziam a imagem de repente acelerar... era esquisito.

Quanto às legendas, não te sei dizer exactamente onde mexi, mas também senti esse escurecer de legendas por vezes e encontrei um sítio que desligou isso. Agora as legendas são sempre iguais e sinceramente estão perfeitas.
 
Par quem tem uma Q80R, alguém com o último update (1372) consegue 4k120htz. Nos EUA e Brasil com o mesmo update conseguem por a xbox series X a 4k120 no hdmi 4, mas eu não consigo.
 
Back
Topo