Samsung rumored to acquire AMD, to battle against Intel and Qualcomm

Sabem o que é engraçado?

Os "Adreno" da Qualcomm, inicialmente, foram criados com licenciamento de IP da AMD, mais precisamente dos "Imageon". A seguir a AMD vendeu a divisão "Imageon" à Qualcomm e é daí que foram sendo criados os "Adreno". Aliás, se repararem "Adreno" é um anagrama de "Radeon". :)
 
"there are some pressing issues with the chip's power consumption"

Pois, assim fica fácil ter performance. :002:

Mas se esta experiência não servir para mais nada, ao menos que sirva para a AMD finalmente aprender o voodoo da eficiência energética dos GPUs.
A NVidia só se saiu com as Maxwell depois de andar uns anos a brincar aos Tegras.
 
Deduzo que a Samsung vá fabricar os seus próprios SoC, e se é verdade que a Intel tem problemas há anos nos 10nm, não é menos verdade que a Samsung também ainda está para apresentar algo nos seus 7nm, mesmo desde que decidiu fazer skip aos 7nm e ir directamente para 7 EUV ;)
 
Suspostamente o Exynos 1000 já vai ser com os 5nm da Samsung.

Tudo indica que será esse SoC com o GPU da AMD, a correr bem ser lançado no S21 no inicio do próximo ano.
 
Essa noticia é interessante por outro motivo. Se a Samsung anunciar Computadores a correr Windows, com o seu processador, quereria dizer que o Windows ARM deixaria de ser exclusivo da Qualcomm, o que também levanta outras possíbilidades, além de outras marcas lançarem Computadores com outros SOCs ARM. Por exemplo, Windows a correr oficialmente no Raspberry Pi, ou a correr nos computadores da Apple.

Veremos o que dá. Se a Microsoft estiver seriamente a apostar numa versão ARM do Windows, tem que começar a permitir maior e melhor acesso a dispositivos que possam correr o Windows para ARM.
 
A Microsoft tem de melhorar o suporte a ARM, sem dúvida, mas já o está a fazer há algum tempo.
O que me parece é que nesta fase o grande limitante são os SOC ARM no que diz respeito à capacidade de processamento. Os SOC da Qualcomm até agora usados em máquinas windows são vergonhosamente limitados.
São excelentes notícias ver a Samsung a investir forte na área.

Como seria de esperar os M1 da Apple estão a ser a ignição para o restante mercado investir de forma séria no desenvolvimento de PCs ARM.
 
Back
Topo