Drive Samsung Spinpoint F4 320GB (HD322GJ)

Na review o Seagate Momentus XT não é objecto de comparação, também diz "10 % increased read/write performance" o que, na minha opinião, não me parece ser o suficiente.
Claro que estamos apenas a especular mas, se leres uma e outra review com alguma atenção, penso que são as conclusões que se podem tirar neste momento.
 
o momentus é para portatil e o F4 é para desktop, logo a comparação nem faz muito sentido

Seguindo a tua lógica ninguém usava SSD's em Desktop porque o formato é 2.5
Isso não era posto em causa se tivesses lido a review do Seagate Momentus XT, o Testing Setup é efectuado num ambiente Desktop.
 
ve lá os preços e se faz sequer sentido comparar

quanto custa um F4? quanto custa um momentus SSHD? pois...

eu até tinha lido mas já me esqueci do que lá escreveram, porque provavelmente nao vi lá nada de interessante. do que me lembro aquilo em ficheiros pequenos tem quase a mesma performance de um disco normal, portanto nao tem grande interesse a nao ser estourar dinheiro. além do que se nao estou em erro a cache é apenas de leitura

soluçoes hibridas que nao sao peixe nem carne, nao obrigado ;)
a gastar dinheiro seria num SSD mesmo
 
o momentus é para portátil e o F4 é para desktop, logo a comparação nem faz muito sentido

Não há absolutamente nada que impeça ou limite tecnicamente o uso do Momentus XT num desktop.

Em termos de markting, enquadram-no como um disco aconselhado para portáteis porque:

- Custa muito menos que um SSD;
- Tem mt mais performance que um disco de portátil vulgar;
- É energicamente eficiente;

Sendo que nos desktops, a solução mais atractiva, na grande maioria dos casos, continua a ser SSD + HDD.
Ora nos portareis, muitas vezes, só podes ter um único disco, e ai, o Momentus faz todo o sentido, uma vez q se trata de um disco energicamente eficiente, q te oferece até 500 GB de espaço, e é incomparavelmente mais rápido q um HDD normal de portátil, sendo mais barato q um SSD.

Resumindo, por estas razões, o Momentus é aconselhado para portáteis, (pois é o mercado onde pode render mais) mas nada impede que o uses num desktop.

Edit: Por exemplo, eu acho que um raid0 de 2x Momentus XT em desktop faz sentido...
 
Última edição:
Na minha opinião e também pelo que tenho lido é uma solução bastante equilibrada (velocidade/capacidade) especialmente em RAID 0, 1TB com velocidades extremamente boas, assim dizem os benchs.

Os 4GB de memória flash são usados para armazenar os ficheiros mais usados através de um algoritmo desenvolvido pela Seagate, o que a longo prazo se traduz num grande aumento de performance.
É uma questão de tempo até começarem a surgir soluções da concorrência melhores (com mais memória flash e algoritmos mais eficientes) e mais baratas.

Em relação a preços pois, já é outra história :)

Não querendo cair na tentação de comparar directamente um e outro penso que acaba sempre por acontecer, muito à semelhança de quando começaram a surgir os primeiros SSD's, embora o seu preço exagerado e capacidade reduzida ninguém impediu ninguém de fazer uma comparação com os HDD's.

Resumindo, vamos esperar para ver o que acontece, mais tarde ou mais cedo vão surgir dados mais fiáveis :)

EDIT: -Nemesis- é completamente verdade, mas nada impede de considerares esta solução para Desktop, eu próprio a necessitar neste momento de um disco mais rápido provavelmente optaria por um SSD, mas não deixa de ser uma solução mais equilibrada e homogénea.http://forum.zwame.pt/member.php?u=160495
 
Última edição:
Já fiz teste a estes discos...

Bom tem escritas/leituras em sequencial mais rápidas que os F3 mas perdem na escritas/leituras 512k e 4k e bem...

Ainda continuo a aconselhar os F3 em relação a estes... não justifica o investimento dos F4 isto ao preço que estão... se ao menos tivesses 500Gb assim sim...
 
Back
Topo