1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Samsung UE40B6000 - Dúvidas sobre som

Discussão em 'Home Cinema' iniciada por Clipx, 4 de Junho de 2009. (Respostas: 12; Visualizações: 1244)

1. Boas, sou novo aqui no fórum e peço ajuda para uma boa solução áudio para uma TV Samsung UE40B6000.
    Não percebo nada dos sistemas home theater (marcas, ligações, preços, etc).
    Parece que o som da TV não é nada de especial e eu como tenho um portátil com HDMI estou a tentar baldar-me à compra de um DVD. Mas parece que a TV em questão não tem a saída normal de áudio – out. Sendo assim como posso ligar só umas colunas? Suponho que o PC saiba separar os canais áudio 5:1 mas por outro lado também fica sem qualquer amplificação.
    Simplesmente quero gastar o mínimo possível assim como ter o mínimo de aparelhos ligados à TV (PC e ZonBox são obrigatórios), qual é a solução que me aconselham especialmente tendo em conta a TV em questão (sem Jack Audio-OUT)?
    [FONT=&quot]Obrigado![/FONT]

2. puscifer

puscifer Power Member

Realmente até fui atrás dela pra ver e não tem audio out analogico mas tem digital optico. Já agora tiravam o d-sub também heh.
    Tens de ver qual é a solução melhor para ti, se achas que 2 colunas chega há algumas com entrada optica.
    Embora eu se fosse a ti juntava algum e arranjava um sistema receiver+colunas 5.1 tipo o Sony HT-DDWG800. São 350€ bem gastos, 5.1 é outra história e uma tv dessas merece, acredita.

3. jasgg

jasgg Power Member

Bolas, porque é que voçês gostam de complicar???

Precisas de ter um sistema de amplificacao que aceite:
    a) - Uma ligação óptica;
    b) - Uma ligação analógica Line OU cabo L+R

- Depois ligas o PC por HDMI, Só video, á TV e o som ao sistema de amplificacao.

- Quanto á ZON box, tens video e som por cabo HDMI, mas precisas de uma ligação óptica ao sistema de amplificação para teres 5.1 (pois este vem da TV), ou entao usas o cabo fornecido (TV) e ligas tambem por Line OUT analógico.

Compra um amp que tenha pelo menos 2 entradas HDMI e uma de SAIDA, uma entrada óptica e uma LINE-OUT e que as possas intermutar. (DENON, ONKYO, sao duas que tem estas caracteristicas, mas informa-te!), depois ligas tudo ao AMP e usas a saida HDMI para as diversas fontes.

um abraço

PS - Desculpa mas estou mesmo mtto cansado, mas queria dar-te uma ideia. Se tiveres duvidas apita.

4. [FONT=&quot]Obrigado pelas sugestões! Parece que tenho mesmo de comprar um amplificador. Mas o post do jasgg pôs-me duvidas que antes não tinha e ainda bem . O que percebi foi: [/FONT]
    [FONT=&quot]Vamos supor que tenho o PC ligado à TV (via HDMI e que passa vídeo 1080p e áudio 5.1) e se tiver só a ligação do amplificador à TV ( HDMI) este quando capta o sinal áudio já vem modificado pela TV (já não está 5.1 e sim em stereo 2 canais). Se isto funciona assim então para cada dispositivo que ligo à TV independentemente de já levar sinal áudio ou não a esta, tenho que também fazer uma ligação ao amplificador para não perder a qualidade do sinal. Para cada dispositivo preciso de 1 ligação ao amplificador.[/FONT]

[FONT=&quot][/FONT]
    [FONT=&quot]Outra solução possivel :
    [/FONT]
    [FONT=&quot]A saída áudio da TV (óptica) não mantém o sinal do aparelho que lhe está a dar o sinal (ex. filme PC c/ áudio 5.1)??? Se esta saída mantivesse o sinal poderia fazer daqui a saída para o amplificador (optical áudio OUT e não HDMI) e depois ligar à TV todos os dispositivos que quisesse (ZON Box, PC, PS3…por HDMI) que no final teria o sinal amplificado e com a mesma qualidade.[/FONT]
    [FONT=&quot]Calculo que isto já tenha sido muito discutido (procurei muito por informação e nada).[/FONT]
    [FONT=&quot]Trata-se do meu 1º LCD e está fechado na caixa há mais de 15 dias. Estou mesmo em “pulgas” para ver aquilo ligado!:003:[/FONT]

5. vacalouca

vacalouca Muuuuderador
    Staff Member

Que confusão que fazes, rapaz...Ligas tudo ao receiver, e do receievr para a TV vai apenas UM cabo. É asism que se deve fazer.

A excepção será por exemplo uma box (ZonBox, Meobox, etc), em que poderás querer tê-la ligada directamente à TV, para que não precises de ligar o receiver sempre que queres ver TV. Aí ligarias então um cabo apenas para som para o receiver.

Cumps

6. puscifer

puscifer Power Member

Só uma questão, já que tens a mesma tv:
    Em tools > modo de imagem tens os modos diferentes, incluindo filme.
    Mas depois em menu > opções de imagem > modo de filme na minha está deslig.
    Consegues activar?

Já instalei o novo firmware 1008 e nada, continua desactivada a opção, essa e o xvYCC,

Última edição: 5 de Junho de 2009
  7. jasgg

jasgg Power Member

Meu caro, em 1º lugar, são poucos os sistemas (PC's) que conseguem ter audio no HDMI OUT, embora pense que os mais recentes o possam fazer, mas ...

2º - O som que entra em HDMI ate pode ser 5.1/6.1/7.1 mas a saida óptica só te deve de dar digital 2.0 mas nao tenho a certeza, a menos que faça passthrough do que recebe ai então consegues no máximo DTS e DD EX 6.1.

Dito isto:

- Para teres sempre a melhor qualidade de som, TUDO deverá de chegar 1º ao sistema de amplificaçã (AMP, Colunas c/amp, etc.), caso não seja possivel usas a TV como passagem, mas como já explicado é de evitar.

- Para teres sempre a melhor qualidade de video, ligar tudo á TV, excepto se for por cabo HDMI, em que ai, com excepção de (alguns) PC's, o som tambem vai, o que justifica ter um AMP á parte que possa processar este tipo de sinal.

No meu caso, tenho tudo no AMP e depois passo um cabo HDMI Out para a TV.

Cumps.

EDIt: ja tinha sido respondido

8. puscifer

puscifer Power Member

O teu portatil passa audio 5.1-7.1 por hdmi, no worries. A questão é em que formato é que vai ser descodificado. Se quiseres usufruir dos novos formatos Dolby TrueHD e DTS-HD MA que vêm nos blurays vais ter que ir para um receiver tipo o onkyo 507 ou para o pack sony que já te indiquei, ambos aceitam audio (e video, claro) por hdmi. Se não fores ver blurays, qualquer amp que já descodifique DTS serve para teres 5.1, só não ficas preparado para os novos formatos de audio, depende das tuas prioridades agora.

Como já foi dito, se comprares o amp/receiver não precisas de usar o audio da tv, no entanto se fores para umas colunas tipo as logitech z-5500 ou outras mais baratas com entrada optica e descodificador dts, já vais usar a saida digital da tv para passar o audio do pc e da tv.

Como comprei agora um onkyo 507, depois de muitas pesquisas a ponderar orçamentos do dobro do que gastei, digo-te mesmo, vale a pena com esta tv. Começei por considerar o sony G800, passei por sistemas bem mais caros e contentei-me com o meio termo. Passei dum lcd hdready sammy de há 3 anos para este sistema e acho que fiz a escolha acertada, se fosse gastar mais em qualquer um dos componentes acho que não ia ficar equilibrado e só acabava por desperdiçar dinheiro que me vai fazer falta daqui a uns anos valentes quando estes novos formatos se tornarem ultrapassados.

A tv foi uma boa compra (apesar de ter andado pelas novas Philips led 9704) acho que tem uma imagem nitida e fluida, com pretos q/b (até foi a caracteristica que mais me impressionou, alem da mudança de hdready para fullhd, foi que quando a imagem é preta, é mesmo preta, desliga por completo mesmo com o sistema de poupança e o autodimming desligados.
    Basicamente com o preço que ia dar pela philips fiz um home-cinema completo, já só me falta o sub e a placa de audio pra descodificar os novos formatos HD que o meu pc desktop não descodifica.
    Não deixes mais isso arrumado, ao menos monta e experimenta com a zonbox ou um filme hd, teres isso parado só por causa do som é um crime lol.

[EDIT] Afinal o que disse no inicio não se verifica. Testei com o meu Toshiba A200 por hdmi e afinal alem de não enviar dts (faz downmix para dolby) só envia 2.0. Ou eu sou mesmo azelha e espero que alguem me prove o contrário, ou afinal se vais usar só o portatil como leitor não deves conseguir usufruir de 5.1 por isso mais vale ires para umas colunas com entrada optica do que um receiver. A unica solução pra 5.1 parece que é mesmo um leitor de bluray ou um computador desktop, infelizmente.

Última edição: 5 de Junho de 2009
  9. Boas,
    Já tirei a TV da caixa e é mesmo muito fixe!
    Parece que o jasgg percebe mesmo disto (o que disse tinha razão). Com o PC ligado (HDMI) só passa sinal vídeo e que qualquer dispositivo ligado à TV tem que se ligar directamente (áudio) a um sistema de amplificação para não perder a qualidade do sinal (pq esta passa para 2 canais). Desta forma não tenho hipóteses senão comprar um home theater. Acho que é preferível comprar logo uma coisa como deve ser (bluray) e ficar despachado. A Fnac tem um Samsung Kit AV Blu-Ray HT-BD1250 por 550 euros. O preço não me parece ser excessivo comparado com outras soluções (DVD normal ou só amplificação e colunas).
    Para gastar dinheiro prefiro comprar uma coisa em condições.
    Posso estar muito enganado mas como disse antes não “pesco” nada disto.

P.S. Puscifer, o fabricante do meu PC diz que a saida HDMI suporta video a 1080p e audio até 7.1 mas ao ligar à TV o som só dá no PC. Li qualquer coisa (no manual da TV) que os PC's devem ser ligados à porta HDMI1, e eu não sabia e liguei à saida 4. Tenho que o voltar a ligar e depois posso dizer mais qualquer coisa.

P.S. 2 Por acaso algum de voces apanhou um choque a mexer na TV? O meu irmão apanhou um granda esticão. O manual do Kit de montagem na parede faz referência a isto ser normal nestes aparelhos...
    Cumps.

10. vacalouca

vacalouca Muuuuderador
    Staff Member

Vais-me desculpar a sinceridade, mas kits All-in-One como o que referes, e "coisas como deve ser", são para mim conceitos mutuamente exclusivos.

Por esse preço compras um leitor Blu-Ray e um kit como o Sony DWG800, e ficas muito melhor servido. Não só ficas com melhor qualidade de som, como não ficas com o sistema todo inutilizado caso se avarie uma peça, como acontece nos kits All-in-one como esse que referes.

Quanto ao só conseguires stereo a partir do HDMI, quer-me parecer que tens algo mal configurado, pois como dizes o fabricante anuncia áudio 7.1. Se não dá como o fabricante anuncia, é trocar pois venderam-te gato por lebre.

Cumps

11. jasgg

jasgg Power Member

Boas, concordo, 2º para teres Audio 7.1 por HDMI, podes ter de configurar algo nos drivers de audio, lê bem o que diz o manual, ou vai ver se tens algo que te indique uma saida HDMI audio na configuracao de SOM do SO.

12. Já liguei o PC por HDMI à TV na saida 1 e o comportamento é completamente diferente nesta porta. A resolução é de 1920x1080 e penso que o audio seja transmitido com toda a qualidade.
    O ecran do PC fica negro, deixa de fazer som e toda a informação multimédia é passada para a TV ao contrário da porta 4 que só passa informação video e com uma resolução inferior.
    Fica a informação para quem queira ligar o PC à TV que o deve fazer sempre nesta saida.
    Alguém sabe se a Box HD+DVD da Cabovisão é alguma coisa de jeito no que toca a sinal digital e se tem saidas HDMI? Estou a mudar a residência e a Cabovisão é mais barata 10 euros/mês.
    Cumps.

13. jasgg

jasgg Power Member

No manual refere isso mesmo, no entanto, não me apercebi na minha que houvesse diferenças nas diversas entradas HDMI, mas eu tb so uso mmo uma delas, a 2 onde esta ligado o AMP.

Partilhar esta Página