1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

SAP BW - Dimensao de um cubo

Discussão em 'Programação' iniciada por kleinetaube, 16 de Agosto de 2012. (Respostas: 28; Visualizações: 3261)

1. kleinetaube

kleinetaube Power Member

Boa tarde, precisava que alguem me explicasse o que é a dimensao de um cubo em SAP BW?

é um pouco urgente!

Obrigado desde já pela vossa ajuda!

Cumprimentos

2. tripas

tripas To fold or to FOLD?

O cubo é multidimensional, ou seja tem mais mais que 3 dimensões...

3. kleinetaube

kleinetaube Power Member

-.-'

4. Expertinfo

Expertinfo Power Member

Bem, pelo que vejo estás a trabalhar em SAP BW, provavelmente no desenvolvimento de uma projecto de BI, e quem sabe numa empresa, e custa-me a crer que não sabes o que é uma dimensão! Estás pior do que eu!!

Bem, tentando explicar o que é a dimensão de um cubo, mas deverás ler sobre o que é um Data Warehouse/Data Mart. Posteriormente verás que parte integrante desses repositórios são os Factos e as Dimensões. Os factos é aquilo que queres analisar (ex. vendas, stock,) ou seja é o processo que pretendes analisar através de medidas numéricas de analise como preço, quantidade. Depois tens as dimensões de análise, ou seja, são as vistas pelo qual tu poderás analisar o processo de negocio (ex. tempo, hora, cliente, fornecedor, armazém, etc).Claro está, isto depois têm muito que se lhe diga. Depois dentro das dimensões encontras a hierarquias e relações.

Numa perceptiva vectorial: Temos o vector de analise (factos) e as respectivas dimensões que vão dar origem a esse mesmo vector. lol

Começa a ler e a praticar.

A pratica ganha-se com a experiência, e a experiência ganha-se com que sabe. Logo é muito difícil aprender bem sozinho!!!

Última edição: 17 de Agosto de 2012
  5. tripas

tripas To fold or to FOLD?

A explicação Expertinfo do deixa algo a desejar, anda lá perto, mas está muito confusa.

Imagina que tens uma tabela de factos, vamos supor vendas, montada sobre as seguintes dimensões: funcionário, loja, tempo, produto (como podes ver aqui indiquei 4 dimensões, mas o teu cubo certamente terá muitas mais...).

O cubo pode ser usado para extrair por exemplo informação temporal (informação das vendas por dia da semana, por hora, por feriado...), ou por produto (marca, categoria, ...), por loja (área da loja, localização geográfica, tipo de serviços oferecidos...), por funcionário (skills, genero [cuidado com este tipo de coisas porque aqui entra-se na parte da ilegalidade da discriminação],...).

O que nós não sabe-mos é se tu és suposto montar o cubo, ou se é suposto usares o cubo... Ou seja, não sabe-mos se és o programador do cubo ou o utilizador do cubo.

Última edição: 17 de Agosto de 2012
  6. Thorax

Thorax Power Member

Tudo são tabelas.
    Para criação de um Cubo é necessário proceder algumas metólogias e seguir umas regras. Começando nas ETL's (Extracção, Transformação e Load (Carregamento) de dados para as tabelas do cubo (Não te vou explicar isso). Agora aqui é que começa a coisa, ou seja um cubo tem tabelas de Factos e Dimensões.

Imaginemos fazer uma pergunta a base de dados que contém milhões e milhões de registos e muitas e muitas tabelas. Exemplo Hipermercados Continente.
    PERGUNTA: Quero saber ao longo do tempo, as variações de preço por metro quadrado de um determinado produto (exemplo papel )? (atenção agora eu inventei muito nesta pergunta mas de facto o cubo é mesmo isso, fazeres perguntas e segundos depois teres já um relatório desse produto detalhado em poucos segundos).

Ora bem a tabela factual vai conter todos os id's das tabelas de dimensões. Alem dos id's, a Factual é responsável por ter lá os valores de CALCULO como por exemplo um campo para soma, outra para media , outro para máximos e mínimos de valores ou seja tudo que seja valores fica na tabela de factual.

As dimensões são as restantes tabelas que ligam a factual que contém os detalhes, caso dos PRODUTOS com nome, Forncedor, É Nacional? , id , tipo , etc ou por exemplo outra Dimensão TEMPO que contém os campos de dia, mês ano, dia mês e ano por extenso e em vários formatos, trimestre a qual pertence , semestre, etc ou seja tudo relacionado com o TEMPO.

NA pergunta que fiz anteriormente as tabelas de dimensões são Produtos, TEMPO, e a factual é TABELA_VARIACAO_TEMPO_PRODUTO que contém os id's todos da tabelas tabelas de dimensões (Produtos e tempo) mais um campo que VALOR que é a preço por metro quadrado

Porque se faz isso:
    -Desnormalização das base de dados relacionais de forma a poder consultar e fazer muitas perguntas de forma rápida mostrando reports que seja fáceis a tomar decisões importantes na empresa.
    - Facilitar o processo de DRILL DOWN e rapidamente veres os resultados tipo a Soma dos valores por espaço de tempo, ou a media de valores por espaço de tempo.
    - Nunca trabalhei com SAP mas sei que é uma software muito poderosos e contem muitas tabelas e muitas transacções e o cliente não tem de saber de cor e salteado todas as transaçoes existentes. Portanto BI e pronto mostra dados e mostra os dados as perguntas que cliente quero saber.

Isto foi uma forma rápida de explicar o que é uma tabela de dimensão. Agora acho que devas de investigar um pouco mais o conceito de BI e Cubos e depois sim pedir ajuda a para mostrar exemplos disso em SAP
    Agora se estas numa consultoria e te mandam para uma área que não percebes, tens de te safar como podes e tens de perder muitas horas de investigação porque se não agradares o cliente estas feito ao bife.

7. Expertinfo

Expertinfo Power Member

Isto é tudo muito teórico! Na pratica os clientes não pretendem nada disso, eles querem la saber das somas, dos min, dos ma. Eles querem é um fron-end com gráficos e tabelas simples, com indicadores que mostrem os progresso do negocio. Business Intelligence é muito bonito mas é quem está fora, dentro não é nada facil, e quando nao se sabe e muito complicado perceber sozinho. Pois a ideia inicial e que fazer OLAP, e depois usar servidor para a sua utilização, apenas com factos do género - somas, e essas coisas todas, faz-se muito bem.

ja agora pergunto se ha alguem aqui com experiencia em MSQLServer SSIS-SSAS-SSRS em desenvolvimento, e com experiencia em empresas.?

8. Thorax

Thorax Power Member

Trabalhei apenas em MSQL Server SSIS e SSRS para o Governo de Angola, mas não em Analyse Server. Projecto Indicadores de Progresso de Angola
    Projecto de 2 meses!

9. Expertinfo

Expertinfo Power Member

Então e o OLAP foi desenvolvido em que tecnologia, se é que foi!!

10. flak

flak Power Member

Um dimensão de um cubo é um InfoObjecto contra o qual podem ser calculadas medidas.

Em BW podes essencialmente categorizar os InfoObjectos em 2 tipos: dimensões e índices. Os índices são as medidas, os valores efectivos. As dimensões é tudo o resto.

Um índice/medida/key figure é o valor que é efectivamente determinado por agregação ou soma.

As dimensões são os objectos contra o qual agregas as medidas.

Exemplo prático:

Produto | Tipo de produto | Custo
    Couve | Legumes | 10
    Bróculos | Legumes | 20
    Fairy | Detergentes | 20
    Amaciador | Detergentes | 10
    Leite | Lacticínios | 10
    Queijo | Lacticínios | 30

Nesta "tabela", tens as dimensões Produto e Tipo de produto. A medida "Custo" é agregada conforme as dimensões existentes.

Um cubo de BW é, essencialmente, um star schema. São várias tabelas.

A definição de dimensão e medida é sempre a mesma, podem é ter designações diferentes conforme os sistemas.

11. jotarada

jotarada Power Member

Estou a estagiar à 6 meses numa empresa nacional do ramo automovel num projecto de BI com MS SSIS SSAS e SSRS ... Ao fim deste tempo tenho que concordar com 2 coisas que já foram ditas aqui:

Entrei para aqui com pouca informação sobre o assunto algumas horas perdidas com um livro tecnico e tentar entender o que estava nas tabelas SQL facilitou o processo de aprendizagem.
    Hoje sinto me bastante à vontade com o assunto mas ainda tem muita coisa que nem faço ideia por onde lhe pegar :P

12. Expertinfo

Expertinfo Power Member

Hum, interessante.. encontro-me na mesma situação, no ramo da engenharia electrónica!

Fazer ETL + OLAP nao é dificil, com as tais somas etc... Mas quando o requisito são analises mais pormenorizadas, assim como KPI, etc...a coisa torna-se negra, para quem tem pouca experiência!

Percebes de MDX no SSAS?

Qual o front-end?

Última edição: 20 de Agosto de 2012
  13. jotarada

jotarada Power Member

No meu caso o ETL consegue ser uma verdadeira dor de cabeça ... temos montes de fontes de dados diferentes via ficheiros *TXT e *csv
    Sei fazer algumas coisas (nada de muito complexo) em MDX mas muitas fuções que não conheco ainda.
    Estamos a usar o BI NAVIGATOR como front end dos reports.
    Concordo quando falas das analises especificas e dos KPI's ... que dor de cabeça xD ... por vezes para facilitar as analises usamos tabelas dinamicas em excel :D

14. Expertinfo

Expertinfo Power Member

Mas és tu sozinho a desenvolver?

BI NVIGATOR? qual é a vantagem em relação ao reporting services manager? acede ao OLAP SSAS? e é free?

Última edição: 20 de Agosto de 2012
  15. jotarada

jotarada Power Member

não somos uma equipa de 4 pessoas ... mas quase nenhum de nós tem conhecimentos avançados ...
    vantagens do BI navigator não sei muito bem quais são mas eram o que usavam quando cheguei cá, e não me dei muito ao trabalho de perceber se existem melhores ou piores a esse nivel porque já temos trabalho que chegue xD.
    O projecto inicialmente foi proposto por uma empresa que trabalhava no ramo ... entretando foi migrando para "dentro" da empresa, por isso muito do que está implementado vai sofrendo algumas algumas alterações, por alteração dos requisitos e/ou outros factores.

16. Expertinfo

Expertinfo Power Member

Eu ...sozinho!

17. jotarada

jotarada Power Member

Coitado ... Também não sei a dimensão do teu projecto ... mas o nosso é gigantesco ...
    acho que somos pouca mão de obra para todo o trabalho que temos.

18. Expertinfo

Expertinfo Power Member

A dimensão é abrangente e correlaciona várias áreas da empresa. Sinto-me sozinho, sem apoio e sem força para continuar!!

19. Expertinfo

Expertinfo Power Member

O teu é estágio do que?

20. jotarada

jotarada Power Member

Desenvolvimento de uma estrutura que premite a integração do CRM da empresa com o dwh para possivel acompanhamento proactivo de clientes... Mas como é obvio não estou só a trabalhar nisto... Estou a ajudar na manutenção de todo o dwh, que com constantes alterações na rede de concessionários da empresa leva a que muitas coisas tenham que ser constantemente alteradas.

Partilhar esta Página