SAP BW - Dimensao de um cubo

Desenvolvimento de uma estrutura que premite a integração do CRM da empresa com o dwh para possivel acompanhamento proactivo de clientes... Mas como é obvio não estou só a trabalhar nisto... Estou a ajudar na manutenção de todo o dwh, que com constantes alterações na rede de concessionários da empresa leva a que muitas coisas tenham que ser constantemente alteradas.

Num processo ETL como é que vcs fazem os controlo de erros?


ou seja, se por alguma razão o etl falha, o DW e oOLAP nao e refrescado nesse momento. E pode colocar em risco a integridade dos dados, assim como no dia seguinte, pode ocorrer o mesmo erro e os dados novamente nao sao carregados.
De modo a compreender a robustez da solução é importante perceber como a solução se comporta na
eventualidade de ocorrerem erros. Os principais tipos de erros são:
1. Erros nas fontes de dados:
 Fontes de dados inexistentes;
 Dados errados nas fontes de dados.
2. Erros de execução:
 Erros de execução do próprio sistema;
 Erros durante o carregamento das tabelas de factos.
 
Nós temos uma tabela auxiliar de controlo que regista os passos do processo de ETL via SSIS, com a informação de qual o pacote que correu tempo demorado e se concluiu ou não com ou sem erros...
 
Nós temos uma tabela auxiliar de controlo que regista os passos do processo de ETL via SSIS, com a informação de qual o pacote que correu tempo demorado e se concluiu ou não com ou sem erros...


Como é que o fazem na prática? Ja agora as key das dimensões são incrementais e como foi realizado o dimension usage no SSAS?
 
Última edição:
E COMO É QUE O FAZEM na pratica?

Na pratica ele pode estar a utilizar estruturas de auxilio ao ETL, ou então tabelas de auditoria da DW.

outra questão.
As PK das dimensões são incrementais (identity)?
Como é realizado o dimension usage no ssas?

As dimensões não tem PK, as dimensões tem apenas key — é preciso chamar os bois pelos nomes, chaves dimensionais. Pode fazer como quiser, desde que sejam únicas e rápidas a gerar. Como quiser é como quem diz, dependendo da complexidade da coisa, pode até ter geradores de chaves... As únicas chaves que admitem inteligência são as chaves das dimensões temporais — para permitirem operações aritméticas diretamente sobre as chaves.
 
Pessoal! desculpem a demora, andei afastado deste topico.

Obrigado pelas clarificações.
A definição que me derem era a que eu sabia o que serviu para eu confirmar a tal definição

Pá tou numa empresa multinacional com dados de tudo e mais alguma coisa. estou dividido entre BI e outra area sendo que me quero dedicar cada vez mais ao BI. falta-me é bases e um formaçãozinha!

ja agora aproveitava para me aconselharem livros sobre essa materia.
se possivel um do genero "BI for Dummies" onde dê para entender todos os conceitos e noçoes básicas para ficar com um conhecimento mais abrangente sobre a ferramenta, e um outro livro mais tecnico e detalhado. (ja agora em ingles!)

Cumprimentos!
 
Pessoal! desculpem a demora, andei afastado deste topico.

Obrigado pelas clarificações.
A definição que me derem era a que eu sabia o que serviu para eu confirmar a tal definição

Pá tou numa empresa multinacional com dados de tudo e mais alguma coisa. estou dividido entre BI e outra area sendo que me quero dedicar cada vez mais ao BI. falta-me é bases e um formaçãozinha!

ja agora aproveitava para me aconselharem livros sobre essa materia.
se possivel um do genero "BI for Dummies" onde dê para entender todos os conceitos e noçoes básicas para ficar com um conhecimento mais abrangente sobre a ferramenta, e um outro livro mais tecnico e detalhado. (ja agora em ingles!)

Cumprimentos!


Ve os livros do Kimball que é um dos pioneiros do DW. http://www.kimballgroup.com/data-warehouse-and-business-intelligence-resources/data-warehouse-books/

No teu caso recomendo o The Data Warehouse Toolkit: The Complete Guide to Dimensional Modelin
 
Back
Topo