SAP, elite exclusiva????

kanadian

Membro
Pergunto-me como será possivél entrar no mercado de trabalho no que toca ao SAP, mil e uma ofertas de emprego, mas tudo com pedidos de certificação e séculos de experiência, pergunto-me como poderei atingir isso, mesmo que peça ao banco os milhares de euros necessarios para as certificações, falta-me a experiencia. Alguém sabe o caminho a seguir para enverdar numa carreira em SAP?
 
mais facil (porque estão sempre a meter gente e a sair... parece um pião.. é só rodar pessoal)

PT SI... se lá entras dão-te a formação toda que precises... por exemplo.... mas tens que te aplicar.... se não saltas fora....

e nem conta para o CV porque ter num CV a dizer que trabalhas-te na PT SI 1 ou 2 meses não é assim muito bom para as entrevistas que se seguem..
 
Eu sou programador de SAP em regime de outsourcing para um parceiro SAP no porto e, em breve a minha empresa deve tornar-se parceira SAP.

O melhor que te posso dizer é tentares realmente apanhar uma oportunidade onde um parceiro SAP esteja a recrutar pessoas e, mesmo sem experiencia, mostrares a tua vontade de aprender. Se tiveres a sorte de entrar, então depois vão-te aparecer as certificações, pagas pelo propria empresa.

Não te metas tu a investir em SAP, porque embora pareça que muitas vezes é uma porta de entrada, acredita que grande parte das empresas preferem começar com pessoal mais verde do que propriamente começarem a pagar um salario mais chorudo a quem já tem a experiência.

Boa sorte :)
 
Exactamente jatbas... se vais começar em SAP só te digo...boa sorte...

Eu felizmente já pouco faço de ABAP (AMEN!!!!) mas os projectos SAP que temos cá a funcionar, as equipas que vieram implementar, tinham mais rotação que as meninas que andam ai a atacar...
 
Pergunto-me como será possivél entrar no mercado de trabalho no que toca ao SAP, mil e uma ofertas de emprego, mas tudo com pedidos de certificação e séculos de experiência, pergunto-me como poderei atingir isso, mesmo que peça ao banco os milhares de euros necessarios para as certificações, falta-me a experiencia. Alguém sabe o caminho a seguir para enverdar numa carreira em SAP?

Eu comecei a trabalhar em SAP R3 numa empresa mas como utilizador. E fazia desenvolvimento de Software.
Como tal e viram k eu percebia mandaram-me para estagio.


Depois mudei de empresa, fazer desenvolvimento tb, e tinha de mexer no SAP Business One...
Viram que tinha jeito, começaram a pagar-me certificados.



Acho que é a melhor maneira para os conseguir arranjar ,)
 
o que não deve faltar é consultoras a querer recem licenciados, para lhes dar uma formação rápida e interna (logo barata) de sap, e depois mandar os recursos pagos a peso de ouro pelos seus clientes (recursos esses que se forem pagos a preço de bronze já têm muita sorte)
 
Bem idealmente terás que ter uma licenciatura a nivel de informatica, gestao, economia
Depois necessitas de ter uma oportunidade de emprego (estagio) sem experiencia. Apos teres experiencia é sempre a rodar :)
O que te recomendo é a mandares o cv para as consultoras que trabalham com SAP e nao só, e quando fores à entrevista mostra a tua vontade de ir para a area de SAP.
Tens depois de ter em conta se te vao contratar como um perfil mais funcional ou mais tecnico

abraço e boa sorte
 
Nada mais fácil do que entrar no mundo do SAP. Sair é que são elas :)

Como já te disseram, para quem tenha uma licenciatura em gestão, economia, informática ou afins, é muito fácil. Envia CV's para tudo quanto é consultora de TI's:

- Accenture
- Logica
- Cap Gemini
- Novabase
- PT SI
- Deloitte
- Glintt

and so on, so on, so on...

Tirar certificações? Esquece, no need. Só vale a pena após teres experiência, para te estabelecers como freelancer.
 
SAP é um mundo.
Tenho várias pessoas a trabalhar em SAP e é como dizem, não começaram por tirar certificações. Foram para uma consultora, sem grandes conhecimentos e demonstraram interesse em começar e aprender SAP a fundo. Geralmente começam com Sap Businness One e evolui-se naturalmente para SAP/R3.

Não trabalhei directamente com SAP só mesmo com RFC's de SAP, ou BAPI's. Mas o grande segredo está na parametrização e como paremetrizar. O SAP faz-me lembrar aqueles monstros pesados que respiram, lol, mas é uma ferramenta potentissima e com boa saida no mercado.
 
Eu trabalho em SAP há cerca de ano e meio e não necessitei de qualquer tipo de certificação para começar, a forma mais simples de entrar neste "mundo" é mesmo através de uma consultora, se fores ao itjobs tens dezenas de ofertas na área, muitas delas para recém licenciados sem experiência.

Falando um pouco da minha experiência, fiz estágio profissional numa consultora parceira da SAP, na altura a minha experiência neste campo era zero, tive uma formação interna de 2 meses, no final desses dois meses e com base na avaliação foi-nos assiganada uma área SAP e fomos distribuidos pelos projectos existentes na altura, depois foi começar a trabalhar e a ganhar experiência, no final do estágio fui avaliado e assinei contrato com a empresa, portanto como vês não foi necessário investir rios de dinheiro em certificações, nem ter montes de anos de experiência, alias é até das áreas que mais apostam em contratar recém licenciados.

Pessoalmente adoro o que faço, mas não é qualquer perfil que se enquadra numa profissão deste genero, falando apenas da área funcional, que é onde estou precisas de muita paciência pois vais trabalhar com todo o genero de clientes, vais dar muitas formações, etc. Precisas de ter uma elevada resistência ao stress, pois tens prazos apertadissimos para cumprir, tens por vezes diversos projectos a decorrer ao mesmo tempo e mesmo com dias de 24 horas não consegues responder a todas as solicitações , para além do ocasional problema que tem de ser resolvido para ontem. Tens que ser auto didacta e ter uma elevada capacidade de aprendizagem. Tens de ser seguro de ti, pois vais fazer montes de apresentações a possiveis clientes que te vão bombardear de perguntas :D . Depois tens que ter em consideração que não é um trabalho das 9 as 5, vais ter muitas vezes que trabalhar bem mais que as 8 horas diárias e fins de semana isto aliado à elevada mobilidade, ou seja hoje podes estar no Porto, amanhã em Lisboa e no dia a seguir em Luanda, vai fazer com que a tua vida social/pessoal seja um bocado prejudicada. Tudo o resto é fantastico, quer dizer a remuneração também não é nada de extraordinário, a não ser que sejas freelancer, ai é algo de obsceno :P
 
Última edição:
Desculpa que te diga astrisko, mas isso não é trabalhar em SAP, isso é ser escravo em SAP.

- Dar formações (até aceito sem stress, muitas vezes a pessoa que desenvolve é a mais indicada enquanto o resto da equipa não apanha o fundamental)
- Fazer apresentações a possíveis clientes que te vão bombardear de perguntas (não existe Departamento comercial??);
- Provavelmente trabalho de programação e de parametrização;

É que vai aí uma salgalhada de funções... o que no meu ponto de vista é sempre mau, vai contribuir sempre para o stress do trabalhador, que digas que aguentas bem, afecta sempre o bem estar e a produtividade da pessoa e a longo prazo poderá provocar efeitos muito nefastos.
 
Desculpa que te diga astrisko, mas isso não é trabalhar em SAP, isso é ser escravo em SAP.

- Dar formações (até aceito sem stress, muitas vezes a pessoa que desenvolve é a mais indicada enquanto o resto da equipa não apanha o fundamental)
- Fazer apresentações a possíveis clientes que te vão bombardear de perguntas (não existe Departamento comercial??);
- Provavelmente trabalho de programação e de parametrização;

É que vai aí uma salgalhada de funções... o que no meu ponto de vista é sempre mau, vai contribuir sempre para o stress do trabalhador, que digas que aguentas bem, afecta sempre o bem estar e a produtividade da pessoa e a longo prazo poderá provocar efeitos muito nefastos.

- Dar formação é normal em todos os projectos, pelo menos aos key users, que posteriormente a darão aos restantes utilizadores.

- É obvio que temos departamente comercial e são eles que fazem as apresentações iniciais e entram em contacto com os clientes, no entanto numa fase mais avançada, quando o cliente, pretende ter um conhecimento mais detalhado do sistema e determinar se de facto cobre todas as suas necessidades ai normalmente são os consultores que fazem as apresentações, pois estamos melhor preparados para responder a certas questões relativas aos nossos módulos.

- Programação/Parametrização, claro :D

No fundo faz tudo parte da profissão, é obvio que pode ser stressante e é, neste ponto concordo plenamente contigo, por muito bem que uma pessoa o consiga gerir este terá sempre efeitos nefastos a médio/longo prazo, mas infelizmente não é apenas nesta profissão que estamos sujeitos ao stress. De qualquer forma e apesar de todos os pontos negativos sinto-me realizado profissionalmente :D
 
olá,
eu registei me só para poder participar neste tópico do forum.
eu terminei o meu curso este ano em Eng.Informática e estou numa empresa em Lisboa a iniciar uma formação em local de trabalho de 2 meses em Administração Sistemas SAP R3.
Para os que começaram como eu, podem me dar algumas dicas para ter sucesso nesta área?o que querem dizer qd falam que as pessoas rodam muito nas empresas?existem muitos empregos na área ou as pessoas sao facilmente despedidas pq existe muita gente com estes conhecimentos?

Para terminar digam me o q será um bom ordenado para inicio de carreira nesta área?e no futuro?

Obrigado a todos...
 
Aí é que te enganas bem. O segredo de um bom emprego não é o ser bem pago, mas sim a qualidade de vida que se consegue obter do mesmo. São coisas muito diferentes.

Eh pá...eu não trabalho em informática, muito pelo contrário, sou eng. mecânico e digo-vos: esta frase aqui do jatbas disse tudo :p
 
Eu como consultor TI e tendo muitos amigos meus a trabalhar nesta area, observo que se abusa um pouco nas horas de trabalho, daí dizer que se em compensação me pagarem bem, compensa um pouco. Mas nestas areas nao existe aquele horario das 9 as 6. trabalha se sempre muito mais. O que interessa é gostar do que fazes e sentires q o teu trabalho é valorizado
 
Back
Topo