Sap R3

Slowmottion

Power Member
Boas,

Alguem sabe de um programa que me ajude a automatizar a extracção de dados do SAP para EXCEL ?

É que todos os meses tenho que tirar informação do modulo CO, passar para excel e trabalhar para fornecer um relatório de apoio à decisão.

Se puderem dar uma dica...ou um Link...agradeço ;)
 
Tens o SAP Bex (Business Explorer) que é um XLS que vai buscar automaticamente dados ao BW. Poderás conseguir alterar a progamação para os dados que desejas

Penso eu de que...
 
Obrigado, vou tentar o SAP BEX...

Em Pearl não sei como fazer ...

Eu simplesmente utilizo o SAP, o que pretendo é um programa/aplicação simples que me permita tirar todos os meses a informação pretendida para excel.

Se calhar estou a querer muito...mas vou procurando.

Obrigado
 
Última edição:
Tens outra solução. Pedes à equipa de desenvolvimento do SAP para efectuar a recolha de dados que pedes para um tipo de ficheiro (TXT, XLS, XML) que te permita depois manipular os dados em Excel. Há processos automáticos para isso
 
Andr0m3da disse:
q tipo de acesso tens ao SAP?
é q extrair os dados... é na boa.

Exacto. Não tenho qq experiencia no modulo CO mas em HR existe uma série de ferramentas standard que permitem fazer queries ao sistema. E depois é só trabalhar com o output no nosso amigo excel.

Não devo der ajudado mas fica aqui a minha bitola na mesma.
 
Podes aceder à base de dados sem recorrer ao SAP propriamente dito. Nós temos SAP sobre base de dados Oracle, e eu extraio dados das tabelas do SAP com Access por exemplo. É essencial é conhecer a estrutura de dados, mas no nosso caso só temos o módulo de RH e como eu fiz muitos desenvolvimentos em ABAP4 a nivel de relatórios, não precisava propriamente de extrair os dados usando o próprio SAP, pois conheço bastante bem as tabelas.
 
El sebasti disse:
HR existe uma série de ferramentas standard que permitem fazer queries ao sistema. E depois é só trabalhar com o output no nosso amigo excel.


Que ferramentas são essas?

A minha ideia é arranjar uma dessas ferramentas...não sei é quais existem.

Sobre o tipo de acesso, ainda tenho que ver...não sei.

Obrigado
 
Última edição:
Slowmottion disse:
Que ferramentas são essas?

A minha edeia é arranjar uma dessas ferramentas...não sei é quais existem.

Sobre o tipo de acesso, ainda tenho que ver...não sei.

Obrigado

Transacções standard do modulo HR (não tens que instalar nada adicinal - elas já lá estão). Ex. SE16, PAAH, SE38. Uso estas para diferentes tipos de queries ao sistema, conforme a informação que pretendo obter. Por vezes tenho que combinar o output das três para obter o resultado/info que pretendo - daí ter mencionado o excel.

Sou apenas um utilizador de SAP-HR por isso não te sei dizer se tens estas transacções disponíveis em CO ou se existe melhor alternativa para o que pretendes.
 
SE16, PAAH, SE38.
Quanto a PAAH não sei o que faz, mas a SE16 é para ver dados de tabelas, e a SE38 é para correr ou ver código de reports. Resumindo, se os dados não estiverem numa tabela, ou não houver um report que gera o que queres não serve de nada.

A maneira mais facil é pedires a um ABAPer que tenhas para ai que te escreva um report à medida do que queres. Assim até podes por um job a correr em background que todos os dias te manda o report para o mail. Nem precisas entrar no SAP.
 
AwakE disse:
Quanto a PAAH não sei o que faz, mas a SE16 é para ver dados de tabelas, e a SE38 é para correr ou ver código de reports. Resumindo, se os dados não estiverem numa tabela, ou não houver um report que gera o que queres não serve de nada.

A maneira mais facil é pedires a um ABAPer que tenhas para ai que te escreva um report à medida do que queres. Assim até podes por um job a correr em background que todos os dias te manda o report para o mail. Nem precisas entrar no SAP.


PAAH = Ad-hoc queries

Na SE38 costumo usar um report (Wage type statment) que lê resultados de payroll e julgo ser standard.

Ele em CO concerteza terá ferramentas semelhantes ou equivalentes. Se tiver autorizações suficientes não precisa de ninguem de ABAP para criar um job com a regularidade que quiser a enviar para onde lhe apetecer.

Slowmottion não tens um suporte técnico de SAP? Mexe-te e vê se te dão uma formação rápida no que precisas e eventualmente autorizações caso não as tenhas já. Se não conseguires ou se não resultar por qq motivo então a sugestão do AwakE deve ser a melhor alternativa.
 
Já agora, alguem tem o SAP instalado a nível particular? Para brincar um bocado com isto

Consegui aqui uma versão, instalei, servidor e cliente, mas agora não sei como entrar nisto...
 
Back
Topo