1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Sap R3

Discussão em 'Programação' iniciada por Slowmottion, 4 de Março de 2005. (Respostas: 13; Visualizações: 2000)

1. Slowmottion

Slowmottion Power Member

Boas,

Alguem sabe de um programa que me ajude a automatizar a extracção de dados do SAP para EXCEL ?

É que todos os meses tenho que tirar informação do modulo CO, passar para excel e trabalhar para fornecer um relatório de apoio à decisão.

Se puderem dar uma dica...ou um Link...agradeço ;)

2. Seavoices

Seavoices Power Member

Tens o SAP Bex (Business Explorer) que é um XLS que vai buscar automaticamente dados ao BW. Poderás conseguir alterar a progamação para os dados que desejas

Penso eu de que...

3. Podes tb fazer isso mais à "hard-core". Nada que um pouco de PERL nao ajuda

http://search.cpan.org/~schoen/R3-0.31/R3.pm ou mais coisas do género.. fazes um scriptzeco que corre automaticamente no cron e tens um xls novo todos os dias de manhã na tua inbox..

4. Slowmottion

Slowmottion Power Member

Obrigado, vou tentar o SAP BEX...

Em Pearl não sei como fazer ...

Eu simplesmente utilizo o SAP, o que pretendo é um programa/aplicação simples que me permita tirar todos os meses a informação pretendida para excel.

Se calhar estou a querer muito...mas vou procurando.

Obrigado

Última edição: 4 de Março de 2005
  5. Seavoices

Seavoices Power Member

Tens outra solução. Pedes à equipa de desenvolvimento do SAP para efectuar a recolha de dados que pedes para um tipo de ficheiro (TXT, XLS, XML) que te permita depois manipular os dados em Excel. Há processos automáticos para isso

6. Andr0m3da

Andr0m3da Power Member

q tipo de acesso tens ao SAP?
    é q extrair os dados... é na boa.

7. El sebasti

El sebasti Power Member

Exacto. Não tenho qq experiencia no modulo CO mas em HR existe uma série de ferramentas standard que permitem fazer queries ao sistema. E depois é só trabalhar com o output no nosso amigo excel.

Não devo der ajudado mas fica aqui a minha bitola na mesma.

8. jjoao

jjoao Power Member

Podes aceder à base de dados sem recorrer ao SAP propriamente dito. Nós temos SAP sobre base de dados Oracle, e eu extraio dados das tabelas do SAP com Access por exemplo. É essencial é conhecer a estrutura de dados, mas no nosso caso só temos o módulo de RH e como eu fiz muitos desenvolvimentos em ABAP4 a nivel de relatórios, não precisava propriamente de extrair os dados usando o próprio SAP, pois conheço bastante bem as tabelas.

9. Slowmottion

Slowmottion Power Member

Que ferramentas são essas?

A minha ideia é arranjar uma dessas ferramentas...não sei é quais existem.

Sobre o tipo de acesso, ainda tenho que ver...não sei.

Obrigado

Última edição: 6 de Março de 2005
  10. El sebasti

El sebasti Power Member

Transacções standard do modulo HR (não tens que instalar nada adicinal - elas já lá estão). Ex. SE16, PAAH, SE38. Uso estas para diferentes tipos de queries ao sistema, conforme a informação que pretendo obter. Por vezes tenho que combinar o output das três para obter o resultado/info que pretendo - daí ter mencionado o excel.

Sou apenas um utilizador de SAP-HR por isso não te sei dizer se tens estas transacções disponíveis em CO ou se existe melhor alternativa para o que pretendes.

11. AwakE

AwakE Banido

Quanto a PAAH não sei o que faz, mas a SE16 é para ver dados de tabelas, e a SE38 é para correr ou ver código de reports. Resumindo, se os dados não estiverem numa tabela, ou não houver um report que gera o que queres não serve de nada.

A maneira mais facil é pedires a um ABAPer que tenhas para ai que te escreva um report à medida do que queres. Assim até podes por um job a correr em background que todos os dias te manda o report para o mail. Nem precisas entrar no SAP.

12. El sebasti

El sebasti Power Member

PAAH = Ad-hoc queries

Na SE38 costumo usar um report (Wage type statment) que lê resultados de payroll e julgo ser standard.

Ele em CO concerteza terá ferramentas semelhantes ou equivalentes. Se tiver autorizações suficientes não precisa de ninguem de ABAP para criar um job com a regularidade que quiser a enviar para onde lhe apetecer.

Slowmottion não tens um suporte técnico de SAP? Mexe-te e vê se te dão uma formação rápida no que precisas e eventualmente autorizações caso não as tenhas já. Se não conseguires ou se não resultar por qq motivo então a sugestão do AwakE deve ser a melhor alternativa.

13. Slowmottion

Slowmottion Power Member

OK, vou ver se consigo uma formação sobre isto.

Muito obrigado a todos

Daqui a uns dias voltarei com mais perguntas...ou com a solução ;)

14. Slowmottion

Slowmottion Power Member

Já agora, alguem tem o SAP instalado a nível particular? Para brincar um bocado com isto

Consegui aqui uma versão, instalei, servidor e cliente, mas agora não sei como entrar nisto...

Partilhar esta Página