Sap

Ansatsu

Power Member
Boas alguém tem ebooks ou algo relacionado com sap que me possa ajudar a perceber melhor o funcionamento dele?

Vou ter um estagio profissional no qual se me der bem fico lá. E vou trabalhar em sap, na entrevista disse que não tive Sap na Universidade e como tal não percebo, e ele disse para não me preocupar que aprendo lá e que não conhece nenhuma univ que dê Sap por isso é normal.

Contudo eu queria ter o trabalhinho de casa feito. Se alguém pude ajudar, fico a agradecer-lhe ;)
 
os manuais da SAP têm copyright estampado por tudo quanto é sítio.
 
Última edição pelo moderador:
Depende muito do que tenhas que fazer com o SAP, mas regra geral é de simples utilização.

Para teres uma ideia na empresa onde trabalho, cerca de 500 pessoas trabalham com SAP. Desde empregados com a escolaridade obrigatória até malta formada em TI.

Bem, se fores para uma area de TI em que tenhas que fazer desenvolvimentos em SAP ou fazer Helpdesk então aí a coisa complica-se. Se for este o caso deixa lá que também não te adiantam uns ebooks sacados da net.

Se fores para uma area da empresa onde façam uso específico de uma ou duas ferramentas do SAP então só vais ter que dominar meia duzia de ecrâs, que ainda por cima poderão ter algumas nuances em relação ao standard. Por isso também não me preocupava muito nesta situação.
 
Tem piada pq o pessoal fala de SAP aqui e em todo o lado como se fosse o Word ou o excel...


Ele tem uma certa razão no que diz!

Se ele for trabalhar meramente com uma ou duas aplicações sap, nao há nada como umas boas horas de formação, contudo se ele for desenvolver aplicações sap ai já tem que saber abap (linguagem de programação utilizada para desenvolvimento do sap) ou entao Vb .Net ai ele ja terá que fazer trabalhos de casa e muitos......
 
Quando fui á entrevista, disseram-me que teria provavelmente uma formação intensiva de 3 semanas na Alemanha, a empresa é de lá.


A empresa faz peças de plastico para automoveis, mas querem alguém para desenvolver em SAP e depois os proprios empregado vão usar o SAP para controlo das peças que fazem, material usado etc etc

Penso que é mais ou menos isso que vou fazer.

Mas tb tou acho que tou na boa, pois disse-lhe directamente que nunca tinha mexido em SAP e ele disse que aprendia lá.

O que eu gosto mm de fazer é desenvolver software, usando o C# .Net de preferencia.
 
se gostas mesmo é de programar acho que SAP não é para ti... quanto muito irias candidatar-te a BC, que são os programadores de SAP (a bela da linguagem chama-se ABAP e não tem NADA a ver com arquitecturas .net e afins).

por outro lado, formação e experiencia em SAP costuma ser sinónimo de colocação facil no mercado de trabalho e possibilidades de carreira.

Eu tive formação interna nos módulos de Logística (SD e MM, respectivamente vendas e compras), bem como em SAP BW (Datawarehouse), agora trabalho com outros softwares.
 
se gostas mesmo é de programar acho que SAP não é para ti... quanto muito irias candidatar-te a BC, que são os programadores de SAP (a bela da linguagem chama-se ABAP e não tem NADA a ver com arquitecturas .net e afins).

por outro lado, formação e experiencia em SAP costuma ser sinónimo de colocação facil no mercado de trabalho e possibilidades de carreira.

Eu tive formação interna nos módulos de Logística (SD e MM, respectivamente vendas e compras), bem como em SAP BW (Datawarehouse), agora trabalho com outros softwares.

Mas não posso desperdiçar a oportunidade, tb tenho curiosidade de ver como é, e é um estagio profissional. Enquanto lá ando tb ganho uns trocos, e aproveito e ganho curriculo tb :)

Só espero é conseguir safar-me no Sap :p
 
eu pessoalmente gosto muito mais da parte funcional do que parte técnica... mas há quem goste mais do contrário.

e formação SAP, na alemanha, é paga a peso de ouro... é uma oportunidade a não desperdiçar, sobretudo se fores um recém licenciado.
 
eu pessoalmente gosto muito mais da parte funcional do que parte técnica... mas há quem goste mais do contrário.

e formação SAP, na alemanha, é paga a peso de ouro... é uma oportunidade a não desperdiçar, sobretudo se fores um recém licenciado.

Digo-te que essa parte de ir á alemanha agradou-me bastante, pelos motivos obvios ehehe

O meu maior receio, e por isso é que criei o topico, é que eu não faço ideia o que me espera, porque nunca vi o Sap sequer. Ou seja, não sei se é facil, medio ou dificil. Basicamente não sei o que me espera.
E eu gosto sempre de saber o que me espera e fazer o trabalho de casa, para chegar lá e supreender.


Quanto a isso, tenho o Bacharel. Entretanto o meu curso mudou e já n é bietapico, passou a licenciatura. E deixei 2 cadeiras pra tras. Uma delas ate vai desaparecer com o tratado de bolonha.
 
eu nao sei que curso tiraste, mas deves ter noção do que é um ERP (é o que o SAP é).

basicamente tens módulos diversos, para a parte de finanças, logística, recursos humanos, etc, e que estão todos interligados entre si.

tem um interface um bocado estranho para quem está habituado a windows, mas nada que uma pessoa não se habitue rápido.
 
Dá uma vista de olhos aqui. Não sou programador no entanto acho que dá para teres uma noção do que é ABAP.

Também podes ir registar-te aqui e depois ir à procura de material eLearning aqui.

Enjoy.
 
Última edição:
Back
Topo