1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. A secção Microsoft/Windows encontra-se actualmente em processo de reestruturação.
    Remover anúncio

Sap ?!

Discussão em 'Windows Desktop e Surface' iniciada por peter alien, 26 de Novembro de 2003. (Respostas: 21; Visualizações: 2539)

1. peter alien

peter alien Power Member

Alguém me sabe explicar o que é o SAP, e onde posso obter manuais dele na Net ?

2. estigma

estigma Power Member

Ano passado houve uma convenção de SAP na EXPO... maioria das GRANDES empresas em Portugal usa o software deles.
    Sei que a Vodafone usa muito a SAP...

São programas (INTRANET) que simplifica processos... mas não sei muito mais. Sei que o valor das licenças é muito alto.

Manuais? Só oficiais... acho...
    http://www.sap.com/
    http://www.sap.com/portugal/training/

Já agora necessitas disso?

...

3. peter alien

peter alien Power Member

Sim nem que fosse para ler um bocado sobre o SAP... tenho ido a algumas entrevistas p/ emprego e tenho ficado lixado por causa disso :'(

4. Mig

Mig Power Member

Depende da tua área profissional.

Há um programa de cálculo automático de estruturas (Engª Civil) que também se chama SAP.

Infelizmente, se for esse o teu caso, não tenho nada disso... :rolleyes:

EDIT: Se fores "cliente" da mula arranja-se lá qq coisita. Uma pesquisa por SAP ditou 46 resultados, por isso seja qual for o SAP, deve lá estar. :)

Última edição: 26 de Novembro de 2003
  5. paraver

paraver Power Member

O SAP é um software integrado de gestão comporta diversos módulos: FI (financeiro), MM (Imobilizado), CO (contabilidade analítica), HR (Recursos Humanos), PP (vendas), ABAP4 (programação), etc, etc... É um Mundo, e por isso existem diversos manuais. O módulo Financeiro tem 10! dossiers grandes!!!

O único local onde se pode obter formação é na SAP Portugal (Quinta da Fonte - Oeiras), e julgo que para o ano abrirá uma filial no Porto.

Não é normal alguém por sua iniciativa instalar SAP no PC de casa. O custo das lincenças anuais são grandes... Depois paga-se ainda pelo número de utilizadores, pelos módulos instalados, pela configuração do sistema, pela facturação da empresa... A instalação do SAP só é feita por empresas por ela acreditadas.

Só para dar um exemplo, em 2001 uma Academia SAP-FI, 5 semanas, custava 1.500 cts + IVA...

6. peter alien

peter alien Power Member

A questão era aquela que eu referi inicialmente: "...para ler um bocado sobre o SAP... tenho ido a algumas entrevistas p/ emprego e tenho ficado "lixado" por causa disso (por não ter conhecimentos dele)".

Como eu não sabia que tipo de aplicação era, pensei em ir lendo qualquer coisa acerca dela, mas parece que não é própriamente uma aplicação, nem levezinha nem baratinha por aquilo que vocês já me deram a entender.

:'(

7. estigma

estigma Power Member

Procura umas noções para não ficares totalmente nas escuras. Depois existe aquele bom argumento que o pessoal adapta-se muito bem a ambientes informaticos novos.

Acho que por norma as empresas que usam SAP são grandes suficientes para oferecer sempre formação ao pessoal que vai trabalhar em SAP.

Antes isso do que AS400... isto sim é uma m...

8. Tafinho

Tafinho Power Member

Explica-me qual a relação entre o AS/400 que é um bocado de hardware e o SAP/R3 que é apenas software...

9. Caius

Caius Power Member

Sem estar a meter uma argolada. O As400 é um software de gestão da IBM (contabilidade / vendas / RH / etc...) que já é desenvolvido à uma série de anos. Pareçe um ambiente MS-DOS.

Enquanto que o SAP corre em Windows. Quem conhecer as noções básicas do windows / excel safa-se perfeitamente com o SAP. Qualquer empresa que tenha o SAP instalado dá necessariamente formação aos empregados.

Por isso nas entrevistas diz que tens bons conhecimentos como utilizador de informática :003: :003: :003:

10. Tafinho

Tafinho Power Member

Sei que a IBM tem isso, mas AS/400 são as máquinas que correm isso:

como estas:[​IMG]

As actuais iServer, ex-AS/400.

O SO chama-se OS/400 V5R2 (versão actual)

11. EndUser

EndUser Power Member

Trabalho em SAP, e posso dizer que deve ser das coisas mais instáveis que vi, apesar de, ter muitas funções para "business workshop", é realmente bastante instavel. Segundo sei pelos colegas um programador que saiba mexer nisto ganha dinheiro que se farta.

12. estigma

estigma Power Member

Exacto... Parece MS-DOS mas corre em WINDOWS com um emulador.

Trabalho com isto desde de 2001...

13. Triston

Triston Aku Soku Zan SM

LoL jovem, para ja lembra-te que estas a fazer parte de uma experiencia piloto, ha mto pouca gente em portugal a usar o modulo de CRM da SAP, a maioria do pessoal usa CIBEL.
    [Nota: Eu sou o sysadmin deste gajo]

Ate agora a definição do pararaver foi a mais precisa =)

So uma nota o SAP nao corre so em windows =) tb corre em unix =)

14. EndUser

EndUser Power Member

Pois é... por isso é que eu disse que isto anda instável... agora já se sabe porquê... :D

:die:

15. timber

timber Zwame Advisor

No meu trabalho so falta o tecto ser gerido pelo SAP
    Mas e uma coisa que nao me interessa para nada
    So sei que corre em servidores Alpha da Compaq e que foi instalado pela rapaziada da EDINFOR
    Olha ate vou usar o SAP agora
    Vou marcar as minhas ferias de Natal pro boss depois aprovar

16. Feiticeiro

Feiticeiro Power Member

Eu conhecia alguêm que programava em Sap e dizia que aquilo é uma autêntica bosta.

17. peter alien

peter alien Power Member

Pois é... mas é o que mais tem aparecido em matéria de pedidos de emprego.

Acho que vou seguir o conselho do Caius.

18. Caius

Caius Power Member

força ai Peter

19. bcunha

bcunha Power Member

Ajuda se já conheceres Oracle, visto que a(s) bd(s) por detrás dos modulos SAP são Oracle, isto do ponto de vista de admin., se for do ponto de vista do utilizador é pacifico.

Quanto a manuais tens bues na net, na propria SAP se quiseres.

Cmps.

20. peter alien

peter alien Power Member

Em principio seria como utilizador.

Bom, vou fazer mais uns "searches" para ver se encontro alguma coisa acerca do dito.

Partilhar esta Página