Sapo ADSL 2M: estável durante o dia, instável durante a noite

iceman

Power Member
Pois é isto mesmo, passa-se qualquer coisa de esquisito com a minha ligação, tenho um router/modem adsl sempre ligado, e durante o dia até por volta das 19 hrs a ligação está sempre estável nunca perde sincronismo, o ip mantem-se sempre o mesmo, nunca fico sem net. A partir desta hora e durante a noite é as ligações sempre a cair, muito esquisito mesmo, os programas que utilizo são sempre os mesmos durante o dia ou durante a noite.
Sei que aquecimento não é, nem leases time.
 
Pois é isto mesmo, passa-se qualquer coisa de esquisito com a minha ligação, tenho um router/modem adsl sempre ligado, e durante o dia até por volta das 19 hrs a ligação está sempre estável nunca perde sincronismo, o ip mantem-se sempre o mesmo, nunca fico sem net. A partir desta hora e durante a noite é as ligações sempre a cair, muito esquisito mesmo, os programas que utilizo são sempre os mesmos durante o dia ou durante a noite.
Sei que aquecimento não é, nem leases time.

Pois. Certamente terá a ver com falta de capacidade a nível da central telefónica, fibras até a zona de agregação de IP's ou mesmo no backbone da Sapo. Mas descreve melhor os problemas que tens. Perdes sincronismo à noite? Perdes velocidade? Como ficam os valores da attenuation?
 
Pois. Certamente terá a ver com falta de capacidade a nível da central telefónica, fibras até a zona de agregação de IP's ou mesmo no backbone da Sapo. Mas descreve melhor os problemas que tens. Perdes sincronismo à noite? Perdes velocidade? Como ficam os valores da attenuation?

Deves ter conhecimento que é á noite que o ppl deixa os PC's ligados a sacar...
Ora isto aumenta e muito a banda requirida por todos os PC's o que leva a uma instabilidade na central da Sapo...
Mas pode ser somente da tua linha telefónica... E sendo assim pegas no telefone e telefonas pa Sapo...BOA SORTE!!!:P




cumpzZz
 
Eu conheço casos (não aqui, mas em França) de clientes cujos cabos passam demasiado perto de postes de luz na rua, e à noite, com eles ligados, a ligação à net fica perturbada. E também há casos de aparelhos ligados em casa à noite que também podem perturbar a linha.

Pode parecer estúpido mas às vezes é melhor verificar essas coisas estúpidas e assim evitamos passar por totós à frente dos técnicos do ISP!
 
Deves ter conhecimento que é á noite que o ppl deixa os PC's ligados a sacar...
Ora isto aumenta e muito a banda requirida por todos os PC's o que leva a uma instabilidade na central da Sapo...
Mas pode ser somente da tua linha telefónica... E sendo assim pegas no telefone e telefonas pa Sapo...BOA SORTE!!!:P




cumpzZz

Eu sei disso. São as horas de maior tráfego na rede. Por isso mesmo é que falei e lhe pedi pra ele descrever o problema:)
 
Só pode ser instabilidade na central do sapo, estive a ver os logs do router e hoje desde as 10H sensivelmente já perdi o sincronismo 14 vezes!!! durante o dia nem uma unica vez foi abaixo, os aparelhos que estão ligados de dia são os mesmos que estão á noite, a utilização do telefone é nula durante o dia e durante a noite.
 
Só pode ser instabilidade na central do sapo, estive a ver os logs do router e hoje desde as 10H sensivelmente já perdi o sincronismo 14 vezes!!! durante o dia nem uma unica vez foi abaixo, os aparelhos que estão ligados de dia são os mesmos que estão á noite, a utilização do telefone é nula durante o dia e durante a noite.

como estao os niveis de sinal e de ruido?posta ai os valores,iosso pode ser alguma interferencia eletromagnetica,pode estas a afectar directamente o aparelho ou entao é a propria linha que o capta,experimente mudar o router de local e ve se acontece o mesmo.
 
há muita gente com os problemas que ele tem.. perda de sincronismo durante a noite.
houve aí uma altura em que todos os dias perdia a ligação um pouco depois da meia-noite (tipo 00:05h).
 
Só pode ser instabilidade na central do sapo, estive a ver os logs do router e hoje desde as 10H sensivelmente já perdi o sincronismo 14 vezes!!! durante o dia nem uma unica vez foi abaixo, os aparelhos que estão ligados de dia são os mesmos que estão á noite, a utilização do telefone é nula durante o dia e durante a noite.

Se perdes sincronismo não é central da Sapo. A Sapo não tem centrais. No caso de áreas sem desagregação é assim: a PT é o operador de STF que tem as centrais. Lá, tens o DSLAM que reune todas as linhas do ADSL a seguir aos fiadores (sitio onde as linhas estão ligadas...existem fiadores para linhas com ADSL e fiadores para linhas sem ADSL...estão separadas) e aos filtros de sinal(dividem o sinal ADSL e o sinal POTS) e de seguida tens a fibra óptica que liga por ATM os DSLAM à central de agregação de IP(só há duas...Lisboa/Sul e Porto/Norte). Só aí é que há equipamentos de cada ISP.
Portanto, se perdes sincronismo, ou é algum problema em tua casa ou na própria linha telefónica ou então, é falta de capacidade na central.
Já agora, a que distância vives da central?

Exemplo de fiadores:
patchpanel.jpg
 
Da minha casa á central deve ser +- 5km, na altura em que o sapo fez a promoçao com a alteraçao de 2M para 4M enviaram-me um mail a dizer que a linha não suportava os 4M, e alteraram só a velocidade de upload de 128K para 256K, penso que deve ser a distancia da minha casa á central.
Eu só acho estranho ser em minha casa devido ao facto de durante o dia isto estar super estável, durante a noite é quase impossivel estar na net.
 
O sapo nao tem centrais. O Sapo é apenas um ISP (provedor de acesso a internet).
As centrais saõ da PT Comunicações.

Aprendam a chamar as coisas pelos nomes...
 
Pois mas como a Sapo pertence à PT, deduzimos que "virtualmente", a Sapo tem centrais. Os manda-chuva são os mesmos. ;)

Pois. Da maneira que estavam a falar, era o mesmo que dizer que, se eu tiver problemas, a Clix não tem culpa porque os DSLAM's são da Novis.

Clix = Novis

Sapo = PT

Telepac = PT

A porcaria é a mesma, só o cheiro é que muda.
 
Última edição:
boas eu tambem moro a + ou- 5 km da central e acontecia-me o mesmo que tu de dia tudo bem á noite sempre a cair soluçao alteraçao para 1 mb e 256k up agora só cai de longe a longe
 
Boas, após ter pedido ao sapo a alteração de 2 Mb para 1 Mb o problema ficou solucionado. A ligação já está estável tem-se aguentado com o mesmo ip as 36 Horas.
 
Olá

Tive o mesmo problema com o Sapo 4 megas, com exactamente os mesmos sintomas.

Após varias queixas, lá se dignou a aparecer um técnico, que após algumas medições no sinal da linha, concluio que era muito fraco, de tal maneira que quando a rede se sobrecarregava um pouco ( noite, mas não necessáriamente ) a ligação tornava-se instavel.

Depois foi medir o sinal de linha, e descubriu um poste onde o sinal de linha descia bastante, e ia pedir a uma equipa da PT para substituir a peça ( não sei que peça se trata... ).

Mas o problema continuou, até que passei para a ONI 512kbps. que por ser uma velocidade "tão baixa" consigo uptimes de vários dias, e ainda poupo 30€ por mês...
 
Problemas de migração de tarifário de 4MG para 16MG

Bom dia,
As minhas "dores de cabeça" começaram com o pedido de alteração de tarifário do SapoADSL, de 4 para 16MG e tudo começou no dia 19 de Fevereiro do corrente ano - Quebras de sinal, velocidades lentas, como rapidamente velocidades altas, nunca estão estáveis.
As minhas medições de 22 a 27 de Fevereiro de 2008:
No período referenciado, as velocidades de “upload” mantiveram-se sempre estáveis e dentro do aceitável – de 310 a 430 Kbps;
Quanto à velocidade de “download” aceitável:
Dia 23-02-2007, entre as 10H24 e as 10H31, com picos de 1380 a 1889 Kbps;
Dia 24-02-2007, entre as 13H10 e as 13H17, com picos de 1421 a 1610 Kbps;
Dia 25-02-2008:
Entre as 07H23 e as 09H01, com picos de 1150 a 1905 Kbps
Entre as 12H20 e as 15H40, com picos de 1010 a 2539 Kbps (de notar que cerca das 12H10, quando reclamei novamente para o Serviço de Apoio a Clientes do SAPO ADSL, a velocidade de “download” subiu de 109 para 1803 kbps e se manteve estável até cerca das 15H40, depois começou a cair e cerca das 16H10, fiquei sem sinal e quando voltou, as velocidades de “download” mantiveram-se baixas)
Dia 26-02-2008, entre as 15H20 e as 15H49, de 1308 a 1719 Kbps
Dia 27-02-2008, entre as 08H46 e as 14H25, de 1275 a 1920 Kbps
Nos restantes períodos, a velocidade muito baixa de “download”, entre os 7 e os 278 Kbps. Com alguns picos compreendidos entre os 293 a 880 Kbps.
Por outro lado, naquelas medições, há também a salientar que, em períodos que eu considero com poucos internautas a navegar, a velocidade de “download” continuou baixíssima. Os exemplos:
Dia 23-02-2008, entre as 6 e as 7 horas, com picos entre 278 a 310 Kbps;
Dia 24-02-2008, entre as 6H10 e as 7H45, entre 81 a 172 Kbps;
Dia 25-02-2008, entre as 6H05 e as 7H14, entre 155 a 245 Kbps;
Dia 27-02-2008, entre as 02H43 e as 4H34, entre 36 a 155 Kbps.
Apresentei reclamações para a DECO ([email protected]), para o Provedor do Cliente de Telecomunicações da Portugal Telecom ([email protected]) e, também para o Serviço de Apoio ao Cliente Sapo ADSL ([email protected]). Num dos meus contactos para aquele Serviço Sapo ADSL, aconselharam-me a reclamar para as avarias da PT Comunicações ([email protected]) informando que a linha telefónica, que serve o acesso à internet, poderia não aguentar a nova velocidade de 16MG.
Agora estou a aguardar as respostas daquelas entidades.
No entanto, adianto que as várias situações apontadas ao Serviço de Apoio ao Cliente Sapo ADSL, e das várias verificações feitas, aquele Serviço sugeriu a mudança do router sem fios que tinha Thompson SpeedTouche 580, para um outro. Comprei um Belkin Wireless G Modem Router que não veio resolver a situação.
Mais verificações e experiências foram efectuadas com o Serviço de Apoio ao Cliente Sapo ADSL, já com o novo router instalado, mas o problema manteve-se.
Desesperado com a situação e para que não houvesse mais dúvidas quanto ao equipamento de emissão de sinal de internet comprei um equipamento do próprio fornecedor do serviço de internet, ou seja, adquiri um Kit SapoAdsl até 24Mb para aproveitar o Router ADSL/ADSL 2 + sem fios, da marca D-Link, Modelo DSL – G604T (POTS)
Esta última compra não veio resolver a situação.
Ao fim e ao cabo o lorpa fui eu. Fui na conversa dos colaboradores do Serviço de Apoio ao Cliente Sapo ADSL e já gastei à pala da situação cerca de 199.05 €, entre equipamento e telefonemas.
Por isso aconselho, aquando das vossas reclamações para o Serviço de Apoio ao Cliente SapoADSL, não vão na conversa deles, para lorpa já chego eu.
No entanto vou reclamar novamente e perguntar quem é que vai ressarcir-me daquele valor.
Sugiro a todos os lesados que enviem mensagens para aquelas entidades dando conta da situação e mostrar aqueles "Senhores" que a nossa união através da internet tem força e não nos "saquem" abusivamente e mensalmente dos nossos bolsos dinheiros mal gastos por incúria dos serviços do SapoADSL.
Com os melhores cumprimentos
 
Última edição:
Back
Topo