Sapo ADSL 4MB

Aqui também tenho tido problemas. Tenho Sapo 8 megas mas na verdade as linhas de cobre só aguentam até 2MB. Sempre que fazia testes dava-me 1.72 MB/s, pings entre 40 e 50, downloads a 220 KB/s.

Ultimamente desde fins de Setembro em que a PT anunciou o aumento do tráfego e a mudança em Novembro das velocidades a minha net e de outros dois meus amigos, que vivem bastante perto, têm estado completamente instáveis. O curioso é que quanto à velocidade de downloads e afins tudo parece estar normal mas quando entramos em servidores de jogos aí se torna tudo diferente. Pings passam de 40-50 a 300-500 e torna-se impossível jogar, até porque somos automaticamente kickados pelo servidor.

Fui fazer os testes de velocidade em que costumava ter 1.72 MB/s e não é que para meu espanto as velocidades do teste andam aos saltos, saltando de 1.0 MB/s para 800 KB/s para 400 KB/s e para outros valores baixos aleatoriamente, chegando até a um mínimo de 188KB/s. Atenção que para quem tem por exemplo 4MB tem que ter um resultado de 3.72 MB/s aproximadamente e não 320 KB/s como alguns podem supor, visto que isto lê a velocidade da banda e não a velocidade de download de ficheiros.

O teste que fiz é este já agora.. O do sempre-a-abrir-em-banda-larga também me dá valores baixos mas como faz uma média não é tão certo na minha opinião. O do myspeed mostra as leituras da velocidade em tempo real.

Tenho notado que estes problemas parecem aumentar nas horas-de-ponta (21:00 por ex) mas ontem à noite e hoje o dia tem estado impossível. Será devido ao aumento da quantidade de pessoas que se ligam à Internet simultaneamente sabendo que têm tráfego aumentado? Prefiro pensar que são as alterações da linha ADSL2+...

Algo curioso que ocorreu há duas semanas atrás aproximadamente foi ter encontrado um lisboeta de Oeiras com netcabo num servidor de BF2. Ambos tinhamos ping normal até que de repente os problemas voltaram (ping saltou de 50 para 400) e fiquei admirado quando reparei que o ping dele estava praticamente igual ao meu. Perguntei-lhe se estava a lagar e ele disse que sim mas que aquilo já passava...

Coisas estranhas têm-se passado... Conheço outras pessoas que vivem por perto e dizem não ter problemas... mas não sei se têm jogado em servidores de jogos, visto que estes parecem ser os mais afectados e em que se nota mais facilmente as descidas de velocidade através do lag e do ping. Para quem só usa a Internet para navegar e fazer downloads provavelmente não vai reparar em nada enquanto não fizer os testes de velocidade.

Em qualquer teste que eu faça a minha ligação tem dado 134 kbps-1.4mbps à sorte quando a
Aqui o único que não está a ser afectado são os downloads. É muito estranho. Não sou o único que tem Sapo e está a ter estes problemas.

Ainda por cima parece que activaram o traffic shaping, o que não me parece ter ajudado muito. Todos os pings a nível internacional estão péssimos durante as horas de maior actividade.
 
Back
Topo