SAPO ADSL - Actualização De Ip

springjack

Power Member
Boa noite a todos os participantes deste fórum. De dizer que esta é a primeira vez que posto algo no fórum, apesar de já o ter consultado em algumas ocasiões. Agradeço desde já toda e alguma ajuda que possam dar-me para ultrapassar a situação que vou descrever de seguida:

Para ir logo directo ao assunto, o meu problema é simples. Sempre que a minha ligação de Internet vai abaixo, assim que ela é automaticamente reconectada, eu não consigo aceder a nenhum site, possivelmente porque o IP não é actualizado.

Para ser um pouco mais claro (e desculpem a falta de algum termo ou conhecimento técnico), passo a explicar tudo o que acontece:

Quando ligo o meu computador, tudo corre às mil maravilhas. Tenho o sistema operativo "Windows XP", anti-virus (AVG Free Edition) e firewall (Sygate Personall Firewall Pro). Ambos o anti-virus e e firewall estão a trabalhar correctamente e até à data (formatei o PC à sensivelmente 2 semanas) não tenho qualquer virus. Quando me conecto à internet, tudo é feito correctamente e às mil maravilhas. Juntamente tenho a Net ligada tenho igualmente a aplicação Emule a trabalhar. O meu ISP de internet é a SAPO ADSLS e tenho o tarifário de 4 megas. Sempre tive boas velocidades e nunca me queixei de nada referente ao serviço a mim prestado. O problema começou quando eu formatei o PC. Como alguns de voçês poderão saber, ao sinal fornecido pela SAPO é feito o reset até um prazo de 3 dias. Tenho o meu assistente de ligação configurado de modo a que se o sinal for cortado, este possa fazer nova ligação. Sempre que isto acontece, o meu computador consegue voltar a ligar-se mas carregando no meu browser (Firefox) este dá erro e diz que não consegue comunicar com o site. Da mesma forma, a aplicação Emule não consegue registrar-se em nenhum servidor porque diz não haver ligação e que a net está em baixo. Só consigo resolver isto, reeniciando o computador. Depois de o reeniciar tudo volta ao normal.

Perguntei a um colega meu que até é um pouco intendido nisto e ele disse-me que poderá ser os IP´s que não estão a ser actualizados. Ele indicou para eu aceder ao menu iniciar, executar e teclar "cmd" e carregar em "enter". Depois na janela do Ms-Dos teclar "ip config". Ao fazer estas operações, aparece-me a informação dos IP´s. O que geralmente me aparece, são duas informações distintas: "Adaptador Ethernet Ligação de Área Local 2" e "Adaptador PPP SAPO ADSL.PT". Por baixo de cada um dos campos acima mencionados tem as habituais informações dos IP´s. Já copiei os endereços presentes nesta página de DOS e esperei que a ligação voltasse a falhar para poder verificar se os IPS eram actualizados. Essa falha ocorreu durante o dia de hoje, pois quando cheguei a casa, tinha a net ligada e não conseguia navegar. Acedendo novamente à janela de DOS e repetindo os passos anteriormente indicados, a informação que visualisei foi diferente. Desta vez, tinha três conjuntos de informações: tinha a informação referene a "Adaptador Ethernet Ligação de Área Local 2" e tinha duas referentes "Adaptador PPP SAPO ADSL.PT", sendo que no primeiro conjunto de informação tinha um número de IP só com zeros e no segundo conjunto tinha um IP totalmente novo. O que é certo é que não conseguia navegar e embora o modem estivesse ligado era como se o mesmo não estivesse. Esse meu amigo disse-me que não saberia o que estava a originar o problema. Dito isto, liguei para o apoio da SAPO e disseram-me que não saberiam indicar-me o que estava a originar tudo isto pois com todas as informações que indiquei, o modem estaria a trabalhar correctamente. Passaram-me para uma linha mais especializada mas a resposta foi a mesma e estou a aguardar um contacto por parte de um técnico.

Tudo o restante que ainda tentei foi desinstalar os drives do modem e voltar a instalar mas o problema persiste. Como já tinha indicado anteriormente, formatei o PC à 2 semanas e instalei novamente todos os programas que tinha anteriormen, pelo que penso não ser nada referente à máquina. Tenho igualmente bloqueado pela firewall os updates do windows mas já me disseram que isso não iria causar este problema. Isto só me começou a acontecer desde que formatei a minha máquina pois já tenho este serviço de net à quase 3 anos e nunca isto me aconteceu.

Espero ter sido suficientemente claro na forma como expliquei o meu problema e agradeço desde já toda e alguma ajuda dada por vós para eu ultrapassar este problema.

Obrigado.
 
Olá.

Estive a ler com atenção e dou-te um conselho:

Desintala completamente a firewall Sygate e depois reinicia o PC.

Depois disso verifica se o problema persiste.

Diz qualquer coisa...
 
Boa tarde!

Obrigado pela "paciência" que teve em lêr a minha dúvida!

O que quer dizer na sua resposta é para eu desinstalar a firewall, reeniciar o pc e aceder à Internet até ela ir a baixo para ver se o IP actualiza? Mas volto a instalar a firewall outra vez?

Se não for para instalar a firewall, não será um pouco arriscado?

Será que a firewall que uso não é compativel com ADSL?

Desculpe qualquer pergunta mas sou um pouco leigo nesta matéria!
 
não existe nenhuma razão para desinstalares a firewall!!!! nenhuma!
por outro lado não há nenhuma razão lógica para que os updates do win estejam bloquedos na firewall...deves instalar as actualizações de segurança e podes gerir o modo como isso é feito, no painel de controle, "actualizações automáticas" e escolher a opção "quero ser notificado mas...".
esse modem usb, presumo, não é de certeza o equipamento ideal para quem usa o emule. com um router estarias muito mais bem servido....
não conheço a soçução em concreto para o teu problema mas, aconselho-te e verificares se não tens "bicharada". usa o spybot...
e podes ainda fazer o seguinte:
iniciar, executar, escreves cmd, ok e na janela que abre escreves: ipconfig /flushdns (não esqueças o espaço entre ipconfig e a barra? se a cache dns ficar limpa, aparece uma mensagem a informar que a operação foi bem sucedida. reinicia....
 
Boa tarde!

Obrigado pela "paciência" que teve em lêr a minha dúvida!

O que quer dizer na sua resposta é para eu desinstalar a firewall, reeniciar o pc e aceder à Internet até ela ir a baixo para ver se o IP actualiza? Mas volto a instalar a firewall outra vez?

Se não for para instalar a firewall, não será um pouco arriscado?

Será que a firewall que uso não é compativel com ADSL?

Desculpe qualquer pergunta mas sou um pouco leigo nesta matéria!

Desinstala o Firewall , reinicia PC e verifica se o IP actualiza. Depois mete as conclusões aqui.
Vai navegando e experimentando a Internet para ver se os problemas persistem.

Se persistirem, volta a instalar o Firewall porque nao será esse a razão do problema. Se nao persistir, então encontraste a razão do teu problema.

De notar que isto é apenas uma sugestão. A minha sugestão deve-se ao facto de eu em tempos ter instalado o firewall Comodo e ter tido depois da instalação o mesmo tipo de problema de nao conseguir visualizar páginas embora teoricamente conseguisse fazer a ligação ADSL e verificar que não conseguia obter um novo IP.

Na Informática não podemos dizer que um problema se deve a isto ou aquilo à partida.
Á que ter o espirito aberto para tentar resolver um problema

A minha sugestão é apenas uma hipótese tendo em conta a minha experiência recente.
 
obrigado pelas respostas....

referente ao conselho do user "jacn" o meu único problema será navegar na net sem uma firewall activa já que para verificar se a IP actualiza tenho de esperar que o sapo deite a minha ligação abaixo e isso pode demorar horas ou dias...

Não será um pouco arriscado navegar sem uma firewall activa?
Se o problema realmente for da firewall, qual a que posso confiar?


quanto ao conselho do user "luikki", assim que o problema ocorrer novamente eu digito a linha de comandos DOS indicada. No que toca à ligação ser por usb eu nunca tive qualquer problema com ela, mas também não estou a dizer que a sua solução não seja a melhor, simplesmente de momento eu não tenho capital pra gastar no pc. Por último, as minhas actualizações do windows só estão desligadas pois foi um coselho da pessoa que me formatou a máquina. Essa pessoa não me disse que era ou não era prejudicial, foi somente uma opção falada.

Não querendo desfazer nenhuma das ajudas e não querendo duvidar ou gerar conflitos entre elas poderão dizer quais os passos mais certos pra tentar solucionar esta situação.

Muito agradecido desde já pela vossa ajuda
 
Somente mais uma observação...

So o caso de desinstalar a firewall e reeniciar o pc para ver se a IP actualiza for a dúvida, então posso desde já dizer que ela actualiza.

Eu só não consigo navegar quando a net vai abaixo e volta-se a ligar automáticamente. Para corrigir isto tenho sempre de reeniciar a máquina. Sempre que faço isto volta tudo ao normal...
 
sem conflitos...
actualizações desactivas é um péssimo conselho!!!!!
desligar a firewall, idem, idem!!!!
o comando que te indiquei não é para usar quando o problema acontecer...é para ser usado antes de acontecer e para tentar evitar que se repita...
sugiro ainda que faças uma limpeza ao registo com o ccleaner e com o mv regclean...
não tenho dados suficientes mas, não me parece que seja um problema de ip´s....
uma reinstalação recente (isso é sp2 ???) sem actualizações é uma explicação mais aceitável....
 
Sim, é o SP2.

Amanhã quando acordar, faço a linha de comandos que indicaste e depois reenicio a máquina e deus queira que tudo fique normal.

Já fiz um scan com os programas que indicaste e tenho a máquina limpa.

Obrigado por tudo.
 
já liguei as actualizações automáticas mas não sei se as mesmas estão a funcionar pois tenho algumas aplicações bloqueadas na minha firewall:

Sistema & Kernel NT Kernel

Application Layer Gateway Service

LSA Shell (Export Version)

Generic Host Process For Win32 Services
 
Já activei.

Também tinha activo o "NDIS user mode I/O driver" pois tinham-me dito que era uma aplicação dos updates do windows. Espero ter feito bem!
 
Back
Topo