Sapo Adsl - Instabilidade nocturna

Hefaestus

Power Member
Ora é o seguinte: eu tenho sapo adsl 8mb (na prática são 6.1 pois a minha linha nao aguenta mais segundo eles) e tenho vindo a ter falhas sucessivas do sinal (cai, volta, cai volta). Até aqui tudo seria normal (ou não), a não ser o facto disto só acontecer à noite (a partir das 20h +\-); de dia está tudo normal, tudo estável, apesar da velocidade não ser a contratada.

Tenho todo o material que pode interferir com filtros (alarme, telefones). Já agora vivo numa vila do interior com pouco mais de 2000 pessoas, caso faça falta a informação.

Vou ligar para o suporte esta semana, mas gostava que os entendidos na matéria me dessem uma opinião.
 
Parece ser nas horas de ponta de tráfego.... Não deve ser uma situação MUITO anormal, mas não devia acontecer... Posta os valores da tua linha, please..

Cumps
 
Tenho tido as mesmas quebras de ligação. Desde à 3 dias que a linha tem caido várias vezes principalmente durante a noite.

Isto acontece com um router Asus WL-600G. A linha sincroniza a 8128/1024, no download os valores são de ~9 SNR e 40 de atenuação. Estou agora a testar com o Speedtouch 516v6 e a linha está mais estável, com ~13 SNR e 35 de atenuação.

Provavelmente deve-se a novos clientes que acabam por sobrecarregar a central. Eu moro a cerca de 2.5/3KM e a linha está mesmo no limite.

Já agora de onde és?
 
Tenho tido as mesmas quebras de ligação. Desde à 3 dias que a linha tem caido várias vezes principalmente durante a noite.

Isto acontece com um router Asus WL-600G. A linha sincroniza a 8128/1024, no download os valores são de ~9 SNR e 40 de atenuação. Estou agora a testar com o Speedtouch 516v6 e a linha está mais estável, com ~13 SNR e 35 de atenuação.

Provavelmente deve-se a novos clientes que acabam por sobrecarregar a central. Eu moro a cerca de 2.5/3KM e a linha está mesmo no limite.

Já agora de onde és?

Quer dizer que no speedtouch, tens uma ligação muito melhor que no Asus. Segundo os teus dados tens a ligação mais estável, dentro dos valores aceitáveis, e uma atenuação mais baixa = melhores velocidades.... Eu se fosse a ti deixava-me estar com o speedtouch...

Hefaestus, não t sei dizer, sei que tens de aceder às definições do router, mas como não sou sapo não conheço bem o sistema do router que deves estar a usar... Que router usas, pode ser que alguém t dê umas dicas...

Cumps
 
O que determinada a estabilidade da ligação é o SNR e não a atenuação. Normalmente em equipamentos com valores abaixo de 10 podem existir quebras, visto que o valor oscila durante o dia. Ao chegar a 6 geralmente a ligação cai, isto acontece principalmente à noite devido ao maior tráfego na central.

Relativamente à minha ligação, já está ligada á 1h30 sem quebras, com o Speedtoch 516v6. O SNR está estável nos 12.5, se fosse no Asus baixava e caia.

Já configurei a rede de forma a todos os PCs funcionarem com os mesmos IPs. Tenho então o Speedtouch a fazer de modem, ligado ao Asus WL-600G. O único inconveniente é ter os dois routers ligados e a cor do Speedtouch não ficar bem na secretária, heh.
 
tenta perceber quanto varia o snr do dia para a noite, e qta atenuação tens. Pode ser uma avaria sem resolução/baixar debito, devido às caracteristicas da zona/linhas.

Disseste que tens todo o material que possa interferir, quantos telefones tens? O alarme também tem microfiltro?
 
sobrecarga nos servidores!?!?!

Boas,

Desculpem, mas tenho que perguntar. Qual a relação entre "carga nos servidores" e "aumento de tráfego à noite" e fenómenos FÍSICOS, como é o caso da atenuação e margem SNR??

O maior ou menor tráfego na rede não tem relação nenhuma com os valores SNR das linhas de cobre. Vocês vão-se rir com a explicação para o facto dos valores SNR baixarem mais de 10dB durante a noite, mas é mesmo verdade, e é apenas sentido por utilizadores cujas linhas de telefone vão por postes, ou seja, os cabos vão pelo ar e estão expostos a todas as radiações existentes no mesmo, não se verificando a mesma situação nas linhas que seguem por condutas subterrâneas. Isto deve-se ao facto de que com o anoitecer, haver um arrefecimento da atmosfera, que passa a funcionar como um espelho, aumentando deste modo em muito o alcance das ondas AM, que sendo reflectidas na mesma, se prolongam, podendo percorrer milhares de Kms. As ondas AM ocupam grande parte do espectro de frequências do nosso querido ADSL.

O ADSL2+ usa frequências no intervalo 4 kHZ a 2208 kHz e as rádios AM situam-se entre os 540 kHz e 1.630 kHz. Nas frequências onde existem emissões AM, elas interferem nas portadoras (Tones) ADSL da respectiva frequência, pois os cabos estendidos entre postes são verdadeiras antenas.

Vocês podem comprovar isto usando o DMT, programa que monitoriza modems ADSL como é o caso do SpeedTouch 516v6, e um rádio AM. Através da análise do gráfico de frequências no DMT, vejam a frequência em que existem quebras e sintonizem o rádio AM nessa mesma frequência e verificarão que ouvirão uma rádio nacional (como é o caso da Antena 1, a operar nas frequências 630, 666, 720 e 1287 kHz), em certos dias, rádios estrangeiras, e em algumas frequências, ruído estático que pode ser proveniente de qualquer equipamento eléctrico nas proximidades da linha.

Infelizmente, a única solução para este problema seria enterrar os cabos, algo que não me parece plausível. No meu caso particular, este fenómeno dita que durante o dia consigo sincronizar a 13-14 Mbps com SNR à volta de 10 dB, baixando este valor para aproximadamente 10Mbps de noite, de modo a manter o mesmo SNR.

Os modems SpeedTouch permitem, através do programa DMT, especificar a margem SNR pretendida, baixando consequentemente a velocidade de download, mas ajudando a que as quebras de ligação sejam menos frequentes.

Desculpem o texto longo, mas tinha de ser...

Cumprimentos
 
Dizes portanto que de noite, os sinais de radio AM ficam mais fortes, e por isso, a questão do snr em adsl descer não se deve a mais utilizadores síncronos ao mesmo tempo, no mesmo cabo, contaminando o sinal uns dos outros?
Teoricamente parece-me plausível, até porque já vi o que uma antena AM próximo de cabos aéreos pode fazer a um ADSL. Onde descobriste essa informação?
 
Boa explicação, desconhecia essa teoria.

No entanto ainda existe o "crosstalk" que consiste basicamente em interferências em cabos telefónicos, devido ao número de utilizadores ligados num só, que também poderá afectar o SNR da ligação. Mais informação aqui, e aqui.

Isto explica o facto de as quebras de ligação acontecerem principalmente a partir do final da tarde até à noite (18/22h), aparentemente quando existem mais utilizadores ligados.
 
Vejo que vocês têm ideias erradas sobre a estrutura da rede telefónica e o funcionamento do ADSL sobre a mesma. O que disse em cima não é teoria, são factos, que se quiserem, posso mais logo fundamentar mais convenientemente, parecendo-me que será necessário começar com uma exposição mais básica sobre comunicações IP, a rede telefónica e xDSL, não me sendo possível agora, pois tenho um exame daqui a umas horas :(

Só um "head's up", DinhaBoy, o crosstalk PODE existir, mas em situações muito específicas e hoje em dia, pouco frequentes, e como referido pelo artigo da Wikipedia que disponibilizaste: "Alternatively, the signals can be converted to digital form, which is much less susceptible to crosstalk.";
sendo o ADSL uma tecnologia digital, é pouco afectada pelo mesmo. No entanto, a tua afirmação de que o mesmo está relacionado com as quebras de ligação num intervalo horário específico, não é coerente com o mesmo, pois as causas de crosstalk não são variantes no tempo.

Aviso-vos que para fundamentar esta situação aparentemente simples, será necessário um post relativamente extenso, que tentarei postar de tarde, se ainda conseguir estar acordado e com energias...( o semestre foi longo e os exames "colados" :(:( )

Cumprimentos,
 
Boas

Tambem tenho sentido quedas, e por vezes é necessario mesmo fazer restart ao router, tenho o novo fast2000 do Nakedadsl, liguei para lá, como é normal testes e mais teste e mandaram ir a uma loja pt trocar equipamento, no entanto ao ligar para o opaoio tecnico e depois de introduzir o meu numero de telefone na gravação, aparece logo uma mensagem que existem problemas na minh zona e que irao ser resolvidos tão breve quanto possivel.

Só comecei a notar estas quedas desde sexta ao fim do dia, sabado fimdo dia e domingo fim do dia, de dia está tudo bem, a minha teoria é que andam a mexer nas linhas fora do horario de "expediente" Esperemso que isto acalme.


Já agora quando a net para, só volta desligando e voltando a ligar o router, existe algum comando ou programa que faça isso ? tipo colocar a executar o restart ao router de 120 em 120 minutos, assim caso caisse durante a noite repunha a ligação.
 
Última edição:
tenta perceber quanto varia o snr do dia para a noite, e qta atenuação tens. Pode ser uma avaria sem resolução/baixar debito, devido às caracteristicas da zona/linhas.

Disseste que tens todo o material que possa interferir, quantos telefones tens? O alarme também tem microfiltro?

Como vejo o snr e atenuação? Desculpem lá mas não percebo muito disto..

Sim tenho todo o material com microfiltro, alarme, 2 telefones.

Durante a noite tanto pode ficar estável durante 30 minutos como ligar e desligar 20 vezes durante outros 30 minutos.
 
o crosstalk PODE existir, mas em situações muito específicas e hoje em dia, pouco frequentes, e como referido pelo artigo da Wikipedia que disponibilizaste: "Alternatively, the signals can be converted to digital form, which is much less susceptible to crosstalk.";


O facto de ser digital não reduz o crosstalk. Apesar do sinal ser digital, é transportado numa portadora analógica. É essa portadora que é susceptível ao crosstalk, e ao ruído em geral.

Este crosstalk varia com a hora do dia pela simples razão que muita gente usa modems USB, que se desligam o mesmo tempo que os PCs. Assim sendo, menos modems ligados, menos portadoras no cobre, menos crosstalk.
 
Como vejo o snr e atenuação? Desculpem lá mas não percebo muito disto..

Sim tenho todo o material com microfiltro, alarme, 2 telefones.

Durante a noite tanto pode ficar estável durante 30 minutos como ligar e desligar 20 vezes durante outros 30 minutos.

É facil. Metes no browser-192.168.2.1
ADSL-STATUS.Ta lá tudo.
 
Bem já estive a ver os valores agora, são eles:

Up - 384
Down - 3648

Snr up - 24 dB
Snr down - 6 dB

Atenuação up - 56 dB
Atenuação down - 44 dB

Isto é bom, mau?
 
Bem já estive a ver os valores agora, são eles:

Up - 384
Down - 3648

Snr up - 24 dB
Snr down - 6 dB

Atenuação up - 56 dB
Atenuação down - 44 dB

Isto é bom, mau?

Mau. por esse snr devias estar a 2M para ter mais estabilidade. Se não existir avaria na linha, com essa atenuação deves estar bem afastado (5 ou 6km) da central.
 
Back
Topo