Ligas para la a reclamar que acabas o contrato com eles, caso não resolvam o problema! Sapo é Sapo, e já se sabe como é esse ISP, não podemos fazer grande coisa...
Ou então em vez de ires a extremos que não resolvem nada porque a maior parte dele recebe formação contra clientes deste genero que entram logo a reclamar que querem desistir, podes dar uma vista de olhos nesta thread
http://www.techzonept.com/showthread.php?t=111083
Para saberes os valores da tua linha precisas caso seja um modem/router aceder á pagina de configuração interna, se for apenas modem deves ter um utilitario no canto inferior direito, que te diz os valores.
Se tiveres sincrono a 2 Mbps, então o problema poderá ser dificuldade local, dá uma vista de olhos aqui:
http://www.techzonept.com/showpost.php?p=3634730&postcount=100
Se tiveres sincrono a valores inferior a 2 Mbps, então faz 1 so teste, desliga todos os equipamentos que estejam ligados á tomada telefonica, sejam telefones, faxes ou outros, e liga so o modem directamente a tomada sem MF.
Se o valor de sincronismo melhorar então é problema local, se mantiver-se abaixo do que está contratado então ai sim contacta a Sapo e esclarece a situação com o atendimento, de forma a que enviem uma equipa á tua residencia verificar a dificuldade.
Se entras a matar arriscas-te a ser "baleado", ou seja levas com um mau atendimento.
Cumprimentos