1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

SAPO e TELEPAC ADSL - Lançam Dyn IP

Discussão em 'PT COM' iniciada por _apophis_, 21 de Junho de 2007. (Respostas: 13; Visualizações: 5709)

1. _apophis_

_apophis_ Power Member

O dynIP é uma funcionalidade gratuita que permite definir um nome para o acesso de modo a que em qualquer lugar e a qualquer momento possa aceder remotamente aos equipamentos em casa ou no escritório por um nome do tipo http://<nickname>.dynip.sapo.pt para SAPO ADSL ou http://<nickname>.dynip.telepac.pt para TELEPAC ADSL.
    Esta funcionalidade traduz um IP dinâmico do tipo 81.193.159.76 por um nome como o descrito acima, eliminando o grau de incerteza a que está sujeito por alterações de IP sempre que é feita uma nova ligação ou sempre que o IP é renovado por exceder o tempo de sessão.

Última edição pelo moderador: 9 de Agosto de 2009
  2. flak

flak Power Member

Já tinha visto isso na Área de Clientes do Sapo, mas como já tenho outro serviço de dynamic dns, caguei :)

3. danizito

danizito Power Member

desculpem a noobice, mas qual a função exacta de tal serviço? Permite-me aceder por exemplo a ficheiros do pc que tenho em casa (mesmo considerando que a ligação passa por um modem e depois um router)? Obrigado dd já

4. flak

flak Power Member

Um serviço de DNS dinâmico permite que as pessoas que não tenham IP fixo tenham sempre um 'nome' para encontrarem o seu computador. É útil para, por exemplo, ligares-te ao teu pc de casa por VNC ou RDP, pra ver mails, transferir ficheiros, etc.. se não utilizares um serviço destes tens que descobrir o teu ip, que está sempre a mudar.

5. emlf

emlf Power Member

isso n funciona.... uma porcaria... n m detecta o ip do router :\

6. ticoo-pt

ticoo-pt Power Member

duvida - segurança

boas. :)

activei recentemente este serviço, mas como nao o vou utilizar nos proximos tempos, nao configurei nada no router/rede/computador.

a minha duvida e: a activaçao deste serviço tem alguma implicaçao na segurança da minha rede/computadores?

obrigado. ;)

7. The Coin Operator

The Coin Operator Power Member

Boas, este serviço é muito simples, é tipo DynDNS, permite mapear um IP dinâmico a um url, assim se tiveres um servidor por exemplo, poderes conectar-te sempre a ele sem necessidade de saberes o IP actual.
    Serve pois os IP's dos servidos domésticos são dinâmicos (mudam de X em X tempo), e como não sabes para o IP que vai mudar precisas de um servidor que te faça "tracking" do teu IP actual.
    O teu computador tem que ter instalado um software que envie para o servidor o teu ip actual ou os routers mais recentes já tem essa funcionalidade.
    Cumprimentos.

Boas, a única razão para ter este serviço activo é ter sites ou coisas do género, pois existem outros métodos para aceder remotamente a hosts dentro de uma rede doméstica com muito mais segurança.
    Para este serviço funcionar tinhas que A) Ter o PC dentro da tua rede numa DMZ, ou seja, redireccionar todas as portas para uma host específico dentro da tua rede, senão não havia forma de iniciar a comunicação de "fora" da rede para "dentro", pois numa rede com NAT todos os IP's privados estão mapeados com um público, de dentro para fora faz overload, mas de fora para dentro não há como saber a não ser que haja port forwarding.
    Mas com a DMZ estarias a por uma máquina fora das firewalls e isso é muitíssimo perigoso se não for feito por alguém com alguma experiência.
    Cumprimentos.

Última edição: 8 de Agosto de 2009
  8. ticoo-pt

ticoo-pt Power Member

Ia utilizar isto para o Remote Desktop. Resumindo, há implicações em ter activado o serviço? Mando desligar isto?

9. Neptune

Neptune 1st Folding then Sex

Podes deixar activado na boa. E não precisas de configurar nada. Como é serviço do teu ISP, não tens que enviar updates de IP's e toda a gestão é feita por els. Em relação às portas, basta fazeres forward no NAT da porta do RemoteDesktop (por defeito 3389) para o IP local do PC em questão. Solução mais segura seria configurares uma VPN, mas não sei quais são os conhecimentos que possuis para saber se é viável.

10. lomono

lomono Power Member

pra qque necessito disto se tenho um netbook de 8.9 polegadas que anda sempre comigo ? tnho o que quero à mão. basta ir a um wi fi spot e tenho net . os ficheiros andam comigo ! não vejo utilidade nisto.Há uns anos tinha utilidade agora não

11. The Coin Operator

Usas um serviço tipo Teamviewer, é gratuito e não precisas de estar a abrir portas nem a configurar firewalls.
    Cumprimentos.

12. Monstro

Monstro Power Member

Mas porque é que voces criticam tanto isto? não querem o serviço, simplesmente n usam. Sinceramente, se tem é porque tem, se não tem é porque não tem. Eu então a mim dá-me bastante jeito. se vocês não veem a minima utilidade nisto então desculpem lá mas nem sabem o que é um dns e um dia destes ainda aparecem a perguntar como se configura um ip fixo.

13. The Coin Operator

Desculpa lá mas para 99% das necessidades dos users VPN ou programas tipo Teamviewer servem perfeitamente, serviços tipo DynDNS ou outros só para casos muito específicos (tipo tive que configurar um eniscope e este tinha que estar acessível em qualquer parte, visto não ter IP fixo nem ser possível, lá teve que se usar o DynDNS).
    É um perigo se mal configurado fazer port forwarding assim à toa ou pior, por uma máquina numa DMZ.
    Cumprimentos.

14. Monstro

Monstro Power Member

Exacto, é obvio que não é uma funcionalidade para qualquer um, nem sequer ponho isso em causa. O que está aqui em causa é o pessoal criticar um serviço que foi implementado a pensar na melhoria e qualidade dos serviços prestados. Muita gente pode não precisar disto para nada, é um facto, quando vamos ao supermercado também existe lá uma serie de produtos que não compramos e não é por isso que eles não prestam ou são menos úteis.

Para um serviço destes é óbvio que não pode ser resolvido com DMZ, isso é o mesmo que só precisar de uma porta com 90 cm para entrar em casa e construir uma do tamanho da parede. Tem que se saber minimamente o que se está a fazer, o que também não é assim nada do outro mundo dada a simplicidade de interface que tem os equipamentos que a PT distribui.

Partilhar esta Página