1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Sapo Voip em Ubuntu

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - GNU/Linux & *nix' iniciada por NunoCotter, 1 de Maio de 2008. (Respostas: 15; Visualizações: 3163)

1. NunoCotter

NunoCotter Power Member

Boas!

Alguém me sabe dizer se é possível ter o sapo voip no Ekiga? É que sapo messenger ainda não há para linux... Se não der, alguém pode aconselhar algum outro programa que dê?
    Já agora, como se configura depois?

Obrigadão e abraço

2. skinnie

skinnie Power Member

epa não conheço muito bem esse programa,mas podes sempre usar o skype por exemplo...
    e do que sei o sapo messenger era apenas uma alternativa ao msn messenger não era?tens várias opções...mercury,amsn...até há ai uma thread com isso..

3. kmolazz

kmolazz Power Member

Como disse o skinnie, se for para usar apenas o chat tens várias opcões (amsn,kopete,pidgin,mercury,etc).
    Se quiseres tirar partido dos sms por exemplo, experimenta correr o programa em linux através do wine. Pelo que vi no site parece funcionar:
    http://appdb.winehq.org/objectManager.php?sClass=application&iId=4157

cumps,
    Carlos

4. NunoCotter

NunoCotter Power Member

Pois, não era bem o que eu pretendia. Para o messenger, já uso o pidgin. Aquilo que queria mesmo era configurar a minha conta do sapo VOIP, para telefonar para rede fixa à borla, num outro programa. Quando estou em windows, uso o x-lite. Só queria saber se há algum programa em linux que dê para isso.

Cumps

5. kmolazz

kmolazz Power Member

Ok já percebi.
    Pelo que encontrei no google o Sapo usa o protocolo SIP por isso deves conseguir usar com esse programa que referiste, o Ekiga. Se esse não funcionar podes sempre tentar outros, qualquer um que suporte SIP deve funcionar.

Já tentaste configurar a conta no sapo nesse Ekiga?
    Em principio os dados que precisas serão os mesmos que usas para configurar o x-lite no windows.
    Não deves precisar mais do que isto:
    Proxy: proxy.voip.sapo.pt
    Port proxy: 5070
    Registar: voip.sapo.pt
    Port registar: 5060
    SIP URL: ******
    Username: ******
    Password: ******

cumps,
    Carlos

6. NunoCotter

NunoCotter Power Member

Ok! Obrigadão, era isso mesmo. O problema é que usei um tutorial aqui do fórum para configurar o x-lite e não estava a conseguir encontrá-lo... Diz-me só mais uma coisa, o SIP URL é o meu número de telefone?

Muito obrigado e um abraço

7. kmolazz

kmolazz Power Member

Em principio é isso mesmo. Não sei se terás de acrescentar também o prefixo +351.
    cumps,
    Carlos

8. NunoCotter

NunoCotter Power Member

Ok! Em princípio, acho que é preciso pôr o prefixo. Obrigadão pela ajuda!
    Já agora, desculpa lá tar a ser chato. Sabes se há algum programa melhor do que o Ekiga?
    Cumps

9. PsycoMen

PsycoMen Power Member

A minha config é esta, e funciona bem com X-lite em windows

10. mundano

mundano Power Member

Boas... O problema mantem-se.. Alguém arranjou alguma solução?

Tentei sem sucesso colocar o sapo VoIP a funcionar no Ubuntu. Experimentei com o Ekiga, mas aparentemente não consigo uma ligação..

Aparentemente basta um simples cliente que suporte o protocolo SIP, mas com o Ekiga que seria à partida o programa indicado não estou a conseguir.

Se alguém conseguiu por isto a funcionar agradecia algumas dicas sobre que programa usar..

O que eu queria evitar era usar programas sobre o WINE, ou ter que instalar programas do KDE.. É que o meu PC é um simples [email protected] Mhz com 512MB de RAM, que até se aguenta bem com o Ubuntu 8.04, mas se ponho as bibliotecas QT4, ou o Wine a correr juntamente com a tralha toda do Gnome já fica complicado...

11. APLinhares

APLinhares OpenSource Moderator
    Staff Member

Eu uso o ekiga + voicheap e agora (ainda não precisei) voipsapo, e a configuração é a indicada acima. estarás a marcar o nr de saida correcto ?
    se não me falha a memoria, ex sip://+351213456789

12. mundano

mundano Power Member

Mas consegues fazer/receber cahamadas usando o Ekiga e o VoIP do Sapo?

Se sim, será que consegues por ai um screenshot das tuas configs tapando apenas o teu numero?

13. APLinhares

APLinhares OpenSource Moderator
    Staff Member

Estava a ver se conseguia testar. Mas o disco ta mesmo a dar tilt.
    Assim que tenho um novo :( testo.

Na pagina de clientes, os dados são:
    (e não esquecer de port-forward na firewall)

14. onaips

onaips Power Member

eu tenho a funcionar com o x-lite para linux...

15. Rui_Carlos

Rui_Carlos 1st Folding then Sex

Alguém tem o Ekiga a funcionar com o VoIP do Sapo?
    E já andei para aqui a mexer nas configuração, mas não consegui nada :\

16. Devil999

Devil999 Power Member

Eu sei que o tópico é antigo, mas como eu andei a pesquisar sobre isto, e vim aqui ter, deixo a informação de como configurar, para futuros users com necessidade:

Configuram como foi dito acima a conta:

Nome: *Nome da conta*
    Servidor de Registo: voip.sapo.pt
    Utilizador: +351*numero do voip*
    Utilizador de Autenticação: +351*numero do voip*
    Senha: *...senha.*
    Tempo ate expirar: deixam como está
    Activar conta: Visto.

Depois disto é importante configurarem o proxy da sapo, senão não conseguem aceder ao server, e recebem erros da conta:

Editar > Preferências > Protocolos > Definições SIP
    Proxy de saída: proxy.voip.sapo.pt:5070
    De resto tudo igual.

E já está. Podem fazer chamadas à vontade.

Partilhar esta Página