Autores: João Godinho (JPgod)
Produto: SAPPHIRE HD 4890 1GB GDDR5 PCI-E
Data : 07-09-2009
ZWAME Análise
Descrição
Trazemos mais uma gráfica ATI HD 4890, desta vez uma Shappire. Ao contrário da Powercolor anteriormente testada, esta é a versão standart, com cooler de referência e clocks standard, de 850/975 mhz.
Especificações
Site Oficial
Site oficial ATI/AMD HD 4890
Fotografias








Produto: SAPPHIRE HD 4890 1GB GDDR5 PCI-E
Data : 07-09-2009
ZWAME Análise

Descrição
Trazemos mais uma gráfica ATI HD 4890, desta vez uma Shappire. Ao contrário da Powercolor anteriormente testada, esta é a versão standart, com cooler de referência e clocks standard, de 850/975 mhz.
Especificações
Links
- Fabricante: : Sapphire
- Fabricante do GPU: ATI
- Nome do GPU: Radeon HD 4890
- Nome de código: RV790
- Processo de fabrico: TSMC 55 nm
- Nº de transístores: 959 milhões
- Nº de shaders: 800 unifield
- Memória (largura do bus): 256 bits
- Memória (tipo): GDDR5
- Memória (fabricante e modelo): sem informação
- Memória (quantidade): 1024 Megas
- Interface: PCI-Express x16 2.0
- Frequências (core/memória(efectivo) : 850/975(3900)
- Overclock de origem: Não.
- RAMDAC clock: : 400 mhz
- Energia auxiliar: sim, 2x PCI-e 6 pins
- TDP: 190 watts
- Cooler: Reference ATI
- PCB: Reference ATI
- Ligações de vídeo: 2x DVI-D + 1x HDTV-out
- HDMI/HDCP: sim, adaptador incluído com áudio
- DisplayPort: não
- Acessórios incluídos: 1 adaptador para HDMI e 1 para VGA, 1 cabo video, guia rápido e 1 disco com drivers e bridge crossfire, 2 cabos molex -> 6 pins, 1 disco com 3Dmark Vantage, 1 disco com Cyberlink Power DVD 7 e 1 Disco com Cyberlink DVD Suíte.
- Dimensões: 24,1 cm comprimento, 11,12 cm de altura, 2 slots de altura.
- Peso: não especificado
- Preço recomendado: 195-210 €
Site Oficial
Site oficial ATI/AMD HD 4890
Fotografias
1 - Começando as fotos pela embalagem. Uma embalagem já com o grafismo habitual da Sapphire e de dimensões generosas.
2 - Parte de tráz, com as habituais specs e prémios de várias reviews.


3 - Os acessórios. Temos então 1 adaptador para HDMI e 1 para VGA, 1 cabo video, guia rápido e 1 disco com drivers e bridge crossfire, 2 cabos molex -> 6 pins, 1 disco com 3Dmark Vantage, 1 disco com Cyberlink Power DVD 7 (suporte a 6 canais de áudio) e 1 Disco com Cyberlink DVD Suíte. Um blunde bem recheado e positivo com a inclusão de licenças completas de 3 softwares. É pena que o PowerDVD não é a sua versão mais recente a 9, mas a 7 suporta blu-ray, logo é suficiente para reprodução de filmes DVD e BR.
4 - Dentro da embalagem, há outra caixa de cartão, onde a placa vem bem acomodada. De notar o aviso que esta placa necessita de 2 conectores PCI-e de 6 pinos.


5 - Vista de frente. Trata-se então de uma HD 4890 de referência, com o cooler com o grafismo da Sapphire, que é apenas um adesivo colado. Apesar disso o cooler é bem grande, dual slot com exaust do ar quente, o que é sempre interessante. A ventoinha é bastante poderosa a full, garantido um bom arrefecimento a 3D, embora muito barulhenta. Em 2D é silenciosa. Há entretanto outras edições da 4890, com cooler melhorado e com overclock de fábrica, no caso as edição toxic e vapor-x.
6 - Vista do outro lado. Podemos ver os 2 conectores PCI-e 6 pinos e a placa faz uso de condensadores sólidos de alumínio.


7 - Vista de perfil, com a saída de ar do cooler, 2 fichas DVI-I e HDTV out. Há modelos da Sapphire com saída HDMI, o que é interessante, evitando o uso de adaptadores.
8 - Vista do outro lado do PCB, onde podemos ver o backplate de montagem do núcleo de cobre do cooler, visto que o cooler é composto por uma placa de alumínio, a cobrir memórias e reguladores de voltagem e um núcleo de cobre com heatpipes para o GPU.


Última edição: