Autores: João Godinho (JPgod)
Produto: SAPPHIRE HD 5750 Vapor-X 1GB GDDR5
Data : 17-11-2009
ZWAME Análise
Introdução
A ATI tira uma carta do baralho e apresenta ao mundo a primeira geração de gráficas DirectX11 do mercado. É sob o nome "Evergreen" que a ATI/AMD apresenta a sua série DirectX 11, mas como já é habitual, primeiro aparece as topo de gama. Sob o nome de código "Cypress", aparece então 3 modelos: HD 5870, com 1600 shaders, 80 TMU's, 32 ROP's, 850 mhz core e 1200 mhz nas memórias, a HD 5850, com 1440 shaders, 72 TMU's, 32 ROP's, e clocks de 725/1000 e a HD 5870 "six", que tem nada mais nada menos que 6 saídas mini displayport (idêntico da actual linha de computadores Apple), suportando 6 monitores com uma só placa. Esta é uma das novidades que a ATI apresenta, a tecnologia "Eyefinity", que nesta edição com 6 saídas mini-DP, permite uma resolução de até 7680x3200, que fará as delícias de quem trabalha com design e imagem ou mesmo os gamers mais endinheirados, especialmente os adeptos de simuladores de voo. Entretanto a tecnologia "Eyefinity" está implementado também nas 5870 e 5850 normais, podendo ser utilizado até 3 monitores em paralelo, o que já habilita a uma excelente experiência em jogos e produtividade e provavelmente mais utilizável que 6 monitores. Eram raríssimas as placas que permitiam mais que 2 monitores em simultâneo.
Outra grande evolução é o directx11, que traz suporte para "ComputeShader" e "OpenCL", que são 2 tecnologias para computação genérica, mas ao contrário do CUDA, exclusivo da nvidia, estas são mais abertas, suportado por vários fabricantes. Tal vai abrir uma porta para o uso do enorme poderio destes GPU's (2,72 teraflops para a HD 5870) para computação genérica.
Para reforçar a sua gama "Evergreen", eis que a ATI apresenta a série HD5700. Baseada no GPU de codenome "Juniper", que vem em 2 modelos, HD 5770 e a HD 5750.
Slide da AMD, onde podemos ver o posicionamento da HD 5700 na gama "Evergreen". Fica a faltar assim a "Hemlock", ou seja a HD 5870x2 com 2 GPU's "Cypress" e para fechar a gama, a "Redwood" e "Cedar", provavelmente HD 5600 e 5400 séries.
Este slide monstra o posicionamento das 4 actuais HD 5000 e as anteriores 4850 e 4870.
No que toca ao DirectX 11, ao contrário do DX 10, teremos uma forte aposta das software houses em jogos prontos para o DX11, na qual o slide acima mostra uma listagem dos mesmos.
Comparação no jogo STALKER entre DX 10 e DX 11. As melhorias são bem notórias, com sombras mais realistas e melhores textures.
As tecnologias suportadas pelo DirectX 11. Notar que mesmo o windows Vista terá direito ao DX 11 com update, sendo nativo do windows 7.
Este slide é uma demonstração da capacidade do eyefinity, que também é suportado por esta gama mais barata, embora com tanta resolução, alguns jogos não serão utilizáveis, embora é excelente para produtividade sem ir para placas muito mais caras.
Resumo da ATI HD 5700 séries.
Arquitectura do GPU presente nas HD 5700. Até 800 Stream Processing Units ou SPU's e 40 texture units, distribuídos por 10 unidades SIMD (Single Instruction, Multiple Data), cada uma com 80 SPU's e 4 texture units. Este design modular permite o aproveitamento de chips com um ou mais grupos defeituosos para placas mais lentas e baratas, como é o caso da 5750, que tem um das unidades SIMD desactivada.
A interface de memória é de 128 bits, suportando GDDR5.
A HD 5770,presenta 800 SPU's, 40 Texture Units, e 16 rops, o mesmo das 4850, 4870 e 4890. Vem com frequência de origem de 850 mhz, igualando a frequência da HD 4890, totalizando 1360 Gigaflops de potencia teórica. Vem com 1024 MB de memória GDDR5 a 1200 mhz, totalizando uma largura de banda de 76,8 GB/s. No que toca aos consumos, gasta apenas 108w em idle, muito abaixo da 4890, que variava entre 170 a 190w e requer apenas uma única ligação de energia de 6 pinos e uns impressionantes 18w em idle! O preço recomendado é de apenas 159$
A HD 5750 vem com 720 SPU's e 36 texture units a 700 mhz, ou seja com 9 dos 10 unidades SIMD activas, com potencia teórica de 1008 gigaflops e 512 a 1024 MB DDR5 a 1150 mhz, num total de 73,6 GB/s, tudo isso com apenas 86w em full e 16w em idle. É tanta potencia teórica como uma 3870x2 com uma fracção do consumo! O preço estimado é de apenas 109$ para o modelo de 512 MB e 129$ para o modelo de 1024 MB.
Tabela com resumo das características das duas placas. Este gpu ultrapassa a fasquia de 1000 milhões de transistors, mais precisamente 1040, superior aos 959 da HD 4890, apesar desta ter 256 bits de interface de memória. Tal incremento deve-se ao directx11, bem como a tecnologia Eyefinity.
A Zwame não podia ficar de fora deste grande lançamento e depois da análise da HD 5770, temos agora a versão mais simples, HD 5750, da Sapphire, que utiliza um cooler personalizado, com a tecnologia "vapor chamble" e um PCB com design próprio.
Especificações
Site Oficial Sapphire
Site oficial HD ATI 5770
Site oficial ATI HD 5750
Fotografias
Clique nas imagens para ampliar












Produto: SAPPHIRE HD 5750 Vapor-X 1GB GDDR5
Data : 17-11-2009
ZWAME Análise

Introdução
A ATI tira uma carta do baralho e apresenta ao mundo a primeira geração de gráficas DirectX11 do mercado. É sob o nome "Evergreen" que a ATI/AMD apresenta a sua série DirectX 11, mas como já é habitual, primeiro aparece as topo de gama. Sob o nome de código "Cypress", aparece então 3 modelos: HD 5870, com 1600 shaders, 80 TMU's, 32 ROP's, 850 mhz core e 1200 mhz nas memórias, a HD 5850, com 1440 shaders, 72 TMU's, 32 ROP's, e clocks de 725/1000 e a HD 5870 "six", que tem nada mais nada menos que 6 saídas mini displayport (idêntico da actual linha de computadores Apple), suportando 6 monitores com uma só placa. Esta é uma das novidades que a ATI apresenta, a tecnologia "Eyefinity", que nesta edição com 6 saídas mini-DP, permite uma resolução de até 7680x3200, que fará as delícias de quem trabalha com design e imagem ou mesmo os gamers mais endinheirados, especialmente os adeptos de simuladores de voo. Entretanto a tecnologia "Eyefinity" está implementado também nas 5870 e 5850 normais, podendo ser utilizado até 3 monitores em paralelo, o que já habilita a uma excelente experiência em jogos e produtividade e provavelmente mais utilizável que 6 monitores. Eram raríssimas as placas que permitiam mais que 2 monitores em simultâneo.
Outra grande evolução é o directx11, que traz suporte para "ComputeShader" e "OpenCL", que são 2 tecnologias para computação genérica, mas ao contrário do CUDA, exclusivo da nvidia, estas são mais abertas, suportado por vários fabricantes. Tal vai abrir uma porta para o uso do enorme poderio destes GPU's (2,72 teraflops para a HD 5870) para computação genérica.
Para reforçar a sua gama "Evergreen", eis que a ATI apresenta a série HD5700. Baseada no GPU de codenome "Juniper", que vem em 2 modelos, HD 5770 e a HD 5750.

Slide da AMD, onde podemos ver o posicionamento da HD 5700 na gama "Evergreen". Fica a faltar assim a "Hemlock", ou seja a HD 5870x2 com 2 GPU's "Cypress" e para fechar a gama, a "Redwood" e "Cedar", provavelmente HD 5600 e 5400 séries.

Este slide monstra o posicionamento das 4 actuais HD 5000 e as anteriores 4850 e 4870.

No que toca ao DirectX 11, ao contrário do DX 10, teremos uma forte aposta das software houses em jogos prontos para o DX11, na qual o slide acima mostra uma listagem dos mesmos.

Comparação no jogo STALKER entre DX 10 e DX 11. As melhorias são bem notórias, com sombras mais realistas e melhores textures.

As tecnologias suportadas pelo DirectX 11. Notar que mesmo o windows Vista terá direito ao DX 11 com update, sendo nativo do windows 7.

Este slide é uma demonstração da capacidade do eyefinity, que também é suportado por esta gama mais barata, embora com tanta resolução, alguns jogos não serão utilizáveis, embora é excelente para produtividade sem ir para placas muito mais caras.

Resumo da ATI HD 5700 séries.

Arquitectura do GPU presente nas HD 5700. Até 800 Stream Processing Units ou SPU's e 40 texture units, distribuídos por 10 unidades SIMD (Single Instruction, Multiple Data), cada uma com 80 SPU's e 4 texture units. Este design modular permite o aproveitamento de chips com um ou mais grupos defeituosos para placas mais lentas e baratas, como é o caso da 5750, que tem um das unidades SIMD desactivada.
A interface de memória é de 128 bits, suportando GDDR5.

A HD 5770,presenta 800 SPU's, 40 Texture Units, e 16 rops, o mesmo das 4850, 4870 e 4890. Vem com frequência de origem de 850 mhz, igualando a frequência da HD 4890, totalizando 1360 Gigaflops de potencia teórica. Vem com 1024 MB de memória GDDR5 a 1200 mhz, totalizando uma largura de banda de 76,8 GB/s. No que toca aos consumos, gasta apenas 108w em idle, muito abaixo da 4890, que variava entre 170 a 190w e requer apenas uma única ligação de energia de 6 pinos e uns impressionantes 18w em idle! O preço recomendado é de apenas 159$

A HD 5750 vem com 720 SPU's e 36 texture units a 700 mhz, ou seja com 9 dos 10 unidades SIMD activas, com potencia teórica de 1008 gigaflops e 512 a 1024 MB DDR5 a 1150 mhz, num total de 73,6 GB/s, tudo isso com apenas 86w em full e 16w em idle. É tanta potencia teórica como uma 3870x2 com uma fracção do consumo! O preço estimado é de apenas 109$ para o modelo de 512 MB e 129$ para o modelo de 1024 MB.

Tabela com resumo das características das duas placas. Este gpu ultrapassa a fasquia de 1000 milhões de transistors, mais precisamente 1040, superior aos 959 da HD 4890, apesar desta ter 256 bits de interface de memória. Tal incremento deve-se ao directx11, bem como a tecnologia Eyefinity.
A Zwame não podia ficar de fora deste grande lançamento e depois da análise da HD 5770, temos agora a versão mais simples, HD 5750, da Sapphire, que utiliza um cooler personalizado, com a tecnologia "vapor chamble" e um PCB com design próprio.
Especificações
Links
- Fabricante: : Sapphire
- Modelo: HD 5750 Vapor-X 1GB GDDR5 11164-04
- Fabricante do GPU: ATI
- Nome do GPU: Radeon HD 5750
- Nome de código: Juniper
- Processo de fabrico: TSMC 40 nm
- Nº de transístores: 1040 milhões
- Nº de shaders: 720 unifield
- Nº de ROP's/TMU's 16/36
- API suportadas:: DirectX 11/ OpenGL 3.2, OpenCL 1.0
- Memória (largura do bus): 128 bits
- Memória (tipo): GDDR5
- Memória (fabricante e modelo): hynix H5GQ1H24AFR-T2C, 1250 MHz (5000 MHz GDDR5 efectivo) - datasheet
- Memória (quantidade): 1024 Megas
- Interface: PCI-Express x16 2.0
- Frequências (core/memória(efectivo) : 710/1160(4640).
- Overclock de origem: sim, clocks defaut: 700/1150(4600).
- RAMDAC clock: : 400 mhz
- Energia auxiliar: sim, 1x PCI-e 6 pins
- TDP: 16 watts idle e 76 watts máximo
- Cooler: não-reference, base em cobre com tecnologia "vaporchamber", lamelas de aluminio e fan de 80 mm.
- VGA: 1 porta via adaptador
- DVI: 2 portas (digital + analógico)
- HDMI: 1 porta
- DisplayPort: 1 porta
- Acessórios incluídos: 1x DVI-to-VGA, 1x crossfire bridge, um disco com drivers, guia rápido multilingue, cabo de energia e código de activação para o jogo "Dirt 2".
- Dimensões: 18.4 cm de comprimento e 2 slots de altura.
- Preço estimado: 125 €
Site Oficial Sapphire
Site oficial HD ATI 5770
Site oficial ATI HD 5750
Fotografias
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1 - Como é habitual, primeiro as caixas dos produtos. Trata-se de uma caixa bem compacta, com o mesmo grafismo da HD 5870. Notar o adesivo a indicar a presença do battle forge.
2 - Parte de tráz, com as habituais especificações.


3 - Dentro da embalagem ainda vem uma caixa de cartão simples, onde está a placa, devidamente protegida e os acessórios.
4 - Os acessórios que acompanham esta placa. Um guia rápido em vários idiomas, incluindo PT, Cabo de energia, adaptador DVI para VGA, disco com drivers, disco com um software para webcam e um cupão onde se encontra o código de activação do jogo "Dirt 2", que só estará disponível em 11 de Dezembro.


5 - E aqui temos vista completa da placa. A Sapphire nesta edição utiliza um PCB de design próprio em cor azul marinho e um cooler baseado na tecnologia vapor chamber, dando o nome de "Vapor-X", tal como outras placas de gerações anteriores.
6 - Vista de perfil, onde temos o backplate tal como as outras 5800 e 5700, com 2 portas DVI-I, um porta HDMI e 1 porta Displayport, bem como saída de ar, embora o cooler não faz exaust.


7 - Pormenor da carcaça do cooler, que tem como função canalizar o fluxo de ar para os reguladores de tensão.
8 - Parte de tráz do PCB, onde temos os 4 parafusos de montagem, os adesivos do nº de série, bem como 4 módulos de memórias hynix, que de origem suportam 1250 mhz (5000 efectivos), portanto com 90 mhz de margem de overclock dentro das especificações de fábrica. São as mesmas memórias presentes na HD 5770 anteriormente testada, que atingiu 1400 mhz fáceis. Notar que não tem dissipadores e as memórias tendem a aquecer bastante com a placa em carga. Recomenda-se portanto a compra de um kit de ransinks para melhor arrefecimentos deles.


9 - A placa sem a carapaça. Reparar que há dois conjunto de fios a sair da ventoinha, sendo a ligação à placa e depois um pequeno led de cor azul, que ilumina um logótipo da Sapphire presente na lateral, o mesmo está na ponta da fotografia. (será posto depois uma foto da placa em funcionamento com este logótipo iluminado). (depois dos testes iremos desmontar a placa, não foi feito para não influenciar os testes de temperaturas)
10 - Circuito de alimentação. O que chama logo a atenção são os ferrite chokes, que são os cubos cinzas, cujo topo apresenta estrias, de forma a dissipar melhor o calor e tem um logótipo da sapphire num dos lados. Trata-se de uma tecnologia própria, intitulada de "Black Diamond Choke", sendo assim, de acordo com o fabricante 10% mais frescos e gastam menos 25% de energia, resultando em menor consumo da placa, menor aquecimento e durabilidade.
No total temos 5 fases, sendo provavelmente 3 para o GPU e 2 para as memórias. Não é utilizado dissipador de calor nos mosfets.


11 - Ventoinha removida. Podemos ver a base em cobre, de grandes dimensões que na verdade é um enorme "heatpipe". Por cima tem um dissipador em alumínio em formato radial bastante semelhante aos stock coolers da Intel. A ventoinha consome 0,32A, resultando em 4w de consumo, sendo um valor razoável. Notar que só tem 2 fios, portanto sem medição de rotações e controlo de rotações básico.


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