Análise Sapphire HD 7950 Dual X

Horus-Anhur

I folded Myself
2dqjbqh.jpg


Para a AMD, a sua arquitetura Graphics Core Next significou um dos mais importantes passos na tecnologia gráfica, sendo equiparável à chegada da arquitetura Fermi para a nVidia.
Neste sentido a arquitetura CNG tem um enfase muito maior na computação, ao mesmo tempo que tanta manter-se relevante no mercado de videojogos.
A Radeon HD 7950 é o segundo chip mais poderoso da gama CNG actual, sendo que permite à AMD competir na gama média/alta, oferecendo um bom desempenho em muitos jogos, ao mesmo tempo que aproveita o novo processo de fabrico de 28nm para obter temperaturas e os consumos relativamente baixos.

1imtyx.gif


A Sapphire pegou na Radeon HD 7950 e melhorou-a ao substituir o cooler da AMD pelo seu cooler "Dual X", o qual já fora utilizado em gráficas anteriores com sucesso, tendo sido ligeiramente alterado para ser usado na Radeon HD 7950. Este possui duas ventoinhas, que forçam ar sobre um cooler de alumínio equipado com 5 heatpipes. Deverá ser tomado em conta que este cooler é ligeiramente maior do que o PCB da gráfica, ficando esta com um comprimento de 28 cm.

Especificações técnicas:
Motor Gráfico: AMD Radeon HD 7950
Stream Processors: 1792
Texture Units: 112
ROPs: 32
Numero de transistores: 4.31 mil milhões
Memória de Vídeo: 3GB GDDR5
Velocidade do Relógio 810 MHz
Relógio de Memória: 5000 MHz ( 1250 MHz Quad pumped)
Interface de Memória 384-bit
Limite do PowerTune: 200W + 20%
Processo de fabrico: 28nm
Standard Bus: PCI Express 3.0
RAMDAC 400 MHz
Resolução D-Sub Resolução Máxima: 2048×1536
DVI Resolução Máxima : 2560×1600
Interface Saída: 1 DL-DVI port, 1 HDMI port e 2 mini-DisplayPorts
Bios: Dupla

Acessórios
1 x Cabo CrossFire
2 x Cabo de Alimentação
1 x Adaptador DVI para HDMI
1 x Adaptador VGA para DVI
1 x Adaptador mini-DisplayPort
1 x Cabo extensão HDMI 1.8m
Software Sapphire Instalation CD




----------Teste----------



Tendo em conta que a arquitetura CNG da AMD é um momento equiparável ao momento Fermi da nVidia, nada como por duas gráficas representantes de cada arquitetura em duelo.
Neste sentido, se a Radeon HD 7950 é o segundo chip mais potente da primeira série da arquitetura CNG, nada como por-lo frente-a-frente com com o segundo chip mais potente da primeira série da arquitetura Fermi, a nVidia GTX 470.

O modelo disponível é uma GTX 470 da Gainward, com um PCB costumizado, sendo maior do que o das GTX originais. Esta gráfica vem equipada com um cooler original da Gainward, o qual possui duas ventoinhas a forçar ar sobre um cooler de alumínio.

s4osci.jpg




Especificações técnicas:
Motor Gráfico: Geforce GTX 470
Stream Processors: 448
Texture Units/Filtering: 56/56
ROPs: 40
Numero de transistores: 3 mil milhões
Memória de Vídeo: 1.25GB GDDR5
Velocidade do Relógio do núcleo: 607 MHz
Velocidade do Relógio dos shaders: 1215 MHz
Relógio de Memória: 3348MHz MHz ( 837 MHz quad pumped)
Interface de Memória 320-bit
Processo de fabrico: 40nm
Standard Bus: PCI Express 2.0



Configuração de teste
CPU: Intel i7 2600k @ 3.4Ghz
Memória: 8Gb DDR3 @ 1333 Mhz
Motherboard: MSI Z68A-GD80 (B3)
Armazenamento: Agility 3 60GB + WD Caviar Black 1TB
Fonte de alimentação: Corsair TX650
Sistema Operativo: Windows 7
Drivers: nVidia Forceware 304.79
Drivers: AMD Catalyst 12.7 Beta

Nota: No caso da GTX 470, foi desligado no painel de controle da nVidia, o suporte para Physx a correr no GPU, ficando a correr no CPU. Desta forma fica em pé de igualdade com a HD GTX470 no suporte desta tecnologia.




----------Benchmarks----------​


3507zp2.jpg

O jogo Battlefield 3 é um dos jogos mais exigentes da atualidade, utilizando o motor gráfico Frostbite 2.0. Infelizmente para a AMD, este é um jogo que favorece as gráficas da nVidia e apesar de as últimas drivers da AMD trazerem um ligeiro aumento de desempenho, ainda não é o suficiente para fazer a arquitetura CNG brilhar. Por isso, a diferença entre a GTX 470 e a HD 7950 é de apenas 33%.


2w1tgg4.jpg

O jogo Resident Evil 5 foi feito para a atual geração de consolas, tendo recebido um port para PC sem grandes upgrades gráficos e como tal, é incapaz de puxar a sério por estas gráficas. Assim a diferença entre a GTX 470 e a HD 7950 é de apenas 11%. Infelizmente enquanto tive a GTX470 disponível, apenas corri este benchmark com estes settings, que não puxam muito por estas gráficas, resultando numa diferença tão pequena.


i383ts.jpg

Tal como o jogo Resident Evil 5, o Lost Planet 2 foi feito para a atual geração de consolas, no entanto, o seu port para PC trouxe várias melhorias, das quais se destacam o suporte para DX11 e para tesselation. Como tal, é um pouco mais exigente em termos gráficos, resultando numa diferença de 22% entre as duas gráficas.


107wehx.jpg

O benchmark Unigine Heaven 3.0 é um dos testes mais exigentes para estas gráficas, especialmente quando se usa níveis extremos de tesselation. Neste caso, a diferença entre a GTX470 e a HD7950 é de 69%.
Este e o nosso primeiro benchmark a mostrar uma boa diferença entre as duas gráficas, mas ao mesmo tempo serve para lembrar o quão boa foi a implementação de tesselation na primeira serie de Fermis.


1r2ni0.jpg

O jogo Aliens vs Predator foi dos primeiros a ter suporte para DX11 e para tesselation, resultando num teste gráfico um pouco mais exigente do que outros jogos presentes nesta análise, resultando numa diferença de 63%.


kyxbr.jpg

Este benchmark é baseado no motor gráfico Unreal 3, mas atualizado para suportar algumas tecnologias atuais, tais como suporte para DX11 e tesselation. Neste teste a diferença entre a GTX470 e a HD7950 foi de apenas 24%.


2mg2ywm.jpg

O Benchmark 3Dmark 2011 atira com todas as tecnologias e efeitos para cima de qualquer gráfica que o tente desafiar e apesar de não ser um motor gráfico usado em jogos, é sempre um teste interessante para analisar. Neste caso, a diferença foi de 49% para o score total e uma diferença de 56% para o GPU score.


jhwjlc.jpg

Inicialmente pensei que fosse algum erro nas configurações deste teste e acabai por corre-lo várias vezes para confirmar os resultados. O jogo Just Cause 2 costuma ser favorável para a AMD e isso nota-se bem nos resultados, com uma diferença de 119%.


nn9v61.jpg

Lançado em 2007, o jogo Crysis continua a ser dos jogos mais exigentes em termos gráficos. A diferença entre a GTX470 e a HD 7950 foi de 62%.



1oao9v.jpg

Crysis 2 usa um motor gráfico mais optimizado do que o Crysis original, ao mesmo tempo que utiliza DX11, Tesselation e texturas detalhadas, para oferecer gráficos de topo. A diferença entre a GTX470 e a HD 7950 foi de 55%.


21dqrv6.jpg

O Jogo Metro 2033 não tem paisagens abertas de florestas luxuriosas como o Crysis, optando por cenários fechados e soturnos, mas mesmo assim é um dos jogos mais exigentes da atualidade. Neste caso a diferença foi de 75%.




----------Temperaturas----------​


nf1e8i.jpg


Tanto a Sapphire 7950 Dual X, como a Gainward GTX 470 GOOD, usam coolers concebidos pela própria marca de forma a obter temperaturas e níveis de ruído mais baixos do que os modelos originais da AMD e nVidia.
Mesmo assim, será importante referir que cada um tem as suas vantagens em relação ao outro. O cooler da Sapphire ao utilizar heatpipes consegue dissipar mais calor do que o cooler da Gainward, no entanto, o cooler da Sapphire não é totalmente fechado, ao contrário do cooler da Gainward e isto significa que este último é mais eficaz a retirar o calor para fora da caixa do PC.

Por muito bom que qualquer cooler possa ser, o chip GTX470 foi um dos mais quentes que alguma vez equipou uma gráfica e isso nota-se bem nos resultados. Mesmo conseguindo temperaturas mais baixas do que o cooler original da nVidia, esta Gainward GTX 470 GOOD continua a ser uma gráfica muito quente.

No caso da Sapphire, já estava à espera de bons resultados por causa do cooler que vem equipado, mas mesmo assim fiquei surpreendido com as temperaturas obtidas, especialmente em load. Investigando um pouco mais descobri que isto se deve a um certo undervolting por parte da Saphire. As Radeon HD 7950 originais têm uma voltagem de 1.093v, mas esta gráfica da Saphire usa uma voltagem de apenas 0.891v. Por um lado, isto trás uma excelente vantagem para os consumos e temperaturas, ma ao mesmo tempo vai limitar a capacidade de overclock, mas nada que não se resolva com o software certo.



----------Overclocking----------​

Por enquanto, ainda não estive a mexer muito na voltagem da gráfica e por isso estes resultados de overclock utilizam a voltagem de 0.891v. Mais tarde irei atualizar este artigo com resultados de overclock com alteração de voltagem.

No núcleo o valor máximo de overclock consegui sem aumentar a voltagem foi de 970Mhz, mais do que isto e eram frequentes o crash das drivers. Nas memórias o valor máximo obtido foi de 1450Mhz, resultando num valor de 5800 Mhz, o que é um valor superior ao de origem das Radeon HD 7970, não sendo de estranhar pois tanto a HD 7950 como a HD 7950 usam os mesmos chips de memória, validados de fabrica para 5500 Mhz.

Vamos passar agora aos resultados obtidos em alguns benchmarks.

1zx12k5.jpg

Com um overclock de 20% no núcleo e de 16% nas memórias, foi possível obter um aumento de 15% no score total e um aumento de 19% no GPU score. Isto mostra que a RAdeon HD 7950 tem uma boa escalabilidade quando se aumenta a sua velocidade.


160ezig.jpg

No Unigine Heaven, conseguimos um aumento de 20%, confirmando mais uma vez ter uma boa escalabilidade quando em overclock.


28lyomr.jpg

Com um aumento de 17% no desempenho, este é o resultado mais fraco dos testes realizados, mas mesmo assim, é um bom resultado.


xpucms.jpg

Mais uma vez esta gráfica me surpreendeu com as temperaturas obtidas. Apenas mais 2ºC do que com as velocidades de origem é um excelente resultado.


----------Conclusão----------​

Esta Sapphire HD 7950 Dual X é uma excelente gráfica, oferecendo um bom desempenho nos jogos mais recentes, ao mesmo tempo que obtém temperaturas muito baixas.
Atualmente já se consegue encontrar em algumas lojas, este mesmo modelo por 330 Euros, oferecendo um excelente valor pelo desempenho e qualidade de construção.
Quando considerei a mudança para a Radeon HD7950 já sabia que a diferença de desempenho não seria muito grande nalguns jogos, em relação à Geforce GTX 470, mas estes não foram os únicos motivos que me levaram a mudar, sendo a temperatura, o consumo e o ruído motivos tão ou mais validos do que o aumento de desempenho por si só. Neste sentido, fiquei agradavelmente surpreendido com tudo o que esta gráfica tem para oferecer.

A favor:
Temperaturas
Qualidade de construção
Escalabilidade em overclock
Boa relação preço/desempenho

Contra:
O preço ainda é elevado para muitas carteiras
Em alguns jogos a arquitetura CNG não tem o melhor desempenho



Nota final: Como já referi em cima, alguns testes foram realizados com settings relativamente baixos para a gráfica que é, mas infelizmente como já não tenho a GTX 470 comigo, já não posso realizar novos testes com esta. Lamento esta situação, mas creio que mesmo assim, temos alguns resultados em benchmarks e jogos que mostram bem o poder desta gráfica.
 
Última edição:
Boa review!
Os níveis de ruído como foram?
As temperaturas pareceram-me excelentes especialmente em OC! Qual é a tua caixa?
 
Última edição:
Obrigado.

Os níveis de ruído são baixos, mas como não tenho forma de os medir de forma real, evitei referir na review.

A minha caixa é uma thermaltake m9. Mas ando sempre com a tampa lateral aberta.
 
Boa análise..
Da sapphire tive a 4890 Vapor-X, que era uma bela gráfica a nível de temperaturas e de ruído, além do pcb também azul...


Winjer testa o Cinebech também.. ;)
 
Obrigado.

Os níveis de ruído são baixos, mas como não tenho forma de os medir de forma real, evitei referir na review.

A minha caixa é uma thermaltake m9. Mas ando sempre com a tampa lateral aberta.
Sim mas quando é ruidosa nota-se logo! :D
Esse sistema merece uma caixa melhor mas realmente essa gráfica parece ter um excelente cooler!
 
Grande gráfica sim senhor...gostei especialmente das temps, muito fresca mesmo...

O preço é que ainda deve ser puxado, podias por um bench com os poderes de OC, com diferenças entre elas?

Já agora parabéns pela review ;)
 
Comprei pc novo c esta gráfica mas ainda não o consegui ligar, esclareçam-me uma coisa: a alimentação da gráfica tem um psu de 6pin e um de 8pin, é preciso ter os dois psu's ligados p o pc funcionar certo? ou 6 ou 6+6 tb funciona?
 
Tens de colocar a alimentação da gráfica tal como os pinos da mesma indica... Se for 8+6 tens de alimentar com 8+6... Já agora que fonte possuis para alimentar a gráfica?
 
Boas, tenho esta gráfica e estou com umas dúvidas, gostaria de saber como posso fazer com que o afterburner me desbloqueia a voltagem, isto é, não conseguir alterar a voltagem no programa, já no sapphire trixx consigo :S não queria estar a usar o sapphire trixx porque gosto bastante do afterburner que até uso para gravar vídeos in game e monitorizar as temperaturas e fps mas assim torna-se impossível fazer um overclock aceitável pois a voltagem que a placa traz por defeito é muito baixa, se alguem souber como resolver este problema agradecia muito
 
Boas, tenho esta gráfica e estou com umas dúvidas, gostaria de saber como posso fazer com que o afterburner me desbloqueia a voltagem, isto é, não conseguir alterar a voltagem no programa, já no sapphire trixx consigo :S não queria estar a usar o sapphire trixx porque gosto bastante do afterburner que até uso para gravar vídeos in game e monitorizar as temperaturas e fps mas assim torna-se impossível fazer um overclock aceitável pois a voltagem que a placa traz por defeito é muito baixa, se alguem souber como resolver este problema agradecia muito

Para não andares a inventar usa o trixx é melhor... podes ter os 2 abertos e monotorizas pelo msi as temps...
 
Back
Topo