Sapphire HD7950 - Temperaturas e Barulho

Arcbruno

Power Member
Boas pessoal,
tenho andado a brincar mais com o meu PC e notei umas quantas coisas na minha gráfica. O modelo em questão é este: http://www.sapphiretech.com/presentation/product/?cid=1&gid=3&sgid=1157&lid=1&pid=1439&leg=0

Ora bem, quando inicio um jogo que me dá FPS's superiores a 80/90 a gráfica começa a fazer um assobio, nada que seja insuportável, mas audível o suficiente para me deixar preocupado... Isto é normal? Quando ponho o limite de fps para 60 a gráfica já não faz este barulho, no entanto por vezes os jogos apresentam um ou outro break (no fifa13 torna-se complicado jogar, a não ser que desligue o AA, mas se nao tiver limite de fps faz tudo sem problema com uns 200 fps só que faz o tal ruído).

Outra questão é que em termos de temperaturas quando a gráfica está a ser utilizada em situações mais exigentes, as temperaturas sobem para 60ºC, 65ºC, o que me parece exagerado, visto que ainda não lhe fiz qualquer OC, isto associado ao facto de o cooler fazer bastante barulho a partir dos 40% de fan, torna-se chato, que com estas temps a fan em auto liga a 40/50%... (e isto em 60/70% para cima parece um aspirador xD)

Por isso, alguém que também tenha esta placa, sabe-me dizer se isto é normal ou vou ter de enviar isto para a roleta russa da garantia da *****?
 
É coil wine, tenta por a gráfica 1 noite inteira num programa de stress tipo heaven que ajuda ás vezes. Nada que precises te preocupar-
 
Coil whine não é prejudicial, é apenas chato! Uma das minhas 7950 também faz. Não é motivo de preocupação.
Em relação às temps, estão normais! A minha de cima aquece sempre um pouco mais, anda a volta dos 60º-65º. A de baixo anda nos 55º-60º em situações mais exigentes(gaming).
O barulho deve-se ao facto de usar um blower em vez de fans. Por norma fazem mais barulho. As minhas são as Vapor-X e mesmo a jogar não fazem (muito) barulho.

Cumps
 
Muito obrigado aos dois, já fico mais descansado x)
Quanto ao barulho das fans há alguma maneira de minimizar isto? Acho que li nalgum post neste fórum alguém a fazer um comentário em que "abafava" o som da fan do gpu, mas não me lembro qual era a forma nem se era saudável para a máquina
 
O meu PC também faz. O barulho parece que vem da gráfica mas é da fonte de alimentação.
Vê mesmo se é da gráfica porque acho estranho, quer dizer, nunca me aconteceu coil while numa gráfica.
 
O meu PC também faz. O barulho parece que vem da gráfica mas é da fonte de alimentação.
Vê mesmo se é da gráfica porque acho estranho, quer dizer, nunca me aconteceu coil while numa gráfica.

Daqui a pouco quando estiver em casa, já verifico isso, mas tenho 90% certeza que é da gráfica, de qualquer das maneiras acham que 2 fans na parte lateral da minha caixa ajuda a baixar as temps da gráfica e consequente a descer a utilização da ventoinha? A caixa é uma Nox Nova, se acharem que vale a pena, depois eu edito o post da minha config no configurações ;)
 
Daqui a pouco quando estiver em casa, já verifico isso, mas tenho 90% certeza que é da gráfica, de qualquer das maneiras acham que 2 fans na parte lateral da minha caixa ajuda a baixar as temps da gráfica e consequente a descer a utilização da ventoinha? A caixa é uma Nox Nova, se acharem que vale a pena, depois eu edito o post da minha config no configurações ;)

há certos modelos amd q têm tendência a sofrer de coil whine , por acaso da nvidia nunca ouvi falar d nenhum caso popular mas já deve ter acontecido a alguém .. o mais normal em todas as graficas é ouvir s um zumbido qd se joga com algumas centenas de fps .qto á tua questão.. a temperatura ate pode baixar ligeiramente mas n acredito q seja significativo, a melhor opcao q tens para esse efeito é meteres um cooler tipo artic cooling, por 30€ +/- já compras um mt bom e silencioso
 
há certos modelos amd q têm tendência a sofrer de coil whine , por acaso da nvidia nunca ouvi falar d nenhum caso popular mas já deve ter acontecido a alguém .. o mais normal em todas as graficas é ouvir s um zumbido qd se joga com algumas centenas de fps .qto á tua questão.. a temperatura ate pode baixar ligeiramente mas n acredito q seja significativo, a melhor opcao q tens para esse efeito é meteres um cooler tipo artic cooling, por 30€ +/- já compras um mt bom e silencioso

E trocar o cooler da gráfica é um processo fácil e sem grandes riscos?
De qualquer das maneiras não o devo fazer antes de acabar a garantia (que também é só de 1 ano xD)
 
se tiveres á vontade pra montar um pc então não é mais difícil montar um cooler , aquilo vem td mt bem explicado . A garantia não é perdida por trocares o cooler , só terias q meter o de origem caso tivesses q a enviar pra trás
 
se tiveres á vontade pra montar um pc então não é mais difícil montar um cooler , aquilo vem td mt bem explicado . A garantia não é perdida por trocares o cooler , só terias q meter o de origem caso tivesses q a enviar pra trás

Opa eu montei o meu sem qualquer problema por isso suponho que consiga :P
Bem lá terei que investigar isso, de qualquer das maneiras a gráfica não tem um selo ou assim que quebre quando tirar o cooler de origem?
 
resta então procurar por um cooler bom e barato que o minimo que vi até agora foram 55€ e por esse valor meto phones e aguento o barulho xD
 
procura pelo artic cooling twin turbo ii , vê se é compatível . Eu estou bastante satisfeito , baixou as temperaturas consideravelmente e é silencioso
 
procura pelo artic cooling twin turbo ii , vê se é compatível . Eu estou bastante satisfeito , baixou as temperaturas consideravelmente e é silencioso

Não é, só é com as HD7870 para baixo, as HD79XX não são :/
Só mesmo o accelero que é de 55€, bem acho que vou aguentar o barulho xD
 
Faz undervolt pelo afterburner norma geral as 79XX vem com muito mais voltagem do que realmente precisam. As minhas fans c undervolt clocks stock nem se ouvem.
 
Faz undervolt pelo afterburner norma geral as 79XX vem com muito mais voltagem do que realmente precisam. As minhas fans c undervolt clocks stock nem se ouvem.

Tenho de ver isso quando chegar a casa, já agora, que valores tens tu? para eu ter um guia mais ou menos :P ainda não mexi no OC por isso vou ter de ler umas coisas 1º xD
 
Daqui a pouco quando estiver em casa, já verifico isso, mas tenho 90% certeza que é da gráfica, de qualquer das maneiras acham que 2 fans na parte lateral da minha caixa ajuda a baixar as temps da gráfica e consequente a descer a utilização da ventoinha? A caixa é uma Nox Nova, se acharem que vale a pena, depois eu edito o post da minha config no configurações ;)

Confirma mesmo se não vem da fonte.
Atenção que, se for coil whine, não tem nada a ver com as ventoinhas ou o dissipador da gráfica.
 
Confirma mesmo se não vem da fonte.
Atenção que, se for coil whine, não tem nada a ver com as ventoinhas ou o dissipador da gráfica.

Já confirmei e é mesmo do gpu.
A troca de cooler não tem a ver com isto mas com o facto de em gaming a minha gráfica parecer um aspirador xD
 
Back
Topo