Sata 2 na A8N-E?

Phantasia

Portugal@Home Member
Boas noites.

Adquiri ontem uma motherboard a Asus A8N-E.
O que acontece é que tenho um único disco sata2 um western digital de 250gb, e não o consigo por a trabalhar em modo sata2 seja de que maneira que experimente.
A minha antiga board (Asrock 939Dual-Sata2) tinha uma opção na bios para a porta sata2 que me permitia escolher entre modo ide (sata normal) e raid (sata2), sendo que usando o hdtach as velocidades aproximavam-se de cada um dos modos. Claro que para alterar entre modos tinha de fazer nova instalação do xp ou reparar o mbr.
Agora com esta board, reparo que não tenho nenhuma opção desse tipo... Já experimentei instalar com as configurações da bios em default sem pressionar F6 na instalação, já experimentei adicionado os drivers a um cd com o nlite (os últimos do site da asus e da nvidia em separado), já experimentei criando uma disquete a partir do cd da board e pressionando F6 na instalação do xp. Mesmo assim nada...
Até que me lembrei que podia tentar activar o raid e ver que opções dispunha ao criar o array... Reparei que está lá o método JBOD, que se não estou em erro, era o que algo parecido com o que a Asrock fazia. Configurei o disco sozinho como JBOD, e com a disquete consegui instalar o windows nesse disco. Os problemas começaram quando liguei os outros dois discos IDE que tenho, e me começaram a aparecer mensagens de erro ao inciar o windows, quando o mesmo tenta configurar e instalar os discos IDE, referindo que não dispunha de drivers para prosseguir.

Já andei pelo site da western digital e não encontrei nenhum programa que permita alterar seja o que for, passei pelos fóruns da Asus e também não consegui encontrar nada, assim como nos fóruns da nvidia e até pelos da DFI.

Neste momento tenho o disco configurado com as settings em default da bios e a funcionar como em SATA1, o hdtach mostra-me velocidades na ordem dos 150mb, enquanto que na asrock quando punha o disco em modo raid, as velocidades iam para perto dos 250.
O disco está ligado na porta SATA1.
Os jumpers estão correctamente configurados.

Agradecia uma ajudita com este problema se não se importassem! :D

E peço desculpa pelo testamento!
 
Boas
andas com os conceitos um pouco trocados.

Um disco rigido pode ser sata1 ou ser sata2
Alguns discos são sata 1 e nao dão para meter em sata2 ( os primeiros ).
Alguns discos são sata 1 e com um programa viram sata2 ( os hitachis )
Alguns discos são sata 2 de origem e com um jumper vira sata 1


O JBOD é a concatenação de discos numa só letra - jbod - just bunch of drives.
O Raid é um sistema que dependendo do sistema escreve metade em cada um dele, espelha um
no outro, espelha um no outro a metade de cada um escrito, escreve em varios cada pedaço e
cria um sistema de ficheiros de paridade.

Na a8n-e quando colocas o western digital que já é sata2 de origem, ela funciona com o sata2.
A motherboard tem sata2 assim como o disco, tens issso já no maximo de transferenica.

O raid sim, aumenta-te a taxa de transferencia até ao maximo teoricamente , isto no raid0 que é
quando escreve metade em cada disco.


As portas sata1, sata2, sata3, sata4, .... poderiam-se chamar sata_alfredo, sata_joao, sata_sofia,
sata_pedro, sata_possinhas e nao tem nada a haver com o sata_1 transferencia de dados nem sata_2
transferencia de dados.
 
Boas
andas com os conceitos um pouco trocados.

Um disco rigido pode ser sata1 ou ser sata2
Alguns discos são sata 1 e nao dão para meter em sata2 ( os primeiros ).
Alguns discos são sata 1 e com um programa viram sata2 ( os hitachis )
Alguns discos são sata 2 de origem e com um jumper vira sata 1


O JBOD é a concatenação de discos numa só letra - jbod - just bunch of drives.
O Raid é um sistema que dependendo do sistema escreve metade em cada um dele, espelha um
no outro, espelha um no outro a metade de cada um escrito, escreve em varios cada pedaço e
cria um sistema de ficheiros de paridade.

Na a8n-e quando colocas o western digital que já é sata2 de origem, ela funciona com o sata2.
A motherboard tem sata2 assim como o disco, tens issso já no maximo de transferenica.

O raid sim, aumenta-te a taxa de transferencia até ao maximo teoricamente , isto no raid0 que é
quando escreve metade em cada disco.


As portas sata1, sata2, sata3, sata4, .... poderiam-se chamar sata_alfredo, sata_joao, sata_sofia,
sata_pedro, sata_possinhas e nao tem nada a haver com o sata_1 transferencia de dados nem sata_2
transferencia de dados.

Então como me explicas a diferença de velocidades medidas no hdtach usando a a8n-e e a asrock?
 
Back
Topo