1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Drive SATA 6 GB/s

Discussão em 'Novidades Hardware PC' iniciada por tmgp, 2 de Março de 2009. (Respostas: 9; Visualizações: 2351)

  1. tmgp

    tmgp Moderador
    Staff Member

    @ http://www.bit-tech.net/news/2009/03/02/amd-seagate-6gb-sata-demo/1
     
  2. JPgod

    JPgod Moderador
    Staff Member

    Isso só irá servir para SSD, enquanto estes não passarem para placas PCI-e :P

    Um disco mecânico ainda não satura o SATA2 tirando burst. O disco mais rapido no mercado é o Seagate 500 gb single plate e nem sequer 150 mb/s de peak consegue :P
     
  3. Kill Me

    Kill Me Power Member

    SATA 3 Conhecido !

    A Organização Internacional Serial ATA, também conhecida como SATA-IO, anunciou oficialmente a especificação Serial ATA Revisão 3.0, a versão mais recente do cada vez mais popular interface de dispositivos de armazenamento.

    A nova revisão tem como principal atractivo a nova velocidade máxima de transferência, 6 Gb/s, mas também inclui outros melhoramentos como:

    - Um novo comando NCQ para streaming que permite melhores transferências de dados para aplicações que requerem uma elevada largura de banda como sejam as de áudio e vídeo
    - Melhor capacidade de gestão de energia
    - Um novo conector tipo LIF para dispositivos de 1.8 polegadas ainda mais compactos



    Como os seus antecessores, a especificação SATA 3.0 é retro-compatível com as anteriores para que não existe qualquer preocupação ao ligar os novos discos rígidos ou SSD no hardware actual, apesar de neste caso não usufruir das novas funcionalidades e velocidade acrescida.

    Fonte: wintech.com.pt
     
  4. Obrigado, mas isso não é uma noticia um bocado antiga?

    Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/Serial_ATA#SATA_6_Gbit.2Fs

    http://www.sata-io.org/documents/SATA-Revision-3.0-Press-Release-FINAL-052609.pdf
     
  5. SuperLuis

    SuperLuis Power Member

    Isto num portátil iria ser um grande Boost de perfomance! Com um disco SSD em SATA 3 num portátil levantava logo voo! ;) Os discos normais nos portáteis aquecem muito e são lentos além de consumirem bem! Agora um disco SSD é que era.....
     
  6. DJ_PAPA

    DJ_PAPA Power Member

    Acho que nao conheço SSD's que saturem o Sata 2. Se existirem deve ser mesmo so um ou outro modelo e deve custar pra cima de um balurdio.
     
  7. SuperLuis

    SuperLuis Power Member

    A tecnologia SSD ainda pode melhorar bastante e os seus preços ainda vão descer ainda mais do que os actuais. De momento nem temos SATA 3 e por isso nada se pode afirmar o que dai virá.
     
  8. blastarr

    blastarr Power Member

    A tecnologia SSD para desktops, a breve trecho, vai começar a afastar-se das ligações SATA, e a apostar mais nas ligações directas via PCI-Express.
    Serão placas de expansão, em vez de drives separadas.
    As vantagens são menores latências, velocidades reais mais elevadas e menos cabos, pois o fornecimento de energia é feito directamente pelo slot PCIe.

    A tecnologia SATA, apesar de ser rápida e usar um bus em série moderno, continua a depender do conjunto de comandos ATA de há quase 20 anos, concebido para drives mecânicas, como discos rígidos, drives de disquetes, drives CD-ROM/DVD-ROM, etc.
     
  9. Crusher

    Crusher Power Member

    As drives SATA apenas emulam alguns comandos ATA para manter a compatibilidade com as drives PATA anteriores no que toca a identificação das drives nos Sistemas Operativos.

    Portanto não estou a ver estes comandos a travar na performance do SATA.
     
  10. DJ_PAPA

    DJ_PAPA Power Member

    Um SSD que sature a largura de banda do Sata 3 e barato? Ainda vais ter que esperar muito tempo para que isso aconteça e quando isso acontecer o mais provavel é ja lançarem a seguir o Sata 4.
     

Partilhar esta Página