sata e ata ao msm tmp?

Sata

bomb disse:
Boas, precisava de uma ajudinha, ja liguei os 2 discos (pus o ata em master e o sata como vinha), mas p.ex quando vou instalar o windows no sata ele pede sempre que crie uma partição no ata para poder instalar o windows, mas se eu instalar no ata ele não pede nada e instala logo, alguem sabe a razão disto (espero ter-me feito entender) :rolleyes:.
Viva
Como querias alterar o SATA!!!?
Para que tenhas o Sata como disco de arranque c/ o S.O. tens que colocar o IDE como slave no primário ou secundário.
Quanto às partições podes fazer as que queiras no meu caso utilizo o Acronis disk manager OK.
Deves ter de preferencia o disk do S.O. em NTFS.
Cumps
 
E que e assim eu meti o ATA em salve, so que o pc recusava-se a arrancar (nem boot do cd fazia), so em master e que arranca, e quando vou instalar o windows ele instala no sata mas precisa sempre que o ata tenha uma partição para o windows passar para la alguns ficheiros, depois de instalado ele arranca na boa pelo o sata (depois de escolher o disco na bios), so que eu não percebo o porque de ter de criar uma partição no ata para ele instalar o windows?
Peço desculpa por estas questões mas e que e a minha 1 vez com discos SATA ;)

Fiquem bem;)

EDIT: Bem acho que ja descobri tenho o jumper do SATA mal configurado :p , quando chegar a casa vou testar a ver se aquilo fica bom de vez :D
 
Última edição:
sata

1- Se só tens 1 IDE tem de estar em Master e não em slave ( slave de quê se não há master !!!); até podias ter só sata e nenhum IDE
2- Ate´podias ter o xp instalado em 10 partições se te apetecesse. O que define qual arranca é o que escolhes na Bios como primary boot
3 - Não há jumper nem meio jumper - não compliques.
4- Arranca do IDE , vais à gestão de discos , formatas e crias as partições( pode ser 1 unica ) que queiras no Sata- torna-as activas .
5- Reinicias o comp , vai à Bios e dás ordem de arranque do CD do xp
6- Reinicia e o Xp vai-te mostar as partições e dizer-te que escolhas uma para o instalares
7- depois de instalado , escolhes na Bios qual preferes para arranque : o IDE ou o Sata.

Vais ver que se desligares qq deles o pc arranca do outro na maior

O que aconteceu , provavelmente é que não fizeste um fresh install da 1ª vez

O comp onde te estou a escrever está absolutamente = ao que queres

Se tiveres mais duvidas , coloca 1 de cada vez para se perceber o que está a correr mal.
Até..
 
cusca disse:
1- Se só tens 1 IDE tem de estar em Master e não em slave ( slave de quê se não há master !!!); até podias ter só sata e nenhum IDE
2- Ate´podias ter o xp instalado em 10 partições se te apetecesse. O que define qual arranca é o que escolhes na Bios como primary boot
Vivam
discordo relativamente ao IDE ter que estar em Master? mas porquê? nada impede de ficar em slave? Pode ficar em slave sem master.mas seguramente que se o IDE tiver em master, definas como definires na bios boot device, no arranque se o IDE estiver em master é por aqui se faz o arranque.
Cumps
 
Ja pus isto tudo a funcionar e o IDE mesmo estando em Master eu consigo fazer o boot atraves do sata, alterando apenas o boot priority, quando aos outros problemas que estava a ter, de ter que ter o ide instalado para poder instalar o SO no sata ja descobri qual e o problema (tem a ver com o controlador RAID da motherboard (DFI Lanparty NF3) que esta cheio de bugs tipo em cold boot as vezes nem detecta o disco da sempre aquele ecra de detecting array, ou seja uma autentica confusão mas que bosta de Board e so bugs >( ).

P.S: Ja agora deixo qui uma pequena duvida, se não conseguir arranjar isto vou mandar a Board para RMA pois e o que a maior parte o pessoal com este problema ta a fazer.
Mas a minha duvida e o seguinte eu a um tempo atras parti um pedaço do encaixe do cabo IDE (a parte de plastico mais propriamente a parte do fundo) agora queria saber e se eu mandar para RMA se eles trocam ou dão como argumento que não podem trocar devido aquele pedaço partido.


Fiquem bem ;)
 
Última edição:
alguem na leu o meu primeiro post.... :rolleyes:

pega no cd da board mete noutra maquina, que lá algures deve tar uma opção para fazer uma disquete com os drivers do controlador sata (ou uns ficheiros para copiar para uma disquete). Depois mete o ide komo kiseres não importa (eu metia master, mas na importa) arranca com o cd do xp e logo ao inicio vai aparecer em baixo uma frase do tipo carregue em F6 (penso q era f6) para instalar drivers adicionais, mete a disquete na drive e carrega na tecla que ele vai ler os drivers q estão na disquete e já vai ver o disco sata
 
Sata e Raid

ATENÇÃO !!!
Uma coisa é um disco SATA ( ou 2 , 3 ou 4 ) e outra é colocá-los em raid .
Neste caso trata-se de 1 disco só e como tal os drivers não se aplicam - F6 - é para colocar discos em raid ; para instalação simples ...não é preciso .
Só terá de ir à Bios , onde se faz a configuração dos discos - ATA/IDE configuration - e escolher enhanced que quer dizer que , em XP , pode servir-se de discos dos 2 tipos - Sata e Ata.
Se começamos a confundir as 2 questões , transformamos uma coisa simples em complexa .
 
nem sempre em muitas boards (ou controladores) mesmo sem raid é preciso drivers, se no arranque da instalação do xp, na aparece lá o disco sata o mais provavel é que para essa board seja
 
Sata

Não aparece pq não está formatado ; não aparece pq não foi tornado activo na gestão de discos ; não aparece pq não foi dada indicação na Bios para Sata + Ata ;
F6 só drivers para Raid.
Se usares uma placa controladora para Sata , ela vai precisar de drivers , mas não estes de que falamos
 
Ja consegui resolver, tinha o SATA mal ligado em vez de ter ligado no SATA 3 (internal), tava ligado ao SATA 1 (external) dai o windows pedir que formata-se o IDE para instalar o XP no sata, para não falar da pouca perfomance que tinha :( , mas ja esta tudo resolvido finalmente :D

Obrigado a todos pela ajuda ;)
 
Back
Topo