Drive SATA Express

E mais uma vez, oportunidade desperdiçada de incluir alimentação no cabp, tal como aconteceu no external SATA: "porreiro, tenho uma ligação SATA para ligar ao meu disco externo de forma super rápida... mas tenho que o alimentar de outra forma qualquer".

Depois isso deu origem aos portos híbridos com USB e e-sata alimentado, uma rebaldaria. Ainda por cima os SSD têm um consumo tão baixo, não há justificação.
 
Não se justifica de facto, a performance dos SSD são muito bons, baixo consumo, barulho praticamente inexistente, resistência elevada...

Só mudaria caso a diferença de performance fosse mais ou menos do género HDD para SSD, agora se isto for tipo Raid0 SSD é só para o "inglês" ver.

Como todos nós sabemos isto vai ser novidade, provavelmente caro de inicio.
 
A Western Digital está a demonstrar na Computex este interface.

Disco WD Black (protótipo)

WDBlackSATAExpress.jpg


Pormenor do cabo

cabopciexpress.jpg


A interface SATA Express está a ser demonstrada em sistemas de parceiros-chaves da WD na Computex, mostrando a interface a funcionar nas suas novas plataformas. Esta nova infraestrutura SATA Express permite aos clientes trabalharem com unidades SSD, SSHD e HDD num único “bus” comum.
A demonstração do protótipo da WD tira partido dos drivers AHCI standard e é compatível com todas as versões de sistemas operativos conhecidas e suportadas atualmente.
 
Basicamente um híbrido como a Seagate tem já à venda...

Já tive curiosidade em obter um disco desses e verificar se são assim tão bons.
A Seagate se não me engano apenas tem um SSD de 8Gb para encher como cache enquanto vai escrevendo para o disco físico em si.
 
Basicamente um híbrido como a Seagate tem já à venda...

Já tive curiosidade em obter um disco desses e verificar se são assim tão bons.
A Seagate se não me engano apenas tem um SSD de 8Gb para encher como cache enquanto vai escrevendo para o disco físico em si.

Não é um hibrido.

É visto pelo SO como dois discos distintos. Um SSD e um Mecanico.
 
Basicamente um híbrido como a Seagate tem já à venda...

Já tive curiosidade em obter um disco desses e verificar se são assim tão bons.
A Seagate se não me engano apenas tem um SSD de 8Gb para encher como cache enquanto vai escrevendo para o disco físico em si.

Tenho 3, 1 na PS4, 2 no PC (todos 7200 rpm) e posso dizer-te que em algumas operações notas e muito a diferença para um hdd comum de 7200 rpm, mas apenas em algumas, noutras é indiferente. Já na PS4 a diferença para o de origem é extremamente obvia, o tempo de boot, tempo de instalação, tempos de loads etcs... no PC é só mais nos tempos de loads (um deles é só para os jogos) o outro que é para downloads e alguns documentos, nao se vê diferença na transferência de ficheiros.
 
Espero é que isto seja mesmo compativel com as portas SATA normais para permitir o seu funcionamento regular mesmo que sem a velocidade extra que anunciam....

Cumps,

Rfsapiens.
 
O da seagate que ele fala tem esse comportamento também, lembro-me de ler isso na altura no tópico novidades de ssd.

Eu tenho um da Seagate. É só visto como um disco e não é preciso instalar software para ele fazer cache. Este é diferente. São dois discos à parte.
 
Back
Topo