SATA II e SATA a 3Gb/s, a confusão

Colbato

Power Member
Estive a ler umas coisas sobre as últimas implementações da norma SATA e no site da organização encontrei uma notícia interessante: Desfazendo a confusão: SATA II não é SATA 3Gb/s.
Como a notícia descreve, muitas das últimas implementações da SATA-IO (Serial Ata International Organization, anteriormente conhecida por SATA II), como o NCQ (Native Command Queuing), têm sido aproveitadas pelos mais diversos vendedores e fabricantes para atribuirem designações SATA II aos seus discos, dando a ideia que estes seriam capazes de fornecer taxas de transferência até 300 MB/s.
Nem mesmo a Hitachi se livra deste pecado, pois anuncia a gama Deskstar T7K250 como sendo SATA II e capazes de 300 MB/s e depois, quando se procura as especificações técnicas afinal a taxa é de 150 MB/s...
Até onde pude verificar, nenhum fabricante dispõe ainda de discos com taxas de transferência superiores a 150 MB/s. Há é já algumas melhorias como o já citado NCQ, Phy Event counters, eSata (External SATA), mas são todas implementações da norma SATA 1.0a
Por isso, cuidado, que se vende por aí gato por lebre...
 
Humm, por acaso numa loja disseram-me que não tinham SATA II tendo à venda todos os ultimos modelos desde Samsung ou Hitachi, enquanto noutras está descrito esses discos como sendo SATA II.

Pois é, e agora como ficamos??
 
e rarissimos são os discos que dão mais de 100mb/s.
pah isto a velocidade do interface conta pouco acima de 133mb/s. por isso tudo o que é sata ou sata II é quase indiferente.
o NCQ, a densidade e a memoria buffer, esses sim, são factores a ter em conta.
 
Dois dos meus Seagates têm especificação e são vendidos como SATA 1.0a, mas no site, introduzindo a referência, aparece lá como sendo SATA II e com suporte NCQ, num ficheiro obscuro e com letra minúscula. A Bios do PC confirma que são SATA II.
Pelo menos eu não detectei nenhuma desonestidade, antes pelo contrário.
 
Existe o sata1
existe o sata2 primeira geracao
existe o sata2 segunda geracao

o sata2 gen1 é 1.5Gb e ncq
o sata2 gen2 é 3.0Gb e ncq e o resto de optimizacoes


+e como o ObiWan Kenobi diz : Tudo depende do ponto de vista
 
jfbbms disse:
Existe o sata1
existe o sata2 primeira geracao
existe o sata2 segunda geracao

o sata2 gen1 é 1.5Gb e ncq
o sata2 gen2 é 3.0Gb e ncq e o resto de optimizacoes


+e como o ObiWan Kenobi diz : Tudo depende do ponto de vista

O SATA II é um standart/norma!! Nao uma geraçao que vai evoluindo.

Por isso, um disco ou suporta SATA II ou nao suporta.

Era o mesmo que a ATI dizer que suporta PS3.0, quando so suporta a principais caracteristicas deste mesmo! Sendo assim colocou nas especificaçoes das suas placas PS2.0+.

O que os fabricantes deviam era ser obrigados a pôr, por exemplo: Sata1++ ou qualquer coisa parecida.
 
com tanta mecanica presente nos discos de hoje, nunca vamos atingir essa velocidade.
eu apostava em discos flash... mais fiaveis, mais silenciosos, mais caros, mais rapidos, e com muito maior potencial de evolução.
so com memoria não mecanica poderiamos atingir os 600mb/s, este valor está ao nivel dos antigos modulos sdr pc100/66...
quem dera a muito fabricante ter em 2006 garantidos 200mb/s em hdd's... quanto mais 600. e também é de referir que nessa data ja devemos ir nos TB de espaço como default em pc's novos
 
Tb acho, é marketing puro, já há muito tempo que queria livrar-me desta tecnologia dos anos 50, mas só agora com aquele módulo da Gigabyte, creio, é que o futuro sem peças móveis nos pc's começa a tornar-se realidade.
 
Koncaman disse:
com tanta mecanica presente nos discos de hoje, nunca vamos atingir essa velocidade.
eu apostava em discos flash... mais fiaveis, mais silenciosos, mais caros, mais rapidos, e com muito maior potencial de evolução.
so com memoria não mecanica poderiamos atingir os 600mb/s, este valor está ao nivel dos antigos modulos sdr pc100/66...
quem dera a muito fabricante ter em 2006 garantidos 200mb/s em hdd's... quanto mais 600. e também é de referir que nessa data ja devemos ir nos TB de espaço como default em pc's novos

A seu tempo virá.
Por agora, temos que usar aquilo que temos e o que temos sao discos mecanicos de alta capacidade e baixa velocidade.

Para já adoraria ver discos mecanicos com 128 ou 256 de memoria (tipo buffer) flash nao-volatil!
Aumentaria a performance de uma maneira estonteante e continuava-se a ter altas capacidades.
Vejo nesses discos o futuro.
Um mix entre memoria flash e discos mecanicos.
 
Sata I vs Sata II

Sendo a diferenca de performence tao pequena entre o Sata I e II, li em alguns reviews q o Sata II e mesmo inferior, n percebo pq é que as lojas estao practicamente todas a abandonar os discos Sata I pra por a venda os Sata II. Parece-me jogada puramente comercial
 
Inferior aonde?

Só se usares uma plataforma que não tire partido da técnologia SataII.

Um disco SataII numa plataforma preparada para SataII é significativamente mais rapido que um disco SataI, independentemente da plataforma.
 
Última edição:
Se quiseres que eu volte a avisar-te de cada vez que escreveres a palavra "você" com "ç" estás à vontade! :D
 
Back
Topo