Sata II Finalment uma realidade graças à Hitachi

Netflyer

Membro
The newly approved SATA-II specification has standardized three important features:
> 3.0 Gb/s (300 MB/s) interface data rate
> NCQ (native command queuing)
> Staggered (delayed) spin-up

The 7K500 provides all of these enhancements to enable faster data access and better power management to the system. The drive is also backward compatible for those wishing to upgrade their storage of SATA 1.0 systems.

Deskstar da hitachi

Parece ser que agora podemos chamar estes discos verdadeiramente Sata II pois possuem as principais funcionalidades da interface Sata II. :D.

Acho que ainda falta umas coisinhas:
-Asynchronous recovery
- hotplug.
- talvez uma mais ou outra ;)

Seja como for acho que podemos chamar estes discos Sata II.
Vou comprar 2 de 250gb eheheheh (Raid 0) :007:
 
yep hot-plug = Hot swappable

Não é necessário desligar o pc não! Podes ligar os drives ou desligar sem desligares o sistema.

Os Maxtor maxline III já suportam isso.

Comps Netflyer
 
Última edição:
Yep são compativeis com sata normal

Yep

"The drive is also backward compatible for those wishing to upgrade their storage of SATA 1.0 systems."

Comps Netflyer.
 
exacto, os últimos chipsets incorporam já essa tecnologia, mas as boards menos recentes não irão conseguir os 3Gb, como o caso do nforce2 até ao nforce 3. Já em intel, pelo que pesquisei, nao encontrei nada de relevante acerca disso e o que consta no site da intel são mesmo os 1.5Gb/s, pois so faz referencia ao SATA 150...
 
destr0yer disse:
Já ca mora 2 destes Hitachis SATA II de 80 GB :P :P :P

A performance é brutalmesmo :wow:

São discos de 7200rpm na mesma, a diferença é assim tanta?

Anyway, parece que as drives têm 4 modos de funcionamento, Normal, Unload, Low RPM e Standby, para diminuir ruído/consumo. Isto parece interessante, se bem q não diz como se controla (software - qual?)

Cheers!
 
Brutal_Deluxe disse:
São discos de 7200rpm na mesma, a diferença é assim tanta?

Anyway, parece que as drives têm 4 modos de funcionamento, Normal, Unload, Low RPM e Standby, para diminuir ruído/consumo. Isto parece interessante, se bem q não diz como se controla (software - qual?)

Cheers!
Feature Tool (v1.97) This is a DOS-bootable tool for changing various ATA features. The Feature Tool allows you to control some of the features of our Deskstar and Travelstar high performance ATA hard disk drives and supports 48-bit addressing, so it will work with the new large capacity drives.

This version adds support for our latest drives. Changes include:
  • Added new product support
  • Added SATA feature settings
  • Added warnings for SATA feature settings
  • Updated documentation and install packages to incorporate changes
The Feature Tool allows you to:
  • Enable or disable the read-ahead or write cache.
  • Change the drive Automatic Acoustic Management settings to the:
    • Lowest acoustic emanation setting (Quiet Seek Mode), or
    • Maximum performance level (Normal Seek Mode).
  • Change the predefined capacity of the drive. This option can be used in situations where there is a BIOS limitation and the drive is not recognized. See the
    pdf.gif
    Users Guide for specific details.
  • Switch the Ultra DMA mode
  • Change Advanced Power Mode - allows you to change between the lowest power consumption and the highest power consumption (maximum performance level).
  • Show Drive Temperature - shows the current drive temperature in Celsius and Fahrenheit.
  • Configure SATA interface - adjust maximum speed and enable/disable Spread Spectrum Clocking.
Warning!: Switching your drive to support 3.0Gb/s, or enabling spread specturm clocking and then using it, may render your drive unusable in a system that can't support these functions. If in doubt, please contact your system manufacturer.

http://www.hitachigst.com/hdd/support/download.htm#Optimize

Leiam a ultima parte com atenção :D
 
Nenhuma drive esta perto de saturar o bus do SATA I, logo passar pra SATA II não traz mais velocidade já que esta n esta condicionada pelo interface.

Pena n haver suporte de ATAPI no SATA II, ou então há mas ainda n e suportado pela Hitachi.
Já tive uns discos da IBM k deram pro torto por isso vou esperar pra ver se ele se aguentam.
 
Epah não compro mais discos Hitachi na minha vida !!! Ja' tive 3 e sabem uma coisa ? São cópia exacta dos IBM DEATHSTAR ! Consegui que 3 discos durassem (Isto numa caixa bem refrigerada e os discos direitinhos) o espantoso tempo de 6 meses !!! (Não foi cada um foram os 3 !) Todos eles eram de 80G 7200rpm 2mb de cache... Estranhamente no laptop tenho um de 5400rpm ha' uma molhada de tempo e ta' ultra perfeito... (Tive azar e apanhei uma série lixada ?) Discos so' kero ouvir falar de Seagate... Tenho um k ja' passou por uma guerra nuclear e ainda ta' vivo e muito bom (O S.M.A.R.T. ja' diz k so' ta' a 26% de Ftiness mas na Performance ta' a 100%)
 
Entao nao compres .. mais ficam :D. Os que tenho tido e ja vai em 6 series seguidas de 2, sao excelentes e ate agora nao falharam. Podes ter tido azar, embora a hitachi tenha melhorado mta coisa desde a passagem da IBM.
 
Última edição:
Neste momento so' tenho um de 80G a morrer... Ta' mesmo nas ultimas coitadinho... E e' bastante recente... Qd morrer la' vou buscar outro... LOL

Devo ter tido mt azar realmente... Mas como disse no laptop ta' um ultra perfeito :) Como devo comprar um disco SATA nos proximos tempos ainda vou ver isso...

EDIT: Alguém sabe preços ? Ja' se encontram ca' nas lojas ?
 
maneshu disse:
o 925XE da intel suporta SATAII?

Não.
Os rumores dizem que as 945/955 vão ter. Já não falta muito para sairem.

Há algum bench com estes novos discos da Hitachi em Sata e Sata II?
Gostava de ver se o aumento de performance é maior que zero.
 
discos de hoje em dia...
o meu 160gb da samsung ja tem 6 badsectors na partição da mula.... o disco tem 3 meses.
curiosamente, o unico da hitachi(hitachi=ibm) que tenho no laptop funciona na perfeição


cumps
 
Back
Topo