Sata-xp-instalação-gigabyte-controladores

Boas, pessoal!
Eu tou um bocado >(
Não sei bem o que se passa...
Comprei um PC às peças e montei-o, eis o material:
A64 3000+ ; Gigabyte k8nxp-sli ; Maxtor 160Gb Sata ; Albatron 6600GT pci-e; dvdrw;1Gb ddr400 dual channel kingston...
O problema é a instalar o windows, pois nao sei que raio de controladores sata devo introduzir!!!
A motherboard não traz diskette de arranque para a instalação do XP, mas há um utilitário no CD dela que cria essa mesma diskette. Contudo, o windows nao o deixa abrir (é uma janela DOS) e só me resta a alternativa de sacar uns controladores da net. Mas é que já experimentei tantos (todos os que estão no site da gigabyte) e apesar do XP reconhecer o disco, formatá-lo, instalar uma data de controladores incluindo os que eu forneço pela diskette, depois avisa que vai reiniciar para continuar a instalação, mas quando reinicia,a instalação nao continua.... Recomeça! Se continuar, ele avisa que já há um sistema operativo na partição, mas se reiniciar sem o cd do XP, ele dá erro...
Acham que é dos controladores??

Tou desesperado, andava à espera do Pc há meses e tá-me a apetecer é enfiar-lhe o pé todo lá pa dentro:005:
 
Godfather13 disse:
Boas, pessoal!
Eu tou um bocado >(
Não sei bem o que se passa...
Comprei um PC às peças e montei-o, eis o material:
A64 3000+ ; Gigabyte k8nxp-sli ; Maxtor 160Gb Sata ; Albatron 6600GT pci-e; dvdrw;1Gb ddr400 dual channel kingston...
O problema é a instalar o windows, pois nao sei que raio de controladores sata devo introduzir!!!
A motherboard não traz diskette de arranque para a instalação do XP, mas há um utilitário no CD dela que cria essa mesma diskette. Contudo, o windows nao o deixa abrir (é uma janela DOS) e só me resta a alternativa de sacar uns controladores da net. Mas é que já experimentei tantos (todos os que estão no site da gigabyte) e apesar do XP reconhecer o disco, formatá-lo, instalar uma data de controladores incluindo os que eu forneço pela diskette, depois avisa que vai reiniciar para continuar a instalação, mas quando reinicia,a instalação nao continua.... Recomeça! Se continuar, ele avisa que já há um sistema operativo na partição, mas se reiniciar sem o cd do XP, ele dá erro...
Acham que é dos controladores??

Tou desesperado, andava à espera do Pc há meses e tá-me a apetecer é enfiar-lhe o pé todo lá pa dentro:005:

A tua mobo não deveria precisar de controladores para SATA, pelo menos se o disco estiver ligado às fichas Sata da Nforce 4 e não do controlador Silicon Image:
http://www.xbitlabs.com/images/mainboards/ga-k8nxp-sli/board.jpg

Tens o disco ligado às vermelhas ou amarelo-torrado ? As amarelas não precisam de controlador, a não ser que queiras pôr discos em RAID.
Verifica na BIOS que as portas SATA do Nforce não estejam desactivadas.

BTW, há aqui uma review recente dessa mesma motherboard:
http://www.xbitlabs.com/articles/mainboards/display/ga-k8nxp-sli.html
 
Boas! Eu tenho o disco ligado nas amarelas, tt qt sei, são essas as de SATA as vermelhas sao de sata 2... e sim, no manual tb diz que as portas de sata sao controladas pelo NF4. contudo, há controladores para isso também, disponiveis no site da gigabyte e sao pá minha board.
Ao que parece instalar ou nao é a mm coisa...o problema mantém-se!!!
Brigado!
 
Godfather13 disse:
Boas! Eu tenho o disco ligado nas amarelas, tt qt sei, são essas as de SATA as vermelhas sao de sata 2... e sim, no manual tb diz que as portas de sata sao controladas pelo NF4. contudo, há controladores para isso também, disponiveis no site da gigabyte e sao pá minha board.
Ao que parece instalar ou nao é a mm coisa...o problema mantém-se!!!
Brigado!

As Amarelas são SATA II, as vermelhas são SATA I, e funcionam sobre o bus PCI, pelo que não recomendo.

Na review diz que a motherboard é um bocado instável com o Command Rate das memórias definido para "2T" na BIOS.

Para além do mais, podes sempre tentar fazer um upgrade à BIOS.
Como as Gigabyte possuem o sistema "DualBIOS", é bastante seguro.

P.S.: em relação aos controladores, tem em atenção que é preciso fornecer mais do que um driver (o ficheiro deve aparecer no ecrã), mas eu julgo que são só para RAID.
 
Última edição:
a BOIS tá actualizada, acabei de o fazer.
Quanto às ligações amarelas e vermelhas, no manual diz:
(amarelas)- S_ATA_SB, controlled by nforce4 sli
(vermelhas)- SATA_SII, controlled by Sil3114

Contudo, no indice, já dizem o contrário... LOL que treta! vou tentar trocar....mas acho que só o cabo amarelo dá no meu disco...e o disco é SATA (1).

Brigado pela ajuda!
 
Godfather13 disse:
a BOIS tá actualizada, acabei de o fazer.
Quanto às ligações amarelas e vermelhas, no manual diz:
(amarelas)- S_ATA_SB, controlled by nforce4 sli
(vermelhas)- SATA_SII, controlled by Sil3114

Contudo, no indice, já dizem o contrário... LOL que treta! vou tentar trocar....mas acho que só o cabo amarelo dá no meu disco...e o disco é SATA (1).

Brigado pela ajuda!

O manual está errado, é uma gralha de impressão.

Os cabos são iguais, as fichas na motherboard podem parecer diferentes à primeira vista, mas não.
A única diferença é que as SATA II do Nforce4 já têm o Shielding (aquela "parede" exterior à ficha), para melhorar a fiabilidade da conexão. Nas antigas os cabos costumavam soltar-se em certas ocasiões.
Como disse, os cabos ligam-se a um ou outro tipo de ficha, o interior em forma de "L" é idêntico, como podes verificar.
 
ya, já troquei e o pc ligou... agora vamos ver se o XP instala

E..... voltamos ao problema inicial.... Vou tentar outras drivers, mas.... Depois digo ***** coisa! Brigado!
 
Última edição pelo moderador:
Back
Topo