mdiogofs
Power Member
Numa secção de áudio portátil, muito se tem falado em equipamento e talvez pouco em qualidade da fonte.
Algum tempo atras introduzi o tópico do Tidal, um serviço de streaming em formato lossless, quando este foi disponibilizado em Portugal: https://forum.zwame.pt/threads/chegou-o-tidal-streaming-de-audio-em-formato-lossless.904339/
Nesse tópico, o utilizador Wildstar introduziu um conceito determinante. Algo que eu desconhecia, mas que desde a algum tempo para cá desconfiava que existisse. Porque sentia que algo estava errado. No mesmo volume, como poderia Justin Bieber produzir globalmente "tanto som" como por exemplo os Metallica (exemplo ilustrativo)...E porque certas musicas parecem mais uma "salganhada" de áudio do que outras, mesmo estas ultimas sendo de composição mais complexa...
O que e a Loudness War?
Resumidamente, é o nome dado à tendência para aumentar os níveis de áudio em música gravada, desde o início da década de 1990, que muitos críticos acreditam que reduz a qualidade de som e diversão do ouvinte. Mais informação no link do post do Wildstar em cima.
Ou o que o seguinte vídeo explica muito bem:
Agora, segue-se a pergunta do tópico: Sentem muito ou pouco este efeito na musica que ouvem?
Naturalmente depende de vários factores: da nossa percepção pessoal, experiencia e conhecimento do assunto, equipamento utilizado, gravações/álbuns que ouvimos, etc...
Acho este site muito útil e fidedigno, ao dar-nos informações da gama dinâmica das gravações: http://dr.loudness-war.info/
Da minha parte, este "problema" afeta bastante o prazer que retiro ao ouvir musica, e recentemente tenho ouvido gravações mais antigas e com gamas dinâmicas mais alargadas. Para dar um exemplo pessoal, fico triste por as gravações dos Anathema sofrerem deste "mal", pois gosto muito desta banda e imagino as emoções que poderia ter se as gravações tivessem boas gamas dinâmicas...
Algum tempo atras introduzi o tópico do Tidal, um serviço de streaming em formato lossless, quando este foi disponibilizado em Portugal: https://forum.zwame.pt/threads/chegou-o-tidal-streaming-de-audio-em-formato-lossless.904339/
Nesse tópico, o utilizador Wildstar introduziu um conceito determinante. Algo que eu desconhecia, mas que desde a algum tempo para cá desconfiava que existisse. Porque sentia que algo estava errado. No mesmo volume, como poderia Justin Bieber produzir globalmente "tanto som" como por exemplo os Metallica (exemplo ilustrativo)...E porque certas musicas parecem mais uma "salganhada" de áudio do que outras, mesmo estas ultimas sendo de composição mais complexa...
Mas volto a dizer que o maior problema, de longe, é a Loudness War.
Quando um serviço, dito audiófilo, finalmente arranjar genuínos masters não comprimidos, take my money.
O que e a Loudness War?
Resumidamente, é o nome dado à tendência para aumentar os níveis de áudio em música gravada, desde o início da década de 1990, que muitos críticos acreditam que reduz a qualidade de som e diversão do ouvinte. Mais informação no link do post do Wildstar em cima.
Ou o que o seguinte vídeo explica muito bem:
Agora, segue-se a pergunta do tópico: Sentem muito ou pouco este efeito na musica que ouvem?
Naturalmente depende de vários factores: da nossa percepção pessoal, experiencia e conhecimento do assunto, equipamento utilizado, gravações/álbuns que ouvimos, etc...
Acho este site muito útil e fidedigno, ao dar-nos informações da gama dinâmica das gravações: http://dr.loudness-war.info/
Da minha parte, este "problema" afeta bastante o prazer que retiro ao ouvir musica, e recentemente tenho ouvido gravações mais antigas e com gamas dinâmicas mais alargadas. Para dar um exemplo pessoal, fico triste por as gravações dos Anathema sofrerem deste "mal", pois gosto muito desta banda e imagino as emoções que poderia ter se as gravações tivessem boas gamas dinâmicas...