Saúde Bateria

DavidRT

Membro
Comprei um MBP 13' em Novembro de 2012. Dias depois de o comprar instalei a app battery guard que na altura me indicou que a saude da bateria estava a 96%. Porem hoje voltei a correr a app e qual o meu espanto vejo que passados estes "poucos" meses a saude da mesma de encontra 88.5%. Será normal estar a observar estes valores, tendo em conta que ainda so completei 23 ciclos de carga e que raramente utilizo o portatil sem estar ligado a corrente?

Agradeço desde já a vossa ajuda.
 
O meu mbp(late 2011) tem 6 meses, com 15 ciclos e tem 98%.
Tenho seguido o processo da apple(carregar, esperar 2h, usar e deixar mais 5h de descanso), ás vezes vai para os 99%, mas 100% não. A calibração tem que se feita no mesmo dia, ou o facto de esperar um dia para o outro afecta?
 
Os novos já vêm com a bateria calibrada de origem.
O meu é de Outubro se não me engano e já teve nos 89%, agora está nos 92.4%. Não sei se é um defeito nas novas baterias, mas aconselho-te a não ligar muito a isso. Quando o Mac tiver 1 ano e meio vez se está próximo dos 50%, se tiver leva para para a garantia e eles trocam.
Até lá aconselho-te a ter o portátil sempre ligado à corrente, assim esforças menos a bateria. Nos primeiros meses nunca o tinha ligado à corrente, só carregava quando estava próximo dos 20% e isso é uma má politica de funcionamento, o Mac tem um bom sistema para gerir a vida da bateria, quando a bateria está superior a 90% ele desliga a bateria e faz ligação directa à corrente para poupar a bateria
 
Boas,

Comprei no final do ano um MBA 13 de 128GB ssd com 8 GB RAM como meu 1º Mac de sempre, por isso desculpem se a minha dúvida não faz sentido.

Segundo a Apple, em média a bateria deveria durar cerca de 7 horas com ligação wireless ligada. Ontem, comecei com 70% de bateria e uma estimativa de 5 h e 50m, estive um bocado na net a ver como havia de optimizar o uso da bateria e a navegar por alguns sites de noticias e a bateria foi descendo, mas nada de anormal. Entretanto resolvo ir ao facebook, farmvilles e afins e aquilo foi um ver se te avias da bateria, ao fim de 1 hora tinha 56% de bateria com estimativa de 2h. E Basicamente ao dim de cerca de 2 horas e picos já só tinha 35% de bateria.

Pergunta, isto é normal? estes jogos em flash puxam muito pela bateria? Eu já tenho o brilho a menos de metade (embora com auto-ajuste seleccionado), o bluetooth está desligado e não tinha mais aplicações ligadas (segundo o mission control). Devo preocupar-me? O battery Guard dava uma capacidade de 98.1% da bateria, que segundo o que tenho lido, é normal.

Gracias!
 
Boas,

Comprei no final do ano um MBA 13 de 128GB ssd com 8 GB RAM como meu 1º Mac de sempre, por isso desculpem se a minha dúvida não faz sentido.

Segundo a Apple, em média a bateria deveria durar cerca de 7 horas com ligação wireless ligada. Ontem, comecei com 70% de bateria e uma estimativa de 5 h e 50m, estive um bocado na net a ver como havia de optimizar o uso da bateria e a navegar por alguns sites de noticias e a bateria foi descendo, mas nada de anormal. Entretanto resolvo ir ao facebook, farmvilles e afins e aquilo foi um ver se te avias da bateria, ao fim de 1 hora tinha 56% de bateria com estimativa de 2h. E Basicamente ao dim de cerca de 2 horas e picos já só tinha 35% de bateria.

Pergunta, isto é normal? estes jogos em flash puxam muito pela bateria? Eu já tenho o brilho a menos de metade (embora com auto-ajuste seleccionado), o bluetooth está desligado e não tinha mais aplicações ligadas (segundo o mission control). Devo preocupar-me? O battery Guard dava uma capacidade de 98.1% da bateria, que segundo o que tenho lido, é normal.

Gracias!

Pela bateria nao, mas o Flash pelo processador puxa, logo consome mais bateria...
 
MBP 13' 2010 127 ciclos e já só tem 77.3%,acho isto muito esquisito pois ele passa o tempo todo ligado a corrente(1/2 vezes por mês sai de casa) e agora o mac está me a dizer que tenho que reparar a bateria.
 
Ao contrário do que a maioria de vós pensa, na realidade faz bem usar a bateria. No site da apple eles próprios dizem que a utilização ideal é de um user que usa o mac no comboio e chega a casa e carrega.
Se utilizam o mac mais como pc de secretária convém darem um uso à bateria e de mês a mês calibrarem a bateria.

Está tudo aqui:

http://www.apple.com/batteries/notebooks.html

E como fazer a calibração:

http://support.apple.com/kb/HT1490
 
MBP 13' 2010 127 ciclos e já só tem 77.3%,acho isto muito esquisito pois ele passa o tempo todo ligado a corrente(1/2 vezes por mês sai de casa) e agora o mac está me a dizer que tenho que reparar a bateria.


Pois, o problema deve ser mesmo esse: passar a vida na corrente.

Eu tenho um MBP 15" 2010 com 315 ciclos e estou com 90% :)
 
Pois, o problema deve ser mesmo esse: passar a vida na corrente.

Eu tenho um MBP 15" 2010 com 315 ciclos e estou com 90% :)

É que como vi no manual que não fazia tê-lo ligado sempre a corrente,o que recomendam? de 2 em 2 semanas levar a bateria até aos 20%?
 
É que como vi no manual que não fazia tê-lo ligado sempre a corrente,o que recomendam? de 2 em 2 semanas levar a bateria até aos 20%?


Sim, deves dar algum uso à bateria porque caso contrário o macbook está sempre em bypass e a bateria está sempre "a dormir"

Isto é como nós! Se passares um mês acamado os teus músculos ficam logo atrofiados :D
 
Sim, deves dar algum uso à bateria porque caso contrário o macbook está sempre em bypass e a bateria está sempre "a dormir"

Isto é como nós! Se passares um mês acamado os teus músculos ficam logo atrofiados :D

Agora já não diz que preciso de reparar a bateria e que a condição é normal,vá-se lá perceber isto.
 
Tenho portáteis da Apple desde 2010 e sempre utilizei um programa simples e muito útil para me ajudar a controlar a saúde da bateria, dá pelo nome de Watts

Para além de controlar a percentagem disponível possui um campo próprio com a informação de como devemos proceder para calibrar a bateria.


Comprei em Dezembro um MacBook Air de 13" 1,8 com 8GB Ram e passado 20 dias a bateria estava apenas com 92%, o que só deveria acontecer por volta dos 35/40 ciclos, liguei para a Apple Care, onde fui muito bem atendido e deram-me duas opções, ia a um reparador indicado por eles para substituir a bateria ou ia a ***** (local onde efectuei a compra) e procedia a substituição da maquina pois os valores que estava a apresentar não eram normais.

Assim fiz e neste momento tenho uma maquina nova e sem problemas.


Nota: o problema estava na idade da bateria, ou seja o primeiro tinha sido construído em Agosto de 2012 (tinha 4 meses) em armazém o que afectou a capacidade, o actual quando o utilizei pela primeira vez tinha sido montando a 20 dias.


Eu uso o coconutBattery. É um programa super simples e está bastante bom :)

ps: que cor de letra mais estranha :Whatever:
 
Boa noite,

Também tenho um Mac Book Air de finais de 2011, e já há umas semanas que me diz que tenho que reparar a bateria... ainda está dentro da garantia, 2 anos correcto? Até Outubro 2013 que foi quando o comprei, só ainda não o mandei para a reparação pois queria primeiro acabar a fase de exames em que me é essencial tê-lo e agora em fevereiro vou tratar disso. Uma pergunta, a bateria está incluída na garantia? Neste caso vou dizer-vos o meu caso que acho que é defeito ou qualquer coisa que está mal, o mac é de outubro de 2011 ou seja tem 15 meses, 506 ciclos e bateria está a 54% da sua capacidade neste momento... acham que o reparo está incluído na garantia?

Outra pergunta é onde o levar, acho que reparadores autorizados existe pelo menos a worten do colombo que é onde o pretendo levar, correcto?

Obrigado, e também queria só dizer que uso muito o portátil mas muito 50%/50% ou seja, nunca está só ligado à corrente nem está sempre ser estar ligado à corrente, aliás podem ver pela média de ciclos por mês de vida que o meu portátil tem ( 33 ciclos aproximadamente por mês ) que o utilizo bastante


ps: isto vai para além das dúvidas e do tema da discussão, mas se me pudessem dizer também como fazer backup ( cópia de segurança ) no MBA ficava agradecido, porque não sei como vocês fazem mas tenho informação sensível ( para mim ) no meu MAC, principalmente passwords minhas guardadas, que não queria nada deixar à disposição do serviço de reparação se precisarem de ligar o portatil e aceder ao sistema sei lá, portanto o que queria era fazer um backup de tudo e depois limpar tudo ( formatar é possível em mac? ), se me souberem explicar estas coisas ou sugerir alguma solução alternativa ou o que vocês fariam/fazem neste caso era óptimo! :)
 
Última edição:
Primeiro passo antes de fazeres o que seja - Liga para a Apple e explica a situação 707 200 826 de Segunda a Sexta-feira, das 09h00 às 19h45
Vê o que eles dizem sobre a bateria pois a maquina pode ser de um lote com problemas.
 
Ola Maiau805, obrigado pela sugestão, estive agora a falar com eles e o problema já está reportado no sistema. Agora só tenho de o levar a um centro de reparação apple e só lá depois de fazerem os testes é que saberei mesmo, agora com mais de 1 ano preciso é de apresentar a factura de compra mas isso tb é fácil é só imprimir um email visto que o comprei na loja online da apple

curiosamente hoje o computador já apresenta 75% da capacidade de bateria lol, e mesmo após fazer ctrl+alt+shift+power durante 10s egundos e depois ligar ficou nos 75%, com 507 ciclos , não é normal
 
Back
Topo