Korben_Dallas
Zwame Advisor
Pessoal,
Desde há uns anos que os gamers já não vivem sem saves... desde o trabalhoso sistema de passwords e afins até aos "save anywhere" de hoje em dia esta componente dos jogos tem evoluído e mudado.
A minha questão é qual é para vocês a forma ideal de implementar um sistema de saves num jogo. Isto óbviamente que se aplica mais a FPS/RPG/Aventuras do que a outros estilos e se calhar mais a CONSOLAS visto que os PC's nunca tiveram a questão da limitação de espaço.
Preferem save anywhere ou acham que isso estraga a tensão do jogo por estarmos sempre "a salvo" ou preferem checkpoints bem colocados e com autosave? E que tal só no fim de cada nível? Acham que isso gera muita frustração?
Eu pessoalmente sempre preferi save anywhere,mas há jogos que têm autosave em checkpoints implementado de uma forma muito inteligente e que retira a "responsabilidade" de gravar do jogador e por mim é o sistema ideal. O melhor exemplo que me consigo lembrar é o do Halo. O God of War não é automático mas nunca me senti frustrado por ter que repetir alguma parte do jogo. Os saves estavam bem posicionados.
Qual o pior sistema de saves de sempre? Eu voto no Resident Evil (com as ink ribbons)
Desde há uns anos que os gamers já não vivem sem saves... desde o trabalhoso sistema de passwords e afins até aos "save anywhere" de hoje em dia esta componente dos jogos tem evoluído e mudado.
A minha questão é qual é para vocês a forma ideal de implementar um sistema de saves num jogo. Isto óbviamente que se aplica mais a FPS/RPG/Aventuras do que a outros estilos e se calhar mais a CONSOLAS visto que os PC's nunca tiveram a questão da limitação de espaço.
Preferem save anywhere ou acham que isso estraga a tensão do jogo por estarmos sempre "a salvo" ou preferem checkpoints bem colocados e com autosave? E que tal só no fim de cada nível? Acham que isso gera muita frustração?
Eu pessoalmente sempre preferi save anywhere,mas há jogos que têm autosave em checkpoints implementado de uma forma muito inteligente e que retira a "responsabilidade" de gravar do jogador e por mim é o sistema ideal. O melhor exemplo que me consigo lembrar é o do Halo. O God of War não é automático mas nunca me senti frustrado por ter que repetir alguma parte do jogo. Os saves estavam bem posicionados.
Qual o pior sistema de saves de sempre? Eu voto no Resident Evil (com as ink ribbons)