Save Game - Qual a forma ideal?

Que sistema de save preferem?

  • Save anywhere

    Votes: 53 61,6%
  • Checkpoints (bem colocados)

    Votes: 32 37,2%
  • Fim do nível

    Votes: 1 1,2%

  • Total voters
    86
  • Votação encerrada .

Korben_Dallas

Zwame Advisor
Pessoal,

Desde há uns anos que os gamers já não vivem sem saves... desde o trabalhoso sistema de passwords e afins até aos "save anywhere" de hoje em dia esta componente dos jogos tem evoluído e mudado.

A minha questão é qual é para vocês a forma ideal de implementar um sistema de saves num jogo. Isto óbviamente que se aplica mais a FPS/RPG/Aventuras do que a outros estilos e se calhar mais a CONSOLAS visto que os PC's nunca tiveram a questão da limitação de espaço.

Preferem save anywhere ou acham que isso estraga a tensão do jogo por estarmos sempre "a salvo" ou preferem checkpoints bem colocados e com autosave? E que tal só no fim de cada nível? Acham que isso gera muita frustração?

Eu pessoalmente sempre preferi save anywhere,mas há jogos que têm autosave em checkpoints implementado de uma forma muito inteligente e que retira a "responsabilidade" de gravar do jogador e por mim é o sistema ideal. O melhor exemplo que me consigo lembrar é o do Halo. O God of War não é automático mas nunca me senti frustrado por ter que repetir alguma parte do jogo. Os saves estavam bem posicionados.

Qual o pior sistema de saves de sempre? Eu voto no Resident Evil (com as ink ribbons) :D
 
Eu prefiro poder salvar em qq lado mas com os autosaves também a existirem em pontos "estratégicos" muitas vezes a meio de um jogo uma pessoa tem de sair à pressa ou coisa do género, e quando volta pode continuar de onde saiu... Mas se se esquecer de salvar também tem lá o ultimo autosave num ponto mais critico...

Fim do nivel axo algo mau... Mas é melhor que nada...
 
Checkpoints inteligentes.

No COD2 dá muito mais pica, porque não jogas com aquele descanso que podes sempre tentar matar mais e poupar balas, etc. Mas é só um exemplo. Creio que depende do jogo, porque em certos casos pode ser mesmo muito frustrante.
 
FarCry e Chronicles of Riddick, dão muita mais piada ao jogo uma vez k não podemos gravar onde nos apetece. no entanto por vezes há inconvenientes, se houver uma "emergência"... puff...

por falar em Riddick tenho k voltar a jogar o jogo, melhor jogo dos últimos tempos...
 
O sistema do HL2, F5 para o "QUICKSAVE" e mais os autosaves bem posicionados (Checkpoints).

(Obg, dA_PhReAk, n me lembrava do nome certo)
 
Última edição:
hmmm... Saves no cartuchos com a bela da pilha, anyone? :D

para mim qualquer coisa serve, desde que faça sentido para o jogo... com save points sou o tipo e jogador cuidadoso que faz muito backtracking até ao ponto ultimo savepoint para salvar quando me começo a afastar demasiado...

Sem eles, para salvar em qq sitio... só se eu salvar em qualquer zona, e quando ligar o jogo estiver no checkpoint mais proximo automaticamente (por exemplo, no inicio da ultima zona onde eu entrei), será este o método que gosto mais.

particularmente não gosto é de ter apenas saves no principio e no fim de um nivel, e muito menos dos "quicksaves" que depois me mandam exactamente para o momento onde eu estava, como se tivesse apenas feito pause e podendo "resumir" onde estava assim instantaneamente.
 
Eu prefiro save anywhere. Um jogo serve antes de mais para divertir e repetir varias vezes a mesma coisa é frustante. Concordo que checkpoints dá mais pica mas prefiro poder guardar quando me apetecer. É tipo um seguro de vida á vontade do consumidor e não á vontade da seguradora:-D
 
O meu sistema ideal é checkpoints bem esgalhados. O sistema do HL2 chegou perto da perfeição. Apesar de ter save anywhere raramente cheguei a usá-lo
De qq maneira é verdade que um save anywhere nunca falha e um checkpoint mal feito é do piorzinho que há. É daquelas coisas que contribuem para a vende de teclados.
 
checkpoints bem colocados e sem duvida o melhor...
anywhere e mau.. apesar de termos a consciencia de que assim e quase batota, acabamos por salvar varias vezes, as vezes ate duas vezes num espaço de 2 ou 3 min, simplesmente com medo de perder...

realmente o resident evil e as suas maquinas de escrever era um modo de save muito mau!:lol:
 
Checkpoints bem colocados para mim seria o melhor, mas depois é preciso abandonar o pc dum momento pro outro e chocapic...

Sendo save anywhere ao menos nunca há problemas de maior, só mesmo tirar um bocadito de piada ao jogo :D
 
O que eu gosto mais é save anywhere but not anytime. Isto é save games limitados por nível, já joguei um jogo assim, não sei qual foi. Logo a seguir bem colcado vem os Saves em Checkpoint bem colocados. Tal como muitas gente disse, os do HL2 estão muito bons, raramente precisei de um quicksave. Save anytime acho que não faz sentido em nenhum jogo, começar de qualquer sitiu faz-se perder um pouco o sentido da "história".
 
Saves limitados é um sistema horrível a meu ver. Um gajo que nunca jogou ao jogo ainda tem que andar a adivinhar onde vai salvar. Tem os dois defeitos. Corta o ritmo do jogo tanto no momento de load como no de save e ainda tem o factor negativo de não estares minimamente garantido de ter de gramar com repetições secantes.
 
Eu não acho, para mim saves limitados é muito melhor e dá mais adrenalina. Com saves ilimitados pode-se chegar ao extremo, como eu já cheguei, de gravar em todos os sítios e mais alguns, jogar a esses jogos em easy ou hard era praticamente igual. Para mim os saves agora só utilizo quando saiu do computador ou apanho uma parte mesmo muito difícil.

A seguir aos que já disse, é só gravar o jogo quando se sai dele (jogos multiplayer)
 
Eu voto nos checkpoint pois é frequente eu me esquecer de gravar se o jogo tiver F5-->quicksave.
Na minha opinião os checkpoints sao os mehores pois um RPG com save anyway deveria ser muito mau.
Quanto aos FPS o checkpoints sao para mim importantissimos pois se n fosse ele n teria passado o HL2 porque só quando morria me lembrava que n tinha gravado e a minha salvaçao eram os autosaves que o jogo fazia, mas o save anyway é sempre bem vindo neste tipo de jogos:002:
 
Quicksave sem DUVIDA!!

Apesar de já ter jogado muitos jogos com checkpoints, mas bem posicionadas, tipo o farcry....mas ás vezes irritava.
 
Back
Topo