1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

scanf && fscanf [HELP]

Discussão em 'Programação' iniciada por wiz_pedro, 18 de Maio de 2006. (Respostas: 2; Visualizações: 1318)

1. Boas,

Sou ainda um iniciado em C, e ultimamente tenho visto umas coisas mto interessantes em certos programas, nomeadamente no que diz respeito ao:

- scanf
    - fscanf

Encontrei coisas deste genero:

fscanf(fich,"%*[^=]=%d %*[^=]=%d",&x,&y);

gostaria de saber ao certo como isto funciona e quais as variantes...
    visto que me parece que isto tem mtas utilidades.

Obrigado!!

2. TuxBoss

TuxBoss Power Member

Basicamente sao regexp's para ler vários tipos de dados do ficheiro, segundo uma determinada ordem para multiplas variáveis.

Um caso mais simples:
    Imagina q tinhas um ficheiro no qual o conteudo eram simplesmente pares de inteiros separados por um espaço, podias tratar a leitura dos valores da seguinte maneira...

Código:
    fscanf(ficheiro,"%d %d", *inteiro1, *inteiro2);

simples não é? É claro que isto é um exemplo simples, para ficheiros com dados organizados de maneira mais complexa (inteiros misturados com strings, doubles, etc) tens de utilizar certos truques (através de regexp's ou REGular EXPressions) para separares o que te interessa do que não te interessa.

Ficaste um pouco mais esclarecido?

3. bikeman

bikeman Power Member

Entao imagina que eu quero ler de um ficheiro para um vector de structs.
    A estrutura foi inicializada assim:
    O vector foi inicializado dinamicamente pelo comando malloc do seguinte modo:
    conta sera o tamanho do vector que tera o numero de linhas do ficheiro.

Como ficaria o comando fscanf?
    cumps

Partilhar esta Página