Scanner não compatível com Windows 10

jjalvez

Power Member
Boa tarde,
Tenho um scanner da Canon (CanoScan D646U) já antigo que queria utilizar mas o computador não o detecta.
Já procurei drivers no site da Canon mas diz lá que este modelo não é compatível com o Windows 10 64 bit.
Também já experimentei alguns programas para scanner, mas como o Windows não o detecta, também não dá.
No painel de controlo / dispositivos e impressoras aparece lá o scanner mas com um triângulo amarelo de aviso, mas sempre que tento a "resolução de problemas" do Windows também não resolve.
Alguma dica para resolver isto?
Cump's
 
Eu também tive esse problema com uma impressora epson, após várias tentativas, consegui resolver o problema através do instalação em modo de compatibilidade com o windows vista.

Tem de ver no site do fabricante, quais são as drivers disponíveis e tentas instalar a versão mais recente em modo de compatibilidade.
 
Fiz download dos drivers para Windows XP 32bit, que eram os mais recentes, no site da Canon. Instalei em modo de compatibilidade, mas não deu. Aparece uma mensagem a dizer que não é compatível com o meu sistema operativo.
 
Por acaso nunca experimentei nenhuma VM. Mas nesse caso, depois também consigo usar o scanner no Windows 10, ou apenas dá na VM com o XP?

apenas dá na vm com windows xp, não funciona diretamente no windows 10 como pretendes, alem de que não é nada comodo, visto que não consegues transitar diretamente os documentos entre a MV e o windows 10, sem ter de recorrer uma pen se der ou via cloud, mais vale pensares em comprar uma multifunções e esse problema acaba-se.

infelizmente é algo recorrente quem tem equipamentos muito antigos como é o teu caso que com o tempo e sem suporte de drivers deixem de funcionar nas versões windows mais recentes, há situações de alguns equipamentos que nem a recorrer a MV se safa as coisas, tem de correr nativamente no SO.

pelo que andei a investigar esse scanner já nem no windows 7 funcionava, ficou-se pelo windows vista a usar a drivers do windows xp.
 
E já correr no Vista sendo do XP é uma sorte! Tendo em contas mudanças profundas a nível de drivers que ocorreram de XP para Vista, nem sei como corre no Vista e não no 7, é que do Vista para o 7 a nível de drivers não mudou muito, mas do XP para o Vista sim.
 
lourencored

Na realidade a mudança do Windows xp para o Windows vista mais acentuada foi na plataforma 64 bits , na 32bits tudo o que trabalhava em xp no vista 32 continuava a funcionar perfeitamente, já no 64bits ai a história já era completamente diferente estava-se a dar a transição de plataformas, surgiram muitos problemas que só vieram a ser corrigidos no Windows 7 e mesmo assim muita coisa deixou de ser suportada. obrigando a ter de se comprar equipamentos mais recentes.

o scanner para teres uma ideia é do virar do século USB 1.0 feito para correr em Windows 98 em diante, quando foi lançado ainda nem tinha saído o Windows XP.
 
Houve uma mudança profunda a nível de kernel no Windows aquando da mudança de XP para Vista. O kernel Windows NT passou de 5.2 (XP) para 6.0 (Vista) e teve mudanças profundas a nível de drivers, segurança e etc. Muita coisa ficou incompatível por causa disso. As mudanças foram tão profundas que obrigaram a Microsoft a desistir do projeto a meio, pois era simplesmente demasiado complexo e consumidor de tempo então em 2004 a Microsoft desiste de remodelar o kernel de modo tão profundo e começa de novo, daí o Windows Vista ter tido uma diferença tão grande de tempo para o XP (5 anos entre 2001 e 2006), porque houve um reboot do projeto em 2004. Estas mudanças de kernel fizeram o sistema mais seguro mas também muito mais pesado e complexo e trouxeram um SO com requisitos demasiado exigentes para a época. Quando os computadores ainda traziam 512mb e 1GB de RAM aparece o Vista a pedir NO MÍNIMO 1GB de RAM, recomendados 2GB. Excusado será dizer, grande parte dos pc's não estavam preparados para um SO tão pesado e correram muito mal o SO, além claro dos imensos bugs que vieram nas primeiras versões do Vista, por conta do reboot que existiu.

O melhor é de facto comprar uma multifunções nova, mas se dinheiro for problema, pode tentar com uma máquina virtual.
 
(...)
O melhor é de facto comprar uma multifunções nova, mas se dinheiro for problema, pode tentar com uma máquina virtual.

Eu já tenho uma multifunções, apenas queria o scanner porque derivado às dimensões dele era mais fácil para aquilo que pretendia.
Mas pronto, já estou a ver que não tenho alternativa senão usar a multifunções...
 
Eu já tenho uma multifunções, apenas queria o scanner porque derivado às dimensões dele era mais fácil para aquilo que pretendia.
Mas pronto, já estou a ver que não tenho alternativa senão usar a multifunções...

Há pronto, afinal não estás enrascado, apenas querias meter o scanner a funcionar mais por questões de comodismo, que em relação à multifunções de facto nada haver, mas é a vida.

Eu sofro do mesmo mal, noutra era tinha um scanner assim como esse ao lado do monitor quando era preciso é só lá meter o que precisava e estava andar, com o passar dos anos larguei as impressoras simples o scanner foi arrumado para o lado e passei para as multifunções por serem mais praticas noutras aplicações sem necessitar do pc como intermediário no entanto é chato quanto preciso de fazer alguns scans tenho de andar para frente e para trás.
 
apenas dá na vm com windows xp, não funciona diretamente no windows 10 como pretendes, alem de que não é nada comodo, visto que não consegues transitar diretamente os documentos entre a MV e o windows 10, sem ter de recorrer uma pen se der ou via cloud,

Dar até dá. A VMware Workstation tem as WMware Tools que permitem drag & drop ou copy/paste de ficheiros, texto, etc entre host e VM. Penso que a Virtual Box também tenha algo semelhante. No entanto não sei até que ponto é que iria solucionar o problema do OP, dado que o scanner nem é detectado no host (W10) pelo que ele diz.
 
Última edição:
Back
Topo