Scanner para digitalizar do negativo - filme

Boas noites,

Sería possível indicarem-me um scanner do melhor que há, para digitalizar a partir do negativo?
Que seja mesmo muito bom de forma a que não haja perda de qualidade de imagem comparativamente com a revelação e que seja o mais rápido possível sem ser própriamente profissional.

Cumprimentos
 
Olha, sei que o meu pai usa este http://imaging.nikon.com/products/imaging/lineup/scanner/scoolscan_5000_ed/index.htm e é realmente muito bom, mas nem sei quanto é que lhe custou a brincadeira.
Não ando propriamente informado nessa área, mas um indicador que me parece essencial caso queiras que o pessoal te ajude é o orçamento que tens disponível, porque muitas vezes, e não estou a dizer que é este o caso, dizer-se que se quer do melhor que há, corresponde a ter uma carteira igualmente do melhor que há. Já agora, o scanner é para que formato? 35mm? MF? Vários?
 
Boas tardes,

Desde já obrigado pela recomendação, mas está completamente fora do orçamento. O scanner é para 35mm. O orçamento podería ir até aos 150€. Já agora aproveitaría um scanner A4 de qualidade e rápido para poder digitalizar livros A4 a cores (Fine Art) e que desse também para digitalizar do negativo.

Aproveito para perguntar se depois de digitalizar o negativo (formato TIFF) e indo fazer tratamento em Photoshop ou similar, se permite a mesma flexibilidade que o raw nas máquinas digitais. Isto é, se não perde qualidade com um processamento eventualmente mais puxado.

Aproveito este espaço para colocar outra questão que não tem a ver com a anterior, mas que é a seguinte: Há máquinas digitais que não têm raw, mas têm tiff. Ao fazer processamento em Photoshop, o Tiff vai-se comportar quase como o raw, ou perde qualidade?

Cumprimentos
 
Olhando ao teu primeiro post e ao orçamento que dizes ter, dá a ideia de que estás a gozar com as pessoas. Acho que não é preciso muito para saber que com 150€ vais ficar bastante longe "do melhor que há" ou de algo " que seja mesmo muito bom".

Dentro do teu orçamento, o melhor scanner que tens é capaz de ser o Epson Perfection V350 Photo (no site da Epson diz 135€). Mas é um scanner doméstico normalíssimo, com módulo de transparências.
 
Última edição:
eu tenho um epson perfection 3490 photo e ele digitaliza negativos, mas a qualidade deixa muito a desejar.. custou à volta de 100€ há uns dois anos..

cumps
 
Boas tardes,

Não estou a gozar com ninguém, julguei muito francamente que com 150€ se conseguisse um scanner muito bom para fotografia. Estava enganado.

Será o V350 Photo muito melhor que o 3490 photo, já que este não é bom?

Pelo que acabei agora mesmo de ler em 2 sites, parece que a qualidade das fotos do V350 Photo é incrívelmente boa. Pelos vistos não estava enganado quando perguntei por um scanner do melhor que há para digitalizar do negativo (com um orçamento de 150€). "The good news is the impressive optical resolution of 4,800 x 9,600dpi, which can produce exceptionally high standard images in 48-bit colour." - http://www.itreviews.co.uk/hardware/h1055.htm

Cumprimentos.
 
Última edição:
eu tenho um epson perfection 3490 photo e ele digitaliza negativos, mas a qualidade deixa muito a desejar.. custou à volta de 100€ há uns dois anos..

cumps

Precisamente o mesmo que eu. :)

Pelos preços no site da Epson, o V350 está abaixo do 4490, que era o modelo acima desse, logo deverá ser igualmente fraco.
 
Pelo que acabei agora mesmo de ler em 2 sites, parece que a qualidade das fotos do V350 Photo é incrívelmente boa. Pelos vistos não estava enganado quando perguntei por um scanner do melhor que há para digitalizar do negativo (com um orçamento de 150€). "The good news is the impressive optical resolution of 4,800 x 9,600dpi, which can produce exceptionally high standard images in 48-bit colour." - http://www.itreviews.co.uk/hardware/h1055.htm

"The V350 has a maximum optical resolution of 4,800dpi, although you'll rarely need anything near to get excellent results - our 6 x 4in scans at 300dpi produced near-perfect images. Colours were accurately reproduced, and the detail superbly resolved" - http://www.pcpro.co.uk/reviews/100179/epson-perfection-v350-photo.html

Acham que vale a pena arriscar?

Cumprimentos.
 
Última edição:
Yah, o 3490 também teve muitas reviews boas, não vás por aí. Além disso eles não se estão a referir especificamente aos negativos. Lembra-te que uma coisa é a resolução extraída de uma área A4 (210x297), outra é a resolução extraída de um negativo de 35mm.

Lembro-me de aqui há tempos ler algo sobre boas digitalizações e acho que um dos requisitos mínimos que eles referiam era o scanner ter uma cena de redução de ruído e riscos, etc, creio que por hardware. Se não estou em erro isto na Epson é o que eles referem como tecnologia ICE.
Dá uma olhadela no Epson Perfection 4490 Photo. É mais caro, mas é capaz de valer mais a pena.
 
Última edição:
Muito obrigado pela explicação. Vou ler umas análises sobre esse scanner.

Cumprimentos

Bom, o scanner é realmente muito bom, mas o Canon CanoScan 9950F, é ainda melhor. Eles falam em melhor dinamic range para 35mm, com um exemplo de uma árvore contra um céu muito luminoso. O Canon 9950F neste tipo de situações porta-se melhor. Como não quero perder qualidade de imagem e gostava de ser eu próprio a fazer este trabalho em casa, para além de ficar com um bom scanner A4 para todo o terreno, vou ver se compro este Canon em 2ª mão.

Cumprimentos.
 
Última edição pelo moderador:
Back
Topo