1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Scheme

Discussão em 'Programação' iniciada por Ronnie_03, 27 de Junho de 2008. (Respostas: 203; Visualizações: 22050)

1. Ronnie_03

Ronnie_03 Power Member

Boas,

Decidi começar agora a programar e aconselharam-me começar por Scheme mas não consigo arranjar nenhum editor ou compilador (não sei se é este o nome) para poder começar a fazer programas nesta linguagem...
    Não tou mm a zeros em programação, porque tenho 1calculadora TI-84 e até consigo fazer uns programas mais ou menos complexos.
    Há alguem que conheça algum editor ou até sites que me possam ajudar??

Última edição: 27 de Junho de 2008
  2. Boas tardes!
    No meu ver penso que a escolha da linguagem a programar devia estar de acordo com a utilização desta. Ou seja, cada linguagem é "melhor ou pior" consoante o que se pretende programar. Por exemplo, jogos associa-se a java (não só mas também :P). K tipo de programas pretendes fazer?
    Sobre essa linguagem não tenho nada a disponibilizar :(

3. Ragnarok

Ragnarok Folding Member

Java é mais utilizada para aplicações empresarias, jogos é C e C++.
    Ele quer começar a aprender a programar. Scheme é das melhores linguagens para o efeito. É muito má ideia começar pelo Java.

4. Também não disse k era pra começar por Java. Kt aos jogos de telemóveis por exemplo são em java muitos deles. Atenção não disse que tinha k serem todos java.

5. Ragnarok

Ragnarok Folding Member

Isto já está a ficar demasido offtopic mas os jogos dos telemóveis são feitos em Java por um motivo muito particular: quase tudo o que é programado para telemóveis é feito em Java porque, neste momento, o Java ME é a melhor plataforma para programares em sistemas móveis.

Ontopic: outras linguagem muito boa para começares é o Python. No entanto, com o Scheme ficas muito bem (na minha opinião, melhor até).

6. Ronnie_03

Ronnie_03 Power Member

Obrigado pelo site...
    Ja saquei o programa mas ainda não o instalei.

Eu também decidi começar por esta linguagem porque vou pa feup e é a primeira linguagem que se aprende e decidi começar a aprender alguma coisa antes.

Já agora se conhecerem algum site com livros on-line gratis digam...:p

7. Ronnie_03

Ronnie_03 Power Member

Alguem sabe como é que se pede o valor para uma variavel em scheme... Tipo em basic é input a...

Mas em scheme não sei fazer isso...o programa k eu uso é o drscheme

8. sapropel

sapropel Power Member

epah esquece scheme, aprender a programar numa linguagem funcional que não te vai servir para nada, é pura perda de tempo.. aprende depois a titulo de curiosidade apenas.

começa com um linguagem imperativa, basicamente é o que vais usar 99% das vezes no futuro se seguires carreira como programador.
    qualquer uma serve, c, c++, java, c#, etc, vais ter 1000x mais documentação online fora as bibliotecas extra quando quiseres começar a fazer outras cenas que não aquelas que apenas vem nos standards das linguagens.

qualquer uma das 4 que eu disse é excelente para aprender, milhoes de programadores começaram assim e até agora tem funcionado.

9. Ragnarok

Ragnarok Folding Member

Ao início, não se prentede aprender a programar numa determinada linguagem ou paradigma mas sim a pensar como um programador, pensar como resolver um determinando problema utilizando uma qualquer linguagem de programação. Não se escolhe uma determinada linguagem de programação pela seu paradigma mas sim pelo número de conceitos ortogonais à programação em si que tens de aprender, ou seja, tu queres uma linguagem que tenha o mínimo de detalhes e conceitos para aprender. Queres apenas e só aprender a pensar como um programador.
    A partir daí, aprender uma determinada linguagem e até mesmo um determinado paradigma é fácil.

Eu comecei com Scheme no IST e adorei. Muitas outras universidades começam com Scheme e até agora tem funcionado. ;)

10. bikefire

bikefire Banido

eu começei por vb e estou me a dar bem

11. Ronnie_03

Ronnie_03 Power Member

Já tive a ver o fórum e há bastante pessoal que diz que começou por Scheme e k scheme é bom pa começar, mas tive a ver na net livros on-line gratis e tutoriais e não consigo arranjar nada...

Eu tava a pensar começar por esta linguagem, porque é a primeira que vou dar na faculdade, mas se ninguém souber nenhum site, tb já pensei começar por Python ou C, que pelo que vi no fórum também são boas linguagens pa se começar e sobre estas arranja-se mt mais cenas.

O quê que acham????

Última edição: 28 de Junho de 2008
  12. Ronnie_03

Ronnie_03 Power Member

Não há mesmo ninguém que conheça uns sites fixes para quem quer aprender a programar em Scheme???

O pessoal custuma dizer que é uma boa linguagem para quem quer iniciar a programação mas não consigo arranjar nada...

Só gostava de saber a vossa opinião sobre o que já disse, ou seja, sobre começar antes por Python ou C que são linguagens mais conhecidas e onde se arranja mais coisas.

13. Ragnarok

Ragnarok Folding Member

Última edição pelo moderador: 21 de Setembro de 2008
  14. PinhoPT

PinhoPT Power Member

Grande Dr Scheme :D Tambem tive Scheme no primeiro ano da faculdade e usei o mesmo livro que o Ragnarok disse. Tem exemplos, boas explicações...etc.
    Recomendo.
    Cumps

15. Jovem o scheme é uma maneira fácil dos profs ensinarem conceitos de programação sem perderem tempo em explicar uma série de palavras chave ou algoritmos um pouco assustadores para o pessoal do 1º semestre do 1º ano.

Não desaconselho a a começar a programar com scheme mas também podes começar por baixo usado outras linguagens como c, c++ ou java, que com um pouco de experiência aposto que farás coisas bem mais interessantes.

Agora só para não pensares que estou a dizer isto porque não gosto de scheme, já fiz uma calculadora que realizava todos os cálculos de álgebra linear que são necessários para a universidade e também fiz o jogo da bisca, usando as copas do windows como inspiração =P.

16. A mim parece-me bem melhor começares por C, é uma linguagem com muito mais bibliografia, é de relativa fácil aprendizagem e interessante. Aliás em Engenharia Informática é essa a primeira linguagem de programação que se aprende, foi por essa que comecei a programar e é fixe.

Força nisso!

17. Ragnarok

Ragnarok Folding Member

Eu diria que isso depende da universidade. :)

18. OubeLa

OubeLa Power Member

Eu nunca aprendi C, nem sinto falta disso. Sei umas coisas (até porque sei C++, e se agora fosse pegar em C era bastante facil).

Também comecei com Scheme, e embora tenha detestado a sintaxe, até foi uma boa linguagem para começar.

Não me lembro bem..e nem sei se dá para fazer isso. Existe uma forma, que é receberes os dados como parâmetros do procedimento

Código:
    (define nome-do-programa
         (lambda(param1 param2 param3)
    ...

Quando queres chamar o programa
    Código:
     nome-do-programa 1 2 3
    em que 1, 2 e 3 correspondem a param1, param2 e param3 respectivamente.

Última edição: 30 de Junho de 2008

Partilhar esta Página