Scheme

Só vou ter Fundamentos da programação (IST) amanhã onde também devo começar com Scheme, mas já me pus a fazer o tpc que está na página da disciplina e este tutorial foi-me útil. :p

Depois de fazer login vai a https://fenix.ist.utl.pt/disciplinas/fp-3/2008-2009/1-semestre/tpc1 e saca o tpc, está lá o que precisas de saber para começar com Scheme incluindo a instalação.


Também sou LEIC, e a cadeira é a mesma, andas em que polo ? Vou dar uma vista de olhos ao tal tpc, obrigado.

Quando faço o Login saio dessa página e por isso não consigo fazer o download do T.P.C.
 
Última edição:
Também sou LEIC, e a cadeira é a mesma, andas em que polo ? Vou dar uma vista de olhos ao tal tpc, obrigado.
Alameda, turma 2, portanto se já tiveste FP não és da minha turma.

Experimenta fazer login e depois ir à página da disciplina.

Se tiveres mais dúvidas do site em particular manda antes pm.
 
Também sou LEIC, e a cadeira é a mesma, andas em que polo ? Vou dar uma vista de olhos ao tal tpc, obrigado.

Quando faço o Login saio dessa página e por isso não consigo fazer o download do T.P.C.

Deves estar no Tagus, não?
Hoje não deu para aprender nada na aula :P, mas já deu para reparar que vamos ouvir muitas vezes a frase "Questões?" :002:

Amanha tenho aula prática ás 11:00, pode ser que a gente seja da mesma turma.... isto se andares no Tagus claro.

Espero amanhã aprender mais qualquer coisinha.. hoje não deu mesmo para nada e não estou lá com muita vontade de seguir o tutorial que o Aparício colocou :P
 
Deves estar no Tagus, não?
Hoje não deu para aprender nada na aula :P, mas já deu para reparar que vamos ouvir muitas vezes a frase "Questões?" :002:

Amanha tenho aula prática ás 11:00, pode ser que a gente seja da mesma turma.... isto se andares no Tagus claro.

Espero amanhã aprender mais qualquer coisinha.. hoje não deu mesmo para nada e não estou lá com muita vontade de seguir o tutorial que o Aparício colocou :P

Também era a primeira, e o senhor esforçou-se. O tempo também foi muito pouco.

(Mais um de LEIC-T :P)

Mas o tutorial aqui colocado parece interessante!
 
Um conselho para os caloiros que nunca tiveram programação: agarrem-se com unhas e dentes que apesar de agora ser só continhas, quando for hora de fazer o projecto pode vos tocar um bicho de sete cabeças...

Se forem de LERC no Tagus, começem a rezar HOJE para não terem a Ana Matos como professora nas teóricas (rezem mais dois pais nossos para não a terem nas práticas)...:-D

Ah, e quando tiverem duvidas passem por cá e pelos respectivos fóruns de cada pólo...
 
Para programar ele usa o Dr. Scheme: http://www.drscheme.org/

Quanto ao livro, ele usa o e-book do professor da cadeira (Fernando Nunes Ferreira, FEUP). Possivelmente poderá usar outros apontamentos que desconheço.

De facto uso o dr Schemepara programar, mas ainda não consegui arranjar o e-book da FEUP.´
Agora que estou na FEUP vou ver se o arranjo, mas até agora usava o livro do MIT que foi dito acima ("Structure and Interpretation of computer science").
 
De facto uso o dr Schemepara programar, mas ainda não consegui arranjar o e-book da FEUP.´
Agora que estou na FEUP vou ver se o arranjo, mas até agora usava o livro do MIT que foi dito acima ("Structure and Interpretation of computer science").

Se for como no meu ano o e-book está disponível para download no Moodle, na página da disciplina.
 
Já agora no site do Dr. Scheme, na parte dos downloads, estão vários links, tenho de os baixar todos?

Vários links ou vários mirrors? Se aparecerem várias localizações escolhas a mais perto que funcione.

Na alameda temos que sacar exactamente a versão 3.7.2, não te deram nenhuma indicação sobre isso?
 
Última edição:
boas...

da-me um erro kd tento executar..

standard-module-name-resolver: collection not found: "user-feup" in any of: (#<path:C:\Documents and Settings\Ana\Application Data\PLT Scheme\372\collects> #<path:C:\Programas\PLT\collects>)

alguem me consegue ajudar?
 
boas...

da-me um erro kd tento executar..

standard-module-name-resolver: collection not found: "user-feup" in any of: (#<path:C:\Documents and Settings\Ana\Application Data\PLT Scheme\372\collects> #<path:C:\Programas\PLT\collects>)

alguem me consegue ajudar?

O quê que pretendes fazer exatamente??
Já colocaste a pasta user-feup (com este nome-se tiver outro nome muda) em collects??

Depois é só fazer: (require (lib "ficheiroqualquer.scm" "user-feup"))
 
Última edição:
O quê que pretendes fazer exatamente??
Já colocaste a pasta user-feup (com este nome-se tiver outro nome muda) em collects??

Depois é só fazer: (require (lib "ficheiroqualquer.scm" "user-feup"))
ya ja fiz isso...ja tem la a pasta...so k aparece sp esse erro.

essa parte do ficheiroqualquer.scm é k n percebo pk n da....

n percebo mm o k se passa !
 
Para eventuais interessados no Structure and Interpretation of Computer Programs (e, sinceramente, parece-me muito que o Programação em Scheme do ISTPress é em grande parte uma tradução do SICP do MITPress), há um PDF com as páginas todas que estão no site na net: http://deptinfo.unice.fr/~roy/sicp.pdf :D
O livro foi lançado de acordo com a licença Creative Commons, portanto acho que não há problema em divulgar um pdf com um "rip" das páginas da net :P
 
Duvida scheme

Ola! Não sei se aqui é o local indicado mas tenho uma duvida em scheme que gostaria que alguem me ajudasse a resolver
O exercicio é simples porem tou a ter dificuldade nele.
Tenho de criar um procedimento sexo?(c) que tem o valor verdadeiro se c é "homem" ou "mulher", e tem o valor falso em caso contrario. O meu problema é que nao sei como relacionar o c com um caracter(neste caso "homem" e "mulher"), pois nao posso fazer (= c "homem").
Desde ja obrigado.
 
Back
Topo