[Scratch-Build] Caixa MDF by tuniq/ikyr9999

Update - O material já chegou :D

Boas,

O material já chegou... Daqui a pouco (lá pás 18h15) vamos comprar o resto do material (placas mdf que faltam, estrutura em pinho interna, primário(?), espaçadores, etc ...

14112008195up1.jpg

14112008196ha9.jpg

14112008197vw8.jpg

14112008198fo4.jpg

14112008199bv5.jpg

14112008200ls5.jpg

14112008201cy3.jpg


Obrigado jjooll pela disponibilidade que demonstraste para nos ajudar a tornar este projecto possivel ;)

PS: As imagens tão um bocado (vá, uma bela porcaria :P) desfocadas e com pouca qualidade mas só tenho o telemovel à mão. Logo que puder, posto umas fotos boas.

Cumps,
tuniq
 
Última edição:
Afinal sempre chegou a tempo:P

Foi mais que apenas as peças.
Foram lixas, 2 tacos e parafusos, certo?

Isso está tudo bom?


Espero que sim.


uimprimentos
 
Afinal sempre chegou a tempo:P

Foi mais que apenas as peças.
Foram lixas, 2 tacos e parafusos, certo?

Isso está tudo bom?


Espero que sim.


uimprimentos

Boas,

Sim ... 4 lixas (2 80 e 2 120) e 2 sacos de parafusos e os 2 tacos ...
É pena que este fds não se possa fazer nada mas não há outra solução... Hoje vamos comprar o resto do material e os acrilicos, mesh's e etc chegam segunda (terça no máximo) por isso lá para quinta à tarde devemos começar a trabalhar...



Cumps,
tuniq
 
A única coisa que não foi testado é o que pode bater não muito bem, que é os furos para as ventoinhas. É que eu tinha 3 versões desses furos.

EU penso que isso foi furado com a ultima versão, que é a mais perfeita. Assim que puderem experimentem isso e descansem-me a consciência.
Eu não tinha nenhuma ventoinha de 120mm na altura...


O que interessa é que isso tenha chegado a tempo e que seja o que vocês querem.


Qualquer problema fala cmg.

Fica bem.

P.S. - Realmente as qualidade das fotos é má, isso é quase preto e parece verde escuro
 
A única coisa que não foi testado é o que pode bater não muito bem, que é os furos para as ventoinhas. É que eu tinha 3 versões desses furos.

EU penso que isso foi furado com a ultima versão, que é a mais perfeita. Assim que puderem experimentem isso e descansem-me a consciência.
Eu não tinha nenhuma ventoinha de 120mm na altura...


O que interessa é que isso tenha chegado a tempo e que seja o que vocês querem.


Qualquer problema fala cmg.

Fica bem.

P.S. - Realmente as qualidade das fotos é má, isso é quase preto e parece verde escuro

Eu também não tenho nenhum de 120mm à mão que possa retirar da caixa actual mas logo experimentarei...

Agora vou sair para ir comprar o resto do material .. Quando voltar tiro as fotos boas :D


Cumps,
tuniq
 
Boas

Hoje foi um dia agitado...

Já ghegaram os componentes "base".. E fomos ao Leroy comprar alguns materiais para a construção.

Mas o que seria um verdadeiro projecto do zero sem acontecimentos inesperados ?!
Pois é já detectámos um erro nas medidas, (erro nosso), mas nada que não tenha solução, vamos acrescentar umas rips de pinho a uma das faces para ficar tudo a bater certo.

Como o tuniq tinha dito, este FDS não vão haver evoluções por ausência dele. Pelo que o tópico deverá ser actualizado na terça à noite, altura em que já teremos as peças encomendadas à NewTech.

Quero da minha parte agradecer ao jjooll, pelo excente trabalho realizado.

Cumps,

Ikyr
 
Boas,

Hoje já foi feito algum trabalho (não muito), no que diz respeito à estrutura interna em pinho. O tuniq, hoje ainda, vai postar fotos dos cortes das rips.

Foi-nos noticiado, pela newtech, que não está está dísponível o acrílico. Estamos sem hipóteses, isto é, vamos ter que esperar ! Entretanto se alguém souber de outra loja onde haja este acrílico, diga !!

Esperem por mais desenvolvimentos na quinta-feira.

Até lá, fiquem bem

Ikyr
 
Última edição:
em vez de postares as fotos tás para aí a corrigir coisas (quase) inúteis que as pessoas nem reparam eu não reparei xD)
ainda demora muito até meteres as fotos??

Cumpsz
 
Update - Ferramentas, Local de Trabalho, Alguns Updates

Boas,

Desculpem não ter postado fotos mas tive uns problemas que o nokia suite não funcionava e tal mas para recompensar, hoje trago as primeiras imagens de algo a que se pode chamar trabalho :009:

IMGP1639%20%5B800x600%5D.JPG


A caixa com a ripe superior encaixada para verem como vai ficar ... O objectivo é fazer uma estrutura interna ...

IMGP1640%20%5B800x600%5D.JPG

Mais uma ...

IMGP1641%20%5B800x600%5D.JPG

As ripes todas cortadas prontas para a construção da dita estrutura interna ...

IMGP1643%20%5B800x600%5D.JPG

Tivemos de aplicar massa em alguns furos que se danificaram (descascados à volta) ...

IMGP1644%20%5B800x600%5D.JPG


Algum material e ferramentas .. A caixa preta é uma espécie de 1º projecto meu, também em MDF em principio vai ser para por o meu pc antigo ...

IMGP1645%20%5B800x600%5D.JPG


Aplicar a massa ...

IMGP1647%20%5B800x600%5D.JPG


Exemplo de 1 buraco com a dita massa ...

IMGP1648%20%5B800x600%5D.JPG


Mais 1 ...

IMGP1649%20%5B800x600%5D.JPG


O nosso amigo ikyr9999 :x2:

IMGP1652%20%5B800x600%5D.JPG


Só para terem noção da broca "gigante" utilizada em maioria dor furos :p

IMGP1653%20%5B800x600%5D.JPG


Outra ...

IMGP1655%20%5B800x600%5D.JPG


Parte da bancada de trabalho ...

IMGP1656%20%5B800x600%5D.JPG


Mais 1 ...

IMGP1657%20%5B800x600%5D.JPG


Suportes lateriais em L para as drives

IMGP1658%20%5B800x600%5D.JPG


Com drive ...

IMGP1659%20%5B800x600%5D.JPG


Visto de dentro ..


Não tem aqui fotos da moldura da estrutura interna porque não deu para tirar.. Espero alguns avanços notórios no fim-de-semana... Suguestões e opiniões são sempre bem-vindas :x2:

Uma lista das ferramentas utilizadas no projecto:

- Dremel (clone off course :D)
- Berbequim (Black&Decker)
- Lixa (Black&Decker) 40 e 80
- Lixas diversas (água - 80, 120, 180) (normais - 80, 120, 240)
- Serrotes diversos

Amanha o ikyr9999 vai buscar o material que chegou da newtech excepto o acrilico que se encontra esgotado em todo o lado :\


Cumps,
tuniq

 
Última edição:
Avanços, finalmente. Sim senhora, parecem-me bons.

Atenção à massa que estás a usar!
Se for igual que usas-t na anterior caixa já te tinha dito que não é a recomendada e depois de teres pintado a caixa passado algum tempo vai-se notar o estalar da massa.

Nas fotos que me envias-t eu consegui ver o estalar dela......



Em relação à junção da peça superior com a da frente tava mesmo a ver que iam uni-las dessa maneira...

Não recomendo isso pois a densidade do MDF de topo não é igual à face e também depois passado algum tempo nota-se a junta. Certinho, direitinho. A não ser claro, que isso esteja nos planos.


Os projectos em Madeira assumem características diferentes dos restantes. São particularidades que se tem de ter em conta.
Por exemplo a folga que têm de ter nos buracos para as drives não poderá ser justa ou correm o risco de ter o problema que tive. Coisas deste tipo.



Em relação ao MDF que compras-te, bem, a diferença entre o que te enviei e esse é substancial. O que te enviei estala mais mas aguenta mais a humidades , diferenças de temperaturas e possui uma qualidade de acabamento um pouco superior.
Agora também dependo do sitio onde irás lacar as peças.



Qualquer duvida avisa.

Fica bem!
 
Avanços, finalmente. Sim senhora, parecem-me bons.

Atenção à massa que estás a usar!
Se for igual que usas-t na anterior caixa já te tinha dito que não é a recomendada e depois de teres pintado a caixa passado algum tempo vai-se notar o estalar da massa.

Nas fotos que me envias-t eu consegui ver o estalar dela......



Em relação à junção da peça superior com a da frente tava mesmo a ver que iam uni-las dessa maneira...

Não recomendo isso pois a densidade do MDF de topo não é igual à face e também depois passado algum tempo nota-se a junta. Certinho, direitinho. A não ser claro, que isso esteja nos planos.


Os projectos em Madeira assumem características diferentes dos restantes. São particularidades que se tem de ter em conta.
Por exemplo a folga que têm de ter nos buracos para as drives não poderá ser justa ou correm o risco de ter o problema que tive. Coisas deste tipo.



Em relação ao MDF que compras-te, bem, a diferença entre o que te enviei e esse é substancial. O que te enviei estala mais mas aguenta mais a humidades , diferenças de temperaturas e possui uma qualidade de acabamento um pouco superior.
Agora também dependo do sitio onde irás lacar as peças.



Qualquer duvida avisa.

Fica bem!

Para mim, a diferença mais óbvia no MDF Valchromat e o "normal" é mesmo o peso .. É que é mesmo uma diferença enorme ... Epa a massa que estou a utilizar é a da outra caixa mas segundo o rótulo e um conhecido que trabalha com madeiras e outras coisas, esta massa serve para o efeito ... Sei que tu também estás dentro do assunto mas como a massa não vai ser muito usada (aliás, provavelmente vamos removê-la devido a umas alterações), não acho que seja problematica.

Essa da junta não entendi... Nós vamos pôr a peça de cima "pousada" sobre as outras 4 peças da caixa e sobre a estrutura de pinho ... (pousada mas aparafusada).. Foi ai que surgiu o tal problema que o ikyr999 referiu que foi das medidas estarem erradas logo, vamos ter de pôr 2 ripes em cima juntamente com a peça de cima ... Ou seja, na parte de cima vamos ter: ripe + peça de cima + ripe ...

Depois há o problema de cortar madeira ... Seja contraplacado ou MDF, as serras que eu tenho são todas manuais e dá muito mais trabalho ... Cortar, lixar, lixar outra vez ... :rolleyes:


Cumps,
tuniq
 
Lembras-t disto?:

lateral
Olhem uma cena, a lateral é 600x550 mas ela trabalha como na caixa?
Por dentro, ficando a parte de fora à face com a parte de cima, baixo, frente e trás?
Por fora, ficando salientado 16mm das peças anteriormente referidas?

É que tava aqui a fazer umas contas rápidas e isto não me pareceu bater muito certo...
Confiram lá isso, pra ver se não fui eu que pensei mal.

...................

Fiquem bem


Bem me parecia que as medidas que tinham isso não encaixava...


Bem mas o que interessa agr é resolver isso. Isso nunca fica bem se enxertarem isso, ainda por mais quando os outros materiais não são o mesmo MDF que vos mandei.
Podem sempre tentar cortar a lateral...
Bem, nenhuma é mesmo a derradeira mas se pudesse optar era a 2ª opção, cortar a lateral. A 1ª iria-se notar dentro de algum tempo...


A junção dessas peças que falei deveria de ser à meia esquadria, 45º.

Vou a casa este fds. Se precisarem de alguma peça avisem.
Fiquem bem.
 
Boas,

Posso-vos dizer que FINALMENTE chegaram as peças, exceptuando o acrílico que se encontra esgotado pelo que não encontramos NENHUMA loja onde ele esteja dísponível ou que nos dêem uma data para a chegada de novo stock!

Sendo assim, a única solução é aguardar. Aqui ficam as fotos

2urqfdw.jpg


10nrsia.jpg


v49rme.jpg


11uu4us.jpg


P.S. Tenho que elogiar o sistema de embrulho da newtech, RECOMENDO.

Cumps,

Ikyr
 
Então e fotos dos avanços deste?

Vá, são dois a trabalhar nisso.


Fiquem bem

AInda não consegui por o PC Suite a dar ... Vou ver se ainda hoje consigo ..

Essa de serem 2 a trabalhar não entendo ... Somos 2 a trabalhar em 2 caixas logo, o tempo que cada 1 demora vai ser igual se fosse só 1 a trabalhar para 1 caixa ...
 
Back
Topo