1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

ScrollPane no Macromedia Flash 8

Discussão em 'Web Development' iniciada por [_Silence_], 23 de Novembro de 2006. (Respostas: 17; Visualizações: 2089)

1. [_Silence_]

[_Silence_] OC Legend

Boas,
    Tenho uma imagem que ultrapassa o tamanho da área da apresentação Flash e pretendia fazer um Scroll nessa imagem para mostrar o que não aprece quando se faz load da página. Fazer scroll a texto é fácil mas à imagem não tenho estado a conseguir.
    A minha questão é como usar o ScrollPane para fazer scroll duma imagem ou então digam-me outro meio de o fazer :) Tenho alguma urgência pois tenho um site para acabar que apenas está dependente deste scroll :S

Cumps
    Diogo

2. OldMan

OldMan Power Member

o scrollpane nunca usei, mas quando tenho texto ou imagens ou o que quer que seja e quero fazer scroll uso isto:

- faco um movieclip do que quero fazer scroll e ponho numa layer.
    - faco uma layer por cima dessa e desenho a area quer quero que fique visivel. depois passo esta layer para mask.
    - crio 1 botao para cima noutra layer e ponho nas actions:
    Código:
    on (press) {
        click=true;
    }
    on (release) {
        click=false;
    }
    - desse botao crio um movie clip e ponho nas actions:
    Código:
    onClipEvent (enterFrame) {
        if ((click) and (getProperty(_root.NOMEdoMOVIE, _y)<"[B]255[/B]")){
            setProperty(_root.NOMEdoMOVIE, _y, getProperty(_root.NOMEdoMOVIE, _y)+5);
        }
    }
    depois tens e' que alterar aquele valor que ta a bold que fique bem no teu caso... e' uma especie de "tentativa-erro" até acertares no valor exacto
    se quiseres mais rapido tens que aumentar ao "5" da ultima linha

- depois para fazeres a seta para baixo e' so alterares onde diz "+5" metes "-5" e tens que ter em atenção o valor de cima novamente.

nao sei se fui demasiado confuso, mas isto e' como eu costumo fazer e nunca tive problema... como disseste que era urgente pode ser que ajude ;)

3. [_Silence_]

[_Silence_] OC Legend

Pelo que percebi preciso de 2 layers, num deles tenho apenas o MovieClip com a imagem que quero fazer scroll, no outro quando falas em desenhar a área é que não percebi muito bem.

4. [_Silence_]

[_Silence_] OC Legend

Ok, tenho um layer com o movie clip e outro por cima com a mask que tá a funcionar bem. Agora não percebi mesmo é como fazer os botões, onde ponho cada action que postaste? Converto o quê para movie clip?

5. OldMan

OldMan Power Member

primeiro desenhas uma seta que vai ficar virada para cima, depois convertes essa seta para botao e meste isto nas actions:
    Código:
    on (press) {
        click=true;
    }
    on (release) {
        click=false;
    }
    ainda com esse botao selecionado convertes para movieclip (vai ficar um botao dentro de um movieclip) e nas actions do movieclip poes isto:
    Código:
    onClipEvent (enterFrame) {
        if ((click) and (getProperty(_root.NOMEdoMOVIE, _y)<"[B]255[/B]")){
            setProperty(_root.NOMEdoMOVIE, _y, getProperty(_root.NOMEdoMOVIE, _y)+5);
        }
    }
    não te esqueças que dependendo do valor a bold isso pode fazer alguma coisa ou não..

6. lfdesign

lfdesign Power Member

Não queiram comparar isso que estão a fazer com a funcionalidade do scrollpane!!!

Para usar o scrollpane arrastas um para o "stage"...

Depois dás um "linkage" ao mc que queres pôr lá dentro...

Carregas no scrollpane e vais a "Parameters"... No campo "Content Path" metes o "linkage"...

7. OldMan

OldMan Power Member

acredito que seja muito mais simples, so disse como eu costumo (costumava) fazer, porque ate nao tenho usado muito flash

8. [_Silence_]

[_Silence_] OC Legend

Isso é o que tou farto de tentar mas não consigo que funcione.

9. [_Silence_]

[_Silence_] OC Legend

Epá não atino mesmo com o Scrollpane. Com uma imagem .jpg já consegui que ela aparece-se dentro do Scrollpane com a scroll bar ao lado mas apenas no Stage, fazendo Test Movie ou mesmo fazendo upload do filme para o host o Scrollpane não mostra nada lá dentro.....
    Mesmo assim o que precisava mesmo era de usar o Scrollpane com um Movie Clip mas isso nem consigo fazer a imagem aparecer no Stage. Imaginem que tenho como Identifier no Movie Clip a palavra Verde. O que teria de escrever no contentPath do Scrollpane? Verde? É o que tou a fazer e não aparece nada......

10. kidloco

kidloco Power Member

Tens de associar um mc à imagem.

Mete o Scrollpane no Stage, depois importa a imagem pra Library. Crias um movieclip, e metes a imagem lá dentro. Depois vais à library, carregas com o botão direito do rato e fazes LINKAGE. Aí ligas o "export for actionscript" e o "export in first frame" e no identifier metes por exemplo "Verde" (sem aspas). Depois nos parametros do Scrollpane metes "Verde" (sem aspas) no contenPath e já funciona.

11. [_Silence_]

[_Silence_] OC Legend

Desde o inicio que tou a fazer isso mesmo, mas sem resultados :(
    Vê esta imagem, acho que tenho tudo bem (a imagem dentro do mc é a "TextoCursosVerde3" que tá na library):

12. kidloco

kidloco Power Member

13. [_Silence_]

[_Silence_] OC Legend

Finalmente funcionou! Mas penso que o problema estava no meu ficheiro de Flash pois fazendo uma réplica do que me deste no meu trabalho não funciona, tive que copiar tudo do meu ficheiro e colar no que postaste, só assim deu.
    Mais uma pequena questão, como retiro a border à volta do scrollPane?

14. kidloco

kidloco Power Member

Carregas no Scrollpane, abres a janela das actions (F9) e metes lá isto:

PHP:
    on (load) {

this.setStyle("borderStyle""none");
    }

15. [_Silence_]

[_Silence_] OC Legend

Obrigado de novo :)

16. [_Silence_]

[_Silence_] OC Legend

Outra questão, embora bem menos importante, para editar a skin da ScrollPane tenho de editar a HaloTheme certo? Mas ao editá-la não altero a ScrollPane na generalidade? Como skino só a ScrollPane do documento em que tou a trabalhar?

17. kidloco

kidloco Power Member

Se quiseres apenas mudar cores e afins podes fazer um style novo. Se quiseres mudar mesmo o look das barras, já tens de fazer uma skin e alterar o UIScrollBar... já é mais complicado.

Vai ao Help dentro do Flash > Components Language Reference > ScrollPane Component > Customizing The ScrollPane Component > Using Skins With The ScrollPane Component

18. [_Silence_]

[_Silence_] OC Legend

Bem já não chateio mais, mais uma vez tks pelos posts, ajudaram-me bastante :D

Partilhar esta Página