Autores: João Godinho (destr0yer)
Produto: Scythe Musashi
Data : 08-07-2009
ZWAME Análise
Especificações
Links
Site Oficial
Review overclockersclub
Review dreamwarecomputers
Fotografias














Produto: Scythe Musashi
Data : 08-07-2009
ZWAME Análise

Especificações
- Tipo de cooler: Horizontal dual fan
- Nº de heatpipes: 2
- Material: Cobre (base e heatpipes), alumínio (lamelas)
- Suporta ventoinhas universais: sim, de 100 MM
- Nº de ventoinhas suportado: 2
- Nº de ventoinhas incluídas de origem: 2
- Ventoinhas incluídas: Slim 100x100x12 by Scythe
- Gráficas suportadas: Ver lista no site
- Dimensões em mm (sem fans): 104 x 250 x 35
- Dimensões em mm (sem fans): 104 x 250 x 47 mm
- Peso em gramas (sem fans): 251
- Peso em gramas (com fans): 375
- Velocidade ventoinha: 800 a 2000
- Airflow (uma ventoinha): 11.45 ~ 27.60 m³/h
- Ruído (uma ventoinha): 12.50 ~ 29.22dBA dB(A)
- Consumo (uma ventoinha): 1,8 W
- Voltagem (uma ventoinha): 12 V
- Tempo de vida médio (uma ventoinha): não indicado
- Rolamento: Sleeve Bearing
Links
Site Oficial
Review overclockersclub
Review dreamwarecomputers
Fotografias
1 - Aqui temos a caixa do cooler, com bastantes elementos de texto, em inglês e japones, como é normal nos produtos scythe. Apresenta uma foto do produto, descrição basica de características e um adesivo a indicar compatibilidade com as 4800. Não indica compatibilidade com a 4890 (visto ser recente), mas dado que o PCB é praticamente idêntico, a compatibilidade com a 4890 está assegurada.
2 - Neste lado, está uma imagem dos acessorios, da base do cooler, do rheobus PCI e da montagem, bem como listagem das gráficas compatíveis. Uma caixa assim bastante informativa. Como nota negativa o facto de não terem feito uma caixa só para o mercado ocidental, ou seja sem as frases em japonês, que "enche" muito o grafismo da caixa, ficando assim o texto demasiado pequeno. Outro aspecto menos bom e ausência de informações em português.


3 - Aqui temos os packs de acessórios do cooler, bem como o manual de instalação (há 2, um em inglês e um em japonês)
4 - Temos então vários dissipadores passivos, sendo 16 unidades para memórias (portanto, compatível com as GTX 200, que tem 16 chips no total), um dissipador passivo para o chip NVIO presente nas Nvidia Geforce GTX 200 e Geforce 8800 "G80" e 6 pequenos dissipadores para reguladores de voltagens. Alem dos dissipadores, existe um peça de cobre, para colocar entre o cooler e o GPU caso não haja bom contacto, um backplate, 4 roscas e parafusos de retenção, pasta térmica e adaptador molex para ligar as ventoinhas. Um bom conjunto de acessórios, embora podia ter sido incluído mais uns 2 dissipadores dos mais pequenos para mosfets, como se vai ver mais a frente.


7 - E eis o cooler em grande plano. De notar que já vem com as ventoinhas instaladas, o que é muito bom. O conjunto é bastante leve e baixo, evitando assim consumir slots desnecessárias.
8 - Parte de baixo, onde podemos ver os 2 heatpipes em "U", bem como a base e as roscas das várias retenções. A base bem protegida com plástico para evitar oxidação, pelo o que só devem remover quando instalarem o cooler.


5 - Vista de perfil
6 - O bracket PCI com 2 reguladores, um para cada ventoinha. De notar que não desliga as fans, nem dá para desmontar. Também podemos ver as ligações das ventoinha, ou seja são independentes.


9 - Passamos então à instalação numa ASUS 4870 Matrix. Aqui temos a placa com os dissipadores nas memórias e reguladores de voltagens. No canto inferior esquerdo, ficou alguns mosfets sem dissipadores, daí ter dito que poderia ter vindo mais algumas unidades daquele dissipador mais pequeno. Em alternativa podem cortar um dos dissipadores que não foram utilizados. (nota: os dissipadores não estão colados, visto que esta placa é apenas emprestada)
10 - Aqui temos o cooler já instalado na 4870. A compatibilidade com a gráfica em si é boa, mas há um problema com as fichas de energia. Dá para ligar na boa, mas depois não dá para remover, a não ser que cortem a patilha que trava a ficha no conector. Senão tem que primeiro remover o cooler antes de remover a placa do PC e as fichas. Abaixo fotos a mostrar o problema.


11 - Vista do backplate. Como fica alguma altura, recomenda-se verificarem se tem espaço acima da placa.
12 - Vista de perfil, mostrando a reduzida altura do conjunto e que não interfere com nenhum componente.


13 - Com a placa montada no computador, podemos ver o problema que disse das ficas de energia, que ficam rentes ao cooler.
14 - Close up das fichas. De reparar que a patilha que é preciso destravar que quase raspa nos fins. Tal como disse ou cortam essa trava (a ficha fica na mesma bem firme, desde que não batam nela ou depois de transportarem a vossa caixa certifiquem-se que não sai nada do lugar ou para remover a placa, terão que desmontar primeiro o cooler.


Última edição: