SDRAM que so me funciona por metade..

R

RadicalGravity

Guest
Então o meu problema e' o seguinte:

Tenho um Intel Pentium III/600 a correr numa motherboard VIA Apollo Pro133 chipset. Comprei um DIMM de 256Mb/133Mhz e qual não e' o meu espanto que quando chego a casa e o instalo no meu sistema so' e' reconhecido 168Mb (metade do que e' suposto). Penso que o DIMM esteja estragado, volto a loja e eles vão exprimentar o DIMM num Intel Pentium IV e a memoria e' completamente detectada ! Sei que a minha motherboard aceita reguas de 256Mb/133Mhz porque tenho uma ja' instalada.. so' não consigo perceber o porque desta regua não funcionar aqui e funcionar noutra motherboard.

Gostaria que alguem me ajuda-se a resolver este enigma.. desde ja' um muito obrigado a quem o tentar fazer.

PS: A regua de ram e' um DIMM fabricado pela Extram com a referencia 8M84Z-133.

--NO WAR ON IRAQ--
 
O problema é que de certeza que tens ai um dimm single sided (chips só de um lado do pcb) que nas boards mais antigas por vezes só são detectadas metade. As mais recentes como por exemplo as do PIV já detectam bem, dai ter funcionado na loja. A solução pode ser só pores uma bios mais recente na board, se não resultar na mesma com memórias double sided.
 
...pois esse DIMM não está estragado, apenas a tua board não o detecta na totalidade. De qualquer forma tenta encaixa-lo em diferentes slots porque o da minha namorada é tb um PIII 600 e tive o mesmo problema. Ao fim da algumas trocas de slots o PC acabou por detectar a memória...tenta!
 
Eu ja tive esse problema e foi assim , em boards da ASUS com P3 a 700 e a 1000 foi detectado normalmente , com uma board com o p3 700 mas nao sei a marca , tb foi normal , mas depois testei em boards com P2 e so detectou metade....

Disseram me na loja que depende do fabricante das memorias e de como sao feitas , double side ou single side , o melhor é meteres uma nova versao da bios e se ficar na mesma devolver isso e tentas comprar um dimm em segunda mao que seja um bocado mais antigo...
 
Esse problema é mto frequente, algumas boards mais antigas n detectam toda a memória, n sei q tipo de memória aí tens, single-sided (só têm memórias de um lado) ou double-sided (têm memórias dos dois lados), mas provavelmente será single-sided, q normalmente dão esses problemas de só detectar metade. Se for o caso, q em princípio deve ser, troca a memória por uma double-sided, e já irá funcionar. Se n o kiseres fazer, experimenta uma Bios mais actualiazda, n garanto q dê mas podes experimentar.

:003: :003:
 
Back
Topo