SDRAM vs DDR

rodaco

Power Member
Boas, utilizo um sistema antigo que tem apenas 256mb de memória SDRAM.

é óbvio que memórias DDR são superiores às SDRAM, mas o que eu queria saber é se encontro diferenças EVIDENTES nos jogos se em relação às actuais SDRAM 256MB que tenho adquirir um módulo 512 DDR. O actual problema que enfrento são curtos mas constantes frezzes.
sei que a pergunta é tosca, mas queria ouvir a vossa opinião.

cumpz
 
Ora bem, largura de banda teórica:

PC133 (SDRAM@133MHz) - 133MB/s

PC2100 (DDR@266MHz) - 2,1GB/s

PC2700 (DDR@266MHz) - 2,7GB/s

PC3200 (DDR@400MHz) - 3,2GB/s

Já para não dizer que, em DDR, se a motherboard tiver suporte para Dual Channel, pões 2x256MB ou 2x512MB e, teoricamente, a largura de banda DOBRA (4.2, 5,4 e 6,4GB/s).


Para além disto, SDR usa 3.3Volts, DDR 2.5~2.6V (os chips mais comuns), logo, DDR apresenta um menor consumo de energia ;)

Mais razões? OK

SDR é mais cara que DDR. Por exemplo, SDR novas custam isto:

http://www.hipertimetech.pt/catalogo/index.php?cat=114&sessao=1

Ora, o preço que dás por uma SDRAM de 256MB compra uma DDR e ainda sobra. Isto é apenas um «bónus» em relação às vantagens anteriores :P
 
a board é old e não suporta dual channel. Tem duas slots DDR e outras duas SDRAM. Não posso usar DDR e SDRAM ao mesmo tempo.

Eu falei na forma hipotética mas já comprei umas Kingston DDR 512MB PC3200, estou só à espera delas.
Então assim, só olhando para os timings e tendo em vista que adquiri 512, posso dizer com segurança que posso obter melhor desempenho nos jogos? mais fluidos, entenda-se.

cumpz
 
vai melhorar um pouco ..isso é certo .. mas notas uma diferença mais directa nos jogos .dependendo da grafica !! qual é a que tens e que tipo de jogos andas a jogar ?
 
vai melhorar um pouco ..isso é certo .. mas notas uma diferença mais directa nos jogos .dependendo da grafica !! qual é a que tens e que tipo de jogos andas a jogar ?
como digo o sistema é old, Radeon 9200 not SE e ando a jogar CS: Source e HL2, lol
mas atendendo a que os requisitos mínimos são estes e a minha placa suporta DX 8.1:
Minimum System Configuration

* 1.2 GHz Processor
* 256MB RAM
* DirectX 7 capable graphics card *
* Windows 2000/XP/ME/98
* Mouse
* Keyboard
* Internet Connection **
* CD-ROM or DVD-ROM drive ***
* Soundcard

EDIT: cpu: p4 1.7
 
Ora bem, largura de banda teórica:

PC133 (SDRAM@133MHz) - 133MB/s
Eu ia jurar que a sdram 133mhz tinha uma velocidade teorica de 1,06GB ;) A sdram, se ñ me engano, trabalha num bus de 64bit ao contrário da ddram com um bus de 128bit mais bit menos bit :D
Mas sim..... ao preço da sdram... só usada e mesmo assim ñ compensa ;)
 
Seja que CPU ou Gráfica tenhas, continua a ser melhor usar DDR!!!
Vende a SDRam que tens e compra outra DDR :)
Assim ficas com 1 Gb ;)
Quando puderes tratas de renovar outra coisa, como a gráfica ou melhor ainda caso possas, CPU+MB+VGA :D
 
Julgo que não me fiz entender. Eu não perguntei se devia comprar SDRAM ou DDR por n saber qual é melhor. O que eu quero saber é se mudando de 256 SDRAM para 512 DDR tenho melhorias substanciais nos jogos.

cumpz

Substanciais não sei, se nos jogos também não sei.

Mas melhorias globais de certeza que vão existir.
 
Vais notar uma melhoria geral sem duvida mas nao te [SIZE=-1]entusiasmes com a a maquina que tens nao penses que vais jogar a altas resoluçoes ou vais deixar de ter breaks nos jogos (recentes diga-se) , nem que tivesses 2gb de ram ,, o melhor era trocares de maquina
[/SIZE]
 
Vendo o teu My System, metendo mais 256MB, mesmo que fosse SDRAM, já era muito bom, porque eu imagino-te no Windows(?), deves estar no limite da memória mesmo sem estar a «fazer nada» (i.e. jogos).
 
Windows XP é instalável num Pentium 1 a 233Mhz com apenas 64Mb de ram, eu já instalei num e sinceramente até funcionou melhor do que estava à espera :D lol
Ya, claro 256Mb é pouco, portanto é claro que ganhas mais em ter 512Mb do que 256Mb ;)
 
a board é old e não suporta dual channel. Tem duas slots DDR e outras duas SDRAM. Não posso usar DDR e SDRAM ao mesmo tempo.
Eu tenho uma dessas, uma ECS K7S5A, só não comprei DDR porque tinha a noção de que nem todas as DDR's davam.

Se a tua board for uma dessas, depois dá feedback para saber se vale a pena :)
 
Eu tenho uma dessas, uma ECS K7S5A, só não comprei DDR porque tinha a noção de que nem todas as DDR's davam.

Se a tua board for uma dessas, depois dá feedback para saber se vale a pena :)

Quais DDR?

Bem vamos voltar ao preconceito de que quando diz no site que só dá para DDR266 (PC2100) ou DDR333 (PC2700), não suporta nada acima (PC3200/3500/4000/4500/4600).

FALSO

PCxxxx refere-se à frequência das memórias. Ora quanto mais alto o valor, a maior frequência trabalham.

Agora expliquem-me porque é que é DDR400 (PC3200, 200MHz reais) não pode funcionar como DDR266 (PC2100, 133MHz reais) ou DDR333 (PC2700, 166MHz reais)? Pois, também não sabem :P


O que pode acontecer é que, devido ao SPD das memórias (a informação sobre tempos e outros que é guardada nelas e orienta a BIOS na sua configuração), as memórias poderão não funcionar porque o SPD só existe para 200MHz e não para 133/166, e a BIOS "empanca" porque não sabe o que há-de «pôr».

corsair3500.png


Ou têm uma «motherboard em condições» ou usam a configuração manual OU compram DDR com SPD para a frequência que desejam utilizar.

Sinceramente nunca testemunhei nem conheço casos destas incompatibilidades, mas é a única possibilidade que antevejo (para além das naturais incompatibilidades do hardware) para DDR400/433/500/566 não funcionar a DDR333/266.


Thanks for reading :D
 
Última edição:
Back
Topo