1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. A secção Microsoft/Windows encontra-se actualmente em processo de reestruturação.
    Remover anúncio

Se voçês criassem 1 computador com software 100% Free...

Discussão em 'Windows Desktop e Surface' iniciada por The_Technician, 8 de Fevereiro de 2007. (Respostas: 27; Visualizações: 2629)

  1. The_Technician

    The_Technician Power Member

    Como é que o fariam?

    1 computador com software 100% free, desde sistema operativo (não quer dizer k seja necessáriamente linux atenção) que contenha:

    um office (star office ou open office), 1 programa tipo photoshop, 1 programa tipo corel draw, 1 leitor de videos k suporte formato wma, Codecs divx e Xvid, 1 programa da ver dvd's, 1 browser de internet (bem visto quickfire -> explorer ), 1 programa de chat tipo IRC, 1 cliente de MSn, 1 cliente de email, e 1 programa de facturação Tudo Free!!!! :)
    Como é que voces faziam?

    Isto é alem de 1 teste, é tambem para eu ter uma noção do software free que existe para que se possa ser possivel abrir 1 empresa com software 100% gratuito e sem dar 1 chavo á micro$oft
     
    Última edição: 8 de Fevereiro de 2007
  2. QuickFire

    QuickFire What is folding?

    Um browser de Internet Explorer é impossível visto que para isso terias de usa windows que à partida não é free :P

    De qualquer forma eu instalava Ubuntu e maior parte das coisas que dizes ai já vinham instaladas :P
    Depois instalava os leitores de video e audio, e o programa de facturação que já existe (já vi algures alguem a perguntar como se instalava :) não me lembro é o nome sorry :S )

    Programas de corel draw não faço a mínima :S
     
  3. JPgod

    JPgod Moderador
    Staff Member

    OS - Linux (ubuntu linux o melhor para iniciar)
    office - Open Office (incluido no ubuntu)
    Edição de imagem - Gimp (incluido no ubuntu)
    Corel Draw - desconheço
    Leitor de multimedia - O ubuntu tráz um bakano, é precisos tirar os codecs a parte, o MMDS é um winamp clone!
    browser - Firefox POWER! (Gaim vem por defeito no ubuntu)
    Cliente de MSN - Gaim ou aMSN (Gaim vem por defeito no ubuntu)
    Cliente de e.mail - Thuderbird powa! (não sei se o ubuntu já traz...)
    Programa de facturação - desconheço

    QuickFire, leitores de audio e video o ubuntu tem, o que tem que sakar a parte são os codecs.
     
  4. The_Technician

    The_Technician Power Member

    bem visto, já editei


    edit2: btw kek voces axam do opera?
     
  5. Edgar_

    Edgar_ What is folding?

    Do tipo do Corel existe o Inkscape :P


    Ed_
     
  6. The_Technician

    The_Technician Power Member

    mto bom, estamos a chegar a algum lado, brevemente vou fazer 1 tuturial com o que aprendi aqui e escrever a minha experiência pois isto tem interesse a quem queira criar 1 empresa com pouco dinheiro e precise de computadores 100% legais
     
  7. VR1

    VR1 Power Member



    Sobre o Opera tens aqui

    Da minha experiência, e já passei pelo IE6 e o FF, depois do Opera não quero outra coisa. Precisas de algum tempo para dominares todas as potencialidades.
     
  8. eXcept

    eXcept Power Member

    Programas de facturação tens o Evaristo ( www.memoriapersistente.pt ) e o Gardenia ( gardenia.sf.net ).

    Ou terias o Primavera express, mas esse corre em Windows
     
  9. Barroso

    Barroso Power Member

    n sei se é o k procuras mas tb ha o Gnucash, qto a codecs pk nao usar o vlc?
     
  10. ShadeX

    ShadeX Power Member

    The_Technician, eu sei que estas a pedir 100% free, mas acredita, e tenho uma década ás costas para o comprovar, que é pedir desgraça. Infelizmente.

    Point in case, a licença do Windows é cheappo se for uma OEM comprada com o PC... Acredita que o $$$ da licença é muito facilmente recuperado. De um momento para o outro tens suporte semi decente de HW e um leque de programas ainda mais vasto do que antes.

    Até agora não vi uma app sugerida que não tivesse port para Windows. Facturação e stocks? A Primavera está a oferecer o soft básico (monoposto). Etc e tal...

    Eu atm estou a escrever isto num PC que de pago só mesmo o Windows. E não me sinto infeliz por isso. Se fosse HW velho, tinha levado com Slack em cima, mas não era. O suporte de HW da box em si era uma treta em Linux. O suporte das impressoras que por aqui andam era uma treta. O supporte do scanner era pior do que isso (se alguem quiser comparar os resultados do SANE com os do Silverfast que a Epson oferece com o scanner, está á vontade, mas não bate bem da bola...). Os meus HD's de "transporte" são NTFS, cujo suporte em sistemas não NT é de mau a inexistente. Etc...

    Junta a isso a pilha de soft free que tens para Windows e que não vais ter para outros OS's.

    Quando juntas tudo, ficas a pensar que a licença do Windows é realmente cheappo (ou era, ainda não vi os preços do Vista...). Como o Boss por aqui costuma dizer, não vale a pena cortar na farinha para gastar no farelo...

    Uma coisa é a pilha fenomenal de dinheiro que podes poupar mudando de MSO para OOo, ou de Photoshop para GIMP (se bem que a nível pró não pupas nada e só ganhas problemas...), e outros que tais. Outra coisa é os 100 e poucos euros do Windows.
     
  11. The_Technician

    The_Technician Power Member

    mto bom, mas agora ve isto:

    Se eu criar 1 maquina 100% free, com linux, com 1 programa de facturação e com o gimp e open office, para ter numa empresa a fazer de facturação, e de browser de internet, onde uso o gimp para dar uns retoques numas imagens e criar um site... onde faço coisas dessas... valeria a pena?

    Sobre o Windows, ha o Gimp para Windows? ha 1 programa de Facturação free?
     
  12. Cunha00

    Cunha00 Power Member

    Sim

    A os porgramas open source mais "famosos" existem todos para windows tambem, tipo GIMP e OpenOffice
     
  13. The_Technician

    The_Technician Power Member

    essa não sabia. obrigado ;)
     
  14. CR_

    CR_ Power Member

    #apt-get install ntfs-3g

    ;)

    E se quiseres por linux podes sempre comprar o pc já sem windows que poupas uns trocos. Vê para o que queres e se houver em linux o que precisas...
     
  15. ShadeX

    ShadeX Power Member

    @The_Technician:

    Sim (GIMP for Windows) e sim (como eu disse, a Primavera estava a oferecer...). Como eu disse, pelo preço da licença do Win ganhas acesso ao soft free dos dois mundos. Cheappo.

    Pensa sempre que as apps mais bem sucedidas de *nix acabam portadas, mas raramente vais ver um port de uma app boa de Windows portada para *nix (regra geral pq o source code não está disponivel...).

    Claro que tens coisas como o Wine, e dá para desenrascar quando o orçamento é €0, mas como eu mencionei, tendo em conta as dores de cabeça poupadas, a licença do Win é barata.

    @CR_:

    Não uso Debian. Se precisasse do dito pacote era compilado from source. E usar algo que até na págian do projecto diz beta??? Deves estar doido. A versão NTFS by MS já consegue arranjar cada barracada de vez em quando, quanto mais...
     
  16. QuickFire

    QuickFire What is folding?

    Uso o NTFS-3G há já mais de 6 meses e até agora 0 problemas...
    Apesar de ser beta é super stable :)
     
  17. CR_

    CR_ Power Member

    Eu uso, muita gente usa e nunca tiveram problemas. Atá agora nunca vi ninguém a queixar-se de dados corrompidos. Aliás se fosse hábito dar problemas nem estava nos repositórios do Debian ;)

    E não é beta é RC.

    Se não confias é outra história, eu também não confiava quando apareceu pela primeira vez mas depois de algum tempo instalei e nunca me deu problemas a eliminar/adicionar ficheiros a partição NTFS.
    ______

    Quanto ao tópico já disse: faz uma lista de programas que queres usar e depois que vê se tem vantagem em usar GNU/Linux. Em windows não te esqueças de incluir Anti-vírus e Firewall, se necessário, que possas utilizar em ambiente empresarial (não domestico :-D ) que algumas são free mas só para utilizadores domésticos.
     
  18. ShadeX

    ShadeX Power Member


    How biased... E contraditório. Se ele pretende ambiente empresarial, não precisa de mais que a fw do Windows e AV nenhum. Em ambiente doméstico é que precisava. Havia de ser bonito se eu nos PC's das empresas deixasse o povo fazer o que quer... Uma coisa pode dar jeito, e ai sim não tem melhor que *nix, que é montar um belo de um proxy SQUID com rewriting, filtering e clamav. 1/2 das chatices ficam á porta. E a firewall que meter na dita box garante que o povo lá vai cair. Alem de bloquear os "tráfego indesejável" que poderia tentar os users. Coisas do tipo videos, musica, executáveis, etc e tal...

    Onde estou neste preciso momento é precisamente esse o "arranjinho". 2 boxes Slackware, uma á entrada da rede com SQUID/IPTABLES/CLAMAV e outra lá para os fundos com SAMBA/CLAMAV.

    Claro que os users receberam formação, de um ou de outro tipo. E o unico que meteu a pata na poça em 5 anos por "quero usar o IE e quero lá saber do admin" ficou limitado ás páginas da DGCI durante 2 meses, que era o que precisava para trabalhar. Quando se "convenceu" de que o FF era "muito melhor" passou a poder ver outra vez A Bola :P

    Edit: btw, se ele realmente quiser, tem o ClamWin. Não é brilhante, mas desenrasca. E para o mail, o ClamMail.
     
  19. Chip

    Chip Zwame Advisor

    não te esqueças de cortar o acesso a tudo o que é drives (cd, diskette, usb drives) se não tiveres anti-virus instalados ;)
     
  20. ShadeX

    ShadeX Power Member

    GPO's Chip :) Eles têm uma whitelist do que podem usar e acabou. Claro que podem trazer live cd's. Ups, na podem não, não os têm... CDROM's i mean :D E tens sempre a BIOS com os devices desligados, e os que não podes desligar, desactivas no Windows... E obviamente que eles não têm perms para mudar esse facto :D

    Por esta altura já imaginas o quanto eles gostam de mim e as coisa bonitas que dizem da minha pessoa :004: :004: :004: :004:

    J/K. O povo dá-se bem. Eu mando e eles fazem. Resmungam mas fazem. Sabem que é para o próprio bem e para manter a coisada a funcar 24/7. Só se queixavam de não poder ver os "videos tão giros" que os amigos lhes mandam... sigh... Choravam tanto que tive de lhes dar o VLC, restringindo obviamente o acesso aos ASF/WMV não fosse o diabo tecê-las.
     

Partilhar esta Página