Se voçês criassem 1 computador com software 100% Free...

The_Technician

Power Member
Como é que o fariam?

1 computador com software 100% free, desde sistema operativo (não quer dizer k seja necessáriamente linux atenção) que contenha:

um office (star office ou open office), 1 programa tipo photoshop, 1 programa tipo corel draw, 1 leitor de videos k suporte formato wma, Codecs divx e Xvid, 1 programa da ver dvd's, 1 browser de internet (bem visto quickfire -> explorer ), 1 programa de chat tipo IRC, 1 cliente de MSn, 1 cliente de email, e 1 programa de facturação Tudo Free!!!! :)
Como é que voces faziam?

Isto é alem de 1 teste, é tambem para eu ter uma noção do software free que existe para que se possa ser possivel abrir 1 empresa com software 100% gratuito e sem dar 1 chavo á micro$oft
 
Última edição:
Um browser de Internet Explorer é impossível visto que para isso terias de usa windows que à partida não é free :P

De qualquer forma eu instalava Ubuntu e maior parte das coisas que dizes ai já vinham instaladas :P
Depois instalava os leitores de video e audio, e o programa de facturação que já existe (já vi algures alguem a perguntar como se instalava :) não me lembro é o nome sorry :S )

Programas de corel draw não faço a mínima :S
 
OS - Linux (ubuntu linux o melhor para iniciar)
office - Open Office (incluido no ubuntu)
Edição de imagem - Gimp (incluido no ubuntu)
Corel Draw - desconheço
Leitor de multimedia - O ubuntu tráz um bakano, é precisos tirar os codecs a parte, o MMDS é um winamp clone!
browser - Firefox POWER! (Gaim vem por defeito no ubuntu)
Cliente de MSN - Gaim ou aMSN (Gaim vem por defeito no ubuntu)
Cliente de e.mail - Thuderbird powa! (não sei se o ubuntu já traz...)
Programa de facturação - desconheço

QuickFire, leitores de audio e video o ubuntu tem, o que tem que sakar a parte são os codecs.
 
Um browser de Internet Explorer é impossível visto que para isso terias de usa windows que à partida não é free :P

De qualquer forma eu instalava Ubuntu e maior parte das coisas que dizes ai já vinham instaladas :P
Depois instalava os leitores de video e audio, e o programa de facturação que já existe (já vi algures alguem a perguntar como se instalava :) não me lembro é o nome sorry :S )

Programas de corel draw não faço a mínima :S
bem visto, já editei


edit2: btw kek voces axam do opera?
 
The_Technician, eu sei que estas a pedir 100% free, mas acredita, e tenho uma década ás costas para o comprovar, que é pedir desgraça. Infelizmente.

Point in case, a licença do Windows é cheappo se for uma OEM comprada com o PC... Acredita que o $$$ da licença é muito facilmente recuperado. De um momento para o outro tens suporte semi decente de HW e um leque de programas ainda mais vasto do que antes.

Até agora não vi uma app sugerida que não tivesse port para Windows. Facturação e stocks? A Primavera está a oferecer o soft básico (monoposto). Etc e tal...

Eu atm estou a escrever isto num PC que de pago só mesmo o Windows. E não me sinto infeliz por isso. Se fosse HW velho, tinha levado com Slack em cima, mas não era. O suporte de HW da box em si era uma treta em Linux. O suporte das impressoras que por aqui andam era uma treta. O supporte do scanner era pior do que isso (se alguem quiser comparar os resultados do SANE com os do Silverfast que a Epson oferece com o scanner, está á vontade, mas não bate bem da bola...). Os meus HD's de "transporte" são NTFS, cujo suporte em sistemas não NT é de mau a inexistente. Etc...

Junta a isso a pilha de soft free que tens para Windows e que não vais ter para outros OS's.

Quando juntas tudo, ficas a pensar que a licença do Windows é realmente cheappo (ou era, ainda não vi os preços do Vista...). Como o Boss por aqui costuma dizer, não vale a pena cortar na farinha para gastar no farelo...

Uma coisa é a pilha fenomenal de dinheiro que podes poupar mudando de MSO para OOo, ou de Photoshop para GIMP (se bem que a nível pró não pupas nada e só ganhas problemas...), e outros que tais. Outra coisa é os 100 e poucos euros do Windows.
 
The_Technician, eu sei que estas a pedir 100% free, mas acredita, e tenho uma década ás costas para o comprovar, que é pedir desgraça. Infelizmente.

Point in case, a licença do Windows é cheappo se for uma OEM comprada com o PC... Acredita que o $$$ da licença é muito facilmente recuperado. De um momento para o outro tens suporte semi decente de HW e um leque de programas ainda mais vasto do que antes.

Até agora não vi uma app sugerida que não tivesse port para Windows. Facturação e stocks? A Primavera está a oferecer o soft básico (monoposto). Etc e tal...

Eu atm estou a escrever isto num PC que de pago só mesmo o Windows. E não me sinto infeliz por isso. Se fosse HW velho, tinha levado com Slack em cima, mas não era. O suporte de HW da box em si era uma treta em Linux. O suporte das impressoras que por aqui andam era uma treta. O supporte do scanner era pior do que isso (se alguem quiser comparar os resultados do SANE com os do Silverfast que a Epson oferece com o scanner, está á vontade, mas não bate bem da bola...). Os meus HD's de "transporte" são NTFS, cujo suporte em sistemas não NT é de mau a inexistente. Etc...

Junta a isso a pilha de soft free que tens para Windows e que não vais ter para outros OS's.

Quando juntas tudo, ficas a pensar que a licença do Windows é realmente cheappo (ou era, ainda não vi os preços do Vista...). Como o Boss por aqui costuma dizer, não vale a pena cortar na farinha para gastar no farelo...

Uma coisa é a pilha fenomenal de dinheiro que podes poupar mudando de MSO para OOo, ou de Photoshop para GIMP (se bem que a nível pró não pupas nada e só ganhas problemas...), e outros que tais. Outra coisa é os 100 e poucos euros do Windows.

mto bom, mas agora ve isto:

Se eu criar 1 maquina 100% free, com linux, com 1 programa de facturação e com o gimp e open office, para ter numa empresa a fazer de facturação, e de browser de internet, onde uso o gimp para dar uns retoques numas imagens e criar um site... onde faço coisas dessas... valeria a pena?

Sobre o Windows, ha o Gimp para Windows? ha 1 programa de Facturação free?
 
Os meus HD's de "transporte" são NTFS, cujo suporte em sistemas não NT é de mau a inexistente. Etc...

#apt-get install ntfs-3g

;)

E se quiseres por linux podes sempre comprar o pc já sem windows que poupas uns trocos. Vê para o que queres e se houver em linux o que precisas...
 
@The_Technician:

Sobre o Windows, ha o Gimp para Windows? ha 1 programa de Facturação free?

Sim (GIMP for Windows) e sim (como eu disse, a Primavera estava a oferecer...). Como eu disse, pelo preço da licença do Win ganhas acesso ao soft free dos dois mundos. Cheappo.

Pensa sempre que as apps mais bem sucedidas de *nix acabam portadas, mas raramente vais ver um port de uma app boa de Windows portada para *nix (regra geral pq o source code não está disponivel...).

Claro que tens coisas como o Wine, e dá para desenrascar quando o orçamento é €0, mas como eu mencionei, tendo em conta as dores de cabeça poupadas, a licença do Win é barata.

@CR_:

Não uso Debian. Se precisasse do dito pacote era compilado from source. E usar algo que até na págian do projecto diz beta??? Deves estar doido. A versão NTFS by MS já consegue arranjar cada barracada de vez em quando, quanto mais...
 
@The_Technician:



Sim (GIMP for Windows) e sim (como eu disse, a Primavera estava a oferecer...). Como eu disse, pelo preço da licença do Win ganhas acesso ao soft free dos dois mundos. Cheappo.

Pensa sempre que as apps mais bem sucedidas de *nix acabam portadas, mas raramente vais ver um port de uma app boa de Windows portada para *nix (regra geral pq o source code não está disponivel...).

Claro que tens coisas como o Wine, e dá para desenrascar quando o orçamento é €0, mas como eu mencionei, tendo em conta as dores de cabeça poupadas, a licença do Win é barata.

@CR_:

Não uso Debian. Se precisasse do dito pacote era compilado from source. E usar algo que até na págian do projecto diz beta??? Deves estar doido. A versão NTFS by MS já consegue arranjar cada barracada de vez em quando, quanto mais...
Uso o NTFS-3G há já mais de 6 meses e até agora 0 problemas...
Apesar de ser beta é super stable :)
 
@CR_:

Não uso Debian. Se precisasse do dito pacote era compilado from source. E usar algo que até na págian do projecto diz beta??? Deves estar doido. A versão NTFS by MS já consegue arranjar cada barracada de vez em quando, quanto mais...

Eu uso, muita gente usa e nunca tiveram problemas. Atá agora nunca vi ninguém a queixar-se de dados corrompidos. Aliás se fosse hábito dar problemas nem estava nos repositórios do Debian ;)

E não é beta é RC.

The driver currently is in release candidate (RC) status, which means that no data corruption or loss has been reported during ordinary driver use, nor found in our extensive quality testing before release of the latest version and we're planning to release the RC version as stable in the near future. in: http://www.ntfs-3g.org/
Se não confias é outra história, eu também não confiava quando apareceu pela primeira vez mas depois de algum tempo instalei e nunca me deu problemas a eliminar/adicionar ficheiros a partição NTFS.
______

Quanto ao tópico já disse: faz uma lista de programas que queres usar e depois que vê se tem vantagem em usar GNU/Linux. Em windows não te esqueças de incluir Anti-vírus e Firewall, se necessário, que possas utilizar em ambiente empresarial (não domestico :-D ) que algumas são free mas só para utilizadores domésticos.
 
Em windows não te esqueças de incluir Anti-vírus e Firewall, se necessário, que possas utilizar em ambiente empresarial (não domestico :-D ) que algumas são free mas só para utilizadores domésticos.


How biased... E contraditório. Se ele pretende ambiente empresarial, não precisa de mais que a fw do Windows e AV nenhum. Em ambiente doméstico é que precisava. Havia de ser bonito se eu nos PC's das empresas deixasse o povo fazer o que quer... Uma coisa pode dar jeito, e ai sim não tem melhor que *nix, que é montar um belo de um proxy SQUID com rewriting, filtering e clamav. 1/2 das chatices ficam á porta. E a firewall que meter na dita box garante que o povo lá vai cair. Alem de bloquear os "tráfego indesejável" que poderia tentar os users. Coisas do tipo videos, musica, executáveis, etc e tal...

Onde estou neste preciso momento é precisamente esse o "arranjinho". 2 boxes Slackware, uma á entrada da rede com SQUID/IPTABLES/CLAMAV e outra lá para os fundos com SAMBA/CLAMAV.

Claro que os users receberam formação, de um ou de outro tipo. E o unico que meteu a pata na poça em 5 anos por "quero usar o IE e quero lá saber do admin" ficou limitado ás páginas da DGCI durante 2 meses, que era o que precisava para trabalhar. Quando se "convenceu" de que o FF era "muito melhor" passou a poder ver outra vez A Bola :P

Edit: btw, se ele realmente quiser, tem o ClamWin. Não é brilhante, mas desenrasca. E para o mail, o ClamMail.
 
How biased... E contraditório. Se ele pretende ambiente empresarial, não precisa de mais que a fw do Windows e AV nenhum. Em ambiente doméstico é que precisava. Havia de ser bonito se eu nos PC's das empresas deixasse o povo fazer o que quer... Uma coisa pode dar jeito, e ai sim não tem melhor que *nix, que é montar um belo de um proxy SQUID com rewriting, filtering e clamav. 1/2 das chatices ficam á porta. E a firewall que meter na dita box garante que o povo lá vai cair. Alem de bloquear os "tráfego indesejável" que poderia tentar os users. Coisas do tipo videos, musica, executáveis, etc e tal...

Onde estou neste preciso momento é precisamente esse o "arranjinho". 2 boxes Slackware, uma á entrada da rede com SQUID/IPTABLES/CLAMAV e outra lá para os fundos com SAMBA/CLAMAV.

Claro que os users receberam formação, de um ou de outro tipo. E o unico que meteu a pata na poça em 5 anos por "quero usar o IE e quero lá saber do admin" ficou limitado ás páginas da DGCI durante 2 meses, que era o que precisava para trabalhar. Quando se "convenceu" de que o FF era "muito melhor" passou a poder ver outra vez A Bola :P

Edit: btw, se ele realmente quiser, tem o ClamWin. Não é brilhante, mas desenrasca. E para o mail, o ClamMail.
não te esqueças de cortar o acesso a tudo o que é drives (cd, diskette, usb drives) se não tiveres anti-virus instalados ;)
 
não te esqueças de cortar o acesso a tudo o que é drives (cd, diskette, usb drives) se não tiveres anti-virus instalados ;)

GPO's Chip :) Eles têm uma whitelist do que podem usar e acabou. Claro que podem trazer live cd's. Ups, na podem não, não os têm... CDROM's i mean :D E tens sempre a BIOS com os devices desligados, e os que não podes desligar, desactivas no Windows... E obviamente que eles não têm perms para mudar esse facto :D

Por esta altura já imaginas o quanto eles gostam de mim e as coisa bonitas que dizem da minha pessoa :004: :004: :004: :004:

J/K. O povo dá-se bem. Eu mando e eles fazem. Resmungam mas fazem. Sabem que é para o próprio bem e para manter a coisada a funcar 24/7. Só se queixavam de não poder ver os "videos tão giros" que os amigos lhes mandam... sigh... Choravam tanto que tive de lhes dar o VLC, restringindo obviamente o acesso aos ASF/WMV não fosse o diabo tecê-las.
 
Back
Topo