SE W850i - Firmware - Caracteres especiais

DeBosch

Power Member
Viva

Gostaria de saber de alguém que tenha o mesmo telemóvel se tem o mesmo problema que eu.
Na escrita de sms não aparece a maior parte dos caracteres acentuados: á, í, ó, ú, ã, õ, â, ê, ô, ç (aparece apenas o Ç maiúsculo). Depois de procurar, descobri que posso activar aquilo a que eles chamam de caracteres especiais (não percebo o que têm de especial, pois, sendo caracteres portugueses e estando o software do telemóvel em português, deveriam ser considerados caracteres normais). Activando esses caracteres especiais, as mensagem são escritas e enviadas com todos os acentos, mas, em compensação, o limite de caracteres por sms passa dos 160 para uns meros 70 caracteres! Quanto às mensagens que recebo, mesmo com a tal opção dos caracteres especiais activada, continuam a aparecer sem os acentos e truncadas. Ex: acÇao em vez de acção.
Anteriormente tinha um nokia e nada disto acontecia. A minha pergunta é: isto é normal, ou poderei fazer algo para alterar a situação?
A versão de firmware do meu está desactualizada: R1GB001 CID49. Será que uma actualização do firmware pode resolver a questão, ou não tem nada a ver com isso?
Há alguém com este modelo que não tenha este problema?

Obrigado
 
Isso é normal. A minha sugestão é esquecer os acentos e se fôr preciso, adicionar palavras à lista para ser mais fácil escrever com o T9. Há tanto pessoal que me escreve com "k", "pk", etc, que eu nunca me preocupei muito com isso.

Quanto ao firmware, é sempre bom fazer a actualização. Não sei se há algum novo, mas podes sempre tentar, não perdes nada. ;)

Cumps.
 
pois... infelizmente é normal e não deve ser nada complexo de usar... mas como a SE Portugal não se impõe relativamente a isso, nada feito... é um pequeno detalhe que me prende aos nokias, já que não sou adepto das "escrita sms", e gosto de escrever com acentos e caractéres "especiais"
 
Sendo assim, parece que vou ter que me conformar com a situação ou, quando muito, tentar chatear os gajos da SE Portugal para ver se resolvem o problema de futuro. :(
Quanto à actualização do firmware, se não altera em nada este problema, não me vou meter nisso, porque, tirando este pormenor, o telemóvel está a funcionar perfeitamente. Quanto ao "não perco nada com isso", conforme diz o nunyx, não é bem assim, pois a única maneira que eu conheço para o fazer é comprar um log na internet, logo, perco dinheiro, ;) embora não seja muito, é verdade. E há sempre o medo de que algo corra mal na actualização e o telemóvel fique pior, sendo que, ainda por cima, depois de passar para uma versão posterior de firmware, não se pode fazer o downgrade.
 
Desengana-te nesses aspectos, DeBosch. O serviço de actualização da SE é gratuito, basta fazeres o download do programa aqui e com o telemóvel e o cabo USB a jeito segues as intruções. Além disso, não corres o risco que algo corra mal. Mesmo que fiques sem conexão à internet (como já me aconteceu), basta repetires os passos todos novamente sem risco de ficares com o telemóvel como pisa-papéis como acontece em outras marcas. Mais, os novos firmwares trazem sempre melhorias e é sempre aconselhável fazer a actualização. Não fazem com que o telemóvel funcione pior, ou que fique com menos opções... ;)

Cumps.
 
Bem, provavelmente sou eu que estou a fazer confusão, o que é normal, porque sou newbie nisto, mas julgava que as actualizações da SE eram apenas actualizações de software e não de firmware. O que me aconteceu foi o seguinte, passo a explicar:

Comprei o telemóvel em segunda mão e verifiquei que o software estava todo baralhado. Os menus diferiam dos apresentados no manual, os símbolos eram também distintos e, mais grave, havia até botões que não funcionavam ou que faziam outras coisas que não era o que era suposto fazer. Vim a saber que o fulano a quem tinha comprado o telemóvel, o tinha comprado na Alemanha e, como não trazia software em português, ele tinha pedido a uns tipos, numa loja perto da casa dele, para o flasharem. Coisa que eles fizeram, instalando software da vodafone! Acontece que, como sabes, a vodafone nem comercializa este modelo, pelo que o software instalado devia ser para outro modelo e baralhou tudo.

Resolvi portanto investigar na net como resolver o assunto e fui em primeiro lugar à página da SE, claro. Fiz o download do programa que indicas, mas, quando corria, fosse pelo computador, fosse pela actualização "através do ar" pelo próprio telemóvel, a resposta que obtinha era a de que tinha o software mais recente. Acabei por encontrar, num fórum espanhol, um fulano a queixar-se exactamente do mesmo problema que eu (é a vantagem da net, descobrimos sempre alguém com os mesmos problemas:)). Ele tinha acabado por resolver a questão comprando um log numa página da net (não vou publicitar aqui) e fazendo o chamado de-branding. Acabei por fazer como ele. Só que comprei o log antes de ler todas as instruções e verifiquei que com um único log só podia fazer o de-branding, mas não a actualização do firmware (o do meu é CID49 e já vai no CID52). A verdade é que, depois de seguir as instruções, o telemóvel ficou a funcionar na perfeição, com tudo como deve ser, mais rápido e tudo, uma maravilha (à excepção do problema que referi no início do thread).

Achas que procedi mal, ou fui embarretado? A verdade é que resolvi o problema por 6 euros (não se pode dizer que tenha sido uma fortuna...) Além do mais, acho que não cometi ilegalidade nenhuma, uma vez que o telemóvel não estava bloqueado a rede nenhuma - não se tratou de desbloquear, mas sim, de um de-branding e apenas para recuperar de um disparate cometido pelo dono anterior.

De qualquer modo, vou seguir o teu conselho e voltar a tentar a actualização de software, agora que ele já está limpinho do lixo da vodafone. :)
 
Pois, realmente, se ele colocou o software de outro modelo, até me admira que tivesse funcionado. Se compraste o telemóvel em bom estado (exterior :P) e a um bom preço, foi uma excelente compra. Provavelmente ele vendeu-o porque não conseguiu resolver a porcaria que se fez... Mas pronto, se já tens tudo limpinho, então já deves poder fazer actualizações sem problemas. :)
 
Yaep, já tenho a última actualização, sacada da SE (CID52). :) E, inclusivamente resolveu um dos problemas que eu tinha, que era também ver as mensagens que os outros me enviavam sem os caracteres portugueses - agora já vejo tudo certinho. :) Infelizmente, nas mensagens que eu escrevo, continuam a aparecer apenas quando activo os caracteres especiais, o que me reduz o número de caracteres por cada mensagem. Mas pronto, infelizmente é mesmo assim com a Sony Ericsson...
 
Quando já estas a escrever as SMS, carregas no botão direito "Mais" e pões a opção "caracteres especiais" em ON.

Tens todos esse caracteres. É um problema mt chato no SE t630 e T610, no entanto já tive um k750i e que me recorde não tinha grande problema com as palavras acentuadas. Tenta actualizar o software do aparelho.
 
Sinceramente é uma pena que a SE continue a insistir neste erro que é, para mim, o maior defeito da marca e aquele que me faz continuar a pensar na Nokia como grande hipótese de compra (ainda que neste momento o meu telemóvel seja o SE K700i). Não me faz sentido escrever "cao" em vez de "cão" e até há exemplos de palavras que ficam praticamente imperceptíveis sem os acentos e cedilhas.

Para além do mais, ao escrever mensagens para os meus pais, por exemplo, não posso andar a escrever "*****" e "tvz" porque eles não percebem e ainda contratam um qualquer exorcista para expulsar o demónio em mim. :007:
 
Essa palavras abreviadas "*****" "qd", etc só precisas de escrever isso uma vez, pq depois é adicionado ao dicionário do tlm.
 
Comprei recentemente um K550i, e é mesmo o unico "defeito" que posso apontar ao telele!

Já tive um T68i um t630, depois fui obrigado a mudar para outra marca, mas como me vi livre dessa obrigação voltei á SE. Mas não tinha a ideia deste problema nos modelos anteriores, muito provavelmente por ser puto! Agora quando pretendo mandar uma mensagem para alguém e não posso meter acentos ... a coisa fica mais complicada!

É ridicula esta limitação ...

Felizmente o telele compensa por todos os outros factores, mas fiquei um pouco chateado com esta situação.
 
Mas, coisa curiosa, no meu k750i já tive esses caracteres todos a funcionar. Entretanto, precisei de actualizar o firmware e... agora já não tenho outra vez esses caracteres. E acho uma chatice não ter.
 
Quando já estas a escrever as SMS, carregas no botão direito "Mais" e pões a opção "caracteres especiais" em ON.

Tens todos esse caracteres. É um problema mt chato no SE t630 e T610, no entanto já tive um k750i e que me recorde não tinha grande problema com as palavras acentuadas. Tenta actualizar o software do aparelho.

Já alguém activou a opção caracteres especiais?

Tive recentemente um j310i e relativamente às palavras o dicionário está mt melhor.
 
mas perdes imensos caracteres das mensagens certo? pq esses especiais ocupam mais do q um caracter, ao contrário do q acontece na nokia...
 
Back
Topo