Multiplataforma Sea of Thieves (Rare)

Esta nova temporada veio animar o jogo. Estou a gostar bastante. :D

SoT_05-12-21.png
 
Ontem lá me decidi a começar a fazer as Tall Tales mais recentes e fiquei agradavelmente surpreendido com a qualidade e com os easter eggs que ali aparecem. Como pretendo fazê-las a 100% a ideia é completar uma por dia, sem pressas.

Começando pelo principio iniciei a Pirate's life, que apesar de ter a introdução do Jack Sparrow no jogo como pronto principal chamou-me mais a atenção um pormenor "escondido" num dos cantos do mapa, uma homenagem a um dos clássicos:

(aos 45s, para os mais impacientes).

Fiquei uma boa hora só a explorar aquela zona e sobretudo a ouvir a música.
Quase que tive saudades do malabarismo que fazia com 10 disquetes para poder jogar aquela pérola. 😊

Já valeu a pena dedicar-me um bocadinho ao PVE só por este momento. :D
 
Sandbox sem riscos? Não. Há sempre o risco de aparecer alguém para vos tentar afundar/roubar, faz parte do jogo.
Mas também te digo que mal percas o amor ao barco/tesouro aprecias mais a experiência.

Para PvE sem interrupções tens sempre as novas tall tales do Jack Sparrow que são quase todas passadas em locais seguros (sem outros jogadores). ;)

Fiquei um bocado decepcionado com essa novidade. Aliás, foi uma bela forma de me estragarem o resto do stream.
As outras novidades são boas, mas dispensava essa.
 
Sandbox sem riscos? Não. Há sempre o risco de aparecer alguém para vos tentar afundar/roubar, faz parte do jogo.
Mas também te digo que mal percas o amor ao barco/tesouro aprecias mais a experiência.

Para PvE sem interrupções tens sempre as novas tall tales do Jack Sparrow que são quase todas passadas em locais seguros (sem outros jogadores). ;)


Fiquei um bocado decepcionado com essa novidade. Aliás, foi uma bela forma de me estragarem o resto do stream.
As outras novidades são boas, mas dispensava essa.
Apesar de ter varias horas de jogo, Arena nunca joguei muito, provavelmente porque pouca gente jogava e tinha que estar quase 10 a 15 min a espera para o server ficar cheio. Acho que deviam ter expandido um bocado e ter mostrado que apesar de tarem a tirar este modo, "isto, isto e aquilo vai de certa forma focar o PVP". Por exemplo, podiam ter dito, tiramos o PVP mas vamos aumentar o numero de players for jogo, isto para mim dizia logo mais PVP....

@Pereira90 PVE puro, so mesmo Tal tales, e em algumas delas podes ser atacado porque algumas tens que navegar pelo mapa. As ultimas TTs que sairam sao muito boas e consegues fazelas todas quase em PVE. Lembro-me que quando as tava a fazer, tive o azar de ter outro grupo a fazer a mesma TT ao mesmo tempo e no mesmo sitio, e deu barraca lol
 
Arena estava praticamente morta anyway, nem os poucos eventos que ainda iam fazendo dedicados à Arena atraíam o pessoal de volta. Sou da opinião de que a Arena 2.0 contribuiu um pouco para a morte do modo de jogo. Não que a Arena 1.0 fosse melhor, mas pelo menos era mais fácil obter alguns achievements/comendações, em comparação com a Arena 2.0.

Resta saber o que irá acontecer aos achievements e comendações ligados ao modo, para quem ainda não os fez (alguns são extremamente difíceis de fazer, devido à falta de jogadores), mas o Joe Neate já disse que estavam a pensar como iriam proceder nesse aspecto.
 
Arena não acrescentava grande coisa. Gosto destas mudanças.

Como não tenho muito tempo para jogar, quando mais conteúdo single player melhor
 
Discordo. Só não acrescentava mais porque não deixaram.

Houve um grande desinvestimento na arena por parte da Rare. Estarem a usar a fraca aderência como argumento para encerrarem um modo de jogo em que são parte activa da sua irrelevância (em comparação com o modo aventura) é gozar com quem lá andava.

E para quem não tem muito tempo para jogar ou por vezes queria só uma viagemzita rápida a arena era o ideal: em 20 minutos estava tudo feito (a contar com o tempo no lobby) e pronto.

A partir de março e sem alternativa toda a gente vai demorar bem mais que isso para encontrar outros barcos para andar à batatada, ainda para mais quando voltaram a reduzir para 5 o número máximo de barcos por servidor.

Claro que para quem só está interessado no PvE isto é indiferente.

Mas não é uma jogada inocente por parte da Rare. Está ligada a um problema com o qual se debatem desde o início que é o hit reg.

No modo aventura a coisa ainda passa despercebida, as batalhas navais são esporádicas e entre encontros duvidosos um ou dois "era capaz de jurar que aquele tiro lhe acertou" não fazem grande comichão. Mas em arena isso já era difícil de disfarçar, já que o propósito daquele modo de jogo é mesmo o PvP. Dás 3 tiros num gajo e ele continua como se nada fosse levanta questões e contestação.

Junte-se a isso o facto de até o marcador visual dos baús de arena não funcionar correctamente há quase 3 temporadas é prova cabal de que não só não se importam como dizem como estão activamente a sabotar um modo de jogo tão válido quanto o outro.
 
É o que dá avisarem poucos dias antes que um dos dois modos de jogo ia à vida.

Foi uma corrida para completar desafios, fora aqueles que só queriam o bónus para aumentar a fortuna e trocar os dobrões por ouro, acumulando com a bónus da gold rush.
 
É o que dá avisarem poucos dias antes que um dos dois modos de jogo ia à vida.

Foi uma corrida para completar desafios, fora aqueles que só queriam o bónus para aumentar a fortuna e trocar os dobrões por ouro, acumulando com a bónus da gold rush.
Tentei isso ontem, guess what? tive problemas, nao consegui fazer exchange dos doubloons por gold... enfim....
 
Bem, finalmente decidi dar uma oportunidade a sério a este jogo. Fazia sempre uma quest e acabava por desistir porque ficava sempre com aquele sentimento que jogar Solo era inútil e assim que houvesse PvP que ia levar nas trombar, amuar e desistir.

Não sei bem porque tinha este sentimento, talvez porque joguei durante alguns anos Tarkov e "fartei-me" de ser super competitivo.

Com o anuncio do Skull & Bones (no qual fiquei super desiludido) lá instalei e decidi passar umas boas horas nisto.

Resultado: Fiquei umas 5h seguidas a jogar noite dentro! WOW!

O jogo já não tem screan tearing mega exagerado que tinha antigamente, limpinho e super bonito! Aquela água é absolutamente incrível e as viagens até ao destino são um mimo! O jogo é um eye candy incrível! Ainda por cima adoro o art style.

Mas passando ao gameplay.

Meti-me a fazer umas quest dos Gold Hoarders e decidi arriscar ao fazer o máximo para encher o barco e depois ir entregar tudo. No meio das minhas aventuras, encontrei imensa coisa e fui enchendo o barco. Passado umas 2/3h dei por mim a questionar onde raio estava o PvP. Não avistei ninguém durante este tempo todo e apenas avistei um ou outro barco mas que penso serem NPC's (???) ao de longe. Quando dei por mim com o barco generosamente cheio decidi ir a um outpost especifico porque tinha alguma mercadoria que indicava necessitar de ser entregue por lá.

Lá fui eu, pela noite, com o barco completamente escuro, com algum receio que "é desta que me apanham" já que a ilha onde tinha de entregar as coisas eram longe da zona onde tinha estado. Apreciei a vista incrível, o nascer do sol e ao passar por uns rochedos borro-me todo com uma bala de canhão a passar por cima de mim.

Entro imediatamente em pânico, olho por todos os lados e vejo um barco todo enfeitado, cheio de neons verdes e penso... é a mesma cor das caveiras e pensei que fosse um Skeleton NPC (ainda sou muito nabo para entender este mundo) e começo a tentar decifrar quem é enquanto sou carregado de chumbo. Por sorte, nenhuma bala acerta no meu barco o que me leva a querer que seja um NPC. Viro-me para o enfrentar, pensando eu que seria fácil, até que me apercebo que é um jogador!

O meu instinto levou-me logo a ir embora e tentar despistar o gajo, preocupado com o meu loot. Passado uns 10/20 minutos a tentar despistar o gajo, vejo que estamos os dois num impasse. Estou a chegar à ilha em que necessito de entregar as coisas mas sei que se parar lá, vou perder tudo. Faço uma manobra e tento despistar o gajo num conjunto de ilhas lá perto. Sem sucesso (admito que por ser ainda um nabo a conduzir o barco).

No meio disto tudo, passam uns 40 minutos e ele apenas acerta-me uma vez (no qual foi culpa minha porque atrofiei com o vento e a vela) e pensei... epá... ***** it! "Este gajo não vai desistir, é só um gajo e esta é a oportunidade ideal para ver se gosto do PvP deste jogo e é a situação ideal para testar" (sei que tive sorte por ser apenas 1 gajo a atacar-me e ser péssimo).

O gajo estava colado à minha traseira e decidi fazer uma de "Velocidade Furiosa". Como tenho andando a ver vários vídeos de SoT e de manobrar o Sloop e tácticas, o que é que faço?

Puxo a âncora do nada, o barco trava repentinamente, vira e fica de lado para ele com ele direitinho a mim. Notei que ele ficou meio "WTF?" porque foi a correr para o elmo, subo para o canhão e grito "TOMA LÁ SEU #$%#%&" e por sorte caio mesmo ao lado do barco e subo rapidamente para a proa.

O gajo entra em pânico aos saltinhos a tentar fugir e dou por iniciada a operação bifana! Dou-lhe uns tiros, acerto um. Ele vê que é obrigado a lutar e vai de espada, em pânico puxo da minha e com sorte fico com picanha para o jantar! Tremia por todo o lado! Mãos suadas! Coração aos saltos! Fico completamente crazy! Até que me dá o click e caiu à terra: "ele vai fazer respawn! *****!"

Roubo-lhe um caixote que ele tinha por lá brilhante e vou para o meu barco.

Ouço um tiro de canhão e olho para trás e vejo que é ele que vem lançado para o meu barco! Entro novamente em pânico! Mas desta vez digo para mim "Calma, tu consegues!". Lembro-me que tenho daquelas bombas que se pode lançar contra os piratas que faem um pequeno knock back. Lanço 3, acerto 1. Disparo o meu último tiro da minha pistola! Estou sem opções!

***** IT! Espada na mão, vou dar uma de VERGIL do DMC (LOL) e lanço-me ao gajo! Consegui! Fiquei doido! Fujo?! Ou sou ganancioso? GANACIOSO claro! O barco dele, no meio disto tudo está colado ao meu, é só soltar para a proa e limpar o conteúdo. Consigo tirar 3 caixas e 2 joias! E lá vem ele novamente!

Dou um grito: "BORA %&#%" e o gajo quase que me mata mas fica sem balas! Faço um lounge com a espada e ZAAAAZ, DEAD!

Puxo a âncora, velas ao sabor do vento e fujo! Escondi-me durante uns 10 minutos num sitio ao pé de umas rochas, vejo o gajo ao longe a andar aos ziguezagues e a ir na direção contrária. Vou ao outpost onde tinha as coisas para entregar e pimbas, cerca de 75mil de ouro.

Fiquei completamente exausto. Tremia de adrenalina por todos os lados, o comando completamente suado, a minha mulher só se ria.

Isto foi um wall of text mas tinha que vir cá escrever esta experiência incrível que tive. Há muitos anos que um jogo não me fazia sentir isto.

Tenho uma carrada de perguntas para fazer, se não for de abusar muito da vossa atenção e paciência em ler isto tudo lol

- Gostava de começar tudo de novo. Um clean slate com a minha maria. Não quero saber do ouro que tinha ou tudo mais. Se eliminar o meu pirata, começo tudo de novo ou o ouro e essas tralhas ficam todas? Reputação, etc etc

- Optei por desactivar o crossplay porque acho que o PC tem uma certa vantagem, a comunidade Xbox é pequena? Tenho mesmo de jogar com o crossplay activo para poder disfrutar do jogo na totalidade?

- O jogo tem uma história? Essa história vai-se desenrolando naturalmente ao fazer as quests para as guilds ou tenho que ir noutro sentido?

- As Seasons valem a pena? Têm história?

- Estou perdido nos outposts. Pensava que o jogo apenas tinha 3 guilds e afinal aparecem-me os Bilge rats, uns gajos dos Castaways. Tenho de falar com os NPC's para iniciar quests?

- Ontem sem querer aceitei uma Tall tale (acho eu) que era sobre uma praia cheia de ouro mas decidi não avançar. Hoje já não tinha essa quest. As quests desaparecem sempre que saiu do jogo? E se deixar a quest a meio? Sou obrigado a acabar sempre uma quest antes de ir embora?

- Eu como solo, sou capaz de fazer eventos? Por exemplo, os forts ou aquelas coisas brilhantes e cheias de cores no meio do oceano?

Quando me sentir muito mais confiante, espero jogar com mais malta mas queria tirar algumas dúvidas e jogar agora de forma solo ou com a Maria (que sejamos sinceros vai ser um peso morto :P) para aprender mais sobre o jogo e depois juntar-me.

Obrigado pela imensa paciência ao lerem isto e pelas respostas!
 
Safaste-te bem. :D

Os combates costumam ser sempre emocionantes, sobretudo quando se tem qualquer coisa a perder.
Com o tempo começas a perder o amor ao espólio e vais ver que começas a ter mais sangue frio, o que te vai permitir reagir melhor ao que te vai acontecer. Os resultados variam, claro. :lol:

- Gostava de começar tudo de novo. Um clean slate com a minha maria. Não quero saber do ouro que tinha ou tudo mais. Se eliminar o meu pirata, começo tudo de novo ou o ouro e essas tralhas ficam todas? Reputação, etc etc
Ficas a zeros, mas não há razão para isso, a não ser que queiras mudar o aspecto do teu pirata. A progressão é à base de reputação e tu como começaste agora pouco ou nada tens a perder.
Ou seja, mesmo que comeces a jogar amanhã ou daqui a 2 meses com alguém, estarão sempre em pé de igualdade, excepto na parte cosmética.

- Optei por desactivar o crossplay porque acho que o PC tem uma certa vantagem, a comunidade Xbox é pequena? Tenho mesmo de jogar com o crossplay activo para poder disfrutar do jogo na totalidade?

Com o crossplay activo apanhas mais gente, isso é certo. As horas a que jogas também vai influenciar um bocado.
Uma forma de ver se o servidor está activo é inspeccionares as mesas ao pé das facções. Se tiverem barcos de madeira em cima, significa que há esse nº de barcos a representar essa facção. Tens 5 navios por servidor, no máximo.

E quanto à "vantagem", é até te habituares, há muita gente "pelos mares" em que ter um teclado ou uma batata nas mãos vai dar ao mesmo. :D

- O jogo tem uma história? Essa história vai-se desenrolando naturalmente ao fazer as quests para as guilds ou tenho que ir noutro sentido?
Sim, tem história mas está espalhada por missões, que se encontram nos outposts e que podes ou não fazer.

- As Seasons valem a pena? Têm história?
As seasons trazem aventuras/histórias temporárias que permitem ganhar reputação e artigos cosméticos que depois ficarão indisponíveis.
Se valem a pena? Depende dos gostos. As do Pirate's Life são bem engraçadas.

- Estou perdido nos outposts. Pensava que o jogo apenas tinha 3 guilds e afinal aparecem-me os Bilge rats, uns gajos dos Castaways. Tenho de falar com os NPC's para iniciar quests?
Tens várias facções, cada uma oferecendo uma experiência diferente:
  • Gold Hoarders- basicamente caça a baús de tesouro, andas à procura de ouro de mapa e pá na mão;
  • Merchants - missões de busca e entrega de mercadorias;
  • Order of Souls - batatada PvE, andas a caçar esqueletos (em ilhas, fortes, etc.);
  • Athena - a mais lucrativa do PvE, quase gold hoarding com enigmas, etc. São também as mais cobiçadas;
  • Reapers - PvP, pelo menos originalmente. Há muito boa gente que os escolhe mas depois anda a fazer PvE pela facilidade em acumular e vender loot.
As bandeiras destes últimos são visíveis a todos no mapa do navio, pelo que tens um alvo em cima assim que escolhes representar essa facção.

Ao chegares a lvl 50 com 3 destas facções (excluindo Athena) ganhas o título de Pirate Legend que por sua vez te dá acesso a outras missões e equipamento (tudo cosmético, claro).

Independentemente da facção que escolheres na sessão, lembra-te de que as coisas nem sempre correm como o previsto.

Há quase sempre alguém à espreita (e à espera que enchas o barco para fazer um levantamento), os Megalodons e os navios de esqueletos também gostam de aparecer e, quando as coisas estão demasiado calmas (leia-se não há nenhum evento visível no horizonte) o amigo Kraken faz uma visita surpresa, às vezes a meio de um combate naval.

Aliás, podes levar com vários eventos desses em simultâneo, para abrir a pestana. :D

- Ontem sem querer aceitei uma Tall tale (acho eu) que era sobre uma praia cheia de ouro mas decidi não avançar. Hoje já não tinha essa quest. As quests desaparecem sempre que saiu do jogo? E se deixar a quest a meio? Sou obrigado a acabar sempre uma quest antes de ir embora?
As tall tales são missões de história e podem ser aceites nos vários outposts (podes ver no pirate's log onde é que começa cada uma delas). Têm checkpoints automáticos que te permitem retomar a missão a partir de certo ponto se por acaso não a conseguiste/quiseste/pudeste acabar.
- Eu como solo, sou capaz de fazer eventos? Por exemplo, os forts ou aquelas coisas brilhantes e cheias de cores no meio do oceano?
Sim, mas serão sempre em hard mode. :D Jogar solo é basicamente isso, mas é também desafiante.
Claro que com amigos a experiência é logo outra, mesmo que seja para pior (tens uns quantos marujos no discord da Zwame). :lol:

Tens aqui um bom canal que ajuda bastante os solo players (e não só).

Ps: Na emoção dos combates e frustração das derrotas é normal que a malta se exceda. Vais apanhar alguns jogadores tóxicos, ganhem ou percam. Mas vais também apanhar gente que, como tu, está apenas a jogar. Malta que diz "gg" mesmo depois de terem sido massacrados (ou de te massacrarem), pessoal que deixa caixas carregadas com recursos nos outposts antes de fazerem logout, malta que ajuda os newbies, etc., são boas surpresas que se multiplicam se também fizermos parte delas.

Isto para dizer que podes (e deves) ser o mais feroz nas batalhas mas o fair play é ainda uma coisa existente no jogo... e as traições também. :D
 
Última edição:
Back
Topo